15 de dezembro de 2010

Póvoa da Rainha - fábrica de camisolas... e de amigos!

Repegando no tema dos "acontecimentos dos últimos dias", e tal como tinha deixado já no ar numa das últimas publicações reveladoras das nossas actividades do dia-a-dia, fomos, ainda em finais de Novembro, até casa dos pais da nossa amiga Natália, em Póvoa da Rainha, ali numa das faldas da Serra da Estrela nas proximidades de Gouveia, para visitarmos esta nossa amiga e a sua mais recente "aquisição": a sua filha Beatriz.
Foi, pois, com enorme prazer que no dia 25 encetámos viagem pela A25 até Mangualde, saindo depois na direcção de Gouveia e, finalmente, guiados pela maravilha que é o GPS, até à aldeia da Póvoa da Rainha. Estava um dia bastante gelado, com a meteorologia a indicar ser o início de uma vaga de frio nórdico que conheceria o seu pico nos dias que se seguiram (e que acabaram por trazer muita neve até à serra mas que nestes dias nada vimos!).
Chegámos ali com atraso de mais de uma hora (coisa rara... pois não!), mas os nossos amigos esperaram estoicamente por nós para almoçar. Depois dos cumprimentos a todos eles (os pais e irmão da nossa amiga já não os víamos há vários anos), e de conhecermos a nossa nova amiguinha Beatriz, foi hora do repasto e sempre com a lareira acesa. Esta foi, aliás, a minha grande companheira nessa tarde e dia seguinte, sempre activa a aquecer a casa (pois mesmo sem neve a temperatura rondava os zero graus!)


...Figura_01: Eis-me sentado à lareira, a escrever os últimos capítulos do meu livro no computador. E que bem renderam aquelas horas ali, levando quase até ao fim esta tarefa de transcrever para ficheiro ".DOCX" o meu livro manuscrito.


...Figura_02: Mas a estrela da tarde era a Natália mamã e a sua filhota Beatriz, aqui no colo de uma tia avó enquanto a sua mãe se agarrava à amiga (e minha maridona) Maria José.


...Figura_03: No dia seguinte e já depois de uma noite dormida ali na serra, foi tempo de comprovar as (muitas) fotos tiradas à Beatriz, tal como o seu pai Sílvio tinha solicitado (ele não esteve presente nestes dias, pois encontrava-se a trabalhar só ali indo ter no fim-de-semana).


...Figura_04: As duas amigas à mesa do almoço...


...Figura_05: Também esta minha companheira adivinhava os dias gelados, não saindo do sofá defronte da lareira...


...Figura_06: Mas estes intrépidos aventureiros ousaram enfrentar a intempérie, desafiando o frio numa pequena volta pela aldeia. Aqui em frente à casa destes nossos amigos da serra...


...Figura_07: Com a Zé a encontrar um pormenor (só ela!): uma planta que lhe fez lembrar um bonito e verdejante coração serrano.


...Figura_08: A aldeia é pequena, mas ainda assim muito bonita. Adivinham-se alguns percursos interessantes...


...Figura_09: Para além da beleza destes muros em granito... ou dos modelos que neles se encostam! (eheheh!)


...Figura_10: No fim do pequeno passeio (suficiente para ficarmos gelados!), fomos conhecer a fábrica dos pais da nossa amiga, onde fabricam bonitas e confortáveis camisolas em lã, guiados pelo seu dono e sua filha. O nome? Malhas Rainha - J. Pereira Lda.! Teares, máquinas de lavar, de passar, de cortar... toda uma panóplia de equipamentos utilizados nas confecções das roupas de lã da Póvoa da Rainha. E o resultado final são umas magníficas camisolas em diferentes cores, desenhos e mesmo espessura da linha...



...Figura_11: O Sr. Pereira (pai da Natália), explicando-nos uma das suas últimas aquisições: um equipamento que tece as partes para confecção da roupa com as lãs mais grossas. A toda esta equipa desejo os maiores sucessos!

E termino aqui e agora esta publicação, ficando ainda a dever-vos o relato do aniversário do nosso afilhado Gonçalo Jordão e, claro, o último evento do "Noites Mágicas no Moliceiro"... em 2010! Até lá, fiquem bem!

4 Comments:

Anonymous vicente said...

eu como Rainhense, fico contente em ver algo relacionado com a minha aldeia.
Bom trabalho, obrigado.

04 janeiro, 2011  
Blogger vasco said...

Posso saber o nome da fabrica, já que ando à procura de uma fabrica de camisolas...
Obrigado, vasco.

07 janeiro, 2013  
Blogger Phil Mount / Filipe Monteiro said...

Bom dia, Vasco. O nome da fabrica é J. Pereira, Lda, na Póvoa da Rainha, concelho de Gouveia. Um contacto possível é o 963013116 (gerente da empresa).
Um abraço e boa sorte!

07 janeiro, 2013  
Blogger Phil Mount / Filipe Monteiro said...

Vasco, por lapso indiquei um numero errado. O correcto é o 963013115. Obrigado e... bons negócios!

07 janeiro, 2013  

Enviar um comentário

<< Home