11 de setembro de 2011

Agosto 2011, N. Sra. da Saúde, Belide, Magia

2011, e Agosto em particular, marca os dois anos passados desde a remoção da mestástase pulmonar do meu T4N1Mx, pelo que maior significado teve para mim este regresso à aldeia natal e à romaria de N. Sra. da Saúde. Ainda por cima este ano tive o privilégio de ter integrado o cartaz das festas, já que fui convidado a fazer parte dos grupos que animaram as noites (no meu caso, a de sábado, dia 6). Pois! Agora já entendem o título desta publicação... Agosto 2011 - porque fez precisamente dois anos!; N. Sra. da Saúde - porque é a Santa padroeira e a quem tanto tenho recorrido para me valer nestes (quase) cinco anos volvidos!; Belide - ah! porque sou Belidense de gema!; e Magia - porque... (ops! Esta não sei explicar... lol).

Vamos lá então!


...Figura_01: Claro que a primeira imagem teria que dizer respeito à procissão do dia principal (5, portanto!), tendo-a nós aguardado em frente à casa dos meus pais, como se pode comprovar pela imagem.


...Figura_02: Seguiu-se a Rainha Santa Isabel, tradicionalmente transportada por bonitas jovens solteiras da aldeia.


...Figura_03: A minha Grande Amiga (N. Sra. de Fátima) também seguia o caminho...


...Figura_04: Sagrado Coração de Jesus (?)... pelo menos assim me parece ser...


...Figura_05: E, claro, o Menino Jesus transportado pela "futura geração de Belide que irão transportar a Rainha Santa Isabel alguns anos mais tarde...


...Figura_06: A multidão precedia o andor principal - o de N. Sra. da Saúde!


...Figura_07: E Ela chegou, majestosa...


...Figura_08: Com os meus pais atentos, a vê-La passar. E sim, eu sei, lá foi mais um pedido pela saúde de todos nós!


...Figura_09: Já este beijinho seguiu para... Ela? Mim? Talvez ambos...


...Figura_10: Ah! Também fiz alguns registos em formato vídeo, mas aqui não os irei mostrar, para não "sobrecarregar" o post.

Chegámos, pois, ao dia 6 e ao grande dia do Phil Mount (o meu alter-ego). Depois de uma noite magnífica, com um dos mais bonitos lançamentos do fogo de artifício barra fogo preso barra fogo pirotécnico que Belide (e arredores) jamais assistiu (não publico nenhuma foto pois aquilo só visto ao vivo! Ok, confesso, é porque não tirei nenhuma...), fomos até casa da minha irmã para uma noite (não muito bem) dormida, com a MJ a ter uma daquelas enxaquecas que arrasam qualquer um(a)... Ainda assim, e depois de alguns comprimidos e umas horas mais de cama, lá regressámos até Belide para preparar o espectáculo mágico.
Felizmente a hora prevista era só às 22H30, o que me dava muito tempo quer para preparar tudo quer para irmos jantar a casa do meu irmão. Só que já não pude assistir às danças do ventre com as alunas (prata da casa) da Perizade, mas pela reacção que ouvia terá sido também muito agradável de ver. Até que aquela multidão se movimentou para o recinto onde eu já a aguardava, transfigurado em mágico Phil Mount, preparado para demonstrar que, afinal, ainda há alguns santos da casa que conseguem fazer alguns milagres...


...Figura_11: Estavam mais de 200 pessoas atentas, para verem algo de mágico...


...Figura_12: E espero ter sido isso mesmo que Phil Mount lhes proporcionou.


...Figura_13: Bom, acredito que sim, a avaliar pelas várias ovações que o público não se coibia de manifestar...


...Figura_14: E pela participação voluntária de todos aqueles que ia solicitando...


...Figura_15: Como aqui o meu antigo vizinho Marcos, a olhar admirado e a pensar: "D'onde raio é que ele tirou aquela garrafa?"...


...Figura_16: Ou a Rita Mendes, aqui a escolher atentamente a carta que mais tarde viria a aparecer, assinada, no interior da carteira em fogo...


...Figura_17: Também a Bia Tarrafa (e uma sua amiguinha) proporcionaram momentos de verdadeira hilaridade, ao introduzirem uma nova palavra no mundo da magia que substituirá (para sempre) a ultrapassada "Abracadabra"... Quem não prefere a sonoridade de "XACARAMIAU!"???


...Figura_18: Mais uma vez introduzi a pequena brincadeira com o baralho de cartas Jumbo e que muito diverte (e surpreende) a multidão...


...Figura_19: Outros truques mais se seguiram, terminando com a produção da garrafa para um brinde à nossa Santa Padroeira e a todos os presentes.

Mas Agosto teve mais momentos mágicos, como referi em publicação anterior, pelo que brevemente aqui vo-las narrarei para ficarem a saber (quase) tanto como eu! Até lá, fiquem bem!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A imagem identificada como "Sagrado coração de Jesus" na realidade é a imagem de "Nossa Senhora da Conceição". E a menina do Xacaramiau não é a Bia Tarrafa, mas sim a Inês Tarrafa... Beijinho e tudo de bom para ti.

02 maio, 2014  

Enviar um comentário

<< Home