3 de outubro de 2009

Quimioterapia - III Série, 720 horas depois

Venho agora dar testemunho do que, desde Agosto, sabia me iria acontecer - o recomeço dos tratamentos de quimioterapia.
Apesar de adiados durante alguns dias, o inevitável teria que acontecer, após a confirmação da origem metastática do cancro no pulmão. E foi assim que na passada terça-feira, 29 de Setembro, esquecidos que estavam já os bons momentos vividos no MagicValongo, nos apresentámos de manhã no IPO, para recomeçar com os meus tratamentos. "Coitado dele!", pensarão alguns... Coitado, não! Ainda bem que estes tratamentos existem, pois foram eles que me permitiram continuar a apresentar-vos este espaço multi-cultural, sem o qual a blogosfera estaria bem mais pobre (confessem lá!)...
Bom, mas para muitos dos meus leitores que não têm noção do que se passa por ali (e ainda bem, pois há coisas em que é tão bom mantermo-nos na ignorância...), apresento hoje uma pequena ideia de como aquilo tudo funciona, numa muito breve e singela homenagem a todos aqueles que, diariamente, ali lutam para nos manter por cá neste mundo!


...Figura_1: A entrada do IPOFG (Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil, de Coimbra);


...Figura_2: É neste edifício que decorrem as sessões de oncologia médica, com o hospital de dia a funcionar no penúltimo piso (e as janelas na parede frontal são as que nos dão a luz do dia);


...Figura_3: Ideia da Zé - apresentar o estado actual das pestanas, antes de reiniciar os ciclos quimioterápicos, para acompanhar a sua (des)evolução.


...Figura_4: E aqui o famoso "cadeirão verde", onde passo as primeiras 4 horas do ciclo de quase 50 horas que cada sessão cumpre. Aqui ainda só com o primeiro soro, de preparação e heparinização do sistema.


...Figura_5: O equipamento que me injecta os dois primeiros produtos do protocolo FOLFIRI - o ácido folínico (tb conhecido como Leucovorin) e o Irinotecan... Os "sacos pretos" (Não! Não são uma nova versão dos famosos "sacos azuis"!...) são para proteger os produtos, que são altamente sensíveis à luz (não é fotogénicos e sim foto-sensíveis; não confundir... o fotogénico sou eu!)


...Figura_6: O 3.º produto (o Fluorouracilo, também conhecido pelo 5FU), esse trago-o para casa, na forma de bomba (e daí ser apelidado de "homem-bomba", sem qualquer alusão aos famigerados suicidas que insistem em fazer das suas... Uns que lutam para viver e outros simplesmente espalham a morte. Vá-se lá entender os homens!

E pronto. Fica aqui registado, para a posteridade, o que diariamente ali acontece. Não é a homenagem que merecem, mas sim, simplesmente, um OBRIGADO!
Fiquem bem!

5 Comments:

Anonymous C.L. said...

Sr. Filipe venho regularmente ao seu blog e fico sempre muito impressionada com a sua força de vontade, devo dizer que o admiro muito! A sua força é algo arrebatador!

Quero dar-lhe a maior das forças e as melhoras! Continue sempre com essa sua determinação em vencer todos os obstáculos!

Beijinho da C.L.

07 outubro, 2009  
Blogger Phil Mount / Filipe Monteiro said...

Obrigado, C.L.
São pessoas como a menina que nos dão força para vivermos a vida sempre intensamente, com muita alegria, confiança, fé e, claro, a tal determinação em vencer e seguir em frente!
Um beijinho!
Filipe

07 outubro, 2009  
Anonymous manuela said...

filipe como vocÊ tambem sou uma mulher de armas , neste momento estou de ressaca da minha quinta quimioterapia mas vou vencer este maldito bicho que se instalou na minha mama esquerda e lhe tirou o lugar provisóriamente está claro porque um dia destes ela lá estará no devido lugar beijinhos e sempre numa boa

11 novembro, 2009  
Blogger Phil Mount / Filipe Monteiro said...

É isso aí, Manuela! Nós temos que ser "de armas", para derrotar essas células sem juízo, que desafiam as leis da Natureza, contrariando a sua pré-vocação para sofrerem a apoptose, optando por proliferar e invadir os diferentes orgãos do corpo. No seu caso foi a mama, no meu caso o intestino e posteriormente o pulmão. Mas em ambos os casos NÓS SEREMOS VENCEDORES!
Um beijinho e a maior força. Sempre!

13 novembro, 2009  
Anonymous Anónimo said...

O meu pai está internado neste hospital, espero que ele esteja bem, muitos beijinhos para ele!!! :-)

07 outubro, 2011  

Enviar um comentário

<< Home