2 de outubro de 2009

MagicValongo 2009 - Setembro continua a ter muita magia!

No dia 27 de Setembro realizaram-se as eleições legislativas, com os portugueses a escolher quem queriam para seu Primeiro Ministro e futuro governo do país.
Como já é habitual nestas campanhas eleitoralistas, todos fazem muitas promessas... E eu, imbuído desse mesmo espírito prometedor, tinha feito o mesmo. Basta lerem a última publicação, em que prometi falar do MagicValongo. Até aqui, tudo muito parecido. Mas agora começam as diferenças! Sim, porque eu cumpro as minhas promessas!
(Ops! Sem querer, acabei agora mesmo de fundar o movimento do "Filipe à Presidência!" e juro que não o queria...)
Bom, mas vamos lá ao que verdadeiramente importa, que é o cumprimento da minha promessa, falando sobre o Magic. Este evento conta já com XVIII Edições (18 edições, para quem não conhece a numerologia romana), e decorreu entre os dias 25 e 27 de Setembro. Contou com um bom leque de artistas internacionais, entre UK, BR, ES, USA e, claro, PT (onde me inclúo eu, claro!).
O programa esteve assim distribuído:
DIA 25 - 3 conferências mágicas, ministradas pelos artistas Rafael Baltresca (Brasil), Jon Allen (Inglaterra) e Rubiales (Espanha), para além da tradicional sessão de boas vindas e, claro, a prova dos biscoitos típicos desta localidade.
DIA 26 - 2 conferências, agora com os artistas Xavier Hodges, de França, terminando com a do Joshua Jay (USA), que particularmente amei!
Durante estes dias decorreu a Feira Mágica, bastante animada e concorrida, com vários dealers presentes (o inevitável Allende, de ES, sempre presente; Alberico Magic, Argentina; Close-Up Magic Show, ES; Dick Marvel, o nosso famoso Português, de Espinho, e um dos mais antigos ilusionistas a singrar nesta arte por esse mundo fora; Festas com Arte, de Portugal; Magichismes, de ES; Misterius, do nosso Maik Magic; os conferencistas Jon Allen e Joshua Jay; e ainda o português brasileiro Andrély e a sua Nada na Manga; e Oporto Magic.
Tivemos ainda as Galas de Close-Up em Valongo e a Internacional, em Ermesinde, para além dos concursos de Close-Up e Magia de Palco, também bem representadas pelos mágicos concorrentes.
Por último, o almoço de encerramento decorreu em estilo de buffet, o que não deixou de ser uma opção interessante (à parte a desorganização que os mágicos, fazendo jus à sua fama de não serem "gente normal" - palavras deles... ou deverei dizer "nossas"? - rapidamente criaram na mesa do buffet, com a mistura dos talheres pelos diferentes tipos de comidas servidas). E ainda por cima, não poderei deixar de dizer uma palavra de agradecimento à Organização do Magic, mais concretamente ao meu bom amigo Fernando Castro (mais conhecido por SAVIL), que não esqueceu de solicitar uma ementa especial para mim, à base de carnes brancas em vez do leitão e outras carnes por ali a serem devoradas... (ops! Se não fosse literal, esta expressão prometeria devaneios interessantes, berdad?).
A tarde acabou com a nossa passagem pela casa do Mário Daniel (e sua simpática companheira Cláudia, bonita assistente que diariamente entrava pela casa dos portugueses no programa "Praça da Alegria"), onde tivemos o privilégio de assistir à filmagem do seu primeiro programa dedicado à Magia, e que irá estrear já em Outubro na SIC (mas mais não digo, para não estragar a surpresa que teremos o prazer de assistir nas nossas casas, aos sábados à noite!).
Mas termino como comecei. Este dia era dia de irmos a votos, e foi o que fizémos. Viemos rapidamente embora de Ermesinde (terra das gajas boas, no gag dos gatos fedorentos, mas também a terra onde o Mário Daniel está a viver, regressámos pelo Porto para nos despedirmos dos pais da Zé, e rumámos imediatamente para Salgueiro, chegando 10 minutos antes do fecho das urnas, mas ainda a tempo de cumprirmos com o nosso direito (e dever) cívico! Ah! Para registo, a Esquerda voltou a dar uma cabazada à Direita (não me perguntem porquê isto da Esquerda e Direita, pois confesso que nunca entendi...), com o PS a ganhar as eleições, o PSD em segundo, depois o CDS (aqui a grande surpresa), depois o Bloco de Esquerda (nova surpresa) e por último (dos partidos que efectivamente contam), a CDU...
Mas eis as fotos que ilustram os momentos descritos...


...IMAGEM_1: Actuação mais "visual" de um artista espanhol, no Concurso de "Stage Magic" (mais conhecido por magia de palco);


...IMAGEM_2: Close-Up Magic Shop, um dos dealers presentes na Feira Mágica;


...IMAGEM_3: Mário Daniel e Cláudia, com o "puto" Miguel, premiado no close-up com o "Prémio Revelação". E bem merecido!...


...IMAGEM_4: Aspecto da sala da assistência à Gala Internacional de Ermesinde. Já vimos ali melhores, mas, atendendo às limitações orçamentais...


...IMAGEM_5: Eis o resultado de um zoom feito à foto anterior... Reconhecem?


...IMAGEM_6: Claro que estes "ajuntamentos" acarretam sempre alguns riscos, principalmente para quem, como eu, estava a dois dias de iniciar os ciclos de QT. Daí que a prevenção é sempre uma boa arma, certo?


...IMAGEM_7: O dia seguinte, novamente na Feira Mágica, apesar do Lemos e da Ana parecerem estar mais interessados noutras coisas... ;-)


...IMAGEM_8: Contrariamente ao famoso Phil Mount (conhecem, claro...?), que namorou uma mesa... mas não comprou!


...IMAGEM_9: Depois o Almoço de Encerramento, com uma imagem do serviço de buffet (quando ainda estava apresentável...)


...IMAGEM_10: A mesa da presidência, com o grande plano do Salazar e o brilho do "cabelo" do Cardinal;


...IMAGEM_11: A mesa dos 10 magníficos, com alguns dos mais jovens mágicos do panorama nacional (Cláudia, Mário Daniel, Daniel, Maria José, Phil Mount, Dany e seu irmão, o pai do Miguel e ele mesmo, e o sempre bem disposto entertainer Johnny Balloon...


...IMAGEM_12: E termino com o Phil Mount, já na pele do eleitor Filipe (que sou eu, moi même), à porta da escola de Salgueiro, preparado para o acto do voto em liberdade!

E pronto! Foi assim que tudo aconteceu, neste final de mês de Setembro, em vésperas de iniciar... o resto das nossas vidas! Fiquem bem!