30 de outubro de 2011

Magic Day em Ermesinde / Valongo... e algo mais!\

Na procura de apresentar aqui o que de mais relevante se passou no mês passado (ufa! Mais um dia e meio e já teria que dizer "há dois meses", tão atrasado ando eu...), vou já apresentar as imagens com os comentários descritivos que as ilustram, e que servirão também para apresentar os restantes dias que "gastaram" o mês de Setembro deste ano de 2011 (e ficou de tal forma "gasto", que não mais voltaremos a ter este mês deste ano!).
Vamos, pois, dar início. Façam o favor de apertar os cintos de segurança, que a viagem terá início dentro de 3... 2... 1... já!


...Figura_01: No dia 16, e após alguns meses de ausência, os meus cunhados Sérgio e Rosa vieram até à famosa Villa FMJ passar o final desta sexta-feira connosco, aproveitando o último dia das suas férias. Claro que, para variar, o momento ficou registado sob a forma da fotografia ao jantar e ao brinde que sempre surge!


...Figura_02: No dia seguinte, sábado, 17 Setembro, rumámos até Coimbra e aos "Encontros Mágicos" do Luís (de Matos), para aproveitarmos estar com os amigos que, connosco, partilham esta paixão. Ainda fomos a tempo de ver o Andrély a actuar, com a sua magia de rua, após o que seguimos para jantar com o Miguel Pinheiro, a irmã e os seus pais, numa escolha acertada do Restaurante "O Telheiro" (acho que é este o nome), ali nas proximidades da Estação Velha. E digo "escolha acertada", pois foi uma overdose de comida, e principalmente de sobremesas, tudo pelo valor de 10 euros! Gostámos todos...


...Figura_03: No final, seguimos todos até ao Teatro Académico Gil Vicente, para assistirmos à Grande Gala de Ilusionismo. Aqui reunimo-nos de novo com a família mágica, para algumas fotos, enquanto aguardávamos pelo início do espectáculo. Infelizmente não tinha levado a minha câmara, pelo que apenas registei o momento com este auto-retrato "made by i-Phone"!


...Figura_04: E porque o lançamento do meu livro infantil se aproxima a passos largos, no dia 20 rumámos até Alcochete, a casa do nosso amigo António, para ali reunir com a responsável da Biblioteca da escola onde ele dá aulas de música e combinar com ela uma possível apresentação do livro aos alunos da Preparatória. Acertámos pormenores, faltando apenas a data para ali o ir fazer. Isto promete!
Ah! A imagem retrata, contudo, a nossa passagem pelo Mosteiro da Batalha, onde parámos para uma bjeka e, claro, algumas caches...


...Figura_05: A minha maridona junto ao Monumento, naquilo que de imediato se transforma em "monumento junto a monumento"...


...Figura_06: Fizemos duas caches por aquelas ruelas, uma das quais bem próxima ao Mosteiro, que fazia alusão aos doces típicos desta localidade. E, para não morrermos ignorantes, lá fomos nós prová-los (até porque, soubemos depois, terá sido uma senhora ida de Aveiro que para ali levou a receita. O mundo é pequeno!)


...Figura_07: Já depois da reunião proveitosa em Alcochete, e no regresso a Aveiro, fomos visitar a nossa amiga Lindalva que nos ofereceu o almoço. E, para não variar, aproveitámos este momento para o registar em foto. Aqui com a Lindalva e a Paula, para além dos (bem) conhecidos FMJ...

Faço agora nova pausa, para descrever outro evento mágico. No dia 24 de Setembro, mas há 17 anos atrás, este aqui que vos narra estas crónicas deu o nó com a sua maridona, em Viana do Castelo, e no Templo de Santa Luzia. Porque este dia merece uma comemoração especial, esta foi-nos proporcionada por aquele que veio a ser chamado de "Magic Day" de Valongo, apesar de decorrer em Ermesinde (essa mesma terra das "gajas boas", da gag dos Gatos Fedorentos). Não é para qualquer esposa deste mundo ter direito a uma Gala Internacional de Magia para celebrar este seu dia de casamento, berdad? Mas aqui o Je não faz por menos e foi mesmo isso que ofereceu à maridona!
Vamos então à visualização de alguns dos melhores momentos deste Dia Mágico!


...Figura_08: O cartaz alusivo ao evento MagicValongo, que acontece em Portugal desde 1992. Pela actual crise, e dada a falta de verbas do Município, este ano o evento resumiu-se a um dia. Daí o nome assumido (Magic Day).


...Figura_09: A chegada da comunidade mágica e a nossa Feira Mágica.


...Figura_10: O início do Magic Day, com o Salazar a dar a todos nós as boas vindas a Ermesinde (Valongo).


...Figura_11: Connosco, espectadores atentos, sentados confortavelmente no anfiteatro enquanto aguardávamos pela Gala de Close-up (ou magia de proximidade).


...Figura_12: Nesta Gala de Proximidade, tivemos a presença do nosso grande amigo Jahn Gallo a actuar, que nos surpreendeu com uma bonita rotina que acompanhou com uma canção cantada por ele... Não lhe conhecia estes dotes de cantor!


...Figura_13: Outros artistas por ali desfilaram destacando eu o grande Camilo Vasquez, que apresentou novamente a sua rotina que termina com uma carta dentro de uma garrafa de whisky. Também a Raquel Nery e o seu filhote estiveram presentes, cabendo-lhes a eles a "herança" da garrafa com a sua carta assinada. Ah! E com a particularidade de, na carta, também estar uma marca minha - uma pequena flor desenhada!


...Figura_14: Saúdo também aqui a presença de dois novos "curiosos pela magia": o filho do Luís Cadillon (para quem não o conhece, foi meu professor na Física, cabendo-lhe a ingrata tarefa de explicar-nos Electromagnetismo!) e um seu primito, que ali estiveram pela primeira vez (coube-me a mim o prazer de os acolher e acompanhar nesta sua estreia, instruindo e orientando-os).


...Figura_15: O nosso amigo Joferk, sempre armado em professor a ensinar os mais novos. Espectáculo de pessoa!


...Figura_16: E por falar em espectáculo... Sim, adivinharam! Estou a falar da minha nova "mesa" para palco. Isso, o que estão a ver na minha mão...


...Figura_17: Não estou a actuar em palco, nem a tentar voar... Apenas vos mostro a minha nova mesa, adquirida neste dia, assim em jeito de prenda de casamento!


...Figura_18: No final do dia, fomos jantar com os amigos. Aqui na foto Ivo de Sousa, FM, Jahn Gallo e MJ...


...Figura_19: Mas também as nossas alianças de há 17 anos estavam presentes, sendo a ocasião celebrada com um brinde participado por todos os presentes!


...Figura_20: Aqui o famoso mágico Phil Mount com o seu fã (eheheh!) João Nery!


...Figura_21: E o espectáculo foi isso mesmo, um espectáculo, com a assistência rendida a uma celebração diferente. Pergunto às minhas leitoras: quantas de vós tiveram um aniversário de casamento celebrado com um espectáculo destes? Ah! Pois! Não é para todas... Teriam que ter desposado um mágico! lol


...Figura_22: Termino este mês com a imagem do nosso afilhado Gonçalo numa das suas aulas de karaté. Ganda afilhado, que até puxou nisto ao padrinho... Sim, ainda não vos tinha revelado que nos meus tempos de estudante universitário, pratiquei karaté shotokan? Sou ou não sou (super)dotado? ;-)

E prontes (ahá! Cá está ela...) Foi assim que terminou Setembro e chegou Outubro, pé ante pé, silenciosamente, mas ainda com dias bastante quentes, de Verão. Mas mais não digo, para aqui voltarem brevemente. Entretanto, fiquem bem... e façam o favor de serem felizes!