30 de abril de 2011

Março e Abril atrasados

Pois é! Há já algum tempo que não actualizo este nosso espaço com os últimos acontecimentos. Vou procurar recuperar algum tempo nestes próximos dias, publicando-os para recuperar o atraso destes dois meses (Março e Abril), pois Maio entra já amanhã pela nossa casa adentro (eis mais uma palavra a acrescentar ao nosso léxico cultural!)
Assim, e apesar da última publicação ter sido dos primeiros três dias deste mês da Revolução dos Cravos, por ser uma descrição dos Encontros do Grupo Mágico de Sintra, recupero alguns dias anteriores por neles termos partilhado bons tempos com melhores amigos!
Por exemplo, no dia 25 de Março fomos novamente até casa dos nossos amigos Natália e Sílvio, na Feira, onde a Zé esteve a preparar-lhes o seu "jardim superior" (superior por estar a ser montado ao nível do terceiro piso!).


...Figura_01: O aspecto dos primeiros arbustos que fazem já uma barreira verde no seu terraço.


...Figura_02: No dia seguinte tivemos cá em casa a família Monteiro Carecho, acrescida com a minha madrinha Fernanda, connosco a almoçar. Foi um dia giro e interessante...

No início da semana o nosso amigo sueco, Jahn Gallo, veio até nossa casa passar uns dias, seguindo depois connosco até Torres Vedras e aos Encontros (tal como referi na publicação sobre os mesmos). Durante esses dias ficaram célebres os pequenos-almoços que tomámos no nosso jardim, mas também o final de mês em que passeámos por Aveiro. Eis as imagens.


...Figura_03: O almoço, no dia 30, na Pizzarte...











...Figura_04: À noite fomos até à Feira de Março, já com o André presente, para ver o ambiente













...Figura_05: Ainda tivemos tempo de tentar a nossa sorte numa barraca e... claro, só podia dar nisto! lol



...Figura_06: Depois encontrá-mo-nos com a Vanessa e o seu irmão e fomos beber uma "bjeka" (ouvimos dizer que faz bem à saúde, só por isso!), ficando a conversar até (quase) termos sido expulsos da tendinha...


...Figura_07: No dia seguinte (último do mês de Março) a Cristina Durães veio ter connosco e seguimos até ao Gafanhoto, para um almoço a quatro. Claro que antes, ainda houve tempo para um brinde com um flute de um bom espumante bairradino!

O que aconteceu nos primeiros dias de Abril foi já descrito na publicação dos "Encontros". Na segunda-feira, dia 4, depois do fim-de-semana em Torres Vedras e as saudades dos animais cá de casa, fomos dar uma volta pelo pinhal que o Doc viu nascer.







...Figura_08: Quem diria que o Doc já vivia connosco quando estes pinheiros aqui foram plantados, tão pequeninos? Agora vejam o seu tamanho, comparados comigo, com o Doc e com o seu amigo Snoopy!













...Figura_09: Também a Zé por ali passeou com o nosso Doc, felizes da vida...


...Figura_10: Dois dias depois, fomos até Vagos ver a feirinha de artesanato que ali esteve a decorrer. No entanto, a foto fizemos-la à entrada de Vagos...


...Figura_11: Ainda nessa semana, já na sexta-feira, tivemos a visita dos pais Torcato e Ana Maria, com duas amigas do Porto (Maria da Luz e Helena), que connosco vieram passar o dia. Para (não) variar, eis a foto do almoço.


...Figura_12: Ainda nesse mesmo dia, mais à noitinha, fui ao lançamento de um livro infantil ("Ovo mole e companhia"), a convite do seu editor (a quem entreguei o livro infantil feito em parceria com a Ana Beatriz). Terá sido uma "ante-visão" do que será o nosso próprio lançamento? O futuro o dirá...


...Figura_13: E termino esta publicação com a noite de segunda-feira, dia 11, em que fomos até ao Porto. Depois de um jantar em Gaia com os nossos amigos Joferk e Cristina (ainda com o Jahn Gallo, que apenas viajaria no dia seguinte de regresso à Suécia), seguimos até ao CIF para assistirmos à conferência do norte-americano Dal Sanders (na foto com o Mário Daniel, o Valman, o Luís Santos, a Cláudia e um dos mais novos ilusionistas que, sorry, não sei ainda o nome)...

Como vos disse, muito brevemente actualizarei com as nossas actividades deste mês de Abril, para além da reportagem da nossa primeira caminhada 2011 com os Tocacaminhar... Como vêem, motivos mais que suficientes para continuarem a visitar-nos e, já agora... cadê os vossos comentários? Fico à espera...
A todos/as, abraços e beijos. Fiquem bem!

15 de abril de 2011

Investigações Privadas!

Partilho convosco uma das melhores músicas de sempre... Private Investigations, dos Dire Straits, claro!



Apreciem e... fiquem bem!

12 de abril de 2011

XXII Encontro do Grupo Mágico (de Sintra) - Torres Vedras

No 1.º de Abril celebra-se o Dia das Mentiras... No entanto, nem tudo o que decorre nesse dia se baseia nesta premissa. Por exemplo, o Encontro de parte da comunidade mágica nacional (e alguns internacionais) em Torres Vedras! Este teve início precisamente no dia 1 de Abril e não foi nenhuma mentira... à parte, claro, as pequenas "mentiras" (sob a forma de ilusões ou pequenos truques) que qualquer mágico sempre faz perante o seu público... Mas essas não contam, certo?
Bom, serve este intróito apenas para vos preparar para o que foram dois dias fantásticos (sexta à tarde até domingo depois de almoço) passados naquela cidade famosa pela estratégica defesa (da linha das Torres) que susteve as investidas napoleónicas no nosso território, mas agora ainda mais famosa depois de por ali termos andado...
Assim, nesse primeiro dia do mês o Dani veio ter connosco aqui à FMJ Villa (onde o sueco Jahn Gallo já se encontrava desde o dia 28!), rumando todos nós depois de um saboroso almoço ainda cá em casa, até àquela cidade saloia. Ali chegámos ao hotel Império, local eleito para nos "enfiarmos" durante quase três dias e duas noites, e onde nos fomos reunindo com os restantes colegas (mágicos e acompanhantes) que também participaram nestes Encontros.
Depois de (alguns) terem ido jantar (nós apenas procurámos gelados, mas acabámos a beber umas cervejas enquanto petiscávamos qualquer coisa), regressámos ao hotel onde os restantes elementos entretanto já haviam chegado para, ali, darmos início ao programa dos Encontros - a apresentação histórica do Ivo Sousa (Fred Allen) sobre o mítico ilusionista holandês, campeão por três vezes da FISM, o galardão mais alto da magia (quase como que um Óscar na magia). E foi uma apresentação bastante interessante, aliás como já é normal nestes seus trabalhos.
No final fomos todos dormir... quer dizer, alguns de nós foram dormir, já que outros tantos foram descobrir os bares da cidade... porque amanhã seria o grande dia. E porquê?, perguntam-se (alguns) vós... Porque no dia 2 os Encontros iniciar-se-iam com a apresentação do tema "Improviso Pensado", a cargo dos magníficos ilusionistas Dani e Phil Mount (conhecem?), que contaram ainda com a preciosa colaboração do consagradíssimo ilusionista sueco Jahn Gallo.
E a apresentação teve início por volta das 10H30, um pequeno atraso ao horário previsto, connosco de imediato a improvisar... como tínhamos pensado! E foram mais de 70 diferentes efeitos mágicos que podem ser usados assim em jeito de improviso, quase todos realizados mas pelo menos todos explicados, perante a satisfação da assistência. Mas claro que tantos truques arrastaram-se por toda a manhã e ainda algum tempo da parte da tarde. No entanto, todos permaneceram na sala, numa clara manifestação de que estariam a gostar do que lhes mostrávamos.
Do que se passou durante o resto do dia (e noite) e também no dia seguinte vos darei conta recorrendo às imagens. Venham elas...


...Figura_01: Imagem da partida dos "4 intrépidos cavaleiros" da Villa FMJ até Torres Vedras! São eles: Maria José, Daniel Guedes, Jahn Gallo e este vosso amigo FM.


...Figura_02: A "Vida e Obra de Fred Kaps" manteve toda a gente atenta à apresentação do Fred Allen...


...Figura_03: O início da nossa apresentação, com a mesa recheada de material com que iríamos ilustrar os nossos "Improvisos" (ao ponto de assinalarmos a mesa como se de "Feira Mágica" se tratasse, para diversão de todos).


...Figura_04: Começámos com um "powerpoint" em mandarim, como se nos tivéssemos enganado no ficheiro, mas rapidamente regressámos ao correcto com uma primeira introdução teórica... pensadamente improvisada!


...Figura_05: E os primeiros efeitos tinham a ver com a categoria "Improviso sem objectos", cabendo ao Dani a apresentação da sua maioria. Ah! Por acaso repararam nas camisolas que ambos trajávamos??? Observem-nas com atenção (se necessário, ampliem as imagens, clicando sobre as mesmas)...


...Figura_06: A segunda categoria tinha a ver com "Improviso usando objectos levados pelo mágico", com o Dani a mostrar um interessante efeito do anel na corda com um alfinete...


...Figura_07: Também nesta categoria o Jahn Gallo apresentou o seu célebre efeito "Osaka bills", que pode sempre apresentar-se como se de improviso se tratasse.


...Figura_08: E na categoria "Improviso com objectos emprestados" tivemos imensos efeitos a apresentar. Aqui novamente o Dani com o efeito "The book test".


...Figura_09: Enquanto eu o observava, atento, preparado para apresentar o efeito seguinte...


...Figura_10: Novamente o Jahn Gallo com o seu efeito "Jaromer beer game", que recorre ao uso de bases de copos, aplicável num improviso em bares...


...Figura_11: Seguiu-se o almoço ali mesmo ao lado da sala (para não se perder tempo), aqui com o Fernando Coimbra (Joferk) e sua esposa Cristina (Christy).


...Figura_12: E ao lado a nossa mesa, comigo (FM), Jahn Gallo, Eduardo, Miguel, Daniel e, de pé, o Gonçalo.


...Figura_13: No final de mais de 3 horas e meia de magia, os três (verdadeiros) artistas receberam os (merecidos?) aplausos da assistência.


...Figura_14: Seguiu-se então o tema "Topit", com o Eduardo Fernandes a substituir à (quase) última hora o nosso amigo Mário Daniel...


...Figura_15: Imagem da sala com a assistência a seguir o que lhes era apresentado (sim, o gajo da camisola amarela continuo a ser eu!)


...Figura_16: Com o seu estilo muito próprio e a ajuda do Miguel (atentem neste "puto", que ainda o verão campeão do mundo nesta maravilhosa arte do ilusionismo - previsão de Phil Mount!), o Eduardo lá nos foi apresentando o uso do topit...


...Figura_17: Neste tema do topit também o António Ferragut (Espanha) deu um enorme contributo, falando-nos nas suas versões pessoais no uso destes gimmicks...


...Figura_18: Não estando no programa (assim em jeito de improviso), tivemos oportunidade de assistir à apresentação de 5 efeitos do grande mágico espanhol Arturo de Ascânio pelo seu seguidor e amigo Jesus Etcheverry (aqui comigo a participar num desses efeitos). Isto depois de um intervalo onde fomos passear pelas ruas da cidade, onde estava a decorrer uma feira rural muito interessante.


...Figura_19: Depois do jantar teve início a Grande Gala, com o Rovit a servir de apresentador da mesma.


...Figura_20: O primeiro artista foi precisamente o Jahn Gallo, com uma rotina que teve por base o improviso, recorrendo a uma corda, duas molas e um "saco muito especial"...


...Figura_21: Seguiu-se-lhe o Eduardo com o seu humor e "estranha forma de ser" que cada vez vai conquistando mais adeptos (eu sou um fã incondicional!)


...Figura_22: Também a minha maridona Maria José e os pais do Miguel (esse mesmo que irá ser campeão mundial - previsão de Phil Mount) seguiam os artistas com toda a atenção...


...Figura_23: Bom, apenas algumas vezes distraídos por (pequenas) questões de pormenor...


...Figura_24: O Joferk voltou a encantar com a sua divertida rotina das "bolas de papel" voadoras...


...Figura_25: Depois foi a vez do Dani com as suas "técnicas de engate" (e comigo a ajudá-lo para demonstrar essas técnicas)...


...Figura_26: Terminando a Gala em beleza com o António Ferragut e a sua também muito divertida rotina com cordas.


...Figura_27: No final da Gala fomos (vários) até a um bar ali próximo, comprovando a vida nocturna que Torres Vedras também apresenta. Na mesa, e começando da esquerda seguindo o sentido do ponteiro do relógio (desses que ainda o têm) temos: Jahn Gallo, Phil Mount, Maria José, Miguel, Eduardo, Fred Allen, Gonçalo e Dani.


...Figura_28: Mesmo cansados, alguns de nós compareceram à hora marcada para assistirmos à última apresentação dos Encontros, já no domingo de manhã pelo atraso registado nas apresentações do sábado (do qual, confesso, eu e o Daniel fomos grandes responsáveis!), desta feita a cargo do Rovit e do Rui Fernandes, também ajudados pelo Pedro Lacerda (aqui este a explicar a sua rotina onde um anel aparece magicamente na gravata que traja). Tema: "Anel e fio".


...Figura_29: E o Rovit também nos apresentou a sua rotina com uma pequena corda que depois serve para fazer aparecer o anel dentro do saleiro. Aqui com a preciosa colaboração do Eduardo e, mais preciosa ainda, da Maria José (lol).


...Figura_30: E terminou-se com a apreciação por todos os presentes de como tinham decorrido estes Encontros (fortes elogios para a nossa apresentação do "Improviso pensado"... Eheheh! Gaba-te, cesto...), e a selecção dos temas para o próximo ano (onde irei estar novamente envolvido, desta feita com o Jahn Gallo e a colaboração do Dani num tema interessante: Grandes Efeitos, Pequenos Aparatos... ou algo assim parecido). Ah! Esta é a fotografia de grupo (pelo menos daqueles que, depois da noitada da véspera, conseguiram estar presentes neste domingo de manhã). Da esquerda para a direita: Filipe, Maria José, Jesus Etcheverria, Jahn Gallo, António Ferragut, Pedro Lacerda, Gonçalo e Rui Fernandes. Em baixo, no mesmo sentido: Joferk, Rovit, Daniel, Miguel e Eduardo.

E foi assim em clima de festa que nos despedimos uns dos outros (e de Torres Vedras), aguardando já pelos próximos com data marcada para 23 a 25 de Março de 2012! Até lá, fiquem bem...

10 de abril de 2011

Lugar dos Afectos - Eixo (Aveiro)

A publicação de hoje vai ser aquilo que, na gíria, se diz de "lamechas". Assim, todos aqueles que não queiram expor os seus sentimentos perante o monitor do vosso computador que aceda de imediato à página da Playboy / Playgirl (será que esta existe?) e ignorem o que aqui se vai mostrar. Por outro lado, se estão com um mínimo de curiosidade (sim, porque o Porto já é campeão, José Sócrates demitiu-se do governo e o FMI entra em Portugal na próxima terça-feira, ou seja, não há muito mais para ver ou acompanhar nas actualidades deste nosso pequeno grande país - pequeno em área, grande no endividamento!)
Vou, pois, falar-vos deste lugar tão especial - o LUGAR DOS AFECTOS. Situado em Eixo, nas proximidades do cemitério, desengane-se quem pensar que não vale a pena o esforço de percorrer aquele caminho que, para (não) variar neste distrito de Aveiro, até nem é muito convidativo, com as ruas em calçada portuguesa irregular, buracos e tampas de saneamento elevadas. É que no final da ruela e após entrarmos aquele portão, sentimo-nos de imediato transportados para outro espaço e outra dimensão. Bem vindos, pois, ao LUGAR DOS AFECTOS.


...Figura_01: E tudo começou com um almoço na Pizzarte, em Aveiro, juntamente com a D. Piedade, a senhora que connosco trabalha três vezes por semana e que, mais que empregada, é já uma amiga da casa. Foi nesta mesa que tomámos a decisão de ir até àquele lugar encantado dos sentimentos e emoções (eu avisei que ia ter "lamechice"...)


...Figura_02: Tocámos à campainha e fomos recebidos por três simpáticas meninas que nos acolheram e nos guiaram pela visita a este lugar mágico (a "lamechice" continua!)...


...Figura_03: Tivemos o privilégio de sermos os últimos visitantes do dia e, por isso, de termos direito à companhia das três guias simpáticas e bonitas, psicólogas por formação mas "de afectos" por vocação...


...Figura_04: Foi-nos explicado que este mundo resultava do imaginário da sua dona e mentora, a Dra. Graça, que sempre o descrevera e visualizara nos seus livros infantis e nos seus jogos didácticos para crianças. Assim, e depois de termos entrado num desses mesmos jogos, fomos levados para o interior de uma casa (das rosas?), onde as nossas simpáticas guias nos iam descrevendo toda a simbologia nelas existente.


...Figura_05: E o que é certo é que as palavras meigas, sentidas e afectuosas (continuação da descrição "lamechas", como avisei!) das nossas guias, cativavam a plateia atenta...


...Figura_06: E a viagem foi seguindo pelo seu percurso imaginado, com passagem pela casa cuja decoração representava o formato de um grande coração. Aqui foi-nos feito o desafio de, durante dez dias, procurarmos cumprir o que a cadeira onde calhara-mos nos destinara (nas costas de cada cadeira estava escrita uma palavra. O que me coube a mim, perguntam-se vocês? Confiança... Tinha que ser!)


...Figura_07: Ainda hesitei (e muito) em colocar ou não aqui esta foto, para evitar ser acusado de "grande lamechas mor"! Mas sinto-me na obrigação de a partilhar convosco. Vejam segundo este prisma: o que nela vêem é um Homem com grande coração! (Eheheh! Gostei desta...)


...Figura_08: Alguns pormenores das casas que tão bem embelezam o Lugar; aqui as que albergam as exposições permanentes do que ali têm (também) para venda.


...Figura_09: E até o céu quis dar um ar da sua graça, revelando-se no Lugar com algumas matizes especiais. É verdade que a fotografia não transcreve o que ali vimos no momento, mas ainda assim dará para apreciarem as cores do céu sobre o telhado de tantos afectos....


...Figura_10: Esta é a imagem da última casa do Lugar, onde tudo acaba para recomeçar, onde tudo se renova para acabar. Dali sairemos para o mundo real, tão promíscuo e corrupto, tão violento e desordenado. Mas, ainda assim, deveremos estar gratos e tudo fazer por ele, pois é esse o mundo que nos abriga e nos dá vida. E, pensando bem, até tem coisas bonitas... (repararam na figura que vem a sair da casa? É do nosso mundo real, sim...)


...Figura_11: E, como podem constatar, neste mundo imaginado também existe uma grande estrela. Não revelo o seu nome, indicando apenas que começa por "F", termina em "E" e tem seis letras apenas. Tentem adivinhar...

E prontes (tive que inserir aqui esta magnífica palavra para, com ela, vos indicar que foi o fim da "lamechice" nesta publicação), foi assim que passámos aquele dia 23 de Março. Acreditem, vale a pena a visita ao Lugar dos Afectos...
Fiquem bem!