31 de outubro de 2011

Outubro - encontro militares do RIP! E já lá vão 20 anos!

Pois! Parece que foi ontem, mas já lá vão 20 anos que aqueles militares do RIP fizeram das deles e (quase) foram apanhados por um oficial miliciano, El Aspirante Monteiro (moi même), em local indevido e a fazerem algo não permitido. Consequências? Sim, houve-as. A partir daí, e ao longo de cada ano das últimas duas décadas, o grupo foi-se juntando, uns anos mais uns, outros anos menos outros (seja lá o que for que isto queira dizer!), e este ano já contam 20 anos de ininterruptos almoços de convívio com muitas conversas, muitos copos e muitas asneiras também, ou não fossem eles maioritariamente homens do norte (carago!).
Mas este início de Outubro fica igualmente marcado por outros acontecimentos que envolvem um sentimento nobre - o da amizade! Vamos, pois, às fotos...


...Figura_01: E comecemos precisamente por um exemplo desse bonito sentimento de amizade, com o nosso gato Tanino a vigiar o santo e justo sono de descanso do nosso cão e seu grande companheiro Doc. Tão amigos que eles são...


...Figura_02: Mas não pensem que estas amizades ocorrem unicamente entre os nossos gatos e o cão. Não! Também as tartarugas no lago se multiplicam em festinhas e carinhos...


...Figura_03: E é com esse mesmo carinho que também os humanos que aqui habitam gostam de partilhar bons momentos com amigos. Daí a nova visita do mágico sueco Jahn Gallo, no dia 3 de Outubro, para mais duas noites connosco, na Villa FMJ...


...Figura_04: À noite, já com o André presente... E, desculpem, mas teve que ser. Nova fotografia no mesmo local de (quase) sempre, com a performance de sempre, num brinde à amizade!


...Figura_05: Mas esta visita ficou ainda marcada por um momento de estreia. Então não é que o nosso amigo Gallo nunca tinha tido o prazer de jogar matraquilhos? Pois... Teve que ser!


...Figura_06: Este ano o almoço de convívio militar aconteceu a 8 de Outubro, com o programa a ter início com a visita à Adega Cooperativa de Cantanhede (aqui não registada em fotos porque quando ali cheguei, depois de ter ido às compras ao Mercado de Santiago, em Aveiro, verifiquei que tinha levado toda a fruta e verduras comigo, na mala do carro. Daí que tive que regressar a casa a trazê-las, até porque não estamos em maré de poder estragar o produto). Depois, e num segundo momento de imprevisto, o local previamente seleccionado para o almoço teve que ser alterado (seria em Mira), cabendo depois a escolha para Barrô, Águeda. Mas a troca não perdeu nada. "Grandes Origens" foi o novo local eleito...


...Figura_07: E se todos nós temos "Grandes Origens", também ali pudemos constatar ser um espaço com "Grandes (e boas) Origens"...


...Figura_08: O espaço esteve-nos destinado em exclusivo, com o almoço agradável e o vinho ainda melhor!


...Figura_09: Claro que uma palavra especial terá que ser aqui dada ao amigo Seabra, que fez um esforço de homenagem a seu pai, falecido poucos dias antes e que também já fazia parte do nosso grupo (compareceu algumas vezes, sempre com a sua alegria contagiante). Não deixou transparecer a sua tristeza para o grupo, antes partilhando com todos nós a alegria do reencontro. Bem-hajas, Seabra (filho), e que descanse em paz, Seabra (pai)!


...Figura_10: Enquanto bebiam eu lá me ia fazendo à foto, aqui com o nosso cabo Pereira (ou antes, Mandrake ZP, como se assina nas suas passerelles da fama e da moda...)


...Figura_11: E ainda deu para eu ir fazer uma cache nas proximidades, junto ao monumento do avião (distante deste local pouco mais de 1 km), enquanto o pessoal apreciava um bom conhaque (e porque eu não o podia beber!). Já no final do almoço cumpriu-se a tradição, com o pelotão a ser-me apresentado, enquanto "oficial comandante", numa ordem unida já bastante tremelicante!


...Figura_12: E mais uma vez aconteceu a "passagem do testemunho", com o organizador 2011 (Berto) a entregar a pasta ao organizador 2012 (Sousa), perante o olhar atento de dois emplastros presentes...


...Figura_13: E termino esta primeira quinzena com a imagem histórica de uma garagem arrumada. Estava já farto de, sempre que a arrumávamos, no final ficávamos com a triste sensação que nem tínhamos começado já que a confusão se mantinha (quase) igual. Desta vez, e graças aos abrigos já aqui apresentados, conseguimos finalmente dar um aspecto decente e organizado a este espaço que, mais que uma garagem, é a morada do nosso gato Tanino, e só por isso merece estar assim apresentável (para ele receber os amigos).

E prontes! (mais uma vez aproveito este momento para introduzir uma das minhas palavras favoritas). Estou quase a recuperar o tempo em atraso, mas ainda tenho vários acontecimentos mais para vos revelar deste Outubro. Por isso, voltem depressa. Muito em breve terei aqui novidades! Entretanto, façam o favor de ser felizes e... fiquem bem!

30 de outubro de 2011

Magic Day em Ermesinde / Valongo... e algo mais!\

Na procura de apresentar aqui o que de mais relevante se passou no mês passado (ufa! Mais um dia e meio e já teria que dizer "há dois meses", tão atrasado ando eu...), vou já apresentar as imagens com os comentários descritivos que as ilustram, e que servirão também para apresentar os restantes dias que "gastaram" o mês de Setembro deste ano de 2011 (e ficou de tal forma "gasto", que não mais voltaremos a ter este mês deste ano!).
Vamos, pois, dar início. Façam o favor de apertar os cintos de segurança, que a viagem terá início dentro de 3... 2... 1... já!


...Figura_01: No dia 16, e após alguns meses de ausência, os meus cunhados Sérgio e Rosa vieram até à famosa Villa FMJ passar o final desta sexta-feira connosco, aproveitando o último dia das suas férias. Claro que, para variar, o momento ficou registado sob a forma da fotografia ao jantar e ao brinde que sempre surge!


...Figura_02: No dia seguinte, sábado, 17 Setembro, rumámos até Coimbra e aos "Encontros Mágicos" do Luís (de Matos), para aproveitarmos estar com os amigos que, connosco, partilham esta paixão. Ainda fomos a tempo de ver o Andrély a actuar, com a sua magia de rua, após o que seguimos para jantar com o Miguel Pinheiro, a irmã e os seus pais, numa escolha acertada do Restaurante "O Telheiro" (acho que é este o nome), ali nas proximidades da Estação Velha. E digo "escolha acertada", pois foi uma overdose de comida, e principalmente de sobremesas, tudo pelo valor de 10 euros! Gostámos todos...


...Figura_03: No final, seguimos todos até ao Teatro Académico Gil Vicente, para assistirmos à Grande Gala de Ilusionismo. Aqui reunimo-nos de novo com a família mágica, para algumas fotos, enquanto aguardávamos pelo início do espectáculo. Infelizmente não tinha levado a minha câmara, pelo que apenas registei o momento com este auto-retrato "made by i-Phone"!


...Figura_04: E porque o lançamento do meu livro infantil se aproxima a passos largos, no dia 20 rumámos até Alcochete, a casa do nosso amigo António, para ali reunir com a responsável da Biblioteca da escola onde ele dá aulas de música e combinar com ela uma possível apresentação do livro aos alunos da Preparatória. Acertámos pormenores, faltando apenas a data para ali o ir fazer. Isto promete!
Ah! A imagem retrata, contudo, a nossa passagem pelo Mosteiro da Batalha, onde parámos para uma bjeka e, claro, algumas caches...


...Figura_05: A minha maridona junto ao Monumento, naquilo que de imediato se transforma em "monumento junto a monumento"...


...Figura_06: Fizemos duas caches por aquelas ruelas, uma das quais bem próxima ao Mosteiro, que fazia alusão aos doces típicos desta localidade. E, para não morrermos ignorantes, lá fomos nós prová-los (até porque, soubemos depois, terá sido uma senhora ida de Aveiro que para ali levou a receita. O mundo é pequeno!)


...Figura_07: Já depois da reunião proveitosa em Alcochete, e no regresso a Aveiro, fomos visitar a nossa amiga Lindalva que nos ofereceu o almoço. E, para não variar, aproveitámos este momento para o registar em foto. Aqui com a Lindalva e a Paula, para além dos (bem) conhecidos FMJ...

Faço agora nova pausa, para descrever outro evento mágico. No dia 24 de Setembro, mas há 17 anos atrás, este aqui que vos narra estas crónicas deu o nó com a sua maridona, em Viana do Castelo, e no Templo de Santa Luzia. Porque este dia merece uma comemoração especial, esta foi-nos proporcionada por aquele que veio a ser chamado de "Magic Day" de Valongo, apesar de decorrer em Ermesinde (essa mesma terra das "gajas boas", da gag dos Gatos Fedorentos). Não é para qualquer esposa deste mundo ter direito a uma Gala Internacional de Magia para celebrar este seu dia de casamento, berdad? Mas aqui o Je não faz por menos e foi mesmo isso que ofereceu à maridona!
Vamos então à visualização de alguns dos melhores momentos deste Dia Mágico!


...Figura_08: O cartaz alusivo ao evento MagicValongo, que acontece em Portugal desde 1992. Pela actual crise, e dada a falta de verbas do Município, este ano o evento resumiu-se a um dia. Daí o nome assumido (Magic Day).


...Figura_09: A chegada da comunidade mágica e a nossa Feira Mágica.


...Figura_10: O início do Magic Day, com o Salazar a dar a todos nós as boas vindas a Ermesinde (Valongo).


...Figura_11: Connosco, espectadores atentos, sentados confortavelmente no anfiteatro enquanto aguardávamos pela Gala de Close-up (ou magia de proximidade).


...Figura_12: Nesta Gala de Proximidade, tivemos a presença do nosso grande amigo Jahn Gallo a actuar, que nos surpreendeu com uma bonita rotina que acompanhou com uma canção cantada por ele... Não lhe conhecia estes dotes de cantor!


...Figura_13: Outros artistas por ali desfilaram destacando eu o grande Camilo Vasquez, que apresentou novamente a sua rotina que termina com uma carta dentro de uma garrafa de whisky. Também a Raquel Nery e o seu filhote estiveram presentes, cabendo-lhes a eles a "herança" da garrafa com a sua carta assinada. Ah! E com a particularidade de, na carta, também estar uma marca minha - uma pequena flor desenhada!


...Figura_14: Saúdo também aqui a presença de dois novos "curiosos pela magia": o filho do Luís Cadillon (para quem não o conhece, foi meu professor na Física, cabendo-lhe a ingrata tarefa de explicar-nos Electromagnetismo!) e um seu primito, que ali estiveram pela primeira vez (coube-me a mim o prazer de os acolher e acompanhar nesta sua estreia, instruindo e orientando-os).


...Figura_15: O nosso amigo Joferk, sempre armado em professor a ensinar os mais novos. Espectáculo de pessoa!


...Figura_16: E por falar em espectáculo... Sim, adivinharam! Estou a falar da minha nova "mesa" para palco. Isso, o que estão a ver na minha mão...


...Figura_17: Não estou a actuar em palco, nem a tentar voar... Apenas vos mostro a minha nova mesa, adquirida neste dia, assim em jeito de prenda de casamento!


...Figura_18: No final do dia, fomos jantar com os amigos. Aqui na foto Ivo de Sousa, FM, Jahn Gallo e MJ...


...Figura_19: Mas também as nossas alianças de há 17 anos estavam presentes, sendo a ocasião celebrada com um brinde participado por todos os presentes!


...Figura_20: Aqui o famoso mágico Phil Mount com o seu fã (eheheh!) João Nery!


...Figura_21: E o espectáculo foi isso mesmo, um espectáculo, com a assistência rendida a uma celebração diferente. Pergunto às minhas leitoras: quantas de vós tiveram um aniversário de casamento celebrado com um espectáculo destes? Ah! Pois! Não é para todas... Teriam que ter desposado um mágico! lol


...Figura_22: Termino este mês com a imagem do nosso afilhado Gonçalo numa das suas aulas de karaté. Ganda afilhado, que até puxou nisto ao padrinho... Sim, ainda não vos tinha revelado que nos meus tempos de estudante universitário, pratiquei karaté shotokan? Sou ou não sou (super)dotado? ;-)

E prontes (ahá! Cá está ela...) Foi assim que terminou Setembro e chegou Outubro, pé ante pé, silenciosamente, mas ainda com dias bastante quentes, de Verão. Mas mais não digo, para aqui voltarem brevemente. Entretanto, fiquem bem... e façam o favor de serem felizes!

25 de outubro de 2011

FMJ na Feira de S. Mateus - Viseu

Setembro continuava a mostrar como deveriam ser os dias de Verão, pelo que desfiámos os nossos amigos Manuel Santiago e Jesuína para irmos, quais estreantes nas lides das feiras portuguesas, visitar a Feira de S. Mateus, em terras de Viriato.
Assim, na tarde de 10 de Setembro, lá fomos ter com eles a Anadia e dali seguimos, numa única viatura (sim, porque nós somos amigos do Ambiente!), rumo a Leste via Águeda e A25. Ali chegámos e fomos dar uma pequena volta pela cidade, cada vez mais bonita e aqui tão perto de Aveiro, ao ponto de nos perguntarmos do porquê não irmos ali mais vezes ao longo do ano...
Depois de uma primeira cerveja num qualquer bar (vi demasiado tarde que era um "Wine Bar", pelo que a opção não foi um copo deste néctar - oooooohhhhhh!), resolvemos passear mais um pouco pelas ruas... fazendo duas caches em estreia absoluta do casal amigo. Depois, 'bora lá a procurar o recinto das festas, até porque eles estavam com ganas de "atacar" um pão com chouriço para a janta, reservando-me para mim uma qualquer sandes ou tosta de queijo. E se bem o pensámos, melhor o fizemos. Já dentro do recinto, e depois de uma pequena "primeira volta", lá encontrámos um local que lhes proporcionaria tão desejada iguaria... Azar o meu, que não tinham nada para mim. Mas, e após chegarem os pães, aparentemente também não tinham nada para eles, já que ninguém terá apreciado tão antes desejado petisco! Bem fiz eu, que não desisti de procurar onde comer uma sandes de queijo, que acompanhei com nova cervejola!
Regressámos então a Anadia (e depois a Aveiro), com a promessa que nos voltaríamos a reunir depressa para, aí sim, eles apreciarem e degustarem um verdadeiro pão com chouriço saboroso, "made in padaria das cinco bicas!"
E a primeira quinzena de Setembro findou com as nossas vindimas a 12 e a montagem daquele que, originariamente, seria a "Casinha do Mágico" (ou da Magia), mas que posteriormente se decidiu ser o novo "porto de abrigo" das nossas caixas de arrumação!
E agora vamos às fotos que atestam tudo o que antes disse...


...Figura_01: Os 4 ilustres amigos por terras de Viriato, aqui em frente à Sé de Viseu e já depois de completar a segunda cache (a primeira tinha sido onde estava a decorrer um casamento, com todas as convidadas a chegarem para gáudio da nossa apreciação masculina)...


...Figura_02: Os mesmos 4, a mesma cidade, mas nova paisagem - esta sobre o recinto da Feira de S. Mateus, mas ainda na zona da Sé.


...Figura_03: E é bem verdade que uma imagem pode valer por mil palavras. Quem não pensará de imediato que... "Hummm! Queria tanto pão com chouriço, mas não me parece que te vá comer!" lol


...Figura_04: Ou ainda est'outro pensamento da Jesuína, olhando para o marido Manel: "Como é possível estares a atacar o pão com tal vontade, quando eu também não consigo comer o chouriço?"


...Figura_05: Mas a noite tinha que ter um fim, e depois de mais uma volta pelo recinto e até pela exposição da Feira, regressámos a casa... não sem antes tirarmos a última foto à despedida de Viseu!


...Figura_06: E como disse anteriormente, a 12 foi dia de vindimar a nossa Maria Gomes (ou Fernão Pires, para os mais puristas)...


...Figura_07: Vindima que nos proporcionou alguns belos exemplares desta casta tão doce e sumarenta... É caso para dizer que com 5 litros de água, teríamos feito facilmente 5 litros de... água com uvas!


...Figura_08: E nessa mesma noite esteve uma lua cheia magnífica, que me deu vontade de simular um FP com luz na ponta (homenageando assim o mágico Rocco e o seu D'lite).


...Figura_09: No dia 14 a equipa de trabalho reuniu-se no jardim, para arrancar com a montagem do novo abrigo FMJ.


...Figura_10: Foi uma tarde de trabalho árduo, com todos nós a entregarmo-nos à tarefa.


...Figura_11: Mas quando o sol se pôs algures no horizonte, a coisa estava feita e o abrigo montado!


...Figura_12: E foi assim que na manhã de 15 o fomos encontrar todo engalanado, com o toque final dado pela minha maridona Zé. Digam lá que não ficou bonito?

Breve, breve, novas novidades (perdoem-me a redundância). Por isso, mantenham-se atentos e vão passando por aqui. Até lá, fiquem bem! E façam o favor de viver felizes!

23 de outubro de 2011

Assim me criei - Paco Bandeira

Vivemos uma crise profunda! Já todos, mais ou menos intensamente, o começámos a sentir; os telejornais também não o deixam esquecer; os nossos governantes e ex-governantes fazem questão de no-lo recordar; o Alberto João também...
Enfim, partilho convosco um velho (velho?) êxito de Paco Bandeira e uma das suas mui belas e grandiosas canções de intervenção, cuja letra se mantém tão actual. Ouçam com atenção e apreciem a profundidade da sua letra. Enjoy!

20 de outubro de 2011

O menino que Sonhava Salvar o Mundo!

Está concretizado! Filipe L. S. Monteiro (sugiro-vos que registem este nome, já que o mesmo irá ditar ainda muitas cartas, no futuro) vai mesmo ver o seu primeiro livro editado. A selecção recaiu na Chiado Editora e a data prevista para o seu lançamento será algures na segunda metade do mês de Novembro. Não é ainda o seu romance aventura ("O Segredo dos Candeeiros"), ainda em fase de apresentação em diferentes editoras, mas sim o seu primeiro livro infantil ilustrado. E leram bem, primeiro, pois o segundo está também já em fase de apresentação e, não tenho dúvidas, dada a qualidade quer dos textos e principalmente das ilustrações, também irá ver a luz do dia! Este Filipe L. S. Monteiro não brinca! Agora só me falta saber o que responder quando me perguntam: "E o que faz?" Confesso que fico sem saber se lhes devo dizer: sou licenciado em Química Analítica pela UA (porque o sou)! Ou responder que sou mágico (ilusionista), que também sou. Músico não, pois, confesso, deixei de treinar a guitarra; mas ainda retomarei um dia esta arte! E reformado, também não soa bem. Ah! A partir daqui já poderei dizer escritor? Boa!... ;-)
Bom, mas Setembro (ihhhhh! Tanto atraso!) começou com o Verão a, finalmente, dar-nos alguns dias de sol e calor. Mas também foi o mês de "marcar" o meu corpo com mais uma cicatriz operatória. E, claro, de assinar o contrato do Filipe L. S. Monteiro com a Chiado Editora. E de conhecer a geladaria Santini, em Lisboa. E... Bom, também terei que deixar alguma coisa para dizer numa segunda publicação sobre este mês, certo?
E cá vão as fotos que ilustram o que acima indico. Apreciem-nas!


...Figura_01: Com o calor, a minha "plantação privativa de amoras silvestres selvagens" pintalgou-se de negro, pelo que lá fui eu apanhar mais de 3 kg de amoras (para doce e para comer directamente). E que bem que estes frutos nos fazem, a todos em geral mas aos doentes... ou melhor, sobreviventes oncológicos em particular!


...Figura_02: E porque o tempo aqueceu, lá fomos nós fazer o muitas vezes adiado piquenique com a família Jordão. O local escolhido foi uma das matas da Vagueira, para muito divertimento do nosso afilhado Gonçalo... e de todos nós!


...Figura_03: Por isso mesmo este dia 4 de Setembro reuniu-nos, a MJ, o FM, a CV, o FJ e os menores GJ e AJ...


...Figura_04: No dia seguinte (5, portanto), rumámos a Lisboa, apanhando a minha "ilustradora privativa" Ana Beatriz em Condeixa, para assinar o contrato com a Editora. Na imagem, eu, a Zé e a Ana Beatriz junto ao edifício que alberga a Chiado Editora.


...Figura_05: E os novos escritor e ilustradora, para o registo do momento.


...Figura_06: O momento (solene) da assinatura do contrato celebrado entre a Chiado Editora e o escritor (desculpem a insistência, mas ainda não me habituei a este termo...) Filipe L. S. Monteiro, também com a ilustradora Ana Beatriz Marques na imagem.




...Figura_07: E porque o momento era de comemoração, depois da celebração do contrato, rumámos até ao Rossio e à consagrada geladaria (ou será gelataria? A dúvida persiste!) Santini, para ali mesmo saborearmos os seus magnificamente deliciosos gelados. Na imagem, nós os três no interior da Santini.


...Figura_08: Também o meu irmão se quis juntar a este dia de celebração, vindo ter connosco ali à zona. Aproveitámos, claro, para ali fazermos duas caches (ah! pois!) - Rua do Ouro e Rua da Prata -, após o que seguimos para a Amadora, com passagem por um dos locais mais bonitos de Lisboa, para apreciarmos um monumento natural magnífico - o arbusto (que é mais árvore) no Príncipe Real.


...Figura_09: Terminámos a noite na Amadora, com uma primeira visita à Academia Militar onde o meu irmão se encontrava (e falo no passado porque a 2 de Outubro veio novamente transferido para Coimbra, abandonando assim aquele local emblemático) - e onde registámos esta foto -, após o que fomos jantar por ali mesmo, a seu convite, e onde ainda fizemos uma última cache já com o seu camarada e amigo Jorge Gambutas...


...Figura_10: Termino esta primeira publicação sobre Setembro com mais uma imagem histórica do corpo humano... da minha ilustre pessoa (escritor!) - um sinal que já não existe mais.


...Figura_11: A mesma parte do corpo (e do mesmo escritor - eu!), após a intervenção cirúrgica que removeu o dito cujo.


...Figura_12: Os três pontos que me foram atribuídos por ocasião desta intervenção. E não esqueçamos que três pontos correspondem a uma vitória (sim, porque o empate dá apenas um e a derrota zero!)


...Figura_13: E termino com a imagem recolhida no final de Setembro que mostra a cicatriz local. Mais uma marca no corpo...

Bom, Setembro teve mais novidades, mas essas contá-las-ei num futuro próximo (que é o mesmo que dizer em publicações seguintes). Por isso, já sabem. Continuem a visitar este espaço, a dedicar alguns momentos à leitura... e alguns mais a seguirem-me aqui. Até porque, agora, já não estão a seguir um qualquer, e sim um... escritor! Fiquem bem! ;-)