19 de agosto de 2009

A operação nos H.U.C.

Boas, people!
Não, não vou aqui mostrar um vídeo ou fotografias da operação que me foi efectuada no dia 13 nos Hospitais da Universidade de Coimbra (está desfeita a grande dúvida de milhões de leitores anónimos deste blog, que perguntavam aos seus botões o que significaria aquela sigla... Sempre foi meu feitio procurar esclarecer todas as dúvidas que possam existir!)... Ná! O título desta publicação deve-se unicamente ao facto de querer partilhar convosco como se passou tudo nestes últimos dias.
Bom, no dia 12 levantámo-nos cedo, pois o internamento estava previsto para as 09H00. Daí que, e como habitual, ao descer para ir tomar o pequeno-almoço, fui abrir o portão para que o Doc pudesse ir dar a sua volta matinal enquanto eu comia. E qual foi o meu espanto quando, no portão, encontrei... Não! não foi a "Dama de Branco", nem a "Moira Encantada"... Foi um arranjo de balões com uma mensagem de força dos nossos amigos e (quase) vizinhos Sandra, Queirós, Rafaela e Gustavo.



O aspecto com que encontrei o meu portão de entrada (ou de saída, conforme as perspectivas)...



Eu transcrevo a msg: "Filipe, estás nos nossos corações. Ficamos a torcer muito por ti. Zé, um abraço amigo, cheio de força e muita admiração. Dos quatro amigos..." e assinado por eles. E como o Gustavo ainda não escreve... marcou a sua mão! Fantástico!



Cheguei ao Hospital e fui fazer o check-in, qual entrada em hotel de 5 estrelas, para me alojar num quarto. Ali fui de imediato reconhecido por uma amiga da minha irmã, a D. Fernanda, que de imediato se prontificou para nos pôr em contacto com ela... e para o que mais fosse preciso! (É sempre bom ter bons contactos nestes postos-chave, certo? Obrigado por tudo!)
Mas, e quando isto é aplicado... em dobro? Pois, melhor ainda. É que ali mesmo ao lado, no balcão da recepção, estava também outra técnica, a Adriana, que, em conversa, ficamos a saber ser quase vizinha de Belide (Cimeiro), e que também prontamente se ofereceu para nos acompanhar nestes processos. Ou seja, em vez de um novo anjo, encontrámos logo dois!...
Bom, mas entrei finalmente no quarto, donde só saí para fazer a radiografia pulmonar, já que todos os restantes exames foram ali realizados. Organização impec!
E pronto. Durante todo esse dia foi adaptação e preparação para o grande "Day After", sempre com a presença destas novas amigas, a verificar se estava tudo bem, e, claro, da minha maridona, que só saíu mesmo quando tive que ser preparado para a cirurgia (uma semi-depilação, dividindo o meu corpo ao meio... mas não verão aqui imagens desse "free-style", pois, como já vos disse antes, este é um espaço frequentado por todas as idades e não ficava bem mostrar aqui um corpo de um deus semi-desnudo...).
Não podia de deixar aqui também um parágrafo de agradecimento à equipa comandada pelo Dr. João Bernardo, cirurgião a quem, para sempre, ficarei ligado e agradecido pelo sucesso que operou no meu pulmão, bem como às equipas de enfermagem que, nos (poucos) dias seguintes estiveram sempre disponíveis para nos aliviar as dores e tornarem a nossa estada como se de férias estivéssemos...
Uma palavra ainda especial para a família "Madeira": Jorge (o pai), Licínia (a mãe) e o Miguel (o meu companheiro de quarto), também ele ali a tratar uma fissura pulmonar que lhe provocava entrada de ar para um local que, ironia do destino, sendo o nosso órgão responsável pela "distribuição" do ar no corpo, não permite existência desta mistura gasosa no seu espaço...

Mas, dizia eu, não mostrando aqui aquele corte super-sexy resultante da depilação efectuada à minha meia-parte direita do dorso, partilho convosco uma imagem que, a partir do dia 13 deste Agosto de 2009, passou a ser histórica: o meu sovaco ainda "virgem". Apreciem... (eheheh!)



O (bonito) sovaco do JE...



... E aqui já após a intervenção cirúrgica, com a marca que ficará para a vida...




Bom, depois da operação, e em tempo record, no próprio dia 13, e após algumas horas (que, confesso, não recordo) com máquina respiratória, passaram-me para o meu quarto, onde permaneci em convalescença até domingo. Mas se na sexta mantinha o dreno ligado ao pulmão, felizmente no sábado puderam retirá-lo pelo que me senti quase novo. Dessa forma, as visitas dos meus pais, irmão e cunhada já me foram encontrar de pé, com mobilidade quase total, permitindo-me deslocar-me até à sala de visitas / refeitório. E nesse dia recebi ainda uma visita especial, que merece aqui também o destaque - o da D. Lurdes, a simpática e sempre sorridente senhora que explora o quiosque das revistas no IPO, e de quem toda a gente é amiga (e nós, felizmente, também!). Destaco ainda a passagem do Ping'Al (para quem não sabe, é o nome de guerra do Álvaro Folhas) e do Manuel Santiago. Obrigados pela visita...

No domingo, e para espanto de toda a gente, o médico de serviço tomou a decisão de me mandar para casa ainda nesse dia. Fantástico! Novo record mundial pós-operatório! 3 dias depois, o Je regressou à sua FMJ VILLA...
E para todos os amigos que pensam: "E agora, depois da operação, o que vai fazer ele?", eis o que faço nestes dias em casa (lol)...




Aqui com o meu companheiro Tanino, a observar os peixes no lago...



... ou aqui a ler. E como as moscas incomodavam, toca a ir buscar um mosquiteiro para proteger o menino... lol


Fiquem bem, folks! Voltarei em breve!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá menino, fiquei contente por saber que passei por anjo, mas olha que eu sou uma "diabita", não reparaste quando entraste aqui no serviço eu disse-te logo que já não podias sair? Pois pois eu sou uma mázona...... mas não para os utentes, claro!!!! tou a brincar, pois tenho encontrado pessoas maravilhosas utentes deste serviço que permaneço, após quase 10 anos, amiga até hoje. Portanto é para saberes que terás sempre uma amiga aqui.
Bjitos muito gandões....
Adriana

24 agosto, 2009  
Anonymous Jorge Madeira said...

Olá Filipe e Zé;

Sou o pai do Miguel Angelo. Apenas, e só, para vos agradecer a simpatia e força que nos deram.
Estou certo e vamos todos torcer e, porque somos Católicos, pedir a Deus que esta fase passe rápida e que dentro de algum tempo nos possamos encontrar.
Retive a expressão da Zé "Há anjos que aparecem nas nossas vidas" e, em nosso entender os anjos estão sempre presentes. Assim nós queremos ser.
Obrigado pela vossa amizade e MUITA FORÇA!
Um abraço meu da Licínia e do MIguel.

08 setembro, 2009  

Enviar um comentário

<< Home