30 de agosto de 2011

Piquenique da Equipa Maravilha - o encerramento de uma temporada!



O final de Julho chegou e, com ele, veio o dia escolhido pela Organização para realizarmos o piquenique de encerramento de uma temporada de ouro de uma equipa de diamante... ou platina. E nada como criar um objectivo para este piquenique - a despedida (até para o ano!) da nossa Luisinha Marinho, antes de viajar para o seu projecto de investigação na Europa.
Bom, objectivo criado e equipa organizadora seleccionada, chegámos ao dia. E porque somos uma "Equipa Maravilha", o piquenique fez-se... mesmo sem o Organizador (Rui Vasco) nem a homenageada (Luísa). Claro que a Maravilha resulta de um team maravilha, que rapidamente se (des)organizou e criou as condições adequadas a mais um dia bem passado. Local? No problem... O parque de merendas de Mogofores, que me surpreendeu pela positiva. Comida? O Alexandre de Aguim providencia. Vinho? Não falta, ou não estivéssemos em pleno coração da Bairrada. Pessoas? algumas faltas, mas ainda assim estivemos presentes 9 pessoas da equipa. Maravilha, pois claro!
E vamos às (poucas) fotos tiradas.


...Figura_01: O Fofocus estacionado, em pleno parque escolhido.


...Figura_02: Imagem do parque e do espaço (livre) disponível.


...Figura_03: O lugar escolhido (e bem) pelo Pedro para a nossa mesa.


...Figura_04: Também o respeito pela Natureza foi por nós acatado...


...Figura_05: À medida que o pessoal foi chegando, fomos logo distribuindo as coisas pela mesa...


...Figura_06: Enquanto o pessoal de ocupava nesta actividade, o fotógrafo (eu, portanto) entretinha-se a captar a Natureza luxuriante que nos envolvia...


...Figura_07: Atrás de nós um riacho (nesta altura praticamente seco), sobre nós alguns chorões... (ainda bem que, neste caso, dizem respeito a árvores e não a verdadeiros chorões... humanos!)


...Figura_08: E porque a mesa já apresentava algo digno de registo (cerveja e vinho!), o fotógrafo (que continuava a ser eu, mim, je...) aproximou-se não resistindo ao chamamento efectuado por um copo de tinto...


...Figura_09: O momento da chegada dos "últimos Maravilha" - o Jorge e a estreante Lurdes...


...Figura_10: Reunida a equipa, a comida e a bebida, era tempo da primeira foto de grupo para registar mais este momento.


...Figura_11: E antes que o álcool fizesse tremer a mão do fotógrafo, resolvemos fazer uma segunda foto ao grupo, já depois de comer e (re)iniciar o beber...


...Figura_12: No final saímos todos satisfeitos por mais um dia bem passado.

Com este encontro demos entrada ao último dia de Julho e, 24 horas depois, ao primeiro dia de Agosto. Aqui voltarei brevemente para vos apresentar este novo mês (que entretanto também já amanhã acaba!). Fiquem bem...

29 de agosto de 2011

Vamos encerrar Julho... no final de Agosto!

Não! Não é um estranho título para esta publicação. E sabem porquê? Tão simplesmente porque irei "apenas" relatar o que de mais relevante se passou no mês transacto (gostei desta palavra. Doravante irei usá-la, quiçá, amiúdas vezes... Uau! Numa só frase introduzi várias palavras fantásticas - depois de "transacto", veio o já famoso "doravante", depois o "quiçá" e finalmente o "amiúdas"... E não, homens leitores deste blog, "amiúdas" não é o mesmo que "há miúdas" ou apenas "a miúdas").
Depois de mais um intróito extraordinário (ou melhor, "intróito" é só por si extraordinário), ficamos aptos a descrever a segunda quinzena deste mês de pleno Verão. Julho, portanto.


...Figura_01: Para quem anda atento, terminei a primeira quinzena com a presença do André e do Rafa em nossa casa (e da nossa estreia em Geocaching). Nada melhor que começar precisamente por aí. Assim, e com eles, a 16 fomos ver uma peça de teatro bem humorada, no CETA. "Oh Diabo!" de seu nome, arrancou a todos os presentes muitas gargalhadas pelo humor(daz) apresentado. Aqui os nossos dois sobrinhos atentos quer à anjinho (Sofia Amaro) quer à diabinho (Cláudia Alexandrino)... e também aos restantes actores! lol


...Figura_02: Já depois da caminhada nocturna anteriormente publicada, que derreou as minhas costas (outra palavra extraordinária, destacada pelo itálico), foi em clima de algum sofrimento ditada pela hérnia vingativa, que fomos conhecer o restaurante dos Srs. José e Alice Coutinho, em Couto de Baixo, com os nossos amigos Miguel L., Rui F. e Cristina D. (todos presentes na foto).


...Figura_03: A fotografia da praxe. E começando pela esquerda: José Coutinho, Miguel Lopes, Rui Figueiredo, FM, Cristina Durães, MJ e Alice Coutinho.


...Figura_04: No final do almoço, a D. Alice com o cabrito da noite no alguidar à cabeça...


...Figura_05: Um brinde pelos ilustres FM e CD...


...Figura_06: Duas bonitas presenças femininas - CD e MJ.


...Figura_07: Perante o olhar atento do ML e do RF!


...Figura_08: No final fomos fazer um pequeno passeio pelos terrenos de Couto de Baixo e pelas vinhas do enólogo que se nos juntou no final do almoço. Aqui a Cristina a espreitar um dos antigos moinhos do percurso.


...Figura_09: Também a Zé quis ir espreitar o moinho...


...Figura_10: Parece mesmo uma exibição de "Passo Doble", mas afinal eram elas a segurarem-se para não caírem (até porque quem escorrega também cai)...


...Figura_11: Um dos pontos mais bonitos do pequeno percurso que fizemos, aqui com a CD e a MJ secundadas pelo Sr. JC (Não! Não é Jesus Cristo, apesar de certamente também ali estar, Ele que é omnipresente e omnisciente, como nos ensinam nas catequeses).












...Figura_12: O mesmo percurso e quase os mesmos interlocutores - apenas a CJ substituída pelo je (FM).


...Figura_13: Encontrámos alguns kiwis em plena produção...


...Figura_14: Não é a Pipi das Meias Altas... mas até parece!


...Figura_15: A foto final na eira dos espigueiros, após o que fomos beber um copo a casa do enólogo e regressámos a Aveiro (ainda com muita dor lombar).


...Figura_16: No dia 25, para além do aniversário do afilhado André, foi também dia de rastreio no IPO, com mais uma TAC torácica, abdominal e pélvica, recordando-nos que dois anos antes, precisamente neste mesmo exame de controlo, havia sido detectada a metástase pulmonar. Felizmente que, desta feita, o exame se veio a revelar favorável, apenas se detectando a famigerada hérnia que me obrigará a ter alguns cuidados futuros para não vir a dar (mais) problemas!


...Figura_17: No final do mês, mais concretamente no dia 30, soube que o Gonçalo M. Tavares estava presente no Fórum Aveiro, na Bertrand, para sessão de autógrafos e apresentação do seu livro "O Caminho para a Índia". Foi, pois, a oportunidade para o ir ver, pedir um autógrafo, e, claro, pedir-lhe alguns conselhos de (futuro) escritor para autor consagrado...





...Figura_18: Tive direito ao meu autógrafo e ainda tivemos uma agradável e muito interessante conversa sobre os passos a dar para (também) poder a vir ser autor publicado, apresentando-me ele várias sugestões de possíveis editoras para lhes apresentar os meus livros.

E prontes. Foi assim que chegámos ao final do mês que daria lugar a Agosto e a vários outros dias preenchidos... que muito brevemente aqui vos darei conta! Mas antes disso ainda vos relatarei o último piquenique da Equipa Maravilha, no Parque de Merendas de Mogofores. Até lá, fiquem bem...

10 de agosto de 2011

Tocacaminhar - Primeira caminhada nocturna

Ena! Só agora estou a publicar a caminhada (histórica, por ser a primeira!) nocturna que fizemos. E por ser a primeira não corremos muitos riscos, tendo tido a organizadora (Liliana) a preocupação de seleccionar um circuito fácil, sem grandes riscos em termos de acidentes de terreno, e num PR já por nós conhecido - Biorria, Salreu, Estarreja.
Assim, na noite de 16 de Julho, encontrámo-nos no Autocarro-bar (alguns de nós) e outros directamente no ponto de início ali junto ao apeadeiro de Salreu. Infelizmente a noite revelou-se bastante húmida, mesmo chuvosa, o que desencorajou algumas pessoas e algumas consequências nos dias seguintes (para mim). Mas vamos por partes...


...Figura_01: Foto do grupo dos 12 intrépidos caminhantes barra aventureiros, equipados a rigor para enfrentar a intempérie...


...Figura_02: A mesma equipa, a mesma paisagem, mas com a máquina a registar a imagem recorrendo apenas à luz das nossas lanternas...


...Figura_03: Por último, a mesma equipa, a mesma paisagem e a mesma máquina, mas desta vez recorrendo apenas ao seu flash! Digam lá que não parecemos umas "almas penadas"...


...Figura_04: E demos início ao PR, equipados com os nossos coletes reflectores, as lanternas acesas (pelo menos algumas) e a chuva a cair... Acreditem, não é a lua cheia que se vê na imagem, e sim um pingo de chuva a reflectir o flash!


...Figura_05: E eis o 13.º caminhante, presença habitual neste PR e principalmente à noite, que acompanha durante as primeiras dezenas de metros todos aqueles que por ali caminham. Depois volta para trás, aguardando por novos aventureiros.


...Figura_06: E lá seguimos nós, com o nosso "brilho natural" a reflectir o nosso ânimo e aqui já sem o gato.


...Figura_07: Até porque gato escaldado de água fria tem medo... e o que se vê na imagem não são nem várias luas cheias e muito menos sujidade na lente. Sim, adivinharam - continuam a ser pingos de chuva!


...Figura_08: Mas o nosso propósito de concluir a caminhada mantinha-se firme, pelo que fomos seguindo PR adentro (adoro esta palavra. Doravante irei usá-la mais vezes... E também adoro "doravante", mas isso acho que já vos tinha dito antes...)


...Figura_09: É verdade que não dava para tirar muitas fotos, pelo menos à paisagem. Assim, fomo-nos entretendo a tirar uns aos outros.


...Figura_10: Ou a nós próprios, numa homenagem ao "Clube dos Poetas Mortos"... claro que aquele perfil narigal não engana ninguém!)


...Figura_11: E quando chegámos perto do final do percurso, continuámos com as nossas experiências foto-artísticas...


...Figura_13: No final ainda tivemos a presença da Sandra e do Cândido (sem o Piruças), e mais duas pessoas que não chegaram a interagir connosco...

Regressámos molhados e felizes aos carros e retomámos para Aveiro. E porque nesse fim-de-semana contámos com a presença do nosso amigo António (o ganda músico de Alcochete), que me acompanhou nesta loucura nocturna, ficámos no domingo por casa a recuperar as forças... Ah! E as consequências da noite molhada terão sido... uma lesão na região lombar, que me levou às Urgências do Hospital de Aveiro e ao uso de uma cinta, para recuperar. E ainda o ter que faltar à última (e, pelos vistos, grandiosa) caminhada com que os Tocacaminhar encerraram o ano pedestrianista... mas com a promessa de, em Setembro, regressarmos ainda com mais entusiasmo a estas lides! Até lá, fiquem bem...