25 de setembro de 2010

MagicValongo 2010: Em Setembro Valongo (e Portugal) tem mais magia!

Pois é! Decorreu mais uma sessão do MagicValongo, certame de cariz internacional que reúne a comunidade portuguesa e muita da espanhola naquela simpática cidade nortenha, tornando Valongo na capital ibérica da magia durante o fim-de-semana do evento.
Este ano, e muito por força do congresso espanhol na Coruña no fim-de-semana seguinte, o Magic antecipou as suas datas em uma semana, fazendo coincidir deste modo a sua realização na mesma semana em que decorriam os Encontros Mágicos de Coimbra. Por este facto, e porque também Odeceixe teve ainda algum papel durante a semana que passou, este vosso ilustre cronista não pôde estar presente naquele evento que abrilhanta as ruas de Coimbra (e não só!) com magníficos performers deste mundo mágico.
Este ano destaco a actuação do nosso amigo Mário Daniel que, estou certo (mesmo sem ver), terá cativado todos aqueles que o viram actuar. Seguramente que cada um dos restantes artistas fez o mesmo, bem como as Galas Internacionais. Estas sempre têm tido um brilhantismo especial nesta (minha) cidade Coimbrã, com o Luís de Matos a não deixar os seus créditos por mãos alheias e sempre a apostar em elencos de luxo. Perde quem não vai assistir (e foi o meu caso, este ano. Mas, com o Magic, temos que fazer opções e o Magic é mais vocacionado para os artistas da magia que, como eu, sempre procuram aprender um pouco mais!). Mas vamos então ao que aconteceu em Valongo!
Com um programa um pouco mais reduzido, mercê dos cortes orçamentais que a Câmara, este ano, se viu forçada a fazer (que querem! A crise chega a todos...), a Organização procurou ainda assim criar um programa suficientemente aliciante para atrair até Valongo um grupo atraente de conferencistas (os que nos movimentam a nós, mágicos, para ir aprender novas ideias e efeitos), e de actuantes nas suas Galas Internacionais.
Assim, mais de 200 participantes mágicos, muitos dos quais espanhóis, estivemos reunidos de sexta a domingo no Centro Cultural Vallis Longus, em Valongo. Com um programa um pouco menos aliciante que nos anos anteriores, mercê do menor orçamento disponibilizado pela Câmara Municipal de Valongo, mas ainda assim bastante atractivo, a Organização brindou-nos com cinco conferências para mágicos, duas galas internacionais para público normal (é que os mágicos estão longe de serem normais!), uma gala de close-up (magia de proximidade) e uma gala internacional para mágicos, feria mágica, prova de biscoitos típicos da região e o almoço de encerramento. Foram três dias (ou dois dias e meio) repletos de magia. Mas vamos às fotos.


...Figura_01: O Centro Vallis Longus onde (quase) tudo decorre.


...Figura_02: A primeira conferência, ministrada pelo famoso mágico sueco e amigo Jahn Gallo, aqui com a assistência a aguardar pela inauguração do Magic precisamente com esta conferência.


...Figura_03: Depois da conferência nem houve tempo para passar na Feira Mágica, já que tinha início a sessão de boas vindas presidida com habitualmente pelo Presidente da Câmara, Dr. Fernando Melo. No fim tivemos a prova de biscoitos e vinho do porto, mas isso não vos mostro aqui. Que querem, as duas mãos ocupadas (biscoitos numa e um copo na outra não permitiram captar imagens... lol).


...Figura_04: Depois de um almoço falhado (já não tinha muita fome, depois dos biscoitos e do queijo), por um compromisso telefónico com a RTP (mas isso deixarei para vos contar noutro dia - o suspense também faz parte da minha estratégia para continuarem a visitar este blog!), tivemos a segunda conferência com um mágico campeão mundial (FISM 2009 na China), de seu nome Soma (aqui numa foto comigo). Foi uma conferência bastante interessante... e que nos fez de imediato gastar dinheiro nas suas notas e efeitos à venda.


...Figura_05: Seguiu-se a terceira conferência, também com um mágico interessante (Marc Oberon) e que também nos fez gastar mais algum dinheiro. Infelizmente não tenho fotografias. No final acompanhei o Jahn Gallo até ao nosso Hotel D. Leal, para fazer o check-in e descansarmos um pouco.

Acabei por ir jantar com o Jahn Gallo e com o Joferk e o seu grupo, já que a minha maridona estava cansada e nao quis vir a Valongo ver a Gala de Close-up. Esta decorreu simples mas interessante, com a actuação dos artistas Daniel, Amâncio, Eduardo, o noviço (mas já um verdadeiro artista) Miguel (fica aqui registado que este nosso Miguel ainda vai ser um campeão do mundo na FISM... Atentem no que aqui vos digo!) e finalizando com o Marc Oberon, tendo a agradável apresentação do mágico galego Martin Camiña).

O dia seguinte começou com o Concurso de Close-up, especialidade da magia que mostra a sua variante em proximidade. Como esta modalidade é quase sempre participada por mágicos e cartas (cartomagia), modalidade que não domino e que acaba por me saturar, optei por aproveitar essa manhã por andar pela Feira Mágica. Ainda fui assistir ao final de um dos dois concursantes e ao último, comprovando a insistência nas cartas.


...Figura_06: A hora do almoço chegou e o grupo do jantar da véspera voltou a juntar-se na Churrasqueira Inglesa, para alimentar os nossos corpos mágicos.


...Figura_07: Seguimos depois para o concurso de palco (em que os nossos companheiros de almoço Fernando Coimbra e Reis Boal faziam parte do júri), concurso que tinha alguma curiosidade em assistir por ser a minha predilecta. No entanto, e após a abertura (na imagem o nosso amigo Rovit a dar início ao concurso, apresentando o primeiro artista concursante), estes apresentaram um número de grandes ilusões com muito fumo e fogo, pelo que a sala ficou de imediato intoxicante com toda aquela poluição. E como o meu pulmão não me permite veleidades, tive que me ausentar do anfiteatro e retirar-me sem assistir a mais nenhum número... :-(


...Figura_08: E porque não pude assistir ao concurso, fui dar uma vista de olhos pela Feira Mágica, onde encontrei algumas fotografias do passado (esta aqui de um encontro do Grupo Mágico de Sintra), revendo grandes artistas (conhecem aqui algum?)


...Figura_09: Também visitei os dealers, adquirindo mais alguns efeitos (isto é um local fantástico para gastarmos os nossos euritos... Mas que doutra forma poderemos apresentar novos truques?). Mas, como podem ver, não fui só eu!


...Figura_10: A meio da tarde lá fui eu até ao quarto no D. Leal, aproveitar para um banho refrescante. Aqui com as minhas compras de novos truques...

Regressei ao Vallis Longus, a tempo de assistir ainda à parte final da 4.ª conferência. Xavier Tapias apresentou-nos as suas ideias no mundo da electrónica. Interessante, sem dúvida, mas mais uma vez sem me seduzir. Sem dúvida que funciona para ele, não para o meu estilo na magia.
Fui depois de emergência até ao Porto, onde a minha maridona tinha tido um incidente... Nada de grave, felizmente, mas que a impediria de ir à Gala Internacional. E o que teria sido, perguntam-se vocês? Não adivinharam, claro (afinal mentalista só mesmo o nosso Fréderic da Silva... ou o Dr. Cardoso! - Esta é uma piada que só os mágicos entenderão). Mas eu digo-vos: deixou cair algo sobre a roupa, ficando sem a sua vestimenta para a gala. Vai daí que, em SOS, lá fomos nós até ao Shopping Cidade do Porto procurar roupa nova para ela. E não é que conseguimos? Felizmente, pois assim fomos os dois até Ermesinde (a tal das gajas boas - ver sketch dos Gatos Fedorentos!) a tempo de assistir à Gala (o atraso fez-nos perder o primeiro actuante, número de grandes ilusões, mas os restantes artistas e o espectáculo que foi a apresentação do nosso amigo Davide Sousa, resultou num excelente espectáculo de entertenimento. Seguramente que haverá alguns que irão criticar a qualidade técnica de alguns dos artistas actuantes, mas eu aqui apenas vos refiro que o conjunto global foi muito positivo pois conseguiu divertir-nos imenso como um espectáculo destes também é suposto fazer. Valeu!
Vimos por ali desfilar (não por esta ordem, mas não importa): Jessica Guloomal (valeu pela sua beleza e olhar extremamente sensual e meigo); Mago Vituco (o tal das grandes ilusões que não consegui assistir); Patri Zenner com algumas manipulações deficientes mas com uma história bem bonita e mágica; Solange Cardinal (quem a viu, tão pequenina e agora aquela mulheraça!), já artista a solo sem os pais, e que também abrilhantou alguns dos momentos do David entre a mudança de artistas; as partenaires com a sua rotina da vermelhinha; o Fréderic da Silva com um enigmático efeito de mentalismo; Xavier Tapias e a sua electrónica; e o campeão Soma e os seus telefones mágicos.


...Figura_11: Uma fotografia dos artistas actuantes na Gala Internacional (gentilmente partilhada pela nossa amiga Francisca).

No final voltei ao Porto, deixar a minha maridona em casa dos pais, não sem antes passarmos por um bar onde o Mário Daniel e seus amigos estavam a celebrar a inauguração do seu programa de magia na SIC "Minutos Mágicos", para lhe darmos o nosso abraço e desejar as maiores felicidades para o programa (para quem nunca viu, façam o favor de, aos sábados à noite, na SIC, depois do jornal da noite, não perder os vários programas que ele filmou. Vão ver que irão gostar...). Claro que esta partilha valeu-nos uma noite mal dormida, já que a cama só me viu já passavam das 4 da manhã! Mas dias não são dias e... as amizades e a magia valem bem a pena!
O dia seguinte contou com a atribuição dos prémios dos concursos e da cerimónia de encerramento (com os responsáveis da câmara a afirmarem que para o ano haverá mais, para que em Setembro Valongo continue a ter mais magia!). Por fim seguimos para o almoço de encerramento.


...Figura_12: Eis a mesa onde ficámos, a Zé e eu, com os mesmos elementos que me acompanharam nestes dias (Maurício e esposa; Joferk e Cristina; Fred Allen, esposa e filha; Jahn Gallo e nós dois, FMJ).


...Figura_13: Mesa com mais alguns ilustres, onde se destaca o "puto" Miguel, o Mário Daniel e a sua Cláudia e o sempre brincalhão Johnny Balloon.


...Figura_14: E mais alguns mágicos em destaque, como o Amâncio na entrada e no oposto o Chris a apertar a cabeça ao Dani...


...Figura_15: O mágico Lanidrac, a esposa Faty e a sua filha Solange, com mais alguns outros mágicos.


...Figura_16: Os nossos amigos Jahn Gallo e Mário Daniel em amena conversa com a Maria José.


...Figura_17: Uma pequena panorâmica da sala de almoço (uma das laterais, onde se encontrava a nossa mesa).


...Figura_18: Novamente a Maria José, o Gallo e o Mário Daniel, desta vez com o reforço da Cláudia.


...Figura_19: A mesa da Organização, com o Salazar e sua esposa a olharem para a foto e o Valman de costas...


...Figura_20: O nosso presidente da API, Rovit, com o grande Pedro Lacerda, além do brilhante casal FMJ (eu mesmo e a minha Zé).


...Figura_21: E aqui o Valman comigo (os homens dos "transportes" do Magic).


...Figura_22: Duas gerações presentes: o pai Fred Allen e a sua filha.


...Figura_23: A sempre simática Flávia Molina e o não menos divertido Savil (outro elemento da Organização), com mais dois elementos do grupo mágico.


...Figura_24: E termino com mais um trio maravilha: o Guto, a minha maridona Zé e eu, praticamente os últimos elementos a abandonarem a sala do almoço.

Muitas mais fotos poderia aqui ter colocado, mas estas foram o meu destaque e que serviram para aqui deixar um pequeno relato do que vimos no Magic. Espero ter registado aqui o principal deste evento, sem nunca deixar de vos referir que esta foi apenas a minha visão do que por ali se passou. De tudo aqui resumo o que mais importa destacar: é que em Setembro, Valongo tem mais magia!
Fiquem bem!

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home