Palestra "Vamos desmistificar o cancro"... e outras coisas mais!
Mas sei que tenho estado atrasado na divulgação das novidades de Abril, pelo que irei retomar o fio à meada. Assim, recuemos até à Páscoa (neste caso até ao domingo seguinte, dia 11). E porquê neste dia? Apenas porque foi apenas a 11 que pudemos estar com o nosso afilhado comum Gonçalo e com os seus pais e mano, num domingo bem passado, como documentam as fotos.
...Figura_01: Esta poderá talvez ser a primeira fotografia daquele que virá a ser um dia um famosíssimo Chef da alta cuisinne internacional. Fixem isto que vos digo, pois é uma previsão... mágica! Personagens: Maria José e Gonçalo, a prepararem o nosso almoço!
...Figura_02: No final, para digerir bem aquelas almondegas fantásticas, fomos todos dar um passeio pelos pinhais das proximidades, comigo a transportar o dorminhoco Gonçalo no seu carrinho.
A 14 fomos até Belide, numa viagem propositada para celebrar uma data importantíssima na minha e vossa vidas: os 75 anos de vida da minha mamã! Perguntam-se vocês: "porquê também das nossas vidas?", certo? É que sem o nascimento da minha mãe vocês também não teriam o prazer de partilhar-me nas vossas vidas. Comprende? (em espanhol, no original. Nota do Autor, que sou eu!)
...Figura_03: O momento do brinde, comigo, a Zé e os meus pais a partilhar um dia festivo (por todas as razões... e mais uma!)
...Figura_04: E porque 75 anos só se fazem uma vez na vida, o momento do "apagar da vela" merece ficar registado para a posteridade.
E porque o encetar das "Noites Mágicas no Hotel Moliceiro" (a propósito, já está calendarizada a segunda sessão das "Noites Mágicas", para o dia 29 de Maio. Será novamente ao sábado, pelo que sugiro marquem já nas vossas agendas, telemóveis ou outros locais que vos lembrem do evento) me obrigou a reorganizar a garagem, neste momento completamente full e desorganizada, quase não me permitindo chegar aos meus truques mágicos (sim, eu sei que parte dessa desarrumação se deve, precisamente, a ter ali os truques mágicos!), iremos preparar o já pouco espaço que temos em volta da casa para montar ali um abrigo de jardim de apoio a estas (des)arrumações. Para tal, a 18 fizemos uma operação de limpeza de alguns dos arbustos que estavam menos verdejantes, para encaixar ali no local alguns dos mais de 400 vasos que por aqui temos. A ideia é arranjar espaço para montar o abrigo... mantendo a quase totalidade dos vasos.
...Figura_05: A lateral sem arbustos... e com parte da colecção de orquídeas em vasos.
A 20 partimos para Alcochete, com o intuito de, no dia seguinte, irmos a uma consulta de um médico de clínica geral mas também de produtos naturais, que já tem vindo a acompanhar o meu cunhado na sua luta contra o cancro. Daí termos procurado o nosso amigo António que, mesmo de partida para o (seu) Gerês com um grupo dos seus alunos, nos disponibilizou de imediato a sua casa. E que bem que ali estivemos todo o resto dessa semana!
...Figura_06: A Maria José em grande pose na bonita marginal de Alcochete, a caminho do "Cantinho das Delícias" (penso que é este o nome da pastelaria onde íamos tomar café!)
...Figura_07: E depois eu, não em tão grande pose mas também cheio de vontade de fazer gracinhas...
E foi assim que chegámos à quinta-feira, dia 22, data agendada para realizarmos a tal palestra referida. Infelizmente não tenho fotos documentais sobre a mesma, já que a mesma foi filmada pelas alunas mas não tirámos fotografias durante a mesma.
...Figura_08: Esta é, praticamente, a única fotografia que possuo, que tirámos depois da palestra, com o grupo de alunas: Ana Rita Martins, Catarina Lopes, Catarina Lourenço, Nádia Alves e Nadine Almeida (comigo, claro, e com a Maria José)
...Figura_09: Imagem da Catarina Lopes, a verdadeira responsável pela nossa ida até Forte da Casa, no momento em que fomos todos lanchar num café das proximidades.
Decidimos então ficar mais uma noite em Alcochete com o objectivo de podermos visitar o nosso amigo Miguel (Pinga) Carneiro e suas filhotas, pelo que lhe telefonámos a saber da sua disponibilidade.
...Figura_10: E foi assim que nos reunimos em sua casa, onde tivemos o grato prazer de comprovar como as suas filhas Sílvia e Catarina estão (continuam) bonitas. Bom trabalho, Miguel!
Mas, e porque a vida não pára e nós temos uma agenda cultural muito apertada, regressámos na sexta para, no dia seguinte, comparecermos à inauguração do novo Museu na Aliança, o "Aliança Underground Museum", um espaço que alia a cultura e as muitas peças do Berardo com os vinhos daquela empresa produtora.
...Figura_11: A entrada (anunciada) do Museu.
...Figura_12: A nossa simpática Luciana, no seu papel de boa anfitriã mas sempre com tempo para os amigos.
...Figura_13: Ups! Apanhado entre as mulheres! Foi assim que me considerei, quando vi esta foto tirada sem ter dado conta.
...Figura_14: A Cristina Durães com a Maria José, no lanchinho final da inauguração museológica.
...Figura_15: Claro que também quis ficar com a recordação do momento, pelo que também posei com a Cristina, tendo a Aliança como pano de fundo.
...Figura_16: Mas porque a semana do Enterro do Ano tinha começado, tivemos que regressar a casa, onde nos aguardava este grupo de estudantes, desejosos da noite académica e do jantar que lhes iríamos dar: André, Rui, Tiago, eu e a Zé.
E porque o domingo mostrou-nos uma cara alegre, com o sol a brilhar alto no céu, decidimos retomar o bom costume de almoçar fora (cá dentro).
...Figura_17: O André (ainda cheio de sono) e a Zé, a degustarem o pitéu que ela nos preparou.
...Figura_18: Não, não é um muçulmano! Mas parece... Aliás, eles não bebem vinho (acho eu!).
E foi assim que entrámos na última semana de Abril... Mas mais notícias só em próximas publicações. Vão visitando! Fiquem bem!...