Este espaço dedicar-se-á a divulgar um pouco do que se vai passando no panorama mágico nacional e/ou internacional, envolvendo a comunidade de mágicos portugueses, na qual me incluo.
Ok, de vez em quando também direi uma anedotazita... e falarei de PERCURSOS PEDESTRES... Ah! E, claro, dar-vos-ei infos sobre os famosíssimos PINGUINHAS... E sobre os Contadores de Contos... E sobre o "Grupo dos Reis... E sobre a Enodestinos... Enfim, muitos focos de interesse para que não deixem de vir visitar!...
27 de agosto de 2009
O "BOM" que o "mau" nos traz!...
Estranho título? Talvez... Mas este foi o sentimento que sobressaíu das últimas notícias trazidas da consulta no IPO na passada terça-feira. Efectivamente, a minha médica oncologista (substituta) confirmou o que já temíamos - o tumor removido do pulmão era maligno, sendo metástase do famigerado e tristemente famoso T4N1Mx que me haviam removido do intestino. Assim sendo, não terei outro remédio senão sujeitar-me à acção do "cadeirão verde" do Hospital de Dia, para mais umas sessões de quimioterapia. FOLFIRI, FOLFOX... poderão ser palavras estranhas para a maioria de vós (e ainda bem que assim é)... Infelizmente para mim e para a minha grande companheira dizem-nos muito! E FOLFIRI será novamente a opção que me foi prescrita. Assim sendo, a partir do dia 14 de Setembro, lá irei voltar a ser um "homem-bomba", para mais 6 meses (!!!) de sessões de quase 50 horas cada, com aquela química bombástica para, desta vez SIM, darmos cabo destas células que, de tão burras (sim! procuram matar o corpo que as sustenta. E depois como viveriam elas? São mesmo burras...), decidiram ensombrar-nos mais uma temporada. Mas as más notícias também nos trazem coisas boas (e daí o título desta msg)! É que os amigos fizeram questão de, mais uma vez, dizer "presente!"; têm sido cada vez mais a comentar neste espaço; têm sido cada vez mais os que telefonam a dar força e incentivar; têm sido cada vez mais... amigos presentes! A todos, OBRIGADO! Uma palavra especial para a comunidade mágica nacional que, tendo conhecimento desta nova realidade, também têm estado presentes com chamadas telefónicas de acompanhamento (obrigado, Rovit! Obrigado, Savil e Cia.! Obrigado, Joferk! Obrigado, David (e Vera!)... Obrigado a tantos outros... E até ao MAGIC-VALONGO 2009, se Deus quizer! E porque o texto estava a começar a ficar lamechas, está na hora de animar a malta. E nada como uma anedota sobre... loiras! Num autocarro de 2 andares iam as morenas em baixo e as loiras em cima. As morenas iam na maior festa enquanto das loiras não se ouvia um pio. Então diz uma morena para a outra: - Olha lá! Vai lá ver o que é que se passa com as loiras! Ela subiu ao primeiro andar e viu as loiras todas agarradas umas às outras a tremer, então ela pergunta a uma loira: - Olha lá, o que é que se passa, porque é que estão tão caladas? - Pois! Vocês têm condutor, nós não!
Olá, gente boa. Não se "matem" a trabalhar, neste tempo em que muitos outros gozam as suas férias e outros, assim que nem eu, apenas fazem... nada! Pois é, estou em franca recuperação, e espero ir amanhã ao IPO para uma consulta de rotina, aproveitando para alguém ali me retirar os pontos da operação. Felizmente a cicatrização está a correr bem, sem qualquer complicação, pelo que a vida continua bela! Mas vamos a coisas mais descontraídas. É tempo de publicar algo cultural, pois como sempre vos disse, a leitura deste espaço servirá para aumentar a vossa cultura para níveis elevadíssimos... quase tanto quanto o meu! E por isso mesmo vou apresentar-vos dois números muito famosos: o PI e o (se calhar menos bem conhecido) PHI. Eis algumas curiosidades sobre eles. Todos nós já ouvimos falar no número PI. É o irracional mais famoso da história, com o qual se representa a razão constante entre o perímetro de qualquer circunferência e o seu diâmetro (equivale a 3,141592653589793238462643383279502884197169399375...e é conhecido "vulgarmente" como 3,1416). É, pois, um número que faz parte da nossa vida, e qualquer estudante de matemática não sobrevive sem o conhecer.
O PI, em toda a sua pujança e cagança univer-sitária...
O número PHI (letra grega que se pronuncia "fi") apesar de não ser tão conhecido, tem um significado muito mais interessante. Durante anos o homem procurou a beleza perfeita, a proporção ideal. Os gregos criaram então o rectângulo de ouro. Era um rectângulo, do qual havia-se proporções do lado maior dividido pelo lado menor e a partir dessa proporção tudo era construído. Assim eles fizeram o Parthenon... a proporção do rectângulo que forma a face central e lateral. A profundidade dividida pelo comprimento ou altura, tudo seguia uma proporção ideal de 1,618. Os Egípcios fizeram o mesmo com as pirâmides cada pedra era 1,618 menor do que a pedra de baixo, a de baixo era 1,618 maior que a de cima, que era 1,618 maior que a da 3.ª fileira e assim por diante. Bom, durante milénios, a arquitectura clássica grega prevaleceu. O rectângulo de ouro era padrão, mas depois de muito tempo veio a construção gótica com formas arredondadas que não utilizavam o rectângulo de ouro grego. Mas em 1200 Leonardo Fibonacci, um matemático que estudava o crescimento das populações de coelhos, criou aquela que é provavelmente a mais famosa sequência matemática: a Série de Fibonacci. A partir de 2 coelhos, Fibonacci foi contando como eles aumentavam a partir da reprodução de várias gerações e chegou a uma sequência onde um número é igual à soma dos dois números anteriores: 1 1 2 3 5 8 13 21 34 55 89... 1 1+1=2 2+1=3 3+2=5 5+3=8 8+5=13 13+8=21 21+13=34 E assim por diante...
(quem não conhece esta sequência? Quem...? Vá lá, confessem...)
Bom, dizia eu que aqui entrou a 1ª "coincidência"; proporção de crescimento média da série é... 1,618. Os números variam, um pouco acima às vezes, um pouco abaixo, mas a média é 1,618, exactamente a proporção das pirâmides do Egipto e do rectângulo de ouro dos gregos. Então, essa descoberta de Fibonacci abriu uma nova ideia da tal proporção, que os cientistas começaram a estudar a natureza em termos matemáticos e começaram a descobrir coisas fantásticas. • A proporção de abelhas fêmeas em comparação com abelhas machos numa colmeia é de 1,618; • A proporção que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1,618; • A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais sementes de um girassol é de 1,618; • A proporção em que se diminuem as folhas de uma árvore à medida que subimos de altura é de 1,618; E não só na Terra se encontra tal proporção. Nas galáxias as estrelas distribuem-se em torno de um astro principal numa espiral obedecendo à proporção de 1,618 também por isso, o número Phi ficou conhecido como A DIVINA PROPORÇÃO. Por volta 1500, com o Renascentismo a cultura clássica voltou à moda... Michelangelo e, principalmente, Leonardo da Vinci, grandes amantes da cultura, colocaram esta proporção natural em suas obras. Mas Da Vinci foi ainda mais longe; ele, como cientista, pegava cadáveres para medir a proporção do seu corpo e descobriu que nenhuma outra coisa obedece tanto à DIVINA PROPORÇÃO como o corpo humano, obra-prima de Deus. Por exemplo: - Meça sua altura e depois divida pela altura do seu umbigo até o chão; O resultado é 1,618. - Meça seu braço inteiro e depois divida pelo tamanho do seu cotovelo até ao dedo; O resultado é 1,618. - Meça seus dedos, ele inteiro dividido pela dobra central até a ponta ou da dobra central até a ponta dividido pela segunda dobra. O resultado é 1,618; - Meça sua perna inteira e divida pelo tamanho do seu joelho até o chão.O resultado é 1,618; - A altura do seu crânio dividido pelo tamanho da sua mandíbula até o alto da cabeça. O resultado 1,618; - Da sua cintura até a cabeça e depois só o tórax. O resultado é 1,618; Tudo, cada osso do corpo humano é regido pela Divina Proporção. Coelhos, abelhas, caramujos, constelações, girassóis, árvores, arte e o homem. São coisas teoricamente diferentes, todas ligadas numa proporção em comum. Então até hoje essa é considerada a mais perfeita das proporções. Meça seu cartão de crédito, largura / altura, seu livro, seu jornal, uma foto revelada. (Lembre-se: considere erros de medida da régua ou fita métrica que não são objectos acurados de medição).
Espero ter-vos despertado alguma curiosidade... Sei que muitos de vós interromperam a leitura a meio e foram a correr buscar uma fita métrica para medir o vosso corpo (meninos: "isso" não é para medir, pois elas sempre (mentiram) disseram que 'tamanho não importa)... Mas reparem na beleza deste conceito: DIVINA PROPORÇÃO ou PHI... Viram porque eu sou (quase) perfeito? Afinal, não me chamo eu de PHIL...ips? Fiquem bem!
Boas, people! Não, não vou aqui mostrar um vídeo ou fotografias da operação que me foi efectuada no dia 13 nos Hospitais da Universidade de Coimbra (está desfeita a grande dúvida de milhões de leitores anónimos deste blog, que perguntavam aos seus botões o que significaria aquela sigla... Sempre foi meu feitio procurar esclarecer todas as dúvidas que possam existir!)... Ná! O título desta publicação deve-se unicamente ao facto de querer partilhar convosco como se passou tudo nestes últimos dias. Bom, no dia 12 levantámo-nos cedo, pois o internamento estava previsto para as 09H00. Daí que, e como habitual, ao descer para ir tomar o pequeno-almoço, fui abrir o portão para que o Doc pudesse ir dar a sua volta matinal enquanto eu comia. E qual foi o meu espanto quando, no portão, encontrei... Não! não foi a "Dama de Branco", nem a "Moira Encantada"... Foi um arranjo de balões com uma mensagem de força dos nossos amigos e (quase) vizinhos Sandra, Queirós, Rafaela e Gustavo.
O aspecto com que encontrei o meu portão de entrada (ou de saída, conforme as perspectivas)...
Eu transcrevo a msg: "Filipe, estás nos nossos corações. Ficamos a torcer muito por ti. Zé, um abraço amigo, cheio de força e muita admiração. Dos quatro amigos..." e assinado por eles. E como o Gustavo ainda não escreve... marcou a sua mão! Fantástico!
Cheguei ao Hospital e fui fazer o check-in, qual entrada em hotel de 5 estrelas, para me alojar num quarto. Ali fui de imediato reconhecido por uma amiga da minha irmã, a D. Fernanda, que de imediato se prontificou para nos pôr em contacto com ela... e para o que mais fosse preciso! (É sempre bom ter bons contactos nestes postos-chave, certo? Obrigado por tudo!) Mas, e quando isto é aplicado... em dobro? Pois, melhor ainda. É que ali mesmo ao lado, no balcão da recepção, estava também outra técnica, a Adriana, que, em conversa, ficamos a saber ser quase vizinha de Belide (Cimeiro), e que também prontamente se ofereceu para nos acompanhar nestes processos. Ou seja, em vez de um novo anjo, encontrámos logo dois!... Bom, mas entrei finalmente no quarto, donde só saí para fazer a radiografia pulmonar, já que todos os restantes exames foram ali realizados. Organização impec! E pronto. Durante todo esse dia foi adaptação e preparação para o grande "Day After", sempre com a presença destas novas amigas, a verificar se estava tudo bem, e, claro, da minha maridona, que só saíu mesmo quando tive que ser preparado para a cirurgia (uma semi-depilação, dividindo o meu corpo ao meio... mas não verão aqui imagens desse "free-style", pois, como já vos disse antes, este é um espaço frequentado por todas as idades e não ficava bem mostrar aqui um corpo de um deus semi-desnudo...). Não podia de deixar aqui também um parágrafo de agradecimento à equipa comandada pelo Dr. João Bernardo, cirurgião a quem, para sempre, ficarei ligado e agradecido pelo sucesso que operou no meu pulmão, bem como às equipas de enfermagem que, nos (poucos) dias seguintes estiveram sempre disponíveis para nos aliviar as dores e tornarem a nossa estada como se de férias estivéssemos... Uma palavra ainda especial para a família "Madeira": Jorge (o pai), Licínia (a mãe) e o Miguel (o meu companheiro de quarto), também ele ali a tratar uma fissura pulmonar que lhe provocava entrada de ar para um local que, ironia do destino, sendo o nosso órgão responsável pela "distribuição" do ar no corpo, não permite existência desta mistura gasosa no seu espaço...
Mas, dizia eu, não mostrando aqui aquele corte super-sexy resultante da depilação efectuada à minha meia-parte direita do dorso, partilho convosco uma imagem que, a partir do dia 13 deste Agosto de 2009, passou a ser histórica: o meu sovaco ainda "virgem". Apreciem... (eheheh!)
O (bonito) sovaco do JE...
... E aqui já após a intervenção cirúrgica, com a marca que ficará para a vida...
Bom, depois da operação, e em tempo record, no próprio dia 13, e após algumas horas (que, confesso, não recordo) com máquina respiratória, passaram-me para o meu quarto, onde permaneci em convalescença até domingo. Mas se na sexta mantinha o dreno ligado ao pulmão, felizmente no sábado puderam retirá-lo pelo que me senti quase novo. Dessa forma, as visitas dos meus pais, irmão e cunhada já me foram encontrar de pé, com mobilidade quase total, permitindo-me deslocar-me até à sala de visitas / refeitório. E nesse dia recebi ainda uma visita especial, que merece aqui também o destaque - o da D. Lurdes, a simpática e sempre sorridente senhora que explora o quiosque das revistas no IPO, e de quem toda a gente é amiga (e nós, felizmente, também!). Destaco ainda a passagem do Ping'Al (para quem não sabe, é o nome de guerra do Álvaro Folhas) e do Manuel Santiago. Obrigados pela visita...
No domingo, e para espanto de toda a gente, o médico de serviço tomou a decisão de me mandar para casa ainda nesse dia. Fantástico! Novo record mundial pós-operatório! 3 dias depois, o Je regressou à sua FMJ VILLA... E para todos os amigos que pensam: "E agora, depois da operação, o que vai fazer ele?", eis o que faço nestes dias em casa (lol)...
Aqui com o meu companheiro Tanino, a observar os peixes no lago...
... ou aqui a ler. E como as moscas incomodavam, toca a ir buscar um mosquiteiro para proteger o menino... lol
Os dias iniciais deste mês de Agosto antes da data prevista para a cirurgia de remoção do tumor no pulmão (dia 13), foram vividos de uma forma intensa mas verdadeiramente descontraída. Afinal, quanto mais descontraídos andamos mais certezas temos da vitória e do sucesso das nossas iniciativas, certo? Pois foi por isso que, com o intuito de aproveitar os adiamentos que foram sucessivamente indicados para o dia da cirurgia, conseguimos saborear dois fins-de-semana extras, visitar a Sra. da Saúde em Belide, antecipar a entrega do jogo de matraquilhos e conviver magnificamente com os nossos amigos Vera e David. Mas vamos aos factos destes dias de início de Agosto... Assim, e porque queria manter este espaço com as novidades (mais ou menos) actualizadas, aproveitei um dia magnífico de sol para, na sombra de um qualquer recanto, desses tantos que o nosso espaço proporciona, para actualizar o blog. Claro que a Zé aproveitou logo para me apanhar nessa figura...
Eis-me, fingindo um ar muito atarefado, qual corretor de wall-street num qualquer negócio de milhões...
E aqui reeditando o velho som dos Pink, "Wish you Were Here" (quem não conheça que se acuse, que terei todo o gosto em colmatar essa enoooooorme lacuna cultural!)
No dia 5, e como é da praxe, fomos fazer uma visita muito rápida até Belide e à Festa da N. Sra. da Saúde, padroeira da minha aldeia natal e, simultaneamente, destinatária (também) das minhas preces para que nos acompanhe nesta luta diária pela saúde! Fica prometido para breve a colocação de uma foto alusiva a esta visita, pois não a tenho disponível no momento... Mas aguardem!
A chegada aguardada do famoso jogo que, por esses anos fora, tanto tem animado multidões, miúdos e graúdos... (digo isto porque soa aqui bem, tá?)
E claro que a estreia tinha que ser com um fantástico "FCPorto x Sporting", representados condignamente por estes fieis adeptos! Adivinhem quem ganhou...?
No sábado, dia 8, decidimos aproveitar o dia bonito para ir apanhar algo bem gostoso, preto, carnudo, sumarento... Isso mesmo, amoras!
Foi aquilo a que chamámos de "Operação Doce de Amora", onde a Agente Mata Hari preparou o seu excipiente secreto para a obtenção... da compota!
E a semana terminou em beleza, com a visita para almoço (e não só) dos nossos amigos Vera e David (o mágico, esse mesmo!?
Fomos todos "almoçar fora", num dos recantos mais procurados em todo o manancial oferecido pela "FMJ Villa"...
... que terminou com mais uma tardada de matraquilhos, com as várias possibilidades de parcerias, destacando-se a "Elas x Eles", com brilhantes performances de "Elas" (conseguiram ir a zero apenas uma vez!) Fiquem bem!
Porque hoje é ante-véspera da véspera do primeiro dia do resto da minha vida!.
Pois é isso mesmo! Hoje é a ante-véspera da véspera do meu último dia com os pulmões tal como Deus mos deu, já que na próxima quinta-feira já lhes terão removido uma (pequena) parte. No entanto, espero que as sobras ainda dêem para viver muitos mais dias ao longo do resto da minha vida (que, acreditem, durará até depois dos 80 anos!!!). Bom, mas o astral tem que estar em alta, daí que vos partilho estas novas máximas dos putos. Apreciem!...
GRANDES CONSIDERAÇÕES: Se a tua mãe esteve a discutir com o teu pai, não a deixes pentear-te. Sara - 12 anos
Se gostavas de ter um cão, começa por pedir um cavalo. Luis -13 anos
Nunca te metas com uma miúda que já te bateu uma vez. Pedro -9 anos
Se quiseres dar banho a um gato, prepara-te para tomares um também. João - 10 anos
Nunca se deve confiar num cão para guardar a nossa comida. Gonçalo -11 anos
Nunca entres numa corrida com os atacadores desapertados. André - 12 anos
Quantos mais erros faço mais esperta fico. Inês - 8 anos
Há muitas coisas que a gente sabe e que as notas não dizem. Rita - 10 anos
Quando as coisas estão escritas em letras pequenas é porque são importantes. Diogo - 10 anos
A IDADE CERTA PARA CASAR Aos oitenta e quatro anos, porque nesta idade já não precisamos de trabalhar e podemos passar o dia inteiro a namorar com a outra pessoa. Julia - 8 anos
Eu vou-me casar assim que sair do infantário. Tomás - 5 anos
SOLTEIRO OU CASADO? As raparigas devem ficar solteiras. Os rapazes devem casar-se para terem alguém que lhes limpe a roupa e lhes faça a comida. Catarina - 9 anos
Fico com dor de cabeça só de pensar nesse assunto. Sou muito pequena para pensar nesses problemas. Lina - 9 anos
Uma das pessoas deve saber preencher um cheque. Mesmo que haja muito amor, é sempre necessário pagar as contas. Eva - 8 anos
MANTER UMA RELAÇÃO Passar a maior parte do tempo a namorar em vez de irmos trabalhar. Tomás - 7 anos
Não esquecer o nome da namorada. Isso estragava tudo! Ricardo - 8 anos
Pôr o lixo lá fora todos os dias. Guilherme - 5 anos
Nunca dizer a uma pessoa que se gosta dela se não for verdade. Pedro - 9 anos
BELEZA Não tem a ver com sermos bonitos ou não. Eu sou bonito e ainda não encontrei ninguém para casar comigo. Ricardo - 7 anos
TÁCTICAS INFALÍVEIS Diz a toda a gente o quanto gostas dela. E não te importes se os pais dela estiverem ao pé. Manuel - 8 anos
Levá-la a comer batatas fritas, costuma funcionar. Bernardo -9 anos
Eu gosto de hambúrgueres e também gosto de ti. Luís - 6 anos
AMOR O amor é a melhor coisa que existe no mundo. Mas o futebol ainda é melhor! Guilherme - 8 anos
Sou a favor do amor, desde que ele não aconteça quando estão a dar desenhos animados. Ana - 6 anos
O amor encontra-nos mesmo quando nós tentamos esconder-nos dele. Eu fujo dele desde os 5 anos mas as raparigas conseguem sempre encontrar-me. Nuno - 8 anos
O amor é a loucura. Mas quero experimentar um dia. Fábio - 9 anos
Pois é! É já o terceiro adiamento para a minha intervenção cirúrgica ao pulmão, para remoção da alegada neoplasia ali teimosamente instalada, qual aldeia de gauleses resistindo ao poder romano... quero dizer, qual células malignas malucas procurando resistir à luta travada por todos nós (eu, a minha maridona, os meus amigos, a medicina, a fé...). Até estou com pena delas, tal vai ser a tareia que lhes iremos inflingir! Mas, e porque à terceira dizem ser de vez, está finalmente confirmado no caderno de assentamento das operações a realizar pelo Dr. Bernardo, da cirurgia cardio-toráxica dos H.U.C., para o próximo dia 13 deste mês. E assim, após duas primeiras indicações de internamento a 29, para operação a 30 (de Julho), depois a 5 ou 6, para cirurgia a 6 ou 7, foi finalmente assente que será internamento a 12 para cirurgia a 13! Fixe!... Sempre gostei deste número 13, como sendo um número místico de sorte (para mim!) e de azar (para as células malaikas)... Mas como Agosto é também tempo de vacances para a grande maioria das people (cá estou eu, mais uma vez, a introduzir estrangeirismos nestas mensagens, sucumbindo aos apelos dos inúmeros emigrantes e turistas internacionais que adoram visitar este blog e, deste modo, conseguem entender pelo menos uma palavra em todo este texto. Fantástico!)... Mas, dizia eu, como Agosto é tempo de holidays, para a grande maioria des personnes (repararam na subtileza desta troca?), deixo-vos aqui uma piada que me foi enviada pelo brother Pinga Tê, neste momento a descansar debaixo duma azinheira, em pleno Alentejo (qu'imbeja!):
Durante escavações nos EUA, os arqueólogos descobriram, a 100 metros de profundidade, vestígios de fios de cobre que datavam do ano 1000. Os americanos concluíram que os seus antepassados já dispunham de uma rede telefónica naquela época.
Os Espanhóis, para não ficarem atrás, escavaram também o seu subsolo, encontrando restos de fibras ópticas a 200 metros de profundidade. Após minuciosas análises, confirmaram que elas tinham 2.000 anos de idade. Os Espanhóis concluíram, triunfantes, que os seus antepassados já dispunham de uma rede digital à base de fibra óptica quando Jesus nasceu!
Uma semana depois, no Porto, foi publicado o seguinte anúncio: 'Após escavações arqueológicas no sub-solo de Lisboa, Porto, Algarve, Guimarães, e mesmo no deserto da margem sul, até uma profundidade de 500 metros, os cientistas Portugueses não encontraram absolutamente nada, tendo concluído que os antigos lusos já dispunham, há 5.000 anos, de uma rede...wireless!.
Olá, gente boa! É verdade, Julho foi um mês muito mágico, com o Phil Mount (conhecem?) a realizar duas actuações, relembrando os bons velhos tempos em que actuava e maravilhava o público... Sim, bons velhos tempos, porque já tinham passado alguns meses desde a última festa de magia que tinha realizado. Desta feita o convite foi endereçado pelo Paulo Trincão (esse mesmo, o ex-Director da Fábrica Ciência Viva, de Aveiro, agora abraçando um novo projecto, cultural, ligado ao P.S. para a Câmara de Aveiro, para além do lançamento do seu livro sobre "O Português que se Correspondeu com Darwin", onde evoca os 200 anos sobre o nascimento daquele famoso naturalista, relatando a relação de trabalho que o naturalista português Francisco Arruda Furtado estabeleceu com Charles Darwin, entre 13 de Junho e 21 de Novembro de 1881), com o grande objectivo de promover (também) a magia como arte da Cultura. E foi assim que esse grande mágico (o Phil Mount, eu mesmo!) esteve presente na cerimónia de inauguração do espaço "Adoro Aveiro", sede de campanha do PS, mas não só, já que este procura também ser um novo espaço onde se faça e discuta Cultura.
Cartaz publicitário, indicando os momentos que iam acontecendo...
O efeito do "voo da aliança para o pão, aqui bem representado pelo Dr. José Costa, candidato à Presidência da Câmara de Aveiro pelo PS.
A entrega da rosa pela simpática colaboradora do "Adoro Aveiro", encerrando assim o momento de magia...
Mas o mês continuou com novos acontecimentos, como a viagem até Madrid, a 10 de Julho, para uma reunião de "arranque de projecto" para transferência da produção de acrílicos da fábrica "Cerâmicas Gala" para a Sanitana, com uma equipa de trabalho das 3 unidades envolvidas nesta transferência - Gala, Gavà e Sanitana.
A equipa reunida em volta da mesa, discutindo os diferentes pontos a tratar.
Foto de família, no final dos trabalhos (e antes do almoço de encerramento).
No fim-de-semana seguinte, mais concretamente no sábado, 18, a família Vieira/Jordão reuniu alguns dos seus amigos para uma sardinhada em sua casa, motivo mais que suficiente para ali nos dirigirmos. Foram momentos de boa disposição e amizade que ali passámos, como se demonstra pelas fotos, onde o nosso afilhado (e filho dos anfitriões) Gonçalo foi estrela!
A foto do grupo reunido. Da esq. para a dta.: Chico, Cristina (e Gonçalo), M. José, Filipe, Catarina, Carla e Pedro.
Um dos casais em destaque, tipo revista "Nova Gente" ou... sei lá... "Caras"...
Também o nosso afilhado Gonçalo, em grande estilo na sua moto (capacete e óculos, para dar o (bom) exemplo aos milhentos de motoqueiros que frequentam este blog!)
E até houve tempo para mais um campeonado de matraquilhos, com o moi a evidenciar os seus dotes de campeão regional desta especialidade, só derrotado pelo... Gonçalo (aqui a dar uma "tareia" ao seu pai)!
O domingo foi dia de descanso, mas os nossos vizinhos Sandra, Queirós, Rafaela e Gustavo, convidaram-nos para irmos até sua casa beber um café (no meu caso, um chá), acompanhado de uma fatia de bolo de chocolate. Ali passámos uns bons momentos, onde até deu para recordar o jogo "Terras, Animais, Plantas..." (lembram-se?) Ah! E para apresentar alguns pequenos efeitos (infantis)... mágicos, pois claro!
Efeito da flor multicor que troca as cores e... mais não digo!
O ar compenetrado e atento dos nossos vizinhos, assistindo àss pequenas (e simples) ilusões que ali lhes apresentei.
Culminando com o ar sempre festivo do lançamento de confetti's, que sempre embelezam estes aconte-cimentos!
Mas, e como o título desta publicação indicava, o mês de Julho, foi mesmo um mês com muita magia. E foi assim que no dia 25 rumámos até à Freguesia de Couto de Esteves, em Sever do Vouga, a convite da LANCE (Liga dos Amigos Naturais de Couto de Esteves), pela mão do nosso amigo Miguel e a convite do Dr. Sereijo, reconhecido dermatologista do IPO e que preside àquela Liga. E foi um grande prazer para mim realizar aquela animação de final de tarde de sábado, pois o espaço era fantástico, as pessoas super-amigáveis e participativas, e tudo decorreu optimamente bem, terminando em apoteose...
O espaço onde tudo aconteceu...
O início da magia, com a produção dos 3 lenços a partir das mãos... vazias(!?!?)
A participação de uma menina (que querem? sempre chamo meninas, para embelezar as minhas fotos...) para encontrar a carta escolhida com o dado!
A ala norte do público, aplaudindo o evoluir da actuação mágica!
Deixo-vos esta pequena pérola - o encontro da carta seleccionada com a gravata. E esta, hein?
Phil Mount: o estilo, o charme, o encanto!... (gaba-te, cesto, para não ires às vindimas!)
A escolha livre da carta 5 de paus! Livre? Bom... aparentemente!
E a escrita pelo duende "Verdinho", adivinhando a carta... Uau!...
A fantástica Laura, que de "não querer ir assistir" se tornou na minha grande fã (aqui revelando toda a sua coragem, ao colocar a sua mão sujeita à guilhotina!)
A boa disposição sempre presente ao longo de todo o show, aqui bem evidenciada pelo riso do Dr. Sereijo no efeito do "voo da aliança para o pão"!
Bem como o efeito surpresa, com o evoluir do efeito (aqui, após retirar o lenço com a aliança de dentro do pão)
Por fim, e após a restauração do jornal rasgado, a brincadeira com o público, simulando a restauração do papel... higiénico!
Terminando com um mágico especial, retirando um coelho da cartola... e outro na cabeça!
E foi assim que chegámos ao final de Julho, não sem antes pairar no ar a minha ida para internamento nos HUC, para a remoção do tumor no pulmão, mas que se mostrou ser boato - será só na semana seguinte, já em Agosto. E foi por isso que ainda deu para ir até Burgos, na quinta-feira (reunião 2, de visualização das máquinas a transferir para a Sanitana), com o regresso no dia seguinte com passagem pela bonita Salamanca...
FM em Burgos (na minha 5.ª ou 6.ª viagem, foi a primeira vez que vi este parque de dia!)
Ou a magnífica catedral de Burgos...
Salamanca e suas belezas... já contaram quantas conchas existem na parede?
E termino com a imagem que retrata a lenda da Universidade de Salamanca, e que explica o porquê da imagem de marca daquela cidade ser... uma rã!