13 de fevereiro de 2011

S. João Bosco 2011 - Ilusionistas Fenianos... e não só!

Vou dar-vos uma novidade... ou talvez não! Quantos de vós sabiam que o dia 31 de Janeiro é o Dia Mundial do Mágico? Pois é verdade! É nesse dia que se celebra o S. João Bosco, esse frade italiano que se consagrou aos pobres e à juventude, observando atentamente os mágicos saltimbancos e aprendendo com eles os seus truques de prestidigitação (fantástica palavra! Mais uma para acrescentar ao léxico deste nosso blog!) para os utilizar com o intuito de atrair a si e às suas pregações a juventude que errava pelas ruas da miséria do séc. XIX!
Bom, mas lições de história à parte, todos os anos para comemorar este santo padroeiro de todos os mágicos, alguns de nós reunimo-nos no Clube Ilusionista Fenianos, no Porto, para celebrar precisamente o São João Bosco. Foi uma festa humilde, com um programa possível para um Clube a atravessar uma crise (se fosse só o clube!), mas ainda assim com alguns momentos bastante interessantes.
Assim, na noite de sexta-feira, alguns dos inscritos reuniram-se no "Pub" do Clube Fenianos Portuenses, para ali mostrarem alguns dos seus dotes em magia de proximidade nas mesas do bar. Não estive presente mas diz quem esteve que foi um bom momento de animação e magia.
No sábado, já comigo presente, foi tempo de homenagem a três cinquentenários sócios do CIF: Joferk, Maurício e Savil, três ilusionistas da "velha" guarda felizmente ainda connosco para, em jeito de conferência, nos brindarem com alguns dos seus momentos mágicos e, principalmente, partilharem connosco as suas memórias desses 50 anos em prole da magia.
Apesar da baixa afluência dos mágicos nacionais, ainda assim tivemos presentes três stands na feira mágica: "Nada na Manga" (do nosso agora famoso Andrély - esse mesmo que siderou o último "Portugal tem Talento" na SIC com uma pequena parte da sua rotina de produção de pombas); "Festas com Arte" do Miguel Ângelo; e o histórico Dick Marvel, de Espinho.
Houve ainda competição de close-up ou, como é conhecida em Portugal, Magia de Proximidade, com o Dani a solicitar a minha contribuição para fazer de "correio" em câmara lenta que faz a troca da carta "errada". Um segundo concorrente, novato nestas lides mágicas e por isso a minha referência pela sua coragem de enfrentar um júri logo em tão pouco tempo de magia (Parabéns!). E o nosso amigo Guto, com mais uma rotina com charla (rotina falada).
À noite tivemos a Grande Gala de Ilusionismo, com alguns bons mágicos a actuarem e a animarem os presentes. Não sendo uma grande gala de ilusionismo, ainda assim foi um bom momento de magia, com vários artistas em destaque. Niké Bras, desenhando o S. João Bosco; seguiu-se o Dani; depois sombras chinesas; ainda o Andrély (num dos momentos altos da noite); o nosso "novo" amigo Jahn Gallo numa homenagem surpresa ao Joferk, Maurício e Savil; ainda o Atsoc com a sua rotina de cordas e um espanhol que fechou muito bem a Gala mas cujo nome me esqueci (Sorry!).
No dia seguinte apenas tivemos Feira Mágica (para gastarmos os últimos trocos!) e o tradicional almoço de encerramento no salão nobre do Clube Fenianos! Esperamos que 2012 nos traga mais S. João Bosco no CIF, pois eu tenho um carinho muito especial por este Clube por ter sido o meu portal de acesso a este maravilhoso mundo da Magia em Portugal!


...Figura_01: Os três conferencistas agraciados com o diploma de 50.º Ano de Sócios do CIF. Da esquerda para a direita: Maurício, Savil e Joferk.


...Figura_02: Concurso de magia de proximidade, com o novo mágico do Porto (sorry! Não sei o seu nome), aqui com o Dani como seu "público".


...Figura_03: Espaço da Feira Mágica, com o stand da "Festas com Arte" em fundo e alguns dos mágicos que por ali andavam a gastar o dinheiro.


...Figura_04: "Nada na Manga" com a Flávia Molina (esposa do Andrély) a tentar convencer os clientes a comprarem mais uns efeitos!


...Figura_05: Também o Dick Marvel em grande pose para a fotografia...


...Figura_06: À noite, a Grande Gala, com todos os artistas em palco para a ovação final.


...Figura_07: O almoço de encerramento, no domingo (visão geral da sala e dos mágicos presentes no Festival S. João Bosco 2011)


...Figura_08: Guto e o seu diploma pela participação no concurso de Close-up.


...Figura_09: Também o Dani se pôs em grande pose para a foto da praxe com o seu diploma participativo.


...Figura_10: Por último, e para registar a minha passagem por este congresso, a foto (no espelho) com o mágico Phil Mount (sabiam que já tem clube de fãs no Facebook e tudo? Não??? Então bora lá a ir clicar no ícone "Gosto" e tornarem-se também fãs deste vosso ilustre amigo!) com Niké Bras (a presidente do CIF).

Mas, e como não deixaram de notar, o título desta publicação fala no S. João Bosco 2011 mas acrescenta ainda um enigmático "e não só!". Está, pois, na hora de desvendar o seu significado (e não me falem em tabús, pois já viram no que deu termos tabús na política: novamente Cavaco Silva como PR durante mais cinco anos!). Rufem os tambores que o segredo (não o do livro, que esse não era segredo nenhum!) está prestes a ser revelado... txã txã txã txã... Segura o txã, Agarra o txã... (Ah! Não... estou a confundir as coisas. Essa música pimba não é para aqui chamada! Sorry, pessoal. Abri o envelope errado). Agora sim, aqui vai:
E o "e não só!" tem a ver com a continuação de momentos mágicos pelo início do mês de Fevereiro. É que conseguimos convencer o nosso amigo Jahn Gallo (da Suécia) a vir passar dois dias à Villa FMJ, para partilhar connosco alguma da sua vivência e amizade. Foram dois dias curtos mas bem passados, onde se falou de magia (pois claro), mas também de vivências passadas e presentes, partilhando bons momentos de convívio.
Thanks, Jahn, for sharing them with us!



...Figura_11: A chegada à estação de Aveiro do nosso amigo Jahn Gallo.


...Figura_12: Depois de alguns momentos em casa, e porque o dia estava magnificamente bonito, fomos até à praia da Vagueira para assistir a um excelente momento de magia pura: o fantástico pôr-do-sol como já há muito não se via por estas praias de Aveiro! Ah! E revelo-vos o segredo. É o Jahn Gallo o responsável pelo sol se pôr todas as noites (vêem-no com o sol entre os dedos? Isso mesmo, está a "deitá-lo"...)


...Figura_13: Os três mosqueteiros: Jahn Gallo, Maria José e Phil Mount (ou Filipe Monteiro, as you wish!)


...Figura_14_ Como podem apreciar pela expressão dos "modelos", apesar do bonito sol estava um frio de rachar... Na foto, Zézinha e Jahn Gallo.


...Figura_15: O momento em que o nosso astro-rei se "afundou" no mar imenso, "apagando-se" nas profundidades de El-Rei Neptuno, acompanhado pelas nossas palmas de agradecimento por mais um dia e a esperança de o reencontrar no dia seguinte!


...Figura_15: Depois do "bye-bye" ao sol, eram horas de nos reconfortarmos do vento frio pelo que rumámos até Aveiro e ao Telheiro (a passagem pelo Gafanhoto não surtiu efeito, pois encontrava-se encerrado), onde jantámos.


...Figura_16: No fim seguimos até ao Hotel Moliceiro, onde bebemos um chá (eu), cerveja (o Jahn) e vinho do Porto (Zé e Cristina), ao mesmo tempo que escutávamos as bonitas músicas tocadas ao piano pelo Sr. Veloso (aqui eu e o Jahn a ouvi-lo tocar uma música pedida pelo nosso amigo sueco - "Misty")


...Figura_17: No dia seguinte ficámos por casa, onde almoçámos galinha (vêm aqui este trocadilho entre a galinha e o nosso amigo Gallo?) e degustámos um excelente tinto a acompanhar.

E foi assim que demos início a este mês de Fevereiro, com muita magia à mistura e muita mais que está para vir. Mas disso falarei mais tarde, nomeadamente com a publicação dos "shows" do Phil Mount (o que me lembra: já foram lá no Facebook assumirem-se como fãs?) em Coimbra (dia 12 Fevereiro) e em Lourosa (dia 19 de Fevereiro)... para além dos preparativos com o Dani para os Encontros do Grupo Mágico de Sintra nos próximos dias 1 a 3 de Abril em Torres Vedras, onde estamos responsáveis por apresentar uma palestra sobre o tema "Improvisos... pensados!".
Como vêem, motivos mais que suficientes para continuarem a seguir este sítio!
Até lá, fiquem bem!

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home