27 de julho de 2011

Julho, mês de Férias, de vento... e de muito mais coisas!

Pois é! Para quem optou por Julho para tirar as merecidas e ansiadas férias de Verão, este ano o vento das nortadas não tem dado grande descanso! Esperemos que Agosto resulte melhor, até porque serão mais portugueses a ficar (ainda) mais descontentes e a dizer mal de todos os políticos por estes nem conseguirem proporcionar-lhes (nos) um mês decente para descanso (da crise, do FMI, da Europa e... dos aumentos globais!)
Mas, e como referi, Julho é mês de muito mais coisas. Por exemplo, de controlo do meu cancro. E se o vento não sorri aos veraneantes, pelo menos (e muito mais importante), esta minha doença oncológica deu-me uma nova boa notícia - aparentemente estará controlada, não tendo surgido novas metástases. Ou seja, até à próxima revisão (a dos cem mil!), poderemos viver a vida com um sorriso maior! E até merecemos... ;-)
Mas vamos reduzir esta primeira quinzena (vá lá, três semanas!) de Julho a um breve resumo, documentado fotograficamente, comme d'habitude! Aqui vai...


...Figura_01: Logo no primeiro dia do mês, e para não corrermos o risco de voltar a faltar, fomos até Sever do Vouga à Feira do Mirtilo, esse fantástico fruto que foi (e continua a ser) tão importante nesta minha luta contra o meu T4N1Mx... Por isso, e em companhia do nosso amigo Rui Figueiredo, ali rumámos para comprar mirtilos... e mirtileiros!



...Figura_02: Panorâmica geral da Feira, no parque de Sever do Vouga...


...Figura_03: O que é certo é que, à custa destas andanças e lides por feiras agrícolas e de produtos naturais, lá vamos "montando" o nosso pomar de várias espécies, quase todo em vasos, como esta pereira que se vê na foto...


...Figura_04: E reparem que não é por estar no vaso que não nos dá os seus frutos... e que boas que estas pêras eram!!!


...Figura_05: No dia 9 estava previsto uma visita nossa com o casal Manuel e Jesuína Santiago até Viana do Castelo, para assistirmos a um dos dias de música celta. Mas, e porque o deus Eolo não o permitiu, acabámos por ficar mesmo por Aveiro, com direito a jantar na Villa FMJ...


...Figura_06: No final, e porque também há noite em Aveiro, optámos por ir até à cidade averiguar o que por ali se passaria. E descobrimos, no Rossio, uma Mostra do nosso sal de Aveiro, com vários expositores a exibirem e a falarem do seu produto de cloreto de sódio... e salicórnia... e flor de sal... e meninas bonitas (ops! Esta observação está aqui deslocada... Mas só deslocada, não errada!) lol Na foto, uma maquete de uma das salinas ainda em exploração numa ilha da Ria de Aveiro.


...Figura_07: E agora deixem-me manifestar a minha indignação! Então não é que a lei publicada pelo Governo, sobre o fumo nos bares e estabelecimentos fechados, já ninguém lhe liga ou obedece? Em praticamente todos os bares da Praça do Peixe é (novamente) permitido fumar no seu interior, mesmo que sem extracção do ar (teoricamente) obrigatória! Por isso tivemos mesmo que optar por ficar na esplanada, ao frio, mas pelo menos com o vento a soprar rapidamente todos os resquícios de fumo no ar... Ah! Mas estou a ser injusto. O bar na Guest House, bem junto ao Mercado do Peixe, não permite fumadores no seu interior e o ambiente também é muito agradável. Recomendo! Pena foi que o descobrimos já só no final da noite... Mas havemos de voltar (e também a Viana!)...


...Figura_08: E agora uma novidade! Quem de vós já ouviu falar em "Geocache"? É um jogo assim em jeito de caça ao tesouro, espalhado já um pouco por todo o mundo e com milhares (milhões?) de jogadores que, atrás de pistas e coordenadas, lá andam a conhecer cidades, terriolas ou mesmo parques naturais, atrás das "caches" escondidas por voluntários e amantes do jogo, ali bem à vista de todos mas sem que ninguém as veja. Neste dia 14 de Julho, com o André, o Rafa e a minha maridona, seguimos à procura da nossa primeira cache (deles não, mas nossa sim!) bem ali junto ao Museu de Santa Joana. Adorámos!


...Figura_09: Claro que fomos logo fazer mais. Por exemplo, em frente ao Tribunal; no Parque da cidade; e, naturalmente, no Campus da Universidade de Aveiro, onde fizemos um em multi-cache e um individual!


...Figura_10: Mas é importante, neste jogo, termos um equipamento leitor de coordenadas (GPS), para evitar andarmos ao engano. Aqui, e depois de fazermos o cache "A ponte é uma passagem!", íamos erradamente para o outro lado. Felizmente o i-Phone tem uma publicação que nos permite descarregar e fazer as buscas com indicações muito preciosas! Mas quem ficar curioso com este novo desporto / jogo aventura, é só pesquisar o sítio: "www.geocaching.com" e explorar. Vão ver que também irão gostar!


...Figura_11: E para concluir a primeira quinzena, resta referir que o nosso amigo António (Augusto) presenteou-nos com a sua visita no fim-de-semana de 17, vindo até à nossa mansão. Jantámos, passeámos... e até fizemos o percurso nocturno com o grupo Tocacaminhar, com consequências que mais tarde vos narrarei. Por agora fiquem bem e... voltem para saber novidades!
Até já!

18 de julho de 2011

Equipa Maravilha - Caminhada e Piquenique

Foi no passado dia 2 de Julho que a Equipa Maravilha (claro que estou incluído nela! Até fico ofendido por alguém ter dúvidas disso...) se reuniu de novo, desta vez sob a batuta de um novo desafio: fazer uma caminhada num PR não muito duro, seguindo-se o (já) tradicional piquenique. Tendo-me sido confiada a organização do evento, mercê dos meus muitos créditos enquanto pedestrianista inveterado (felizmente que bem ajudado por parte da equipa!), a selecção foi para o PR 3 de Macieira de Alcoba, seguindo-se o Parque de Merendas do Alfusqueiro, ali bem ao lado do rio...
E apesar de algumas "ameaças" de desistência e outras desistências bem reais, ainda assim conseguimos reunir 7 aventureiros que deram corda às botas num percurso que se fez interessante. Os restantes constituintes desta equipa, que é de maravilha, juntaram-se a nós, para a segunda parte - o piquenique propriamente dito. O tempo esteve mais ameno, não nos obrigando a terminar o dia embrulhados nos liteiros; ainda assim não foi de excelência, pois o vento e algum frio fizeram questão de também comparecer. Pudera! Quem não quereria comparecer ao II Piquenique de uma Equipa assim tão Maravilha?
Mas vamos às fotos que fixaram este dia para toda a Eternidade. E fiquem a saber que "toda a Eternidade" é tempo para o caraças!


...Figura_01: Os verdadeiros "resistentes" que se mantiveram fiéis ao programa inicial - a caminhada! Da esquerda para a direita: Filipe, Maria José, Santiago, Luísa (Marinho), Marisa, Bruno e Ana Mariz.


...Figura_02: O primeiro quilómetro do PR, logo depois da "piscina" em estilo de grande tanque...


...Figura_03: Um momento de interessante beleza, quer do circuito quer pelos caminhantes.


...Figura_04: Ah! Mas porque estava a falar da beleza dos caminhantes, faltava aquele com um cachecol embrulhado na cabeça. Estaria ele com frio? Ou estaria a procurar segurar algumas boas ideias? O futuro o dirá!


...Figura_05: Mais um dos pontos bonitos do percurso... Ah! Pois! São os mesmos caminhantes...


...Figura_06: Sim, sim... O gajo do cachecol nacional também ainda por ali andava!


...Figura_07: Devotos como somos, não podíamos deixar de prestar a nossa homenagem a N. Sra. da Guia com uma visita à capela.


...Figura_08: Do alto deste ponto poder-se-ia avistar o mar, distante a 50 km... se o Bruno estivesse a olhar na direcção correcta em vez de na direcção oposta!


...Figura_09: Eis a prova em como todos nós estivemos presentes precisamente ali, naquele ponto...


...Figura_10: Agora é só procurar atribuir um rosto a cada uma das botas na foto anterior. Quem acertar ganhará um prémio!


...Figura_11: Este sim, é o ponto mais elevado do circuito. Por isso mesmo pedi à Zé para confirmar a estabilidade daqueles calhaus... Os de pedra, não esses que estão vocês todos a pensar! ;-)


...Figura_12: Confirmada a estabilidade, também eu me juntei ao "Grupo Maravilha", para mais uma "foto maravilha"...


...Figura_13: E agora um pouco de história sobre o forno que se avista por detrás daqueles "Maravilhas". Reza a lenda que um dia um serrano partiu para o Brasil (por volta de 1810) e prometeu a Nossa Senhora da Guia que, se conseguisse voltar com vida, faria um forno onde pudesse cozer pão para todas as pessoas que fossem àquela Romaria. Esse forno seria feito onde vissem as areias do mar (viste, Bruno?). Também prometeu fazer uma capelinha onde se pudesse venerar Nossa Senhora da Guia (também já aqui apresentada). O bom homem voltou e cumpriu a promessa. Logo nos primeiros anos correu à serra muita gente para venerar Nossa Senhora. O forno tinha que arder, para aquecer, durante oito dias e oito noites. Ao fim desse tempo era varrido e posto o pão com grandes pás. Só que um dia apareceu lá um velhote que entrou dentro do forno para retirar o brazido e colocar o pão dentro para cozer. Nessa altura estava a passar a procissão pelo que ele foi ao andor, tirou uma flor e fez todo o trabalho descalço e sem nenhuma protecção. Quando saiu, a flor estava tão verde como se estivesse num jardim, pelo que as pessoas, ao verem tal feito, ajoelharam-se e começaram a rezar. A partir daquele ano, deslocavam-se pessoas de vários pontos do país para ver o milagre. Até que um dia o velho deixou de lá ir e assim acabou a romaria... pelo menos dentro destes moldes da cozedura do pão!


...Figura_14: Após mais uma interessante lição de lendas e estórias, mais um momento devoto num percurso que percorre várias capelas e ermidas...


...Figura_15: Também os restantes elementos quiseram prestar o seu culto... Ops! Parece que falta alguém... Ah! Pois!... Elas foram na frente mas, por cause de alguns cães (???) perderam o trilho e apareceram-nos mais tarde por outro lado distinto...


...Figura_16: Bom, com o sentido do dever cumprido, regressámos ao Alfusqueiro e aos restantes "elementos Maravilha", que nos aguardavam já com as mesas preparadas e os copos atestados. A foto de família num brinde apropriado...


...Figura_17: Depois o pessoal foi ocupando o tempo em agradável conversação, sempre bem regada com bjékas e vinho tinto...


...Figura_18: Ou então a apreciar a paisagem bucólica e tranquilizadora que a proximidade do rio nos oferecia...


...Figura_19: Outros ainda promoveram a reedição do famoso "Sermão de Sto. António aos Peixes" (quem não conhece sugiro uma busca rápida no Google, pois trata-se de uma excelente sátira do Padre António Vieira sobre a colonização portuguesa no Brasil)... Ou, melhor dizendo mas por outras palavras, fizeram uma tentativa de minorar as dores que uma enxaqueca pode provocar!


...Figura_20: Felizmente que a calmaria reinante deu os seus frutos e tudo pareceu acabar em bem... pelo menos assim o expressaram!


...Figura_21: Claro que o "acabar em bem" teve as suas consequências: fomos todos beber mais umas bjékas e tintóis, para afastar de vez essa tal da enxaqueca (que até nem tinha sido convidada para este Piquenique Maravilha)...


...Figura_22: Já próximo do final do dia, ainda fomos visitar a pequena represa que forma ali uma espécie de praia fluvial procurada por jovens e casais de namorados...


...Figura_23: Que por ali acampam em momentos de estreita partilha com a Natureza.

E foi assim que demos por encerradas estas "jornadas técnicas", com a eleição do novo orgão organizativo das próximas jornadas, que serão levadas a cabo já no próximo dia 30 deste mesmo mês (de Julho), até porque Agosto é um mês em que a maioria dos elementos Maravilha irão de férias e no final do mês a (nossa) Luísa irá para a sua aventura científica até Praga, deixando-nos pelo menos até ao final do ano. Que tenha muito sucesso por lá e que venha com vontade, no próximo ano, para continuar a participar nestes nossos momentos maravilha! Agora, Rui Vasco Gomes, a "batata quente passou para a tua mão. Dia 30 lá nos encontraremos, seja esse "lá" onde for...
Entretanto, fiquem bem!

12 de julho de 2011

Resumé de Junho... como prometido!

Sem mais delongas, e porque o prometido é devid(r)o, vou já reportar o mês de Junho com base na memória registada fotograficamente dos principais momentos que o mês seis nos proporcionou. A saber, e apenas pela ordem cronológica dos acontecimentos:

(i) - Jantar dos "Magníficos" da Sanitana (Murtede);
(ii) - Aniversário da minha maridona MJ;
(iii) - Aniversário da nossa amiga e comadre Cristina Vieira;
(iv) - Produção frutífera da Villa FMJ;
(v) - Novo jantar dos "Magníficos" da Sanitana (Feira do Vinho, Anadia);
(vi) - 24.º Beberete dos Pinguinhas (e sem direito a discussão, Tiago, Miguel, Tó, Álvaro e Chico!!!!!!!!!)
(vii) - Outros...

E sem perder tempo, aqui vão.


...Figura_01: Jantar dos magníficos da Sanitana na Cabana do Pastor, em Murtede (Cantanhede), um local interessante com boa comida e melhor bebida. A repetir... Da esquerda para a direita, temos: Armando Silva, Manuel Santiago (ambos semi-ocultos), Álvaro Rodrigues. À direita: Alcindo Ramos, Filipe Monteiro, Manuel Lourenço.


...Figura_02: E falar da Villa FMJ sem falar da D. Piedade seria uma lacuna imperdoável. Por isso aqui fica a nossa justa homenagem a quem é já figura ímpar neste nosso reino na Terra. Aqui com a minha maridona no jardim, o local por elas eleito como "compartimento principal" da Villa...


...Figura_03: Mas o mês de Junho fica sempre marcado por um grandioso acontecimento nacional, que é o aniversário da minha Keriduska MJ... Este ano a prenda que me pediu foi o de ir(mos) passar o dia com os seus pais ao Porto, pelo que, após consultar todos os astros e astrólogos, cartomantes e ciganas, acedi à sua petição. E eis-la com a sobrinha Sofia, que também a foi visitar ali a casa.


...Figura_04: O almoço foi em casa dos pais (como pedido), após o que fizemos a foto de família para registo para a posteridade.


...Figura_05: Ao lanche fomos até à Foz, já com a nossa cunhada Rosa e (novamente) com a Sofia, para uns crepes com gelado.


...Figura_06: E porque ela hoje "era pequenina" teve direito a comer aquele crepe todinho só para ela...


...Figura_07: Obviamente que também eu tive direito à minha dose... e reparem bem no meu ar semi-enlouquecido, protegendo o meu quinhão. Ai de quem ousasse pedir-me um bocadinho que fosse! Por isso a Rosa nem se atrevia a olhar para o prato... lol


...Figura_08: A 9 fez a Cristina, pelo que nos reunimos todos em sua casa para um almoço de festejo. Aproveitava-se assim para cantar os parabéns às duas aniversariantes do mês. Mantendo sempre o princípio (da esquerda para a direita): Filipe, Zé, Gonçalo, Afonso, Cristina, Francisco, André.


...Figura_09: E é com muito orgulho que vos apresentamos o nosso primeiro arbusto de mirtilos, comprado ainda este ano e que já nos presenteou com todos estes frutos. Deixem-me acrescentar-vos que este pequeno fruto azul-lilás desempenhou (e ainda desempenha) um papel preponderante na saúde deste vosso amigo, quer pela sua acção anti-oxidante com que combate as minhas células mais malukas (com kappa, pois claro!), quer pela contribuição com que me ajudou a elevar o nível da hemoglobina durante os tratamentos de quimioterapia...


...Figura_10: E é pelo que atrás disse que este momento registado teve para nós tanta importância (simbólica mas não só)...


...Figura_11: Eis a primeira caixinha colhida (de duas que pensamos ainda vir a colher), que nos soube a "néctar da vida" (sem ser vinho!). Ah! E se olharem atentamente, sobre eles vê-se ainda a nossa primeira groselha colhida de uma groselheira minúscula que também já temos em vaso. Ah! Pois...


...Figura_12: Eis outro dos nossos frutos combatentes - amoras de amoreiras sem espinhos. Estas são da nossa produção, e que vieram reforçar as framboesas que o meu irmão nos tem oferecido da sua plantação particular (registem se faz favor, pois estes frutos que vos referi são do melhor para a saúde pelo seu forte poder anti-oxidante! E não apenas para doentes oncológicos, como eu...)


...Figura_13: Mas em Junho ainda teria que haver novo encontro de gente Magnífica, já que a Feira do Vinho em Anadia a isso convidava. Para manter a tradição, lá fomos nós novamente jantar ao recinto das festas. Pela ordem acordada: Filipe, Álvaro Rodrigues, Armando Silva, Jesuína, Manuel Santiago e Alcindo Ramos. O casal em maior proximidade eram dois "emplastros" que não resistiram ao seu momento de fama, em aparecerem nesta imagem captada pelos paparazzi no local! lol)


...Figura_14: Outro acontecimento ímpar nacional em Junho é o Beberete dos famosíssimos Pinguinhas. Este ano, fugindo à tradição, fomos até Coruche para o realizar... acabando todos nós em Lisboa a jantar, por impossibilidade do nosso brother Miguel se poder deslocar ao Ribatejo. E como quando a montanha não vem a Maomé... Já sabem o esquema: Pinga Álvaro, Pinga Chico, Pinga António...


...Figura_15: Pinga Filipe, Pinga Tiago, Pinga Miguel... Três de um lado, três do outro, perfazemos os famosos "Sete Pinguinhas"! (Sete? Perguntam-se vocês... Sim, sete. É que nós ainda levamos a amizade a extremos!)


...Figura_16: E agora partilho convosco outro "momento de natural criatividade". Para que saibam que nos nossos vasos e jardim não se produzem apenas frutos e flores, os nossos arbustos também frutificaram... um ninho com dois pequenos melros. Espectáculo!


...Figura_17: Finalizámos o mês (novamente) entre amigos, com um almoço agradável cá na Villa FMJ com os srs. Rui Figueiredo e Lau, acompanhados por um ainda bem saboroso tinto "Quinta da Terrugem Reserva 2004" que nos deliciou. Ah! E já agora fiquem também a saber que o vinho tinto contém também excelentes agentes anti-oxidantes que nos ajudam na luta contra o cancro? É que, tomem nota: "O vinho tinto é uma fonte rica de fitoquímicos biologicamente activos, que são produtos químicos que existem em plantas. Os compostos chamados polifenóis encontrados no vinho tinto, como catequinas e resveratrol, apresentam propriedades antioxidantes que ajudam ao combate do cancro". Viram porquê continuo a beber vinho tinto do bom?


...Figura_18: E porque acho que quem visita este meu blog é gente que sempre procura ir mais além, quais descobridores de terras novas e distantes, presto a todos a minha homenagem sob a forma da nossa Torre de Belém, marco ímpar que regista os Descobrimentos Portugueses, essa épica aventura que acrescentou novos mundos ao mundo!
Fiquem bem!

Etiquetas: , ,