15 de outubro de 2010

Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão... E Viva a República Portuguesa!

É verdade. A nossa República, aquela bonita mulher de bandeira desfraldada e seio desnudado tem já 100 anos (como estará o seio dela hoje?). Mas brincadeiras à parte, Portugal tem já 100 anos de implantação da República. Viva Portugal!
Mas alguns acontecimentos importantes antecederam este dia. Por exemplo, e para quem tem vindo a acompanhar estas minhas últimas publicações, ter-se-á apercebido que no dia 1 de Outubro viajámos ao final do dia para Alcochete, onde nos encontrámos com o nosso amigo António. E porquê? Bom, é sempre um prazer viajar até Alcochete, uma vila bastante simpática e acolhedora; é também sempre um grande prazer passarmos algum tempo (de qualidade) com este nosso amigo que, mais do que de Alcochete, é, para nós (e sempre o será!), o "António do Gerês". Mas desta vez havia um segundo motivo por detrás deste mesmo - as gravações nos estúdios Valentim de Carvalho para o concurso "Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão". Pois é, este vosso servo foi convidado a participar neste concurso, após uma praticamente esquecida pré-inscrição ainda antes do concurso se ter iniciado na RTP, pensando eu, na altura, que seria uma versão idêntica ao formato anterior. Mas não! Neste caso é mesmo com "alta pressão".
E assim, no dia 2 lá fomos nós até aos estúdios da Valentim de Carvalho, em Paço de Arcos, Lisboa, para efectuar as gravações para aquele concurso. Mas, confesso, eu próprio nem me reconheci neste dia. Tudo começou com a recepção dos concorrentes, de uma forma um pouco fria, sem incentivo à confraternização entre nós. Depois, durante o almoço, e quando nos íamos a sentar junto de outros concorrentes, para fazer conversa, foi-nos solicitado para nos sentarmos noutra mesa (regras do concurso, alegaram). Ou seja, praticamente não houve intercâmbio entre os concursantes! Por fim, e aqui faço mea culpa, este foi um daqueles dias em que, talvez preocupado com uma forte dor que tinha dado à minha maridona (será desculpa?) ou por uma noite menos bem dormida (também por aquele motivo), o que é certo é que estava tenso, nervoso até, coisa que até nem é habitual em mim.
Assim, quando foi formulada a primeira pergunta para selecção do lugar nas cadeiras ("Washington foi o 1.º presidente dos USA. Bill Clinton foi o n.º...?"), fiquei "amarrado" à sugestão de respondermos rápido (como se aqui fosse importante, já que o factor tempo apenas seria utilizado em caso de empate na resposta), e nem pensei, indicando logo o n.º 25. Já depois de responder, e mesmo sem saber a resposta, caí em mim e soube desde logo que estaria afastado da resposta certa. E lá aumentou o meu nervosismo, nunca mais ficando verdadeiramente relaxado, mesmo com os esforços encetados pela Zé.
Coube-me, pois, a ingrata segunda cadeira, aquela que não nos permite passar a pergunta, mesmo que a não saibamos. E foi o que aconteceu. À pergunta "A expressão 'Pandur II' tem sido referida nos media. A que se refere?", as duas opções que me suscitaram a dúvida foram "Submarinos de Guerra" e "Blindados do Exército". Mas, infelizmente, o Malato falou-me em tempos de crise e, claro, na crise as causas mais faladas foram as instituições financeiras (bancos) e, dentro das opções apresentadas, os submarinos! :-(
Claro que o resultado final foi o vir-me embora, por errar a resposta (Pandur II são mesmo blindados do exército, que virão substituir as nossas famosas Chaimites). Azar! Mas valeram os 30 segundos de fama, que eram precisamente aqueles que me faltavam para completar os 15 minutos que cada um de nós tem direito (já tinha tido um total de 14,5 minutos de fama ao longo da minha vida, pelo que só queria mesmo ir ali buscar este tempo em falta!).
Mas vamos às fotos que documentam estes dias.


...Figura_01: A minha chegada aos Estúdios Valentim de Carvalho, para a gravação do programa.


...Figura_02: Viram como não vos estou a enganar?


...Figura_03: O casal FMJ nos camaríns, aguardando pela caracterização do actor... que acabou por não o ser (caracterizado), por recomendação da maridona. É que ela não dorme e aqueles produtos na pele não trariam nenhum benefício!...


...Figura_04: O meu camarim era o n.º 4. Não que isso tenha qualquer importância, mas... Prontes, fica aqui o registo (e eu aproveitei logo para introduzir aqui o 'prontes'. Oportuno, right?)


...Figura_05: Entrámos para estúdio, comigo já na fatídica "segunda cadeira" (aqui é a primeira, pois o concorrente um já está em frente ao Malato). E, deixem-me que vos diga, as gravações são praticamente em directo pois não há interrupções ou "rewinds". É sempre a gravar, tudo de seguida. Ah! Estas imagens foram recolhidas no dia 13 deste Outubro, quando o programa passou na RTP1 (durante as gravações não pudemos captar imagens).


...Figura_06: Cá estou eu, no cadeirão em frente ao Malato, ansiando por uma pergunta conhecida mas que se revelou fatal...


...Figura_07: Quem se lembra de fazer uma pergunta destas: Pandur II? Pandur II???? 'What a hell is Pandur II??? Vão mas é trabalhar... (lol). Em minha defesa, acrescento que aquele fósforo a arder só é visível nas televisões. Nós ali não temos a percepção do tempo em falta (daí também esta "Alta Pressão").


...Figura_08: Eis a minha resposta, motivada pela palavra "crise" que me bloqueou o cérebro (até por isto fico ainda mais chateado com o Paulo P. - lol).


...Figura_09: Felizmente ainda deu tempo do Malato fazer algumas perguntas à minha maridona, pelo que também ela teve os seus 10 segundos de fama (ela já é mais famosa que eu, pelo que lhe faltava menos tempo que a mim para completar a sua "fame journey").


...Figura_10: Aqui a comprovação da resposta correcta, com os Pandur II a confirmarem ser os substitutos da Chaimite. E quem não sabia isto, hein? Toda a gente sabe isto... Vão mas é trabalhar!


...Figura_11: A despedida ao Malato, num adeus até à próxima, vê lá se vens menos nervoso e procura responder a todas as perguntas sem hesitar mas sem precipitações e é se queres levar os cem mil euros... (isto tudo disse-me ele sem falar, naquele aperto de mão).

Regressemos, pois, ao dia seguinte das gravações (recordo que estas imagens foram captadas na televisão no dia 13), numa curta viagem ao passado e ao dia 3 de Outubro, domingo. Foi neste dia que, depois de nos despedirmos do nosso amigo António e de Alcochete, fomos visitar o nosso amigo Miguel Carneiro e a sua mãe. Mas em vez de ficarmos ali em casa, ele optou por nos levar à Cordoaria, onde está a decorrer uma magnífica exposição alusiva ao centenário da Implantação da República. Se ainda a não foram ver, não hesitem pois vale bem a pena. Aliás, como não tivemos tempo de a ver toda (é longa. Preparem-se para mais de 3 horas de viagem pelos dias que antecederam e que se seguiram ao celebrado 5 de Outubro), pretendemos voltar ali antes do seu encerramento (inícios de Dezembro).


...Figura_12: A nossa (desavergonhada) República semi-desnuda, carregando a Bandeira Nacional. Vêem-se ainda imagens de outros episódios ocorridos naqueles dias de luta, cada um com a sua própria história dentro desta nossa história...


...Figura_13: Claro que nós tivemos que ir ali colocar algum decoro, pelo que nos dignámos a deixar-nos fotografar com ela, a pedido de várias famílias...


...Figura_14: Momento de ironia, com o famoso "Zé Povinho" a deitar-se na cama com a nossa República, numa magnífica alegoria desta estar ao serviço do povo (e não do clero e da realeza, como o regime caído da monarquia).


...Figura_15: Foi também obrigatório registar o momento da nossa passagem junto à Bandeira Nacional enquanto se escutava a música de Alfredo Keil e se cantarolava (para dentro) a letra do poeta Henrique Lopes Mendonça (mais uma para a vossa cultura!)


...Figura_16: De regresso ao Norte (e já depois de termos passado rapidamente pelos sempre saborosos pastéis de nata em Belém), fizemos um desvio pelo Sebal para trazermos o nosso afilhado André, ainda a tempo de jantarmos com a família Carecho... acrescida da Joana, amiga (só?) do Rafael. Da esquerda para a direita: mana Céu, Joana, Rafael, Moi même, Zé Carecho, Maria José e André.

Foi um final de noite bastante agradável, connosco a regressar a Aveiro já noite dentro. Até porque dois dias depois, a 5 de Outubro (precisamente no dia em que caiu a monarquia e se abriu o ciclo da República em Portugal), eu iria realizar uma festa de magia na comemoração de um outro aniversário e havia que treinar. Mas isso são outras novas, que vos relatarei muito em breve. Mantenham-se atentos, agora e sempre e, já sabem... "façam o favor de serem felizes!"
Fiquem bem!...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Oi...

também estive no concurso mas felizmente ganhei qq coisa :)

Vou contar a história

http://comovencimilionarioaltapressao.blogs.sapo.pt/

18 dezembro, 2010  

Enviar um comentário

<< Home