8 de outubro de 2011

Festas N. Sra. da Agonia 2011 - Viana do Castelo

Já passaram cerca de 50 dias desde que estivemos em Viana do Castelo a assistir às Festas desta cidade; no entanto, e porque somos verdadeiramente "gaiteiros" (neste caso apenas no sentido figurado, já que, pessoalmente, considero o ponto alto destas festas precisamente o desfile dos bombos e dos gaiteiros - aqui, sim, no sentido literal), não quero deixar de apresentar neste espaço um breve relato dos dias que passámos na cidade do amor (Viana do Castelo, pois claro!).
Foi entre os dias 18 e 22, com direito a aluguer de quarto em apartamento de estudantes assim em jeito de república (para quem estudou ou é de Coimbra entenderá; para quem não o fez... azar seu, pois desconhecerá uma das cidades mais bonitas do mundo!), que desfrutámos desta magnífica romaria.
Mas vamos às fotos que ilustram estes dias de Agosto (não digo de Verão, pois até tivemos direito a chuva e tudo, estando este final de Setembro e inícios de Outubro com temperaturas bem mais elevadas e tempo mais agradável).


...Figura_01: Chegados a Viana na tarde de 18 de Agosto e após nos instalarmos na "república" (quarto alugado pela simpatiquíssima D. Irina), fomos ver a cidade engalanada na avenida central. E nada melhor que encontrarmos logo duas primas da Zé (Maria e Zézinha), com quem fizemos a foto da praxe (perante vários milhares de pessoas que ali assistiam aos cantares de desafio).


...Figura_02: Fomos ainda ver as barraquinhas do artesanato, dando conta do tema deste ano das festas - Viana, cidade do vinho! (Ah! Pois... Nem eu fazia por menos!)


...Figura_03: Na noite de 19, e porque era dia (ou melhor, noite!) dos pescadores enfeitarem as suas ruas com o sal colorido e outras grinaldas a preceito, também nós quisemos dar o nosso contributo. Aqui a Zé a "poisar suavemente" a Igreja da Senhora da Agonia com os seus delicados dedos... lol


...Figura_04: E claro que aqui o Je também quis dar o seu retoque, até porque sem ele a Igreja teria ficado muito diferente...................... Ná!


...Figura_05: E do trabalho pela noite dentro de todos os pescadores, apenas registo o resultado obtido na rua principal (precisamente a que vem bater na Igreja de S. Domingos e onde tínhamos pernoitado no ano anterior - recordam-se? Não??? Então façam o favor de ir consultar a publicação homóloga de 2010).


...Figura_06: No sábado, dia 20, os nossos amigos e companheiros de festas Manuel Santiago e Jesuína foram ter connosco. Para eles uma estreia nestas andanças, foi logo "escândalo garantido" quando estas duas se encontraram, na chegada do casal Santiago!


...Figura_07: Mas porque já era meio dia e os bombos troavam na Praça da República, rapidamente para ali acorremos (até porque, como referi, para mim serão sempre o ponto alto destas festas), para também eles assistirem (pela primeira vez) a este desfile barulhento... mas fantástico!


...Figura_08: A foto para a posteridade em frente aos gigantones...


...Figura_09: Seguimos depois para a beira-rio, e já após algumas peripécias sobre decisões para o almoço (sandocas, tostas mistas, bjékas... acabando todos a comer de prato e garfo), para assistir à benção dos andores e dos barcos...


...Figura_10: Após o que o sr. Bispo abençoou quer o barco, quer a N. Sra. da Agonia quer todos os presentes (que eram milhares, como se vê na imagem)...


...Figura_11: E lá rumou a Santa pelo rio e até ao mar, sempre acompanhada de perto pelos muitos barcos de pescadores (mas não só!).


...Figura_12: Do mar regressou a terra, desfilando pelas ruas engalanadas na noite anterior pelos pescadores.


...Figura_13: Acompanhada por outros andores com imagens de muitos outros santos e santas...


...Figura_14: E pela menina que foi este ano figura do cartaz... e de outras personalidades (como a sra. Ministra da Cultura)...


...Figura_15: Também por estas duas ilustres personalidades, bem conhecidas de todos os atentos leitores deste espaço (ela, uma famosa mulher pelas suas qualidades na organização de eventos, arranjos de recantos de amor, receitas saborosíssimas, acompanhamentos nutricionais a doentes e muitas mais coisas que não caberiam neste pequeno espaço; ele, famoso escritor, mágico, químico, jogador de matraquilhos...)




...Figura_16: E sem esquecer est'outros dois, também eles figuras ímpares no panorama bairradino e nacional, quer pela sua produção de espumante bom e bruto, quer pelos seus dotes nos cantares tradicionais, quer ainda pelas qualidade dos folhados... e, claro, pela sua amizade!


...Figura_17: À noite fomos brindados com um par dançarino numa excelente performance... Então não reparam no que a senhora tem à cabeça? Foi vê-la a dançar o vira minhoto sempre com uma garrafa ali apoiada... e sem a deixar cair nem com nenhuma rodilha ou tipo de aderente!


...Figura_18: Mas, e porque o que estes três querem é festa, cantares e dançarias, foi vê-los a falar com terceiros enquanto ouviam as bandas filarmónicas a actuarem...


...Figura_19: Já dos ranchos nem conseguimos chegar perto, tal era o tamanho da multidão (não será isto uma nova figura de estilo? "tamanho" com "multidão"? Ah! Não? Pensei...)


...Figura_20: No final ainda fomos ver o fogo de artifício com que terminámos este longo dia e os nossos amigos regressaram a Anadia e nós ficámos por Viana...


...Figura_21: No domingo de manhã optámos por passear pela Praia Norte, para saborear o ar marinho...


...Figura_21: Encontrámos por ali algumas belas sereias...


...Figura_22: Também alguns tubarões...


...Figura_23: Mas o que importa é que, no final, o tubarão enfeitiçou-se com o canto (e encanto) da bela sereia.


...Figura_24: No domingo à noite houve desfile e fogo de artifício, muito bonito e intenso, mas que não ficou em registo por não ter levado a máquina. E na segunda, dia da partida, fizemos a foto com o inquilino da casa, o Engenheiro José Carlos, figura enigmática (e carismática) que ali delineia o seu trabalho com as maravilhas de toda a Galiza.


...Figura_25: Despedidas feitas, rumámos a Carreço e aos moínhos de Montedor, para ver uma das mais bonitas paisagens desta zona minhota.


...Figura_26: Ficam agora as despedidas deste que aqui vos escreve, ilustre protagonista da imagem que tem tão bonita paisagem!


...Figura_27: E termino com esta imagem de uma santa que me levou até à sua terra (Viana) para as festas da sua Santa padroeira.

Aguardem por novidades brevemente e até lá, façam o favor de ser felizes. Fiquem bem!