22 de julho de 2010

20 Anos da AAAUA e a 1.ª EMC (Essencial Magic Conference)

O mês de Julho trouxe-nos três acontecimentos históricos, que merecem uma publicação própria para os partilhar convosco.
O Primeiro Acontecimento tem a ver com algo de extraordinário no mundo da... zoologia! Então não é que nós fomos... avôs? Estava a Zé a limpar o lago, despejando toda a água para a renovar, quando se deparou com aquilo que primeiro lhe pareciam duas pequenas pedras ovalóides. Mas, à medida que a água ia saindo, verificou que, afinal, havia mais uma e depois outra ainda, confirmando que eram... ovos de tartaruga! Isso mesmo, uma das nossas tartarufas colocou 4 ovos. Infelizmente nesse dia nós não tinhamos a informação adequada para saber como proceder, pelo que pegámos neles e colocámos-los em terra. Só que, depois de comprarmos um livro sobre o tema (e que nos indicou serem as nossas tartarugas almiscaradas, sendo um macho e duas fêmeas - que sorte para o macho!), aprendemos que os deveríamos ter deslocado com muito cuidado, nunca os deixando virar, o que provoca a separação dos embriões e com isso a sua morte. Mas o que importa é que durante alguns momentos sentimo-nos mesmo avôs!


...Figura_01: Os nossos "netinhos", a surgirem-nos no fundo das águas onde foram depositados pela nossa tartaruga almiscarada.

E vamos agora ao Segundo Acontecimento histórico. Em finais de 1989, já aqui o je licenciado há mais de um ano (eu sei o que estão a pensar: que já sou pré-histórico! Mas, se viram bem o primeiro acontecimento, eu fui já avô, por isso é natural que naquele ano eu já tivesse terminado o curso), na Universidade de Aveiro começou um movimento de angariação de pessoal para formarmos uma Associação. Neste caso como já não éramos alunos, a ideia era criar a "Associação dos Antigos Alunos da Universidade de Aveiro", de sigla AAAUA. E se bem se pensou melhor se realizou. Foi assim que no final desse ano se constituiram os primeiros 100 sócios que fariam parte da fundação da mesma. Eu também me associei de imediato mas, como já estava a trabalhar na Sanitana, não pude comparecer nas reuniões que fizeram (em horário de expediente, apenas permitia que os agora professores na Universidade pudessem estar presentes) e por isso já fui o sócio n.º 145, pelo que já não fui apelidado de fundador e sim ordinário (que maneira eles arranjaram para me insultar!). E finalmente em Julho de 1990 a nossa Associação foi constituída.
Agora, em Julho de 2010, comemorámos os 20 Anos de História desta Associação, com um fim-de-semana repleto de eventos relativos, culminando com o Jantar de Gala no Mercado Manuel Firmino, bem junto ali ao Fórum. Foi uma excelente oportunidade de rever amigos, colegas que com o passar dos anos foram seguindo as suas carreiras, muitos deles fora desta cidade, e que já não via há quase tantos anos quantos os da AAAUA.


...Figura_02: Aspecto do Mercado Manuel Firmino, com todos os antigos alunos (e convidados) no Jantar de Gala de celebração do 20.º Aniversário da AAAUA.


...Figura_03: Alguns convidados "guest stars", aqui com a Tinó, o Chico e o Luís Filipe.


...Figura_04: Ou estes outros, não menos "Guest Stars"... mas não vos digo quem são, já que me pediram anonimato!


...Figura_05: Mas aquilo era só gente conhecida, como a Jú Maria e a (ah! pois... continua anónima, tá?)


...Figura_06: As mesas eram de grupos de 10, mas a nossa mesa, por ser tão especial, era constituída por 12... não! 13 pessoas. Eis o 13.º elemento (Cristina), aqui com os dois que insistem em se manter anónimos, vá-se lá saber porquê!)


...Figura_07: O bolo de celebração também teve direito à foto da praxe (sem ser "dura praxis sed praxis")


...Figura_08: E a subida ao palco de alguns dos sócios fundadores da nossa AAAUA, para receberem um prémio pela iniciativa que tiveram.


...Figura_09: E a noite prolongou-se até ao sol nascer, com todos nós a rumarmos até à Estação da Luz para recordar outros tempos. Bom, confesso que estava com saudades de ir a uma discoteca, mas ao final de alguns minutos... já estava fartinho de lá estar. Estou convencido que já tive discoteca que chegue para os próximos 20 anos mais!

Finalmente o Terceiro Acontecimento. Luís de Matos e dois outros artistas da ilusão tiveram uma visão futurista e lançaram um evento à escala mundial, recorrendo ao potencial da world wide web! Assim, deitaram mãos à obra e lançaram a "Essencial Magic Conference", um evento com direito a 3 dias de transmissão via internet, com acesso limitado por inscrições, em que 33 conferencistas nos foram deliciando com as suas palestras e actuações mágicas, naquele que foi um verdadeiro acontecimento à escala planetária.


...Figura_10: Imagem que foi parar à EEM, comigo a assistir ao segundo dia do evento, em frente ao computador na sala e com um leque de cartas perfeito!


...Figura_11: E porque não queria perder pitada e ao mesmo tempo manter a minha rotina dos 6 km de corrida, nada como levar o computador comigo para a garagem, enquanto corria no tapete! Ah, pois!...

E por agora nada mais vos conto, para ficarem com vontade de voltarem antes do fim do mês para saberem das novidades. Até lá, fiquem bem!