23 de setembro de 2011

As publicações mais importantes que fiz a falar sobre o Cancro (essa doença maldita!)

A pedido de várias pessoas, e porque este nosso (meu) blog começa a ficar extenso por ocupar já um espaço ímpar nas publicações periódicas no nosso país, mantendo-se activo desde o Verão de 2006 (a primeira publicação ocorreu no longínquo dia 5 de Julho desse ano!), faço agora um pequeno resumo sobre as principais publicações nele efectuadas e que retratavam esse assunto tão sério que é falar sobre CANCRO. Neste resumo limitar-me-ei a indicar quais foram essas principais publicações, fazendo referência quer ao link a usar quer à data em que foram feitas, para uma mais fácil e rápida consulta, desejando que cada uma dessas ligações possa contribuir para transmitir um pouco mais de energia positiva, confiança, força e principalmente FÉ! Porque o CANCRO existe e não bate só nas portas ao lado, mas principalmente porque, felizmente, hoje poderemos VIVER com o cancro e não para o cancro!
Uma palavra muito especial para todas as mulheres que lutam com esta doença, principalmente no que diz respeito à sua forma mais difundida entre elas - o cancro da mama! Nunca esqueçam: a queda do cabelo, que normalmente mexe tanto com a vossa auto-estima, não é provocada pelo cancro e SIM pelo seu tratamento (e CURA!). Assim sendo, é normal e mesmo "desejável" (aqui as aspas são propositadas, apenas querendo referir que a queda do cabelo significa que estarão a combater as células malignas para as vencerem!) que tal se verifica, pois nos tratamentos existentes esta queda é consequência directa - um dos agentes químicos administrado na quimioterapia provoca a queda das pilosidades, enquanto um segundo agente faz com que as mesmas não cresçam. Mas, lembrem-se, o cabelo voltará a crescer, mais forte e saudável, quando este período mais "difícil" estiver ultrapassado. E esse novo patamar apenas será alcançado se mantiverem sempre um espírito optimista, confiante e forte! Os médicos são muito importantes, com os seus diagnósticos e tratamentos, mas nós, principais interessados do sucesso nesta batalha, também teremos que fazer por isso.
Que cada uma das publicações que seguidamente vos apresento possa contribuir para a vitória final!

Publicação do dia 3 Outubro 2009:
http://fmjmagico.blogspot.com/2009/10/quimioterapia-iii-serie-720-horas.html

Publicação do dia 13 Novembro 2009:
http://fmjmagico.blogspot.com/2009/11/doenca-oncologica-o-nosso-humilde.html

Publicação do dia 27 Novembro 2009:
http://fmjmagico.blogspot.com/2009/11/quimioterapia-e-ja-la-vao-praticamente.html

Publicação do dia 11 Janeiro 2010:
http://fmjmagico.blogspot.com/2010/01/vamos-falar-de-cancro-essa-doenca.html

Publicação do dia 2 Fevereiro 2010:
http://fmjmagico.blogspot.com/2010/02/saiba-o-que-e-o-cancro.html

Publicação do dia 18 Abril 2010:
http://fmjmagico.blogspot.com/2010/04/palestra-sobre-o-cancro.html

Publicação do dia 27 Abril 2010:
http://fmjmagico.blogspot.com/2010/04/palestra-vamos-desmistificar-o-cancro-e.html

Publicação do dia 7 Julho 2010:
http://fmjmagico.blogspot.com/2010/07/tribute-to-all-of-us-cancer-patients.html

As publicações mais importantes serão as dos dias 13/11/2009, 11/01/2010, 02/02/2010 e 18/04/2010. No entanto, nas restantes também tenho algumas referências que poderão ser interessantes / importantes. Mas, claro, aconselho a todos lerem o blog desde a primeira publicação até esta última (e mesmo adicionarem este endereço aos vossos favoritos - www.fmjmagico.blogspot.com/ - mantendo uma passagem regular por aqui para acompanharem o dia a dia deste aqui que agora se vos dirige, pois seguramente que encontrarão sempre algum motivo de interesse para me acompanharem no dia-a-dia! Quanto mais não seja para confirmarem como é possível lutar contra o cancro e ainda assim viver feliz! Como vos disse no início, "viver com o cancro e não em função do mesmo!"
Fiquem bem e, fundamentalmente, sejam felizes! Até já...