30 de setembro de 2011

Baptizado (ainda com "pê") do Afonso Jordão

Chamem-me "velho do Restelo" (neste caso apenas!), chamem-me "saudosista" ou apenas "atrasado na mudança", mas ainda me apetece escrever de acordo com o "velho acordo" (o ortográfico, claro!), e por isso mesmo ainda mantenho o "pê" na palavra "baptizado"... E assim o manterei, pelo menos enquanto o meu "revisor de word" me assinalar a vermelho todos os erros... que o novo acordo diz já não serem!
Posto isto, e porque estamos no final de Setembro e ainda tenho várias publicações de Agosto em atraso (meu Deus! Quando recuperarei eu?), não vou perder mais tempo com delongas e passo já a mostrar as fotografias que ilustra(ra)m o dia 15 de Agosto (2 anos e 2 dias depois da remoção da minha metástase no pulmão). Vamos lá então...


...Figura_01: O momento (sempre emblemático) do lançamento da água sobre a cabeça do Afonso Jordão, sob o olhar atento dos pais e padrinhos.


...Figura_02: E também perante o de todos os convidados e assistentes à missa festiva associada ao dia (Ascenção de N. Senhora ao céu). Conseguem descobrir por entre a assistência a "minha mais que tudo"? Um doce... Ah! Pois! Eu não costumo pagar estes doces das promessas...


...Figura_03: A foto de família ainda na Igreja de Vagos.


...Figura_04: À saída da Igreja, e enquanto rumávamos aos nossos carros para nos dirigirmos até Lavandeira e ao local do almoço comemorativo, ainda foi tempo de passarmos pelos bombeiros de Vagos e ali mostrar algumas das viaturas expostas ao nosso afilhado Gonçalo (e irmão do baptizando... mantendo o "pê"!)


...Figura_05: Novamente eu e o Gonçalo, junto aos bombeiros...


...Figura_06: E finalmente com a madrinha Zé junto ao carro do Comando...


...Figura_07: O espaço para o almoço - Jardins da Boavista, na Lavandeira.


...Figura_08: A vista dos "Jardins" pelo lado dos... jardins!


...Figura_09: E a chegada dos convidados ao local...


...Figura_10: Os convidados foram distribuídos pelas 5 mesas registadas em cartão (nós ficámos na mesa dos Reguilas... ou não?)


...Figura_11: No exterior duas meninas iam "pintando" as crianças presentes...


...Figura_12: E é claro que esta criança aqui também quis a sua "pintura" alusiva ao hobby que pratica. Um doce a quem adivinhar qual é... quer dizer, não há doces para ninguém, claro!


...Figura_13: A nossa mensagem para o livro de futuras... memórias!


...Figura_14: O registo do casal que proporcionou este dia (sim, sem eles o Afonso não teria nascido e por conseguinte... isso, adivinharam. Mas não há doces, ou já esqueceram?)


...Figura_15: E prontes (faltava cá esta palavra!), não digo mais nada! Não vale a pena insistirem. Palavra de mágico!
Fiquem bem!

23 de setembro de 2011

As publicações mais importantes que fiz a falar sobre o Cancro (essa doença maldita!)

A pedido de várias pessoas, e porque este nosso (meu) blog começa a ficar extenso por ocupar já um espaço ímpar nas publicações periódicas no nosso país, mantendo-se activo desde o Verão de 2006 (a primeira publicação ocorreu no longínquo dia 5 de Julho desse ano!), faço agora um pequeno resumo sobre as principais publicações nele efectuadas e que retratavam esse assunto tão sério que é falar sobre CANCRO. Neste resumo limitar-me-ei a indicar quais foram essas principais publicações, fazendo referência quer ao link a usar quer à data em que foram feitas, para uma mais fácil e rápida consulta, desejando que cada uma dessas ligações possa contribuir para transmitir um pouco mais de energia positiva, confiança, força e principalmente FÉ! Porque o CANCRO existe e não bate só nas portas ao lado, mas principalmente porque, felizmente, hoje poderemos VIVER com o cancro e não para o cancro!
Uma palavra muito especial para todas as mulheres que lutam com esta doença, principalmente no que diz respeito à sua forma mais difundida entre elas - o cancro da mama! Nunca esqueçam: a queda do cabelo, que normalmente mexe tanto com a vossa auto-estima, não é provocada pelo cancro e SIM pelo seu tratamento (e CURA!). Assim sendo, é normal e mesmo "desejável" (aqui as aspas são propositadas, apenas querendo referir que a queda do cabelo significa que estarão a combater as células malignas para as vencerem!) que tal se verifica, pois nos tratamentos existentes esta queda é consequência directa - um dos agentes químicos administrado na quimioterapia provoca a queda das pilosidades, enquanto um segundo agente faz com que as mesmas não cresçam. Mas, lembrem-se, o cabelo voltará a crescer, mais forte e saudável, quando este período mais "difícil" estiver ultrapassado. E esse novo patamar apenas será alcançado se mantiverem sempre um espírito optimista, confiante e forte! Os médicos são muito importantes, com os seus diagnósticos e tratamentos, mas nós, principais interessados do sucesso nesta batalha, também teremos que fazer por isso.
Que cada uma das publicações que seguidamente vos apresento possa contribuir para a vitória final!

Publicação do dia 3 Outubro 2009:
http://fmjmagico.blogspot.com/2009/10/quimioterapia-iii-serie-720-horas.html

Publicação do dia 13 Novembro 2009:
http://fmjmagico.blogspot.com/2009/11/doenca-oncologica-o-nosso-humilde.html

Publicação do dia 27 Novembro 2009:
http://fmjmagico.blogspot.com/2009/11/quimioterapia-e-ja-la-vao-praticamente.html

Publicação do dia 11 Janeiro 2010:
http://fmjmagico.blogspot.com/2010/01/vamos-falar-de-cancro-essa-doenca.html

Publicação do dia 2 Fevereiro 2010:
http://fmjmagico.blogspot.com/2010/02/saiba-o-que-e-o-cancro.html

Publicação do dia 18 Abril 2010:
http://fmjmagico.blogspot.com/2010/04/palestra-sobre-o-cancro.html

Publicação do dia 27 Abril 2010:
http://fmjmagico.blogspot.com/2010/04/palestra-vamos-desmistificar-o-cancro-e.html

Publicação do dia 7 Julho 2010:
http://fmjmagico.blogspot.com/2010/07/tribute-to-all-of-us-cancer-patients.html

As publicações mais importantes serão as dos dias 13/11/2009, 11/01/2010, 02/02/2010 e 18/04/2010. No entanto, nas restantes também tenho algumas referências que poderão ser interessantes / importantes. Mas, claro, aconselho a todos lerem o blog desde a primeira publicação até esta última (e mesmo adicionarem este endereço aos vossos favoritos - www.fmjmagico.blogspot.com/ - mantendo uma passagem regular por aqui para acompanharem o dia a dia deste aqui que agora se vos dirige, pois seguramente que encontrarão sempre algum motivo de interesse para me acompanharem no dia-a-dia! Quanto mais não seja para confirmarem como é possível lutar contra o cancro e ainda assim viver feliz! Como vos disse no início, "viver com o cancro e não em função do mesmo!"
Fiquem bem e, fundamentalmente, sejam felizes! Até já...

16 de setembro de 2011

Magia em Caldas da Felgueira

E vamos já avançar para a descrição do dia mágico que proporcionei ao grupo de famílias numerosas que, ano após ano, se desloca até a esta povoação localizada nas faldas da Serra da Estrela (ali bem ao lado de Nelas), organizado pela Associação destas famílias numerosas (famílias com quatro ou mais filhos no seu agregado).
Assim, e a pedido do meu amigo Joferk (Fernando Coimbra), pessoa que habitualmente animava estes encontros, lá viajei com a minha maridona até esta localidade anteriormente por nós desconhecida. Foi uma agradável surpresa, pela pacatez da povoação mas também pela simpatia dos seus habitantes (nomeadamente do hotel onde tudo decorreu). Chegámos por volta das 17H00, tendo sido prontamente atendidos pelos colaboradores do Hotel Pantanha, que me ajudaram a movimentar todos os meus apetrechos para o salão na cave, permitindo-me preparar o evento com tempo suficiente para ainda irmos passear pela povoação (como relatado duas publicações antes).


...Figura_01: A preparação do espaço onde iria decorrer a magia, no salão do Hotel Pantanha.


...Figura_02: O início da magia, com o bem conhecido efeito da produção dos três lenços e posterior transformação em bolas plásticas à cor.


...Figura_03: O primeiro voluntário "à força", para seleccionar o cartão com a bebida a adivinhar.


...Figura_04: E, claro, a produção da respectiva garrafa a partir do balão, com a bebida escolhida pelo espectador.


...Figura_05: O momento sempre "forte" em que o mágico (sim, eu!) retira um peixinho a partir de um desenho impresso num papel, naquele que continua a ser um dos momentos mais fortes do meu show!


...Figura_06: O momento em que a carteira "pega fogo" para retirar do seu interior a carta escolhida e assinada pela pequena assistente...


...Figura_07: E o momento em que o mágico (pois, eu ainda!) mostra a carta escolhida a surgir do interior da laranja escolhida por um dos meninos, enquanto o outro exibe as laranjas rejeitadas (e sem cartas).


...Figura_08: O momento do desaparecimento do "sete de ouros voador"...


...Figura_09: A história da "Espada de Dâmocles", já que a cultura poderá (e deverá) andar associada a estes momentos mágicos...


...Figura_10: Mãe e filha em mais um momento de magia, em que a carta exibida pela miúda virá a coincidir com a carta a ser escolhida, no final, pelo número obtido pelo lançamento do dado.


...Figura_11: Fosse o que fosse que o mágico (isso; eu!) estivesse a dizer, as pessoas não deveriam acreditar naquilo que ele (eu, portanto) lhes estaria a dizer. Afinal, os mágicos passam a vida a enganar(-vos)... lol


...Figura_12: E mais uma vez o resultado do somatório final obtido com os 4 números escolhidos por outros tantos espectadores... bateu certo!


...Figura_13: Já próximo do final, foi a vez de chamar um casal para ele segurar um pão por si escolhido...


...Figura_14: Retirando eu (ou o mágico, como preferirem) depois a aliança da esposa do interior desse mesmo pão.


...Figura_15: E terminei (ou melhor, o mágico terminou... ah! Pois... o mágico sou eu!) o show com nova produção de uma garrafa de espumante a partir dos lenços, num brinde silencioso à maravilhosa assistência que esteve presente.

Mas a noite apenas terminou num bar em frente ao hotel, com um pequeno grupo (selecto) a decidirmos ir fazer uma cache distante 500 metros ali do local e perdida algures pelas pedras rochosas ali da serra. E esta, hein? E quem eram estes intrépidos aventureiros? Bom, eu (ou o mágico, como preferirem), claro; a minha maridona MJ, of course; o Luís Filipe da Matemática e sua esposa Helena (sim, pois os seus 5 filhos dão-lhe pleno direito para pertencerem a este grupo das Famílias Numerosas), um dos seus filhos (sorry! Esqueci-me qual foi...) e o organizador Manuel Quintana.
E foi assim que tudo aconteceu. Breve, breve, a descrição do baptizado do Afonso Jordão, decorrido a 15 de Agosto... Ah! E para terminar, não esqueçam que poderão sempre clicar sobre as fotos, para as verem "aumentadas"... E é tudo! Fiquem bem...

11 de setembro de 2011

Agosto 2011, N. Sra. da Saúde, Belide, Magia

2011, e Agosto em particular, marca os dois anos passados desde a remoção da mestástase pulmonar do meu T4N1Mx, pelo que maior significado teve para mim este regresso à aldeia natal e à romaria de N. Sra. da Saúde. Ainda por cima este ano tive o privilégio de ter integrado o cartaz das festas, já que fui convidado a fazer parte dos grupos que animaram as noites (no meu caso, a de sábado, dia 6). Pois! Agora já entendem o título desta publicação... Agosto 2011 - porque fez precisamente dois anos!; N. Sra. da Saúde - porque é a Santa padroeira e a quem tanto tenho recorrido para me valer nestes (quase) cinco anos volvidos!; Belide - ah! porque sou Belidense de gema!; e Magia - porque... (ops! Esta não sei explicar... lol).

Vamos lá então!


...Figura_01: Claro que a primeira imagem teria que dizer respeito à procissão do dia principal (5, portanto!), tendo-a nós aguardado em frente à casa dos meus pais, como se pode comprovar pela imagem.


...Figura_02: Seguiu-se a Rainha Santa Isabel, tradicionalmente transportada por bonitas jovens solteiras da aldeia.


...Figura_03: A minha Grande Amiga (N. Sra. de Fátima) também seguia o caminho...


...Figura_04: Sagrado Coração de Jesus (?)... pelo menos assim me parece ser...


...Figura_05: E, claro, o Menino Jesus transportado pela "futura geração de Belide que irão transportar a Rainha Santa Isabel alguns anos mais tarde...


...Figura_06: A multidão precedia o andor principal - o de N. Sra. da Saúde!


...Figura_07: E Ela chegou, majestosa...


...Figura_08: Com os meus pais atentos, a vê-La passar. E sim, eu sei, lá foi mais um pedido pela saúde de todos nós!


...Figura_09: Já este beijinho seguiu para... Ela? Mim? Talvez ambos...


...Figura_10: Ah! Também fiz alguns registos em formato vídeo, mas aqui não os irei mostrar, para não "sobrecarregar" o post.

Chegámos, pois, ao dia 6 e ao grande dia do Phil Mount (o meu alter-ego). Depois de uma noite magnífica, com um dos mais bonitos lançamentos do fogo de artifício barra fogo preso barra fogo pirotécnico que Belide (e arredores) jamais assistiu (não publico nenhuma foto pois aquilo só visto ao vivo! Ok, confesso, é porque não tirei nenhuma...), fomos até casa da minha irmã para uma noite (não muito bem) dormida, com a MJ a ter uma daquelas enxaquecas que arrasam qualquer um(a)... Ainda assim, e depois de alguns comprimidos e umas horas mais de cama, lá regressámos até Belide para preparar o espectáculo mágico.
Felizmente a hora prevista era só às 22H30, o que me dava muito tempo quer para preparar tudo quer para irmos jantar a casa do meu irmão. Só que já não pude assistir às danças do ventre com as alunas (prata da casa) da Perizade, mas pela reacção que ouvia terá sido também muito agradável de ver. Até que aquela multidão se movimentou para o recinto onde eu já a aguardava, transfigurado em mágico Phil Mount, preparado para demonstrar que, afinal, ainda há alguns santos da casa que conseguem fazer alguns milagres...


...Figura_11: Estavam mais de 200 pessoas atentas, para verem algo de mágico...


...Figura_12: E espero ter sido isso mesmo que Phil Mount lhes proporcionou.


...Figura_13: Bom, acredito que sim, a avaliar pelas várias ovações que o público não se coibia de manifestar...


...Figura_14: E pela participação voluntária de todos aqueles que ia solicitando...


...Figura_15: Como aqui o meu antigo vizinho Marcos, a olhar admirado e a pensar: "D'onde raio é que ele tirou aquela garrafa?"...


...Figura_16: Ou a Rita Mendes, aqui a escolher atentamente a carta que mais tarde viria a aparecer, assinada, no interior da carteira em fogo...


...Figura_17: Também a Bia Tarrafa (e uma sua amiguinha) proporcionaram momentos de verdadeira hilaridade, ao introduzirem uma nova palavra no mundo da magia que substituirá (para sempre) a ultrapassada "Abracadabra"... Quem não prefere a sonoridade de "XACARAMIAU!"???


...Figura_18: Mais uma vez introduzi a pequena brincadeira com o baralho de cartas Jumbo e que muito diverte (e surpreende) a multidão...


...Figura_19: Outros truques mais se seguiram, terminando com a produção da garrafa para um brinde à nossa Santa Padroeira e a todos os presentes.

Mas Agosto teve mais momentos mágicos, como referi em publicação anterior, pelo que brevemente aqui vo-las narrarei para ficarem a saber (quase) tanto como eu! Até lá, fiquem bem!

7 de setembro de 2011

Assim ao jeito de balanço do Agosto

Aos dias sete de Setembro de 2011, El Rei D. FM resolveu, por decreto real, fazer o balanço do mês transacto. É desse decreto que vos darei conta nas próximas linhas (e imagens), eu, fiel súbdito e atento admirador de moi même!

Assim, e sem mais delongas (até porque doravante não terei mais delongas), aqui vão as informações a partilhar.


...Figura_01: Logo no segundo dia deste mês que findou, verifiquei que a minha "plantação privada de amoras selvagens" (vulgo matagal bravio de silvas selvagens) estavam já em plena produção. Vai daí que... eis o resultado da primeira colecta!


...Figura_02: Em vésperas de sairmos para as festas da N. Sra da Saúde, encontrámos uma pequena gata (inicialmente apelidada de Teka, hoje, com novos donos, de Tareca) que trouxemos para casa para alimentação a biberão. Era um encanto de animal; como será possível abandonarem assim estes entes tão pequenos e sem qualquer culpa do FMI ter entrado no país?


...Figura_03: Assegurada que ficou a "estadia" da Tareca até ao nosso regresso, fomos a 5 até Belide e à Festa de N. Sra. da Saúde. Na imagem a procissão em honra desta Santa, mas que aqui não me delongo por a comentar em breve publicação neste mesmo espaço de "coltura"...


...Figura_04: Na noite de 6 o mágico Phil Mount actuou para mais de 200 espectadores atentos nesta mesma festa lá na terra (e ainda há quem diga que "santos da casa não fazem milagres"? Não foi o que ali confirmaram toda aquela assistência entusiasmada, já que eu sou precisamente "Santos" (de nome) e ali fiz algumas ilusões que pareciam verdadeiros "milagres"...). Mas, mais uma vez, brevemente vos darei conta destas actuações mágicas, numa das minhas próximas publicações, aqui no espaço habitual! Entretanto apreciem um verdadeiro "orb" na imagem (não sabem o que é? Vão pesquisar, que hoje não me apetece ensinar-vos...)


...Figura_05: Mas porque este mágico não tem fronteiras (isto é, é um cidadão do mundo), no dia 8 foi até Caldas de Felgueiras, um simpático lugar termal ali para os lados da Serra da Estrela (perto de Nelas), abrilhantar mais uma noite mágica para um grupo de famílias numerosas. E, claro, já adivinharam, será mais um tema para publicação futura, onde contarei este Agosto das magias... Aqui a minha maridona em exploração ao local.


...Figura_06: Também o Je, ainda não reconhecido pela população local, aproveitou estes momentos de relaxe para visitar o lugarejo.


...Figura_07: De regresso a casa e ao nosso quotidiano, foi tempo de confirmar que nesta casa há quem tenha "excelentes tomates"...


...Figura_08: E porque (finalmente) íamos ficar por casa, a Teka (futura Tareca) também regressou, fazendo logo amizades com o nosso Doc. Aqui deveriam estar a representar algum western americano, fazendo ela o papel do caubói e ele o do Jolly Jumper...


...Figura_09: "O que é que tu queres, pá?", parece ela enfrentá-lo... Ou estaria simplesmente a dizer o quanto gostamos todos dele?


...Figura_10: A 15 tivemos o baptizado do Afonso Jordão, desta vez como amigos e não como padrinhos pois já o somos do seu irmão. Pois, adivinharam de novo. Para lerem em publicação futura próxima, onde darei conta do mesmo... Aqui a Zé com o baptizando Afonso.


...Figura_11: Já a 18 subimos até Viana, para assistir novamente à Romaria da N. Sra. da Agonia... (sim, sim... mais tarde lerão...)




...Figura_12: No regresso de Viana, e já a 22, passámos pelo Porto onde fomos dar com esta imagem magnífica, de uma imaginação fantástica. Conseguem "ler" a imagem? É isso mesmo. Um entrançado de cordas onde desenharam um boneco, transformando o conjunto num homem com um balão...









...Figura_13: Agora reparem bem no contexto onde foram fazer esta "brilhante criação"... Ah! Sim, fica em plena rua das galerias e exposições artísticas, na Rua Miguel Bombarda (quem por ali passar faça o favor de apreciar também esta "arte")


...Figura_14: E porque a magia acontece quando menos se espera, a 25 lá rumei novamente até à Serra da Estrela (neste caso às Penhas da Saúde), para ali actuar para um novo grupo de famílias numerosas, em mais uma noite de magia... (eheheh! parecia previsão mágica, já que adivinharam o que se segue. Pois... futuramente... aqui... neste espaço...)








...Figura_15: E porque a 28, oitenta anos atrás, nasceu aquela que viria a ser minha sogra, lá fomos nós até ao Porto para com ela comemorar tão importante dia. E nada como oferecer um ramo com oitenta rosas!


...Figura_16: O momento sempre emblemático do "Parabéns a Você", aqui bem cantados pelos filhos Sérgio e Maria José, e ainda pela Sofia e pela Rosa (o marido Torcato e este que aqui vos narra o acontecido ficaram por detrás da máquina).











...Figura_17: Ainda nesse final de tarde os "mais novos" fomos fazer 4 caches pelas ruas do Porto, que tão bem soube a todos...












...Figura_18: Estas caches permitiram-nos conhecer zonas da Imbicta mesmo ali ao lado da Rua de Vilar...

Bom, foi assim que chegámos ao final do mês que passou. Muita coisa ficou por relatar, como puderam, aliás, constatar pelas dicas que fui deixando. Assim já sabem que há muitos (e bons) motivos para virem brevemente até aqui, consultar o que de novo publicarei... Até lá, fiquem bem!