25 de outubro de 2011

FMJ na Feira de S. Mateus - Viseu

Setembro continuava a mostrar como deveriam ser os dias de Verão, pelo que desfiámos os nossos amigos Manuel Santiago e Jesuína para irmos, quais estreantes nas lides das feiras portuguesas, visitar a Feira de S. Mateus, em terras de Viriato.
Assim, na tarde de 10 de Setembro, lá fomos ter com eles a Anadia e dali seguimos, numa única viatura (sim, porque nós somos amigos do Ambiente!), rumo a Leste via Águeda e A25. Ali chegámos e fomos dar uma pequena volta pela cidade, cada vez mais bonita e aqui tão perto de Aveiro, ao ponto de nos perguntarmos do porquê não irmos ali mais vezes ao longo do ano...
Depois de uma primeira cerveja num qualquer bar (vi demasiado tarde que era um "Wine Bar", pelo que a opção não foi um copo deste néctar - oooooohhhhhh!), resolvemos passear mais um pouco pelas ruas... fazendo duas caches em estreia absoluta do casal amigo. Depois, 'bora lá a procurar o recinto das festas, até porque eles estavam com ganas de "atacar" um pão com chouriço para a janta, reservando-me para mim uma qualquer sandes ou tosta de queijo. E se bem o pensámos, melhor o fizemos. Já dentro do recinto, e depois de uma pequena "primeira volta", lá encontrámos um local que lhes proporcionaria tão desejada iguaria... Azar o meu, que não tinham nada para mim. Mas, e após chegarem os pães, aparentemente também não tinham nada para eles, já que ninguém terá apreciado tão antes desejado petisco! Bem fiz eu, que não desisti de procurar onde comer uma sandes de queijo, que acompanhei com nova cervejola!
Regressámos então a Anadia (e depois a Aveiro), com a promessa que nos voltaríamos a reunir depressa para, aí sim, eles apreciarem e degustarem um verdadeiro pão com chouriço saboroso, "made in padaria das cinco bicas!"
E a primeira quinzena de Setembro findou com as nossas vindimas a 12 e a montagem daquele que, originariamente, seria a "Casinha do Mágico" (ou da Magia), mas que posteriormente se decidiu ser o novo "porto de abrigo" das nossas caixas de arrumação!
E agora vamos às fotos que atestam tudo o que antes disse...


...Figura_01: Os 4 ilustres amigos por terras de Viriato, aqui em frente à Sé de Viseu e já depois de completar a segunda cache (a primeira tinha sido onde estava a decorrer um casamento, com todas as convidadas a chegarem para gáudio da nossa apreciação masculina)...


...Figura_02: Os mesmos 4, a mesma cidade, mas nova paisagem - esta sobre o recinto da Feira de S. Mateus, mas ainda na zona da Sé.


...Figura_03: E é bem verdade que uma imagem pode valer por mil palavras. Quem não pensará de imediato que... "Hummm! Queria tanto pão com chouriço, mas não me parece que te vá comer!" lol


...Figura_04: Ou ainda est'outro pensamento da Jesuína, olhando para o marido Manel: "Como é possível estares a atacar o pão com tal vontade, quando eu também não consigo comer o chouriço?"


...Figura_05: Mas a noite tinha que ter um fim, e depois de mais uma volta pelo recinto e até pela exposição da Feira, regressámos a casa... não sem antes tirarmos a última foto à despedida de Viseu!


...Figura_06: E como disse anteriormente, a 12 foi dia de vindimar a nossa Maria Gomes (ou Fernão Pires, para os mais puristas)...


...Figura_07: Vindima que nos proporcionou alguns belos exemplares desta casta tão doce e sumarenta... É caso para dizer que com 5 litros de água, teríamos feito facilmente 5 litros de... água com uvas!


...Figura_08: E nessa mesma noite esteve uma lua cheia magnífica, que me deu vontade de simular um FP com luz na ponta (homenageando assim o mágico Rocco e o seu D'lite).


...Figura_09: No dia 14 a equipa de trabalho reuniu-se no jardim, para arrancar com a montagem do novo abrigo FMJ.


...Figura_10: Foi uma tarde de trabalho árduo, com todos nós a entregarmo-nos à tarefa.


...Figura_11: Mas quando o sol se pôs algures no horizonte, a coisa estava feita e o abrigo montado!


...Figura_12: E foi assim que na manhã de 15 o fomos encontrar todo engalanado, com o toque final dado pela minha maridona Zé. Digam lá que não ficou bonito?

Breve, breve, novas novidades (perdoem-me a redundância). Por isso, mantenham-se atentos e vão passando por aqui. Até lá, fiquem bem! E façam o favor de viver felizes!