20 de outubro de 2011

O menino que Sonhava Salvar o Mundo!

Está concretizado! Filipe L. S. Monteiro (sugiro-vos que registem este nome, já que o mesmo irá ditar ainda muitas cartas, no futuro) vai mesmo ver o seu primeiro livro editado. A selecção recaiu na Chiado Editora e a data prevista para o seu lançamento será algures na segunda metade do mês de Novembro. Não é ainda o seu romance aventura ("O Segredo dos Candeeiros"), ainda em fase de apresentação em diferentes editoras, mas sim o seu primeiro livro infantil ilustrado. E leram bem, primeiro, pois o segundo está também já em fase de apresentação e, não tenho dúvidas, dada a qualidade quer dos textos e principalmente das ilustrações, também irá ver a luz do dia! Este Filipe L. S. Monteiro não brinca! Agora só me falta saber o que responder quando me perguntam: "E o que faz?" Confesso que fico sem saber se lhes devo dizer: sou licenciado em Química Analítica pela UA (porque o sou)! Ou responder que sou mágico (ilusionista), que também sou. Músico não, pois, confesso, deixei de treinar a guitarra; mas ainda retomarei um dia esta arte! E reformado, também não soa bem. Ah! A partir daqui já poderei dizer escritor? Boa!... ;-)
Bom, mas Setembro (ihhhhh! Tanto atraso!) começou com o Verão a, finalmente, dar-nos alguns dias de sol e calor. Mas também foi o mês de "marcar" o meu corpo com mais uma cicatriz operatória. E, claro, de assinar o contrato do Filipe L. S. Monteiro com a Chiado Editora. E de conhecer a geladaria Santini, em Lisboa. E... Bom, também terei que deixar alguma coisa para dizer numa segunda publicação sobre este mês, certo?
E cá vão as fotos que ilustram o que acima indico. Apreciem-nas!


...Figura_01: Com o calor, a minha "plantação privativa de amoras silvestres selvagens" pintalgou-se de negro, pelo que lá fui eu apanhar mais de 3 kg de amoras (para doce e para comer directamente). E que bem que estes frutos nos fazem, a todos em geral mas aos doentes... ou melhor, sobreviventes oncológicos em particular!


...Figura_02: E porque o tempo aqueceu, lá fomos nós fazer o muitas vezes adiado piquenique com a família Jordão. O local escolhido foi uma das matas da Vagueira, para muito divertimento do nosso afilhado Gonçalo... e de todos nós!


...Figura_03: Por isso mesmo este dia 4 de Setembro reuniu-nos, a MJ, o FM, a CV, o FJ e os menores GJ e AJ...


...Figura_04: No dia seguinte (5, portanto), rumámos a Lisboa, apanhando a minha "ilustradora privativa" Ana Beatriz em Condeixa, para assinar o contrato com a Editora. Na imagem, eu, a Zé e a Ana Beatriz junto ao edifício que alberga a Chiado Editora.


...Figura_05: E os novos escritor e ilustradora, para o registo do momento.


...Figura_06: O momento (solene) da assinatura do contrato celebrado entre a Chiado Editora e o escritor (desculpem a insistência, mas ainda não me habituei a este termo...) Filipe L. S. Monteiro, também com a ilustradora Ana Beatriz Marques na imagem.




...Figura_07: E porque o momento era de comemoração, depois da celebração do contrato, rumámos até ao Rossio e à consagrada geladaria (ou será gelataria? A dúvida persiste!) Santini, para ali mesmo saborearmos os seus magnificamente deliciosos gelados. Na imagem, nós os três no interior da Santini.


...Figura_08: Também o meu irmão se quis juntar a este dia de celebração, vindo ter connosco ali à zona. Aproveitámos, claro, para ali fazermos duas caches (ah! pois!) - Rua do Ouro e Rua da Prata -, após o que seguimos para a Amadora, com passagem por um dos locais mais bonitos de Lisboa, para apreciarmos um monumento natural magnífico - o arbusto (que é mais árvore) no Príncipe Real.


...Figura_09: Terminámos a noite na Amadora, com uma primeira visita à Academia Militar onde o meu irmão se encontrava (e falo no passado porque a 2 de Outubro veio novamente transferido para Coimbra, abandonando assim aquele local emblemático) - e onde registámos esta foto -, após o que fomos jantar por ali mesmo, a seu convite, e onde ainda fizemos uma última cache já com o seu camarada e amigo Jorge Gambutas...


...Figura_10: Termino esta primeira publicação sobre Setembro com mais uma imagem histórica do corpo humano... da minha ilustre pessoa (escritor!) - um sinal que já não existe mais.


...Figura_11: A mesma parte do corpo (e do mesmo escritor - eu!), após a intervenção cirúrgica que removeu o dito cujo.


...Figura_12: Os três pontos que me foram atribuídos por ocasião desta intervenção. E não esqueçamos que três pontos correspondem a uma vitória (sim, porque o empate dá apenas um e a derrota zero!)


...Figura_13: E termino com a imagem recolhida no final de Setembro que mostra a cicatriz local. Mais uma marca no corpo...

Bom, Setembro teve mais novidades, mas essas contá-las-ei num futuro próximo (que é o mesmo que dizer em publicações seguintes). Por isso, já sabem. Continuem a visitar este espaço, a dedicar alguns momentos à leitura... e alguns mais a seguirem-me aqui. Até porque, agora, já não estão a seguir um qualquer, e sim um... escritor! Fiquem bem! ;-)