7 de dezembro de 2010

Regresso à Escola... e à Universidade de Aveiro!

Pois é! Confesso que estou em falta com os meus fieis seguidores (sim, vocês!), já que não tenho actualizado o meu blog! Mas, fiquem cientes, tem sido por (várias) causas justas... Por exemplo, pelo meu regresso "à Escola". E até pelo meu regresso à Universidade e ao Departamento de Química!
Mas aqui ficam as fotos e respectivos comentários, para recuperar algumas dessas informações em atraso. Até porque ainda vos quero aqui relatar (brevemente, prometo!) a nossa visita à Serra (concretamente a casa da nossa amiga Natália onde fomos conhecer a sua filhota Beatriz), o dia de aniversário do nosso afilhado Gonçalo e, claro, da última edição do "Noites Mágicas no Moliceiro" deste ano de 2010. Como vêem, muitas novidades em atraso e muitos motivos interessantes para continuarem a visitar este blog!

Assim, no dia 17 de Novembro eu, a Zé, a Cristina D. e o Rui F. (agora pegou moda, esta dos apelidos por iniciais!) regressámos à Escola primária... de Macieira de Alcoba! Foi um regresso combinado para visitar aquele magnífico restaurante e os seus simpáticos donos, a D. Zulmira e o Sr. António Novo, para além de voltarmos a saborear as suas magníficas iguarias.


...Figura_01: A nossa chegada à Escola foi "brindada" com um canto popular por um grupo que ali se entretinha a produzir... artesanato local!


...Figura_02: A foto de grupo em frente aos pitéus preparados pela D. Zulmira, quais alunos bem comportados perante um problema colocado pela senhora professora!


...Figura_03: O grupo liderado pela D. Zulmira, a prepararem algumas peças em artesanato que viriam a ser expostas na casa "Caruma" (novo espaço inaugurado em Aveiro, onde se podem apreciar excelentes peças do genuíno artesanato que se faz por estas bandas!)


...Figura_04: E para terminar, já depois de nos termos deliciado com todos aqueles pitéus, fizemos questão de voltar a partilhar uma nova foto de grupo. Da esquerda para a direita: Rui F., Cristina D., Filipe M., Maria J., Zulmira N. e António N.

A 20 de Novembro foi a vez do reencontro entre amigos. Nas festas de Viana (em Agosto) a Zé encontrou ali o seu amigo de adolescência Paulo Morais com a actual família, restabelecendo-se o contacto entre eles com uma ida nossa a sua casa para um jantar (ainda nesse mês de Agosto). Neste dia foi a vez de lhe retribuirmos esse mesmo convite, com a vinda deles até Aveiro.


...Figura_05: Assim, o Paulo e a Elsa (e as duas filhas Elsa e Sara) vieram nesta noite chuvosa de sábado desde o Porto até Salgueiro para um agradabilíssimo serão, acompanhado com um saboroso bacalhau com broa (com improvisos de última hora, deliciosos), regado com um excelente tinto "T" da Quinta da Terrugem e terminando com um "Duas Quintas". A Elsa (mãe) trouxe-nos ainda uma deliciosa tarte de maçã por ela preparado, para o qual não tivemos barriga nessa noite... mas que nos soube pela vida no dia seguinte!

Mas a ida à Escola e a vinda do amigo dos tempos de adolescência da Zé (hoje professor universitário, entre outras actividades), não terminaram com as nossas vivências culturais neste Novembro. Porque, como disse no início desta publicação, foi também o mês do regresso à U. A. e ao departamento de Química. É que consegui "infiltrar-me" (com a conivência do professor Paulo Claro, co-organizador do programa "Química Mágica" agora na versão "Química por Tabela 2.0"), para ali assistir à primeira apresentação deste novo show da Química para uns grupos de alunos do secundário. Foi bastante interessante, como atestam as fotos que se seguem...


...Figura_06: A Química do Potássio e do Estrôncio dão origem a espectaculares reacções coloridas...


...Figura_07: Assistimos ainda a vulcões, "fantasmas" e outras reacções igualmente espectaculares, como estas provocadas com reagentes à base de Enxofre, Azoto e do Carbono.

Mais reacções aconteceram, sendo pena que as crianças fossem algo rebeldes e de alguma forma tivessem perturbado as explicações que também eram feitas. Mas fica o registo deste meu regresso às origens (Escola Primária)... e ao fim da minha formação académica (Química, na UA). Fiquem bem!