30 de dezembro de 2010

Noites Mágicas no Moliceiro: a última edição de 2010!

Pois é! Foi já no passado dia 4 de Dezembro que decorreu a minha última actuação no Hotel Moliceiro (parece que foi ontem...). Foi uma noite de experiências, pois pela primeira vez (ali) optei por fazer um mix de magia de salão e magia de proximidade, uma solução que se revelou bastante interessante (pelo menos a julgar pelas reacções expressas por todos os presentes, desde os mais novos até aos mais séniores que assistiram).
Com mais uma criteriosa selecção de "novos" truques (mais uma vez tive o cuidado de apresentar efeitos diferentes de todas as anteriores sessões, a pensar nos eventuais repetentes), o Bar do Hotel voltou a apresentar uma boa moldura humana, interessada e interessante, que ali acorreram para deixarem entrar a magia nas suas vidas. E poderá dizer-se que tal aconteceu, já que Phil Mount (não digam nada mas é a minha outra entidade, semi-secreta, assim tipo super-herói na clandestinidade!) conseguiu manter as pessoas presentes atentas entre as 22H00 e as quase uma da manhã (Phil Mount não brinca em serviço!).
Mas vamos às fotos, que ilustram um pouco a magia que ali foi acontecendo...


...Figura_01: E a magia começou com um espectador a eleger "livremente" um tipo de bebida, no caso vinho tinto, que o mágico (sim, eu!) produziu a partir do balão que vêem na foto.


...Figura_02: E porque os noticiários invadem-nos diariamente com notícias sobre a crise, nada como brindar os presentes com um número de produção de muitas moedas para dentro de uma caixa. Visual, sim, mas sobretudo sonoro, com as muitas dezenas de moedas a cairem, tilintantes, pelas lâminas metálicas abaixo.


...Figura_03: Estas "Noites Mágicas" têm também servido para reencontrar amigos de há muitos anos atrás, que ali têm vindo assistir, muito por graça das informações que as novas tecnologias (Facebook à frente!) nos permitem divulgar, como aqui no caso da Dulce, que assistiu ao desaparecimento da sua aliança amarrada por uma corda na minha mão, e que apareceu dentro de um frasco de sal desrolhado por ela e comprovadamente fechado. Magia? Claro... lol


...Figura_04: Já o caso do Sebastião (o rapazinho da imagem... Não é o de preto, é o outro! Eu sei que parecem ter a mesma idade, mas pelo menos conseguem distingui-los pela cor da roupa, né mesmo?), ele escolheu e assinou uma carta, perdeu-a no baralho, baralhou, partiu e, no fim, verificou que o mágico (agora sim, é o rapazinho vestido de escuro) retirou a sua carta assinada de dentro de uma carteira e de um compartimento fechado com "zipper"... Ver para crer!


...Figura_05: Este "casal" (de amigos) vieram ver ao vivo a forma como o mágico (que continua a ser aquele puto de preto) conseguiu retirar uma aliança de dentro de um copo seguro por um deles, e fazê-la aparecer na varinha presa pelas pontas pelo outro...


...Figura_06: Entre outros efeitos, o mágico conseguiu ainda "encontrar" uma outra carta seleccionada por outro espectador, utilizando a sua gravata de pura seda italiana. E não é que a carta escolhida pela criança apareceu mesmo na ponta da gravata?


...Figura_07: E ao longo destas sessões das "Noites Mágicas", uma das presenças constantes foi a do Sr. Veloso, o pianista residente do Hotel Moliceiro, e que nesta noite teve um papel ainda de maior destaque. É que na segunda parte desta sessão, durante a magia de proximidade, enquanto eu deambulei pelo salão, ele foi responsável por manter a música no activo... no seu piano!

E termino com um excerto do efeito de cartas, em que três ases viajam "enigmaticamente" para junto do quarto ás, previamente seleccionado pelos espectadores, e que é mantido debaixo das suas mãos... Desfrutem!



Gostaram? Querem mais? Então comentem e façam uma petição para que o Hotel Moliceiro dê continuidade a estas iniciativas, relançando o "Noites Mágicas no Moliceiro" durante o ano de 2011! Entretanto, aproveitem bem a passagem de ano que se aproxima silenciosamente, pé ante pé, e tenham um excelente novo ano!
Como alguém já sugeriu, utilizem as 12 passas não para fazer 12 novos pedidos, mas reservem 6 para outros tantos agradecimentos pelo que de bom as vossas vidas têm tido. Eu vou fazê-lo!
Fiquem bem e sejam felizes! Até já...

26 de dezembro de 2010

Uma comédia de Natal... à Mr. Bean!

Eu sei que estranharam eu não ter aqui publicado nenhuma mensagem natalícia... É verdade, tenho andado bastante "distraído" com outros temas. Mas ainda assim, e porque Natal é quando um Homem quer, partilho convosco esta comédia do Mr. Bean. Seguramente que mtos de vós já conhecerão, mas ainda assim vale a pena (re)ver!



FELIZ NATAL 2010!

O aniversário do nosso afilhado Gonçalo

Só agora reparei o quanto estou atrasado nestas publicações. Por isso mesmo não estranhem que, nestes próximos dias, irei procurar recuperar "o tempo perdido". Até porque o fim do ano aproxima-se em grande velocidade (só espero que não tenha bebido nesta época festiva, não vá receber uma multa ou, pior ainda, levar ordem de prisão e nós esperarmos em vão pela sua chegada à meia-noite de 31!).
Mas, e enquanto o tic-tac do relógio não pára na sua corrida, avancemos nós para relatar o último grande acontecimento de Novembro (tão atrasado ando eu!): o terceiro aniversário do nosso afilhado Gonçalo. Foi, pois, no dia 28 que a família Jordão reuniu os seus amigos para, com eles, comemorarem este dia tão especial. E nada como mostrar pelas fotos tudo o que aconteceu...


...Figura_01: A mesa das guloseimas, com o bolo do inevitável Mickey (o boneco favorito do Gonçalo). Esta era a mesa da perdição das crianças presentes... eu incluído!


...Figura_02: A madrinha Zé a ler uma história ao aniversariante.


...Figura_03: Também o mano Afonso se divertiu na festa, aqui no andarilho. E haja quem o segure!


...Figura_04: Apesar do frio o dia estava bonito, permitindo aos meninos para se divertirem no jardim. Por exemplo, nas bicicletas...


...Figura_05: Chegou a hora de cantarmos os parabéns e do Gonçalo apagar as suas três velinhas...


...Figura_06: E o inevitável aconteceu: tivemos que comer o rato Mickey, quais gatos esfomeados...


...Figura_07: Claro que todos estes doces puxavam mesmo era um tintol...


...Figura_08: E foi em clima de festa, com o padrinho FM (o moi même) e o afilhado Gonçalo em brincadeira pegada, que demos por encerrada estas comemorações!


...Figura_09: Mas o último dia de Novembro ainda permitiu um jantar especial, desta feita com "os Magníficos da Sanitana". Começando pelo homem da barba e dando a volta à mesa no sentido dos ponteiros do relógio, temos: Manuel Lourenço, Armando Lourenço, FM, Álvaro Rodrigues, Armando Silva, Alcindo Ramos e Manuel Santiago.

E Dezembro entrou, assim de mansinho, quase sem darmos por ele. Quem deu por ele e bem foi o Doc, que sentiu o peso da idade. Por estes dias deixou de comer, levando-nos a pensar que estaria a chegar ao seu fim... Mas felizmente a "nossa" veterinária Vanessa diagnosticou o seu mal, e com uma operação de esterilização, reduziu-lhe a próstata que já lhe comprimia o intestino (daí ele nada comer).


...Figura_10: Não são fraldas, senhores, mas um penso que evitou uma grande dor de cabeça ao Doc... e principalmente aos seus donos. Sim, porque com esta figurinha ele evitou o uso do desconfortável funil na cabeça, que o fazia ir contra tudo e todos, sem ver por onde andava.


...Figura_11: Mas este início de Dezembro também nos trouxe uma nova experiência: o Gonçalo veio passar um dia inteiro connosco, a nossa casa, sem os seus pais... Ei-lo no seu "pior momento": a hora da refeição! Aqui com a madrinha Zé...


...Figura_12: E aqui com o padrinho FM, numa renhida competição para ver quem comia tudo primeiro... (só assim!)


...Figura_13: No dia seguinte foi a vez de apanharmos as primeiras clementinas na nossa árvore, que este ano nos presenteou com mais de 20 kg deste magnífico fruto! Aqui a Zé...


...Figura_14: E aqui eu, em grande estilo.

Breve, breve, aqui a descrição da magia no Moliceiro. Não percam! Até lá, fiquem bem!

15 de dezembro de 2010

Póvoa da Rainha - fábrica de camisolas... e de amigos!

Repegando no tema dos "acontecimentos dos últimos dias", e tal como tinha deixado já no ar numa das últimas publicações reveladoras das nossas actividades do dia-a-dia, fomos, ainda em finais de Novembro, até casa dos pais da nossa amiga Natália, em Póvoa da Rainha, ali numa das faldas da Serra da Estrela nas proximidades de Gouveia, para visitarmos esta nossa amiga e a sua mais recente "aquisição": a sua filha Beatriz.
Foi, pois, com enorme prazer que no dia 25 encetámos viagem pela A25 até Mangualde, saindo depois na direcção de Gouveia e, finalmente, guiados pela maravilha que é o GPS, até à aldeia da Póvoa da Rainha. Estava um dia bastante gelado, com a meteorologia a indicar ser o início de uma vaga de frio nórdico que conheceria o seu pico nos dias que se seguiram (e que acabaram por trazer muita neve até à serra mas que nestes dias nada vimos!).
Chegámos ali com atraso de mais de uma hora (coisa rara... pois não!), mas os nossos amigos esperaram estoicamente por nós para almoçar. Depois dos cumprimentos a todos eles (os pais e irmão da nossa amiga já não os víamos há vários anos), e de conhecermos a nossa nova amiguinha Beatriz, foi hora do repasto e sempre com a lareira acesa. Esta foi, aliás, a minha grande companheira nessa tarde e dia seguinte, sempre activa a aquecer a casa (pois mesmo sem neve a temperatura rondava os zero graus!)


...Figura_01: Eis-me sentado à lareira, a escrever os últimos capítulos do meu livro no computador. E que bem renderam aquelas horas ali, levando quase até ao fim esta tarefa de transcrever para ficheiro ".DOCX" o meu livro manuscrito.


...Figura_02: Mas a estrela da tarde era a Natália mamã e a sua filhota Beatriz, aqui no colo de uma tia avó enquanto a sua mãe se agarrava à amiga (e minha maridona) Maria José.


...Figura_03: No dia seguinte e já depois de uma noite dormida ali na serra, foi tempo de comprovar as (muitas) fotos tiradas à Beatriz, tal como o seu pai Sílvio tinha solicitado (ele não esteve presente nestes dias, pois encontrava-se a trabalhar só ali indo ter no fim-de-semana).


...Figura_04: As duas amigas à mesa do almoço...


...Figura_05: Também esta minha companheira adivinhava os dias gelados, não saindo do sofá defronte da lareira...


...Figura_06: Mas estes intrépidos aventureiros ousaram enfrentar a intempérie, desafiando o frio numa pequena volta pela aldeia. Aqui em frente à casa destes nossos amigos da serra...


...Figura_07: Com a Zé a encontrar um pormenor (só ela!): uma planta que lhe fez lembrar um bonito e verdejante coração serrano.


...Figura_08: A aldeia é pequena, mas ainda assim muito bonita. Adivinham-se alguns percursos interessantes...


...Figura_09: Para além da beleza destes muros em granito... ou dos modelos que neles se encostam! (eheheh!)


...Figura_10: No fim do pequeno passeio (suficiente para ficarmos gelados!), fomos conhecer a fábrica dos pais da nossa amiga, onde fabricam bonitas e confortáveis camisolas em lã, guiados pelo seu dono e sua filha. O nome? Malhas Rainha - J. Pereira Lda.! Teares, máquinas de lavar, de passar, de cortar... toda uma panóplia de equipamentos utilizados nas confecções das roupas de lã da Póvoa da Rainha. E o resultado final são umas magníficas camisolas em diferentes cores, desenhos e mesmo espessura da linha...



...Figura_11: O Sr. Pereira (pai da Natália), explicando-nos uma das suas últimas aquisições: um equipamento que tece as partes para confecção da roupa com as lãs mais grossas. A toda esta equipa desejo os maiores sucessos!

E termino aqui e agora esta publicação, ficando ainda a dever-vos o relato do aniversário do nosso afilhado Gonçalo Jordão e, claro, o último evento do "Noites Mágicas no Moliceiro"... em 2010! Até lá, fiquem bem!

9 de dezembro de 2010

A História do Natal nesta Era Digital!

E porque estou em maré de vos dar informações actuais sobre bonitas histórias do passado, reparem na forma como seria hoje pesquisada e relatada a história que deu origem à maior religião do mundo - a (minha) religião católica! É, sem dúvida, uma forma bastante original de nos apresentar o nascimento de Cristo há mais de dois mil anos atrás!
Desfrutem e, já agora, um BOM NATAL para todos! Fiquem bem...

A história do Capuchinho Vermelho vista nos dias de hoje!

Hoje venho apenas apresentar-vos como seria noticiada hoje em Portugal a história do Capuchinho Vermelho…

Nas Televisões portuguesas:

TELEJORNAL - RTP1
"Boa noite. Uma menina chegou a ser devorada por um lobo na noite de ontem... mas a actuação de um caçador evitou uma tragédia".

JORNAL DA NOITE – SIC
"Vamos agora dar-lhe conta de uma notícia de última hora. Uma menina foi literalmente engolida por um lobo quando se dirigia para casa da sua avó! Esta é uma história aterradora mas com um final feliz... o Sr. telespectador não vai acreditar mas esta linda criança foi retirada viva da barriga do lobo! Simplesmente genial!"

JORNAL NACIONAL – TVI
"... onde vamos parar, onde estão as autoridades deste país?! A menina ia sozinha para a casa da avó a pé! Não existe transporte público naquela zona? Onde está a família desta menina? E a Comissão de Protecção de Menores? Tragicamente esta criança foi devorada viva por um lobo. Em épocas de crise, até os lobos, animais em vias de extinção, resolvem aparecer?? Isto é uma lambada na cara da actual governação portuguesa."

Na imprensa portuguesa:

CORREIO DA MANHÃ
"Governo envolvido no escândalo do Lobo"

JORNAL DE NOTICIAS
"Como chegar à casa da avozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho"

REVISTA MARIA
"Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama"

LUX
"Na cama com o lobo e a avó"

EXPRESSO
Legenda da foto: "Capuchinho, à direita, aperta a mão do seu salvador".
Na reportagem, caixa com um zoólogo explicando os hábitos alimentares dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Capuchinho foi devorada e depois salva pelo lenhador.

PÚBLICO
"Lobo que devorou Capuchinho Vermelho seria filiado no PS"

O PRIMEIRO DE JANEIRO
"Sangue e tragédia na casa da avozinha"

CARAS
Ensaio fotográfico com Capuchinho na semana seguinte:
Na banheira de hidromassagem, Capuchinho fala à CARAS: "Até ser devorada, eu não dava valor à vida. Hoje sou outra pessoa."

MAXMEN
Ensaio fotográfico no mês seguinte:
"Veja o que só o lobo viu"

SOL
"Gravações revelam que lobo foi assessor político de grande influência"

E "prontes"! É assim que nós vamos tomando conhecimento da actualidade portuguesa, através destes fantásticos orgãos de comunicação...
Fiquem bem!

7 de dezembro de 2010

Regresso à Escola... e à Universidade de Aveiro!

Pois é! Confesso que estou em falta com os meus fieis seguidores (sim, vocês!), já que não tenho actualizado o meu blog! Mas, fiquem cientes, tem sido por (várias) causas justas... Por exemplo, pelo meu regresso "à Escola". E até pelo meu regresso à Universidade e ao Departamento de Química!
Mas aqui ficam as fotos e respectivos comentários, para recuperar algumas dessas informações em atraso. Até porque ainda vos quero aqui relatar (brevemente, prometo!) a nossa visita à Serra (concretamente a casa da nossa amiga Natália onde fomos conhecer a sua filhota Beatriz), o dia de aniversário do nosso afilhado Gonçalo e, claro, da última edição do "Noites Mágicas no Moliceiro" deste ano de 2010. Como vêem, muitas novidades em atraso e muitos motivos interessantes para continuarem a visitar este blog!

Assim, no dia 17 de Novembro eu, a Zé, a Cristina D. e o Rui F. (agora pegou moda, esta dos apelidos por iniciais!) regressámos à Escola primária... de Macieira de Alcoba! Foi um regresso combinado para visitar aquele magnífico restaurante e os seus simpáticos donos, a D. Zulmira e o Sr. António Novo, para além de voltarmos a saborear as suas magníficas iguarias.


...Figura_01: A nossa chegada à Escola foi "brindada" com um canto popular por um grupo que ali se entretinha a produzir... artesanato local!


...Figura_02: A foto de grupo em frente aos pitéus preparados pela D. Zulmira, quais alunos bem comportados perante um problema colocado pela senhora professora!


...Figura_03: O grupo liderado pela D. Zulmira, a prepararem algumas peças em artesanato que viriam a ser expostas na casa "Caruma" (novo espaço inaugurado em Aveiro, onde se podem apreciar excelentes peças do genuíno artesanato que se faz por estas bandas!)


...Figura_04: E para terminar, já depois de nos termos deliciado com todos aqueles pitéus, fizemos questão de voltar a partilhar uma nova foto de grupo. Da esquerda para a direita: Rui F., Cristina D., Filipe M., Maria J., Zulmira N. e António N.

A 20 de Novembro foi a vez do reencontro entre amigos. Nas festas de Viana (em Agosto) a Zé encontrou ali o seu amigo de adolescência Paulo Morais com a actual família, restabelecendo-se o contacto entre eles com uma ida nossa a sua casa para um jantar (ainda nesse mês de Agosto). Neste dia foi a vez de lhe retribuirmos esse mesmo convite, com a vinda deles até Aveiro.


...Figura_05: Assim, o Paulo e a Elsa (e as duas filhas Elsa e Sara) vieram nesta noite chuvosa de sábado desde o Porto até Salgueiro para um agradabilíssimo serão, acompanhado com um saboroso bacalhau com broa (com improvisos de última hora, deliciosos), regado com um excelente tinto "T" da Quinta da Terrugem e terminando com um "Duas Quintas". A Elsa (mãe) trouxe-nos ainda uma deliciosa tarte de maçã por ela preparado, para o qual não tivemos barriga nessa noite... mas que nos soube pela vida no dia seguinte!

Mas a ida à Escola e a vinda do amigo dos tempos de adolescência da Zé (hoje professor universitário, entre outras actividades), não terminaram com as nossas vivências culturais neste Novembro. Porque, como disse no início desta publicação, foi também o mês do regresso à U. A. e ao departamento de Química. É que consegui "infiltrar-me" (com a conivência do professor Paulo Claro, co-organizador do programa "Química Mágica" agora na versão "Química por Tabela 2.0"), para ali assistir à primeira apresentação deste novo show da Química para uns grupos de alunos do secundário. Foi bastante interessante, como atestam as fotos que se seguem...


...Figura_06: A Química do Potássio e do Estrôncio dão origem a espectaculares reacções coloridas...


...Figura_07: Assistimos ainda a vulcões, "fantasmas" e outras reacções igualmente espectaculares, como estas provocadas com reagentes à base de Enxofre, Azoto e do Carbono.

Mais reacções aconteceram, sendo pena que as crianças fossem algo rebeldes e de alguma forma tivessem perturbado as explicações que também eram feitas. Mas fica o registo deste meu regresso às origens (Escola Primária)... e ao fim da minha formação académica (Química, na UA). Fiquem bem!