12 de abril de 2011

XXII Encontro do Grupo Mágico (de Sintra) - Torres Vedras

No 1.º de Abril celebra-se o Dia das Mentiras... No entanto, nem tudo o que decorre nesse dia se baseia nesta premissa. Por exemplo, o Encontro de parte da comunidade mágica nacional (e alguns internacionais) em Torres Vedras! Este teve início precisamente no dia 1 de Abril e não foi nenhuma mentira... à parte, claro, as pequenas "mentiras" (sob a forma de ilusões ou pequenos truques) que qualquer mágico sempre faz perante o seu público... Mas essas não contam, certo?
Bom, serve este intróito apenas para vos preparar para o que foram dois dias fantásticos (sexta à tarde até domingo depois de almoço) passados naquela cidade famosa pela estratégica defesa (da linha das Torres) que susteve as investidas napoleónicas no nosso território, mas agora ainda mais famosa depois de por ali termos andado...
Assim, nesse primeiro dia do mês o Dani veio ter connosco aqui à FMJ Villa (onde o sueco Jahn Gallo já se encontrava desde o dia 28!), rumando todos nós depois de um saboroso almoço ainda cá em casa, até àquela cidade saloia. Ali chegámos ao hotel Império, local eleito para nos "enfiarmos" durante quase três dias e duas noites, e onde nos fomos reunindo com os restantes colegas (mágicos e acompanhantes) que também participaram nestes Encontros.
Depois de (alguns) terem ido jantar (nós apenas procurámos gelados, mas acabámos a beber umas cervejas enquanto petiscávamos qualquer coisa), regressámos ao hotel onde os restantes elementos entretanto já haviam chegado para, ali, darmos início ao programa dos Encontros - a apresentação histórica do Ivo Sousa (Fred Allen) sobre o mítico ilusionista holandês, campeão por três vezes da FISM, o galardão mais alto da magia (quase como que um Óscar na magia). E foi uma apresentação bastante interessante, aliás como já é normal nestes seus trabalhos.
No final fomos todos dormir... quer dizer, alguns de nós foram dormir, já que outros tantos foram descobrir os bares da cidade... porque amanhã seria o grande dia. E porquê?, perguntam-se (alguns) vós... Porque no dia 2 os Encontros iniciar-se-iam com a apresentação do tema "Improviso Pensado", a cargo dos magníficos ilusionistas Dani e Phil Mount (conhecem?), que contaram ainda com a preciosa colaboração do consagradíssimo ilusionista sueco Jahn Gallo.
E a apresentação teve início por volta das 10H30, um pequeno atraso ao horário previsto, connosco de imediato a improvisar... como tínhamos pensado! E foram mais de 70 diferentes efeitos mágicos que podem ser usados assim em jeito de improviso, quase todos realizados mas pelo menos todos explicados, perante a satisfação da assistência. Mas claro que tantos truques arrastaram-se por toda a manhã e ainda algum tempo da parte da tarde. No entanto, todos permaneceram na sala, numa clara manifestação de que estariam a gostar do que lhes mostrávamos.
Do que se passou durante o resto do dia (e noite) e também no dia seguinte vos darei conta recorrendo às imagens. Venham elas...


...Figura_01: Imagem da partida dos "4 intrépidos cavaleiros" da Villa FMJ até Torres Vedras! São eles: Maria José, Daniel Guedes, Jahn Gallo e este vosso amigo FM.


...Figura_02: A "Vida e Obra de Fred Kaps" manteve toda a gente atenta à apresentação do Fred Allen...


...Figura_03: O início da nossa apresentação, com a mesa recheada de material com que iríamos ilustrar os nossos "Improvisos" (ao ponto de assinalarmos a mesa como se de "Feira Mágica" se tratasse, para diversão de todos).


...Figura_04: Começámos com um "powerpoint" em mandarim, como se nos tivéssemos enganado no ficheiro, mas rapidamente regressámos ao correcto com uma primeira introdução teórica... pensadamente improvisada!


...Figura_05: E os primeiros efeitos tinham a ver com a categoria "Improviso sem objectos", cabendo ao Dani a apresentação da sua maioria. Ah! Por acaso repararam nas camisolas que ambos trajávamos??? Observem-nas com atenção (se necessário, ampliem as imagens, clicando sobre as mesmas)...


...Figura_06: A segunda categoria tinha a ver com "Improviso usando objectos levados pelo mágico", com o Dani a mostrar um interessante efeito do anel na corda com um alfinete...


...Figura_07: Também nesta categoria o Jahn Gallo apresentou o seu célebre efeito "Osaka bills", que pode sempre apresentar-se como se de improviso se tratasse.


...Figura_08: E na categoria "Improviso com objectos emprestados" tivemos imensos efeitos a apresentar. Aqui novamente o Dani com o efeito "The book test".


...Figura_09: Enquanto eu o observava, atento, preparado para apresentar o efeito seguinte...


...Figura_10: Novamente o Jahn Gallo com o seu efeito "Jaromer beer game", que recorre ao uso de bases de copos, aplicável num improviso em bares...


...Figura_11: Seguiu-se o almoço ali mesmo ao lado da sala (para não se perder tempo), aqui com o Fernando Coimbra (Joferk) e sua esposa Cristina (Christy).


...Figura_12: E ao lado a nossa mesa, comigo (FM), Jahn Gallo, Eduardo, Miguel, Daniel e, de pé, o Gonçalo.


...Figura_13: No final de mais de 3 horas e meia de magia, os três (verdadeiros) artistas receberam os (merecidos?) aplausos da assistência.


...Figura_14: Seguiu-se então o tema "Topit", com o Eduardo Fernandes a substituir à (quase) última hora o nosso amigo Mário Daniel...


...Figura_15: Imagem da sala com a assistência a seguir o que lhes era apresentado (sim, o gajo da camisola amarela continuo a ser eu!)


...Figura_16: Com o seu estilo muito próprio e a ajuda do Miguel (atentem neste "puto", que ainda o verão campeão do mundo nesta maravilhosa arte do ilusionismo - previsão de Phil Mount!), o Eduardo lá nos foi apresentando o uso do topit...


...Figura_17: Neste tema do topit também o António Ferragut (Espanha) deu um enorme contributo, falando-nos nas suas versões pessoais no uso destes gimmicks...


...Figura_18: Não estando no programa (assim em jeito de improviso), tivemos oportunidade de assistir à apresentação de 5 efeitos do grande mágico espanhol Arturo de Ascânio pelo seu seguidor e amigo Jesus Etcheverry (aqui comigo a participar num desses efeitos). Isto depois de um intervalo onde fomos passear pelas ruas da cidade, onde estava a decorrer uma feira rural muito interessante.


...Figura_19: Depois do jantar teve início a Grande Gala, com o Rovit a servir de apresentador da mesma.


...Figura_20: O primeiro artista foi precisamente o Jahn Gallo, com uma rotina que teve por base o improviso, recorrendo a uma corda, duas molas e um "saco muito especial"...


...Figura_21: Seguiu-se-lhe o Eduardo com o seu humor e "estranha forma de ser" que cada vez vai conquistando mais adeptos (eu sou um fã incondicional!)


...Figura_22: Também a minha maridona Maria José e os pais do Miguel (esse mesmo que irá ser campeão mundial - previsão de Phil Mount) seguiam os artistas com toda a atenção...


...Figura_23: Bom, apenas algumas vezes distraídos por (pequenas) questões de pormenor...


...Figura_24: O Joferk voltou a encantar com a sua divertida rotina das "bolas de papel" voadoras...


...Figura_25: Depois foi a vez do Dani com as suas "técnicas de engate" (e comigo a ajudá-lo para demonstrar essas técnicas)...


...Figura_26: Terminando a Gala em beleza com o António Ferragut e a sua também muito divertida rotina com cordas.


...Figura_27: No final da Gala fomos (vários) até a um bar ali próximo, comprovando a vida nocturna que Torres Vedras também apresenta. Na mesa, e começando da esquerda seguindo o sentido do ponteiro do relógio (desses que ainda o têm) temos: Jahn Gallo, Phil Mount, Maria José, Miguel, Eduardo, Fred Allen, Gonçalo e Dani.


...Figura_28: Mesmo cansados, alguns de nós compareceram à hora marcada para assistirmos à última apresentação dos Encontros, já no domingo de manhã pelo atraso registado nas apresentações do sábado (do qual, confesso, eu e o Daniel fomos grandes responsáveis!), desta feita a cargo do Rovit e do Rui Fernandes, também ajudados pelo Pedro Lacerda (aqui este a explicar a sua rotina onde um anel aparece magicamente na gravata que traja). Tema: "Anel e fio".


...Figura_29: E o Rovit também nos apresentou a sua rotina com uma pequena corda que depois serve para fazer aparecer o anel dentro do saleiro. Aqui com a preciosa colaboração do Eduardo e, mais preciosa ainda, da Maria José (lol).


...Figura_30: E terminou-se com a apreciação por todos os presentes de como tinham decorrido estes Encontros (fortes elogios para a nossa apresentação do "Improviso pensado"... Eheheh! Gaba-te, cesto...), e a selecção dos temas para o próximo ano (onde irei estar novamente envolvido, desta feita com o Jahn Gallo e a colaboração do Dani num tema interessante: Grandes Efeitos, Pequenos Aparatos... ou algo assim parecido). Ah! Esta é a fotografia de grupo (pelo menos daqueles que, depois da noitada da véspera, conseguiram estar presentes neste domingo de manhã). Da esquerda para a direita: Filipe, Maria José, Jesus Etcheverria, Jahn Gallo, António Ferragut, Pedro Lacerda, Gonçalo e Rui Fernandes. Em baixo, no mesmo sentido: Joferk, Rovit, Daniel, Miguel e Eduardo.

E foi assim em clima de festa que nos despedimos uns dos outros (e de Torres Vedras), aguardando já pelos próximos com data marcada para 23 a 25 de Março de 2012! Até lá, fiquem bem...