31 de maio de 2008

E a caminhada que não se fez...

Olá, minhas amigas e meus amigos!"
Esteve "quase" o meu regresso a esta vida de pedestrianismo!
Estava marcada para hoje, sábado, 31 de Maio, uma nova edição caminhante do "Grupo da Fenda", desta feita aqui bem pertinho de Vagos, um percurso ao longo da ria e extendendo-se para o lado de Ílhavo. No entanto, e por força do tempo que se fez sentir ao longo da semana, os "intrépidos aventureiros" não se aventuraram a fazê-la... Ohhhh! E até esteve um dia fantástico!
Mas prontes! Ficará para o próximo mês. Assim sendo, optei por regressar à minha vidinha pacata, de hidroginástica sempre que possa (e foi o que fiz hoje), e de dar a voltinha com o meu maravilhoso cão.



Este é o percurso por nós eleito, para darmos uma voltinha (sem ser ao bilhar grande)



Se a caminhada fosse aqui, aí sim, seria uma volta ao bilhar... Mas aqui fui eu e o meu pai quem lhe demos a volta.


E estas são as árvores que embelezam o nosso caminho pedonal (eu bípede, o Doc quadrípede! Não é erro, eu é que quiz mesmo escrever assim, tá? Que escândalo!...)

E como já só estou a dizer e escrever asneiras, vou deixar-vos por agora, para ir ver as asneiras dos outros. Neste caso refiro-me ao jogo de preparação da Selecção Nacional contra a Selecção da Geórgia, antes do Euro 2008, e as asneiras serão as costumeiras quer dos jogadores quer do nosso Felipão. FORÇA PORTUGAL!
E FUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII........

25 de maio de 2008

Pensamento do dia...

Quando cheguei a casa à noite, a minha mulher
insistiu que a levasse a sair, a um sítio bem caro.....
Levei-a a uma bomba de gasolina !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

24 de maio de 2008

E agora o que se passou nestes últimos dias...

Hola, gente boa!
Pois é! Depois de mais um brilhante contributo do nosso Pinga Tê, é tempo de vos dar conhecimento dos últimos dias aqui dos camanos!... (Ops! Isto pega-se!...)
Assim, no dia 5 de Maio fomos jantar a casa dos amigos Anabela e Alex (mas sem o Alex). Eu sei que 5 de Maio é uma segunda-feira, mas que querem! Com a nossa activa vida social, já não tínhamos fins de semana para tal. Vai daí que...



Foi num ambiente de agradável descontracção que tudo ocorreu... É! Falta o Alex e a gata Micas. Pois, foi ela quem tirou a fotografia...

A semana foi decorrendo, e chegámos ao tal sábado em que decorreu o Curso sobre Vinificação, da Enodestinos (publicado já há três postagens atrás). Vêm-me aqui a preparar esse relato sobre o curso? É verdade! Ainda não tinha registado a minha brilhante performance na preparação desta obra (quase) literária que é este nosso (vosso) espaço cybernáutico.



O je, acompanhado do companheirão Tanino, a escrever aquela que veio a ser uma nova publicação neste blog!

Entretanto, com a chegada da Prima, a Vera (eu sei que ela é muito tímida e discreta, e que vcs quase ainda não deram por ela... Mas ela é mesmo assim! Quando menos esperarem, ela irá dar nas vistas e brilhar, com o sol radiante e temperaturas quentes... Sim, porque esta minha Prima, a Vera, é muito "hot"!), chegaram também os nossos morangos. Ainda estão tímidos, tal como a minha Prima, a Vera, mas já nos permitiram deglutir algumas das suas vitaminas C, silício, Potássio, magnésio e ácido fólico (as coisas que eu sei!...).



Não são tantos como no ano passado, mas ainda assim já nos permitem recordar o sabor de morangos caseiros.


Depois no domingo tivemos a visita do nosso (futuro) afilhado Gonçalo, que resolveu trazer atrás os seus pais Cristina e Francisco, a quem se juntaram também a Anabela e o Alex. Foi uma tarde de boa disposição, com o Gonçalo sempre sorridente.



Já viram o futuro deste(s) borracho(s), quando for(em) para a Estação da Luz partir(em) o coração das... gajas?

No final fizemos um lanchinho, até porque a Cristina trouxe o resto... bom, confesso que era quase todo... de um bolo, que comemos com chá.



Anabela, Alex, Francisco, Gonçalo, Cristina e os dois anfitriões FMJ (Filipe e Maria José)


Ao jantar, já sem a presença dos papás Francisco e Cristina, e do afilhado Gonçalo. Ou seja, para não terem que fazer contas pelos dedos, sobraram a Anabela, o Alex, a Maria José e o Filipe, que sou eu mesmo!


E nada como terminar com uma imagem do nosso Tanino a brincar no jardim, onde todas as noites jogamos às escondidas, eu e ele... Pronto, tá bem! Eu não termino ainda.

Vou então continuar com as novidades desta semana. É que no passado domingo, 17 de Maio, teve lugar o Almoço dos Reis, em casa da Júlia. Adiado várias vezes, foi finalmente conseguida uma data que reuniu o consenso de todos os elementos... Até da Cármina, que veio especificamente de Angola para estar presente neste grandioso evento. E para festejar eu levei umas garrafas de espumante bruto tinto Aliança, que acompanha maravilhosamente a sardinhada que decidimos fazer. Claro está que não há sardinhada sem... sardinhas, pelo que o Chico, com medo que elas faltassem ao encontro, tratou logo de arranjar 10 kg deste peixe. Só que se esqueceu que seríamos apenas 7 adultos presentes...



As ditas cujas numa caixa, preparadinhas para passarem pelas brasas...



Com o Júlio a preparar o brasido para lhes "preparar o bronze", perante o olhar atento da Mizé, aqui disfarçada de "Mata Hari".


E o grupo saboreou (e quase enjoou, de tanta sardinha) a tarde... e muito mais ainda porque o Sporting venceu o jogo da final da taça com o Porto, por 2-0 (honra seja dada ao Chico, que soube perder com dignidade... Penso que ainda anestesiado com o bruto da Aliança por cima dos medicamentos que estava a tomar!)

E na quarta-feira foi dia de ir até ao IPO, fazer os tão aguardados exames de controlo - o primeiro TAC pós-tratamentos de quimioterapia e novas análises aos marcadores tumorais. Bom, confesso que até nem ia muito nervoso, pois se se tivessem demorado mais algum tempinho a concluir o exame, eu teria mesmo adormecido deitado no aparelho do TAC... E felizmente que os resultados confirmaram esta minha confiança - pelas primeiras observações médicas, o TAC revela que tudo está estabilizado, mantendo-se as adenopatias ligadas à aorta numa fase de regressão, e os marcadores também estão nos parâmetros normais. Claro está que fomos logo comemorar, com um almoço regado no restaurante "Farinha de Milho".

Na quinta foi feriado, pelo que aproveitámos para ir até ao norte, a Monção, à feira do vinho Alvarinho. Foi uma desilusão (a feira, não a vila!), mas serviu para conhecermos o magnífico Hotel Rural "Convento dos Capuchos", um espaço que merece uma nova visita e até uma estadia. Será um bom sítio para os Pinguinhas realizarem um retiro? É um caso a pensar...



A minha maridona a apreciar um dos recantos do Hotel.



E aqui o je no claustro do Hotel.



Esta é uma imagem da recepção do Hotel, com uma lareira, forno e chaminé tipicamente nortenhas... mas daquelas mesmo do norte!, estão a ver?


E termino (agora sim!) com a imagem do stand da Sanitana, na FIL, onde decorreu até hoje, sábado, a feira Tektónica, onde fui ontem. Mais novidades para breve. Até lá, desejo-vos um excelente domingo! Fuiiiiiiiiiiiiiiiii!...

20 de maio de 2008

De acordo em acordo ortográfico até 2058 DC

A HISTÓRIA DO CAPUCHINHO VERMELHO... CONTADA NO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO POR UM PUTO DO ANO 2058!

Tás a ver uma dama com um gorro vermelho? Yah, essa cena! A pita foi obrigada pela kota dela a ir à toca da velha levar umas cenas, pq a velha tava a bater mal, tázaver?

E então disse-lhe:
- Ouve, nem te passes! Népia dessa cena de ires pelo refundido das árvores, que salta-te um meco marado dos cornos para a frente e depois tenho a bófia à cola! Pá, a pita enfia a carapuça e vai na descontra pela estrada, mas a toca da velha era bué longe, e a pita cagou na cena da kota dela e enfiou-se pelo bosque. Népia de mitra, na boa e tal, curtindo o som do iPod...
É então que, ouve lá, salta um baita dog marado, todo chinado e bué ugly mêmo, que vira-se pa ela e grita:
- Yoo, tá td? Dd tc?
- Tásse... do gueto alí! E tu... tásse? - disse a pita
- Yah! E atão, q se faz?
- Seca, man! Vou levar o pacote à velha que mora ao fundo da track, que tá kuma moka do camano!
- Marado, marado!... Bute ripar uma até lá?
- Epá, má onda, tázaver? A minha cota não curte dessas cenas e põe-me de pildra se me cata...
- Dasse, a cota não tá aqui, dama! Bute ripar até à casa da tua velha, até te dou avanço, só naquela da curtição. Sem guita ao barulho nem nada.
- Yah prontes, na boa. Vais levar um baile katéte passas!!!
E lá riparam. Só que o dog enfiou-se por um short no meio do mato e chegou à toca da velha na maior, com bué avanço, tázaver? Manda um toque na porta, a velha "quem é e o camano" e ele "ah e tal, e não sei quê, que eu sou a pita do gorro vermelho, e na na na...".

A velha abre a porta e PIMBA, o dog papa-a toda... Mas mesmo, abre a bocarra e o camano e até chuchou os dedos... O mano chega, vai ao móvel da velha, saca uma shirt assim mêmo à velha que a meca tinha lá, mete uns glasses na tromba e enfia-se no VL... o gajo tava bué abichanado mêmo, mas a larica era muita e a pita era à maneira, tásaver?
A pita chega, e tal, e malha na porta da velha.
- Basa aí cá pa dentro! - grita o dog.
- Yo velhita, tásse?
- Tásse e tal, cuma moca do camâno... mas na boa...
- Toma esta cena, pa mamares-te toda aí...
- Bacano, pa ver se trato esta cena.
- Pá, mica uma cena: pa ké esses baita olhos, man?
- Pá, pa micar melhor a cena, tázaver?
- Yah, yah... E os abanos, bué da bigs, pa ke é?
- Pá, pa poder controlar melhor a cena à volta, tázaver?
- Yah, bacano... e essa cremalheira toda janada e bué big? Pa que é a cena?
- É PA CHINAR ESSE CORPO TODO!!! GRRRRRRRR!!!!
E o dog manda-se à pita, naquela mêmo de a engolir, né? Só que a pita dá-lhe à brava na capoeira e saca um back-kick mesmo directo aos tomates do man e basa porta fora! Vai pela rua aos berros e tal, o dog vem atrás e dá-lhe um ganda-baite, pimba, mêmo nas nalgas, e quando vai pa engolir agaja aparece um meco daqueles que corta as cenas cum serrote, saca de machado e afinfa-lhe mêmo nos cornos. O dog kinou logo alí, o mano china a belly do dog e saca de lá a velha toda cheia da nhanha. Ina man, e a malta a gregoriar-se toda!!!
E prontes, já tá...

Yoh bacanos pingas, virei falador de cenas muita maradas mén ke nem o Flipe ... eheheh

17 de maio de 2008

E agora uma reportagem completamente diferente...

Aqui estou de novo, alguns minutos após a minha última publicação... ninguém pára um criativo como eu! Bom, isto não é de todo verdade! Eu páro nos STOP's (não vá algum Sr. Polícia da BT ler este meu blog e levar à letra aquela frase. E repare que eu até o tratei por "Sr."!)...
Pois é! Decidi colocar duas publicações num mesmo dia, levando muito a sério a famosa frase do "dois em um". Decidi abrir um pouco mais do nosso "livro de vida" e mostrar-vos alguns dos recantos muito especiais que os "couples" FMJ prepararam no seu "Jardim do Éden"... Para ser franco, foi mais a MJ quem preparou... Até porque o FM não tem grande jeito para aquelas coisas... Mas isso tb não interessa nada, por isso continuemos.
Preparem-se para contemplar algumas das delícias que inspiram os mais "desinspirados" (aqui foi o meu caso! "Inspirar os mais desinspirados"??? Qu'é qu'é isto????). Não se admirem de ver algo parecido com isto em alguns dos livros com contos para crianças, que normalmente têm aquelas ilustrações tão fantásticas e que falam por si só. É que estes pequenos recantos também o fazem... Vejam!



Até parece um qualquer castelo daquelas histórias de fadas e duendes e príncipes e cavaleiros e...


E aqui um casal de meninos a namorarem às escondidas dos seus pais, num amor proibido. Terá sido aqui que Shakespeare se inspirou para a sua famosa história que retratou a família dos Capuletos e dos Montéquios?



E esta imagem do sapo (não é o Cocas nem o sapo.pt) não vos faz lembrar imagens da Alice no País das Maravilhas?



Eu vou, eu vou, p'ra casinha eu vou... depois de mais um dia de trabalho nas minas... (quem sou eu?)


Os nossos "pássaros residentes". Não vivem em gaiolas e não fogem. Não é isto um sinal excelente de quanto nós somos bons para com eles?



Apresento-vos os nossos "3 gatos patuskas", que normalmente controlam os nossos grelhados de Verão (e de Outono e de Inverno e de Primavera).



Este é o espaço zen, com a cultura dos bonsais...


A musa inspiradora de Puccini e a sua "Madame Butterfly", a comovente história de uma bela e jovem gueixa que sacrifica a sua família, a sua religião e a sua própria vida pelo marido americano. (As coisas que vocês aprendem comigo, não é?)


Imagem do "Jardim do Éden"... É verdade! Todos os pormenores anteriormente mostrados estão espalhados por este jardim e ao longo de todo o exterior da casa.


Vêem? Encontram aqui o nosso "Mr. Sapo"? Não??? Pois não... Naquele momento ele tinha ido dar uma volta. Só foi ali colocado mais tarde, junto à base daquele poste...


Espero que tenham gostado desta volta pelos pequenos (grandes) detalhes que se podem encontrar num qualquer jardim... desde que tenha o cunho da minha maridona! Querem um pequeno exemplo? Vejam só como este ano comemorámos o 25 de Abril:


Perceberam o pormenor? Se um dia se cantou "Uma gaivota voava, voava..." porque não mostrar, como símbolo dessa liberdade, uma gaiola aberta?

Fiquem bem!
Filipe

O V Curso de Vinhos da Enodestinos

Tal como tinha prometido ontem, eis-me aqui a fazer um "resumé" daquele que foi mais um Curso organizado pela Enodestinos, e relacionado com o mundo dos vinhos. Desta feita o tema abordado foi a VINIFICAÇÃO e foi (novamente) ministrado pela enóloga "residente" Arminda Ferreira. A adesão foi razoável, atendendo à capacidade máxima da sala - 13 inscritos (comigo 14) para uma sala com capacidade de 15 lugares. Nada mau!
Contrariamente aos cursos anteriores, desta feita o evento decorreu no anfiteatro da WRC, no Curia Tecnoparque (precisamente onde a Enodestinos também tem a sua sede). Mas nada como apresentar-vos algumas imagens, que falam por si.


A "Vinificação" teve uma forte componente teórica, transmitida no magnífico anfiteatro da WRC.



Aspecto geral do anfiteatro, com os formandos escutando atentamente a apresentação da enóloga.



Aspecto da sala onde decorreu a parte prática com a degustação de alguns vinhos com diferentes tipos de vinificação.


Não! Não é um fantasma. Sou mesmo eu reflectido no vidro. E tb não foi erro fotográfico, foi mesmo propositado. Afinal, tb eu participei nas provas e assim constei no registo.



A mesa com as iguarias para a enodegustação...



... acompanhadas brilhantemente por estes vinhos da Artwine...



... bem como pelos "formandos esfomeados" àquela hora do final do dia.



E esta foi a equipa do background que trabalhou para o evento: o Sr. Bernardino, a minha Maridona MJ e o je próprio moi même, FM.

Fiquem bem e... me aguardem, pois voltarei em breve com uma nova reportagem.
Take care!
Filipe

16 de maio de 2008

Antes de ir de fim de semana

Olá, pipol.
Pois é! Resolvi deixar-vos aqui alguns pensamentos mais profundos, para vos fazer reflectir durante o fim de semana. Alguns deles são já bastante conhecidos para alguns de vós, mas isto é quase como o "menos com menos dá mais" da matemática. Neste caso, é "alguns (deles) com alguns (de vós) dá nenhuns". Por isso mesmo aqui os deixo (em homenagem ao nosso amigo Yasumitsu Takagi, o maior Ioparai japonês que conheço).

- As calorias são pequenos animais que moram nos roupeiros e que durante a noite apertam a roupa das pessoas.

- O trabalho fascina-me tanto que às vezes, fico parado a olhar para ele.

- Casamento é um relacionamento a dois, no qual uma das pessoas está sempre certa e a outra é a mulher.

- Se fores chata, as tuas amigas perdoam; Se fores agressiva, as tuas amigas perdoam; Se fores egoísta, as tuas amigas perdoam; Agora experimenta ser magra e linda! Tás lixada!

- O amor é como a gripe: apanha-se na rua, resolve-se na cama!

- O excesso de sexo provoca amnésia e outras coisas que agora não me lembro...

- Portugal é um país geométrico: é rectangular e tem problemas bicudos, discutidos em mesas redondas, por bestas quadradas!

- Não procures o príncipe encantado. Procura, antes, o lobo mau: ouve-te melhor; vê-te melhor e ainda te come.

- Toda a gente se queixa de assédio sexual no local de trabalho.Ou isto começa a ser verdade ou então despeço-me!!!

- O cérebro é um órgão maravilhoso. Começa a trabalhar logo que acordamos e só pára quando chegamos ao serviço.

- O teu computador é como uma carroça: tem sempre um burro à frente!!!

- As hierarquias são como as prateleiras, quanto mais altas mais inúteis.

- Os trabalhadores mais incapazes são sitematicamente promovidos para o lugar onde possam causar menos danos: a chefia.

- Chocolate não engorda; quem engorda és tu.

- Eu cavo; tu cavas; ele cava; nós cavamos; vós cavais; eles cavam. Não é bonito, mas é profundo.

E prontes. Com mais este pequeno contributo para a vossa cultura me despeço, prometendo para breve notícias sobre o último curso de vinhos promovido pela Enodestinos.
.
.
.
.
Notícias de última hora dão conta de:

1- No próximo domingo terá lugar um Almoço de Reis (que saudades!), onde novamente este grupo de amigos irão comer e beber e falar e rir e... Mais não digo!

2- Depois, na quarta-feira aqui o je vai realizar exames de controlo no IPO, para o que vos peço a todos uma daquelas correntes (ou cadeias) de força que não fazem nada mas pelo menos indica que visitaram este meu (vosso) espaço!

2- Próxima quinta-feira o Grupo da Fenda (ainda se lembram quem são estes artistas? Vá lá, toca a ir visitar os arquivos para ler algo sobre eles... recomendo que vão até 2006!) vão editar uma caminhada por serras da Lousã, nas Aldeias de Xisto. Que pena eu ainda não me aventurar a grandes caminhadas, pelo que faltarei...

3- No sábado, 24 de Maio, a Enodestinos irá organizar um novo curso de provas de vinhos, que versará algumas das qualidades e alguns dos defeitos que se poderão encontrar num vinho. Servirá ainda para provarmos os excelentes vinhos da Artwine (Quinta de Baixo). Não faltem!

4- Bom fim de semana! (ou queriam mais?)

Fiquem bem que... eu também me vou!
Filipe

9 de maio de 2008

A pedido de várias famílias II

Olá, gente boa! Exultemos de alegria pois... É SEXTA-FEIRA!!!
Hoje venho numa publicação muito sucinta e específica. A pedido de várias famílias, venho explicar a todos os (milhentos) leitores como podem enviar os seus comentários. Assim:
1- Têm que ter um endereço electrónico de conta ".gmail" (quem não tem, deverá criar um; quem já tem é só usar)
2- Depois de lerem o (normalmente excelente) meu texto, no fundo vêm um link que diz algo como "comentário" e é só clicar.
3- O blogger abre uma janela em que vos pede que coloquem a vossa conta (será o endereço de correio electrónico de -gmail) e a vossa password (de acesso a essa conta)
4- Por último, é só escreverem o vosso comentário e mandar publicar. Agradeço que indiquem o vosso nome, pois eu receberei uma informação do comentário, mas vem via "blogger", pelo que, se não se identificarem, não saberei quem sois. E aí não posso responder-vos...

E é tudo por hoje. Vou preparar-me para o dia de amanhã, em que participarei num Curso de Vinificação da Enodestinos. Depois cá colocarei o report do mesmo.

Fiquem bem e bom fim de semana.
Filipe

4 de maio de 2008

E agora a nova sessão de contos na Figueira

Olá, gente de bem...
Tal como havia dito antes, assim em jeito de previsão (mesmo que não mágica), decorreu a segunda sessão de apresentação dos Contadores recém-condecorados a essa condição, no CAE da Figueira da Foz.
Foi uma sessão com muitas ausências, o que não deixou de ser uma pena pelo desinteresse aparente que essa ausência demonstra (mesmo que não seja verdade, é essa a impressão que causa!). E os nossos formadores Zé e Lena até mereciam que ali tivessemos comparecido em peso, berdad?
Mas vamos ao que interessa: dos 3 elementos que faltavam contar, apenas o Kim Zé compareceu... e contou! Depois, para completar a tarde e proporcionar às (poucas) pessoas presentes pelo menos a impressão que até valeu a pena terem-se ali deslocado, contou ainda a Raquel, eu próprio e depois tivemos a honra de assistir às participações, assim ao estilo de "special guests", da Vera (história demonstrativa da ausência de atenção com que os pais, por vezes, brindam os seus filhos), da Lena (com mais uma magnífica história da menina Carmella) e, claro, do Zé (que até nos brindou com dois contos - um primeiro mais místico (que nos explicou porque o Diabo não quer nada com raparigas) e uma segunda muito divertida, com os medricas coelho, cavalo e girafa, e o fantástico detective macaco que desvendou o segredo do monstro "Plopfchht" - e agora sou mauzinho, pois não vos revelo este mistério - tivessem ido, tal como vos havia sugerido. Pronto, está bem, eu digo! (Que chatice! Não consigo resistir aos vossos pedidos para vos revelar quem é o monstro!). O monstro "Plopfchht" não era mais que um cacho de bananas a cair no rio!
Bom, mas deixo-vos aqui algumas das fotos que ilustram o que por ali se passou.


A abertura das hostilidades com o Kim Zé a contar-nos a sua versão dos 3 porquinhos e do lobo mau... Gostei mas foi pena não ter aproveitado melhor os seus envelopes, trabalhando ali a magia que poderia ter tirado deles. Assim ninguém se apercebeu da magia que pretendia ter realizado...


A Raquel deu o seu toque, contando-nos mais uma magnífica história infantil (uma versão mais moderna da história da Carochinha)



Imagem da (pouca) assistência, com destaque para alguns espectadores mto especiais - os meus pais José e Laura e a minha sobrinha Dalila.



Eis-me em mais um momento mix de conto e magia. Aqui com a minha convidada Carolina para o "chamamento do peixe mágico"



E vocês, não acreditavam no "peixe mágico"? Ei-lo...



A actuação da primeira "convidada de honra", Vera



A Lena também abrilhantou a tarde com mais um magnífico conto...



... com uma espectadora muito atenta a ouvi-la, a minha maridona, assobiando o "Always look on the bright side of life!"



A classe do Zé que deixou todo o mundo divertido...



... como se pode comprovar pela expressão dos meus pais e sobrinha.


Ah! E até tivemos direito à participação muito especial de mais um verdadeiro animal de palco (e aqui no sentido literal do termo) - ganda Simão!



E tudo terminou num excelente jantar num das tradicionais restaurantes-tasca da Figueira - o Mota, boa comida muito bem acompanhada por Cabriz Colheita Seleccionada. Foi o que se pode dizer de "um terminar em beleza para um breve recomeçar noutro qualquer local".
Fiquem bem!