27 de abril de 2010

Palestra "Vamos desmistificar o cancro"... e outras coisas mais!

Pois é, people. Foi na passada semana, dia 22 de Abril (ou seja, ainda antes da revolução de Abril, numa clara jogada de antecipação deste vosso ilustre amigo), que eu e a Maria José, a convite de um grupo de alunas do 12.º Ano da Escola de Forte da Casa (proximidades de Lisboa), fomos ali dar uma palestra a que demos o pragmático nome de "VAMOS DESMISTIFICAR O CANCRO". Nesta palestra, que foi assistida por um grupo interessante de alunos, pela professora responsável e por funcionárias da escola, e que, no final, todos corroboraram a opinião de ter valido a pena aqueles cerca de 90 minutos em que ali discorremos sobre este tema, contámos a nossa experiência de vida, a luta que temos vindo a travar, a atitude ganhadora que sempre tivemos... Enfim, partilhámos informação (alimentar e não só), mostrámos fotos e, claro, terminei com um momento de magia. Também nós gostámos muito!
Mas sei que tenho estado atrasado na divulgação das novidades de Abril, pelo que irei retomar o fio à meada. Assim, recuemos até à Páscoa (neste caso até ao domingo seguinte, dia 11). E porquê neste dia? Apenas porque foi apenas a 11 que pudemos estar com o nosso afilhado comum Gonçalo e com os seus pais e mano, num domingo bem passado, como documentam as fotos.


...Figura_01: Esta poderá talvez ser a primeira fotografia daquele que virá a ser um dia um famosíssimo Chef da alta cuisinne internacional. Fixem isto que vos digo, pois é uma previsão... mágica! Personagens: Maria José e Gonçalo, a prepararem o nosso almoço!


...Figura_02: No final, para digerir bem aquelas almondegas fantásticas, fomos todos dar um passeio pelos pinhais das proximidades, comigo a transportar o dorminhoco Gonçalo no seu carrinho.

A 14 fomos até Belide, numa viagem propositada para celebrar uma data importantíssima na minha e vossa vidas: os 75 anos de vida da minha mamã! Perguntam-se vocês: "porquê também das nossas vidas?", certo? É que sem o nascimento da minha mãe vocês também não teriam o prazer de partilhar-me nas vossas vidas. Comprende? (em espanhol, no original. Nota do Autor, que sou eu!)


...Figura_03: O momento do brinde, comigo, a Zé e os meus pais a partilhar um dia festivo (por todas as razões... e mais uma!)


...Figura_04: E porque 75 anos só se fazem uma vez na vida, o momento do "apagar da vela" merece ficar registado para a posteridade.

E porque o encetar das "Noites Mágicas no Hotel Moliceiro" (a propósito, já está calendarizada a segunda sessão das "Noites Mágicas", para o dia 29 de Maio. Será novamente ao sábado, pelo que sugiro marquem já nas vossas agendas, telemóveis ou outros locais que vos lembrem do evento) me obrigou a reorganizar a garagem, neste momento completamente full e desorganizada, quase não me permitindo chegar aos meus truques mágicos (sim, eu sei que parte dessa desarrumação se deve, precisamente, a ter ali os truques mágicos!), iremos preparar o já pouco espaço que temos em volta da casa para montar ali um abrigo de jardim de apoio a estas (des)arrumações. Para tal, a 18 fizemos uma operação de limpeza de alguns dos arbustos que estavam menos verdejantes, para encaixar ali no local alguns dos mais de 400 vasos que por aqui temos. A ideia é arranjar espaço para montar o abrigo... mantendo a quase totalidade dos vasos.


...Figura_05: A lateral sem arbustos... e com parte da colecção de orquídeas em vasos.

A 20 partimos para Alcochete, com o intuito de, no dia seguinte, irmos a uma consulta de um médico de clínica geral mas também de produtos naturais, que já tem vindo a acompanhar o meu cunhado na sua luta contra o cancro. Daí termos procurado o nosso amigo António que, mesmo de partida para o (seu) Gerês com um grupo dos seus alunos, nos disponibilizou de imediato a sua casa. E que bem que ali estivemos todo o resto dessa semana!


...Figura_06: A Maria José em grande pose na bonita marginal de Alcochete, a caminho do "Cantinho das Delícias" (penso que é este o nome da pastelaria onde íamos tomar café!)


...Figura_07: E depois eu, não em tão grande pose mas também cheio de vontade de fazer gracinhas...

E foi assim que chegámos à quinta-feira, dia 22, data agendada para realizarmos a tal palestra referida. Infelizmente não tenho fotos documentais sobre a mesma, já que a mesma foi filmada pelas alunas mas não tirámos fotografias durante a mesma.


...Figura_08: Esta é, praticamente, a única fotografia que possuo, que tirámos depois da palestra, com o grupo de alunas: Ana Rita Martins, Catarina Lopes, Catarina Lourenço, Nádia Alves e Nadine Almeida (comigo, claro, e com a Maria José)


...Figura_09: Imagem da Catarina Lopes, a verdadeira responsável pela nossa ida até Forte da Casa, no momento em que fomos todos lanchar num café das proximidades.

Decidimos então ficar mais uma noite em Alcochete com o objectivo de podermos visitar o nosso amigo Miguel (Pinga) Carneiro e suas filhotas, pelo que lhe telefonámos a saber da sua disponibilidade.


...Figura_10: E foi assim que nos reunimos em sua casa, onde tivemos o grato prazer de comprovar como as suas filhas Sílvia e Catarina estão (continuam) bonitas. Bom trabalho, Miguel!

Mas, e porque a vida não pára e nós temos uma agenda cultural muito apertada, regressámos na sexta para, no dia seguinte, comparecermos à inauguração do novo Museu na Aliança, o "Aliança Underground Museum", um espaço que alia a cultura e as muitas peças do Berardo com os vinhos daquela empresa produtora.


...Figura_11: A entrada (anunciada) do Museu.


...Figura_12: A nossa simpática Luciana, no seu papel de boa anfitriã mas sempre com tempo para os amigos.


...Figura_13: Ups! Apanhado entre as mulheres! Foi assim que me considerei, quando vi esta foto tirada sem ter dado conta.


...Figura_14: A Cristina Durães com a Maria José, no lanchinho final da inauguração museológica.


...Figura_15: Claro que também quis ficar com a recordação do momento, pelo que também posei com a Cristina, tendo a Aliança como pano de fundo.


...Figura_16: Mas porque a semana do Enterro do Ano tinha começado, tivemos que regressar a casa, onde nos aguardava este grupo de estudantes, desejosos da noite académica e do jantar que lhes iríamos dar: André, Rui, Tiago, eu e a Zé.

E porque o domingo mostrou-nos uma cara alegre, com o sol a brilhar alto no céu, decidimos retomar o bom costume de almoçar fora (cá dentro).


...Figura_17: O André (ainda cheio de sono) e a Zé, a degustarem o pitéu que ela nos preparou.


...Figura_18: Não, não é um muçulmano! Mas parece... Aliás, eles não bebem vinho (acho eu!).

E foi assim que entrámos na última semana de Abril... Mas mais notícias só em próximas publicações. Vão visitando! Fiquem bem!...

1 Comments:

Anonymous Catarina Lopes said...

Boa noite Sr.Filipe!

Foi um enorme prazer poder conhecê-lo finalmente! Quero agradecer-lhe a si e á sua esposa do fundo do coração a colaboração no trabalho do nosso grupo. Foi muito importante para nós podermos conhecê-lo, é uma pessoa espectacular e que sem dúvida é uma força da natureza!

Foi uma tarde muito agradável, a palestra correu muito bem e por o que me foi dito por quem assistiu, todos gostaram muito, sendo assim a palestra teve um feedback bastante positivo.

Qualquer coisa que necessitarem e podermos ajudar disponham á vontade, pois o grupo estará aqui de braços abertos! Espero manter o contacto convosco porque sem dúvida ambos são pessoas extraordinárias que tenho imenso orgulho em poder dizer que conheço!

Beijinhos para si e para a Maria José

P.S.: Obrigada pela "dedicatória especial" com a fotografia aqui no post!

02 maio, 2010  

Enviar um comentário

<< Home