Setembro em jeito de (calen)diário... com Odeceixe como "special guest star"!
Longe vai o tempo em que este espaço era consultado apenas por uma elite muito especial de pessoas (isto é, eu e mim próprio!)... Apraz-me registar, ainda antes de avançar com o registo, em jeito de diário, dos diversos acontecimentos que alegraram este mês, ter constatado que o n.º de "utentes" deste espaço DUPLICOU (isso mesmo! Leram bem! Duplicou!...) durante a última semana. Assim, se no dia 3 de Setembro tinha registado a visita de 4976 amigos(as), no dia 10 este número ultrapassou os 11000!!!! Fantástico! Portugal está a ficar com mais pessoas cultas... :-)
Bom, vou partilhar então com estes fervorosos seguidores o que de mais emblemático se passou ao longo destes primeiros 14 dias de Setembro, com a promessa de que a segunda quinzena muita coisa de novo nos trará! Não dêem por mal empregue o "simples clic" que efectuam neste espaço virtual que, sei, já está há muito guardado na vossa pasta dos "Favoritos"...
03 SETEMBRO 2009 - AS VINDIMAS:
Neste dia foi inaugurada a vindima na produção vitivinícola da FMJ VILLA, com o fantástico recorde de mais de 3 cachos da nossa Maria Gomes (para os mais puristas, e depois de uma bem sucedida operação de mudança de sexo, agora conhecida como Fernão Pires), como poderão comprovar nas imagens que se seguem.
A nossa "expert" em vinhos (aqui fazendo vezes de enóloga), apreciando a pureza da casta e medindo o grau...
E aqui Mr. Happy (toparam? Na camisola? Hã? Hã? Viram bem?...), carregando os muitos quilos de uva apanhada num dos cestos típicos, levando-a para a adega para a produção de 17.382,27 litros de vinho...
04 SETEMBRO 2009 - A VIAGEM PARA ODECEIXE:
Após a vindima e transformação das uvas no delicioso néctar dos deuses através do bem conhecido processo de desengace (manual), separação da graínha (na boca), esmagamento (nos dentes), prova do vinho (no palato) canalização do suco (aparelho digestivo) e posterior destilação (no rim), foi tempo de descanso. Assim, e após a devida autorização médica dada (aconselhada mesmo) pelo meu operador pulmonar, Dr. João Bernardo, fomos até ao cantinho de Portugal adequado à minha mais adequada recuperação física, de preparação para a nova etapa que se avizinha. Isso mesmo, Odeceixe (como adivinharam?)...
E foi assim que, neste dia, e quase com novo record na hora de saída (conseguimos sair antes das 4 da tarde!...), rumámos até Odeceixe... com passagem obrigatória por Porto Côvo.
O atalho, depois de Sines, que nos leva pelo magnífico caminho marginal até Porto Côvo.
E porquê o desvio por Porto Côvo, quando o destino é Odeceixe? Bom... Convençam a minha maridona a não ir até ao "Marquês" saborear aqueles que ela chama de "os melhores camarões do mundo"? vejam o aspecto...
Claro que eu também tenho direito ao meu quinhão: uma bjéka e saladinha de polvo. Delicioso!
E o dia aproximava-se já do fim quando, finalmente, lá estava ela, airosa, esbelta, informativa - a placa de Odeceixe!
05 SETEMBRO 2009 - PORTO CÔVO:
O primeiro dia em Odeceixe levou-nos, claro, a uma visita até à Praia de Odeceixe e... ao Bar do Sr. Fernando. O Quiosque Agapito é um dos chamarizes daquela vila algarvia (alentejana), que tanto relaxe nos proporciona.
O ar feliz da Maria José, junto ao Quiosque mais famoso do Algarve alentejano - o Quiosque Agapito!
E o mundo é pequeno... Então não é que ali encontrei um "velho" amigo dos tempos de Aveiro, o nosso Pedro FAMP (e a sua família: Ana e filhotes))
E aqui urge explicar-vos o "FAMP" acima (isto é um tique meu - procurar sempre esclarecer as siglas que aqui vos vou apresentando)... "Fortius", "Altius", "Marcus" e "Petrus", 4 amigos dos tempos universitários, que se juntavam num programa de rádio (Espaço FAMP - nos tempos do "boom" dos rádios locais, antes denominados de "rádios pirata"), sempre regado com uns finos no Café Convívio... E quem eram estes "Fantastic Four", que até tiveram direito a uns pequenos esquiços de banda desenhada (Ah! Pois é!... Mas este será tema para outro dia)? "Fortius" era aqui o je, que sempre foi "Forte"... em inteligência! (o que pensaram?); "Altius" era o Álvaro (Pinga), pois sempre foi o mais alto do nosso grupo; "Marcus" resultou do seu nome, Marcos; por último, "Petrus" era o Pedro, esse mesmo que neste dia encontrei em Odeceixe! Esclarecidos?
Mas neste dia fomos ainda encontrar-nos com outra boa amiga (e aqui convém esclarecer os mais afoitos: "boa" é o feminino do adjectivo "bom", cujos significados vão desde "que é conforme ao uso a que é destinado; próprio"; até "competente; eficiente; vantajoso; agradável; virtuoso; nobre"; etc... Só no calão significa "que é muito atraente, que é bem-feita"... Confesso: as fotografias que se seguem não me deixam mentir e aqui também o calão se aplica na íntegra! lol)... Mas dizia eu, nesse dia ainda fomos até Porto Côvo, onde tive muito prazer em reencontrar a minha amiga Marta Pessoa (lembram-se de uma publicação anterior, em que já vo-la apresentei?).
A Marta com a sua amiga Joana, de fim-de-semana naquela simpática vila alentejana!
E aqui a "beleza pura" destes dois bons amigos (a morena é que é a Marta e o despenteado sou eu, não confundam...)
06 SETEMBRO 2009 - VILAMOURA:
No dia seguinte voltámos a fazer-nos à estrada, para reduzir mais 90 km de distância à sua insignificância. Fomos até Vilamoura, ter com o mano Sérgio, a cunhada Rosa e a sobrinha Sofia, ali a terminar as suas férias. Chegámos ao final da tarde, pois ainda passámos (como é da praxe) pela praia de Odeceixe e pelo Quiosque Agapito, mas ainda a tempo de lancharmos todos juntos.
A família Alves reunida connosco, num lanche saboroso em que até bebi bjékas COM álcool... (Ah! Pois!...)
E aqui o Je exibindo a bonita (e reveladora) camisola com que me passeei pela marginal da Quarteira e pela marina de Vilamoura: "Mágico: dou uma e desapareço". Ah pois!
07 SETEMBRO 2009 - O RITUAL DA SRA. DO BONFIM:
Este dia ficou marcado por um ritual de uma promessa efectuada dois anos antes, em pleno processo quimioterápico. Em Agosto de 2007, a minha (grande) amiga Marisa Matos trouxe-nos da sua viagem de vacances (um estrangeirismo, para não vos desabituar!) ao Brasil, duas fitas de N. Sra. do Bonfim, que nos colocou nos pulsos, como indica aquele ritual. No entanto, só depois nos explicou todo este ritual: as fitas representariam algum pedido muito especial (imaginam qual terá sido, na altura, os nossos pedidos? luta contra o cancro... tratamentos de quimioterapia... Bom, adivinham?) e teríamos que aguardar que as fitas caíssem por si. Só que, disse-nos ela, esta queda poderia demorar até 3 anos!!! (Ops! Ainda bem que só nos disse depois de as ter atado nos nossos pulsos). Felizmente não foram precisos 3 anos, pois no final destes 2 elas caíram... Mas o ritual não acabava aqui. Seria preciso pegar nas fitas e ir até ao mar, para as atirar à sétima onda. Só assim os nossos desejos se realizarão! Bom, rituais complexos, mas 'bora lá a cumpri-los, pois os fins eram merecedores. E assim o fizémos, como se comprova seguidamente...
As fitas por nós "amarradas" para um destino final bem juntinho...
O "lançamento das fitas", nova modalidade olímpica de Odeceixe...
E finalmente a explicação do porquê este blog ser "fmj...": F(ilipe) M(aria) J(osé)!
O pôr-do-sol no moínho de Odeceixe... aqui fortemente embelezado pela presença dos modelos fotográficos FMJ!
08 SETEMBRO 2009 - O PEDESTRIANISMO:
Novo dia nova caminhada: praia de Odeceixe, "a ver o tempo passar" no Quiosque Agapito, regresso a Odeceixe!
Uma parte do percurso pelo caminho rural junto ao rio Seixe.
E outra parte por estrada, na chegada à praia de Odeceixe.
Sempre com o rio como imagem de fundo... E que bonita imagem! lol
Mas o destino final era (sempre) a praia de Odeceixe...
... ou melhor, o Quiosque Agapito!
09 SETEMBRO 2009 - O JANTAR AGAPITO:
E eis-nos a repetir o percurso pedestre, desde Odeceixe até à Praia com o mesmo nome, mas sempre com paisagens diferentes e novas coisas para apreciar: o rio em maré vaza, o mesmo rio com o triplo da água; nuvens rodopiando nos céus, assumindo formas variadas e cores distintas; o aroma a Odeceixe provocado pelas plantas típicas do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina; o comboio turístico a passar pelos "pedestrianistas"...
Vêem como eu só digo verdades?
E no final, no Quiosque Agapito, também íamos variando a "ementa": aqui as cervejas foram substituídas por uma excelente caipirinha, especialmente concebida pelo Sr. Fernando. E de tão boa, até tive direito a prová-la! Viram?
E a noite terminou no Gabão, connosco a jantar em companhia dos nossos amigos Fernando e Maria Agapito.
11 SETEMBRO 2009 - AMOREIRA E VALE DOS HOMENS:
Este foi o dia em que resolvemos ir até outras paragens, conhecer novas praias. E como a passagem por Rogil nos mostrou as placas das praias da Amoreira e do Vale dos Homens, foi ate aí que rumámos, descobrindo novas paragens e uma água límpida e transparente... atchim! (Desculpem! tenho sempre esta reacção alérgica à palavra "água"... atchim! E outra vez...)
É uma foto muito bonita, com a praia da Amoreira em pano de fundo!
Claro que também ali encontrávamos assim uns cromos, com aspecto de putos reguilas, mas...
... mas a paisagem selvagem e as águas... atchim!... cristalinas justificavam bem a visita.
Também a praia do Vale dos Homens mostrava o Algarve selvagem e agreste, que tanto embeleza estas costas Vicentinas....
... beleza essa sempre enobrecida por mais um pôr-do-sol que nos fez cantar "I'm a poor and lonesome cowboy"
(música do Luky Luke, para os mais desatentos...)
11 SETEMBRO 2009 - NOVAMENTE ODECEIXE:
Neste dia optámos por retomar as nossas caminhadas em Odeceixe...
... e saborear novos petiscos preparados pela "equipa-maravilha" do Quiosque Agapito.
12 SETEMBRO 2009 - A DESPEDIDA:
Este dia trouxe-nos o final desta semana magnífica, com a necessidade do regresso a casa e à nova realidade dos tratamentos de QT. Mas o regresso foi tb muito bem aproveitado...
A despedida da "família Agapito" - o Sr. Fernando, a Ana, o cunhado do Sr. Fernando, a D. Maria e a... ops! Quem será ela?
O adeus a Odeceixe, com a praia em cenário de fundo. Adeus? Não! Até "amanhã"...
O regresso por Vila Nova de Milfontes, com a passagem pela Tasca do Celso, onde almoçámos...
... e apreciámos o sabor dos petiscos... e do tinto alentejano!
13 SETEMBRO 20009 - O REGRESSO A CASA!
Neste dia vinha a minha irmã e família, para nos "deixar" o André, no seu regresso à Universidade e ao 2.º Ano do curso de Química. Claro que aproveitámos logo para, no almoço com eles, sugerirmos... um piquenique. E se bem o pensámos, melhor o fizémos. Rumámos até às matas da Vagueira, para uma tarde bem passada.
O André, a minha mana Céu e o marido Zé, na primeira linha; O Rafa, eu próprio e a organizadora, na 2.ª linha.
14 SETEMBRO 2009 - O IPO:
E chegámos ao dia de hoje, com a mentalização para recomeçar os tratamentos. Assim, às 09H00 chegámos ali, dirigindo-nos de imediato para a nossa amiga "abelhinha" (simpático nome que a Zé dá à nossa amiga Catarina Vaz, pela sua função de me picar para as análises ao sangue!) efectuar a sua tarefa de me retirar o sangue para analisar. Depois, e durante a espera para os resultados; uma rápida passagem pelo bar, onde a Zé constatou manter-se a ementa adequada àquele centro: bolos, folhados, refrescos... tudo o que os doentes oncológicos mais precisam! (conseguem ver aqui uma figura de estilo? a ironia?); uma visita à nossa amiga D. Lurdes, para ver as revistas e os jornais; e a deslocação para o 2.ª piso, ao Hospital de Dia, aguardando que a nossa outra amiga, a D. Teresa, nos indique quando é a nossa vez para a consulta de oncologia. E aqui tive a grande (e boa) surpresa de ver a Dra. Margarida Teixeira de regresso às suas funções, após prolongada ausência para usufruir de licença de maternidade (aprendemos que a adopção de bebés também dá direito! Boa!...). Que bom para mim, pois confiamos plenamente nela! (Obrigado, Dra. Paula Jacinto, pelo acompanhamento que me fez na ausência da Dra. Margarida... Mas ela é que É a minha oncologista!). E com a sua consulta, nova agradável surpresa: como ainda não recebera o relatório (escrito) da análise efectuada ao tumor retirado do meu pulmão, optou por adiar o início dos tratamentos de QT para o próximo dia 28. Por esse motivo regressei a casa ainda não homem-bomba... Por esse motivo ainda deu para passar pela Sanitana, onde reencontrei a Marta Pessoa e o Manuel Santiago (e restante equipa do SAT), relembrando-me o meu trabalho, regressando depois a casa, donde estou a relatar-vos o que foram estes dias de Setembro.
Mas o mês ainda vai a meio e promete muito mais, com a magia de Coimbra e, claro... o MAGICVALONGO!
Até lá!
Bom, vou partilhar então com estes fervorosos seguidores o que de mais emblemático se passou ao longo destes primeiros 14 dias de Setembro, com a promessa de que a segunda quinzena muita coisa de novo nos trará! Não dêem por mal empregue o "simples clic" que efectuam neste espaço virtual que, sei, já está há muito guardado na vossa pasta dos "Favoritos"...
03 SETEMBRO 2009 - AS VINDIMAS:
Neste dia foi inaugurada a vindima na produção vitivinícola da FMJ VILLA, com o fantástico recorde de mais de 3 cachos da nossa Maria Gomes (para os mais puristas, e depois de uma bem sucedida operação de mudança de sexo, agora conhecida como Fernão Pires), como poderão comprovar nas imagens que se seguem.
A nossa "expert" em vinhos (aqui fazendo vezes de enóloga), apreciando a pureza da casta e medindo o grau...
E aqui Mr. Happy (toparam? Na camisola? Hã? Hã? Viram bem?...), carregando os muitos quilos de uva apanhada num dos cestos típicos, levando-a para a adega para a produção de 17.382,27 litros de vinho...
04 SETEMBRO 2009 - A VIAGEM PARA ODECEIXE:
Após a vindima e transformação das uvas no delicioso néctar dos deuses através do bem conhecido processo de desengace (manual), separação da graínha (na boca), esmagamento (nos dentes), prova do vinho (no palato) canalização do suco (aparelho digestivo) e posterior destilação (no rim), foi tempo de descanso. Assim, e após a devida autorização médica dada (aconselhada mesmo) pelo meu operador pulmonar, Dr. João Bernardo, fomos até ao cantinho de Portugal adequado à minha mais adequada recuperação física, de preparação para a nova etapa que se avizinha. Isso mesmo, Odeceixe (como adivinharam?)...
E foi assim que, neste dia, e quase com novo record na hora de saída (conseguimos sair antes das 4 da tarde!...), rumámos até Odeceixe... com passagem obrigatória por Porto Côvo.
O atalho, depois de Sines, que nos leva pelo magnífico caminho marginal até Porto Côvo.
E porquê o desvio por Porto Côvo, quando o destino é Odeceixe? Bom... Convençam a minha maridona a não ir até ao "Marquês" saborear aqueles que ela chama de "os melhores camarões do mundo"? vejam o aspecto...
Claro que eu também tenho direito ao meu quinhão: uma bjéka e saladinha de polvo. Delicioso!
E o dia aproximava-se já do fim quando, finalmente, lá estava ela, airosa, esbelta, informativa - a placa de Odeceixe!
05 SETEMBRO 2009 - PORTO CÔVO:
O primeiro dia em Odeceixe levou-nos, claro, a uma visita até à Praia de Odeceixe e... ao Bar do Sr. Fernando. O Quiosque Agapito é um dos chamarizes daquela vila algarvia (alentejana), que tanto relaxe nos proporciona.
O ar feliz da Maria José, junto ao Quiosque mais famoso do Algarve alentejano - o Quiosque Agapito!
E o mundo é pequeno... Então não é que ali encontrei um "velho" amigo dos tempos de Aveiro, o nosso Pedro FAMP (e a sua família: Ana e filhotes))
E aqui urge explicar-vos o "FAMP" acima (isto é um tique meu - procurar sempre esclarecer as siglas que aqui vos vou apresentando)... "Fortius", "Altius", "Marcus" e "Petrus", 4 amigos dos tempos universitários, que se juntavam num programa de rádio (Espaço FAMP - nos tempos do "boom" dos rádios locais, antes denominados de "rádios pirata"), sempre regado com uns finos no Café Convívio... E quem eram estes "Fantastic Four", que até tiveram direito a uns pequenos esquiços de banda desenhada (Ah! Pois é!... Mas este será tema para outro dia)? "Fortius" era aqui o je, que sempre foi "Forte"... em inteligência! (o que pensaram?); "Altius" era o Álvaro (Pinga), pois sempre foi o mais alto do nosso grupo; "Marcus" resultou do seu nome, Marcos; por último, "Petrus" era o Pedro, esse mesmo que neste dia encontrei em Odeceixe! Esclarecidos?
Mas neste dia fomos ainda encontrar-nos com outra boa amiga (e aqui convém esclarecer os mais afoitos: "boa" é o feminino do adjectivo "bom", cujos significados vão desde "que é conforme ao uso a que é destinado; próprio"; até "competente; eficiente; vantajoso; agradável; virtuoso; nobre"; etc... Só no calão significa "que é muito atraente, que é bem-feita"... Confesso: as fotografias que se seguem não me deixam mentir e aqui também o calão se aplica na íntegra! lol)... Mas dizia eu, nesse dia ainda fomos até Porto Côvo, onde tive muito prazer em reencontrar a minha amiga Marta Pessoa (lembram-se de uma publicação anterior, em que já vo-la apresentei?).
A Marta com a sua amiga Joana, de fim-de-semana naquela simpática vila alentejana!
E aqui a "beleza pura" destes dois bons amigos (a morena é que é a Marta e o despenteado sou eu, não confundam...)
06 SETEMBRO 2009 - VILAMOURA:
No dia seguinte voltámos a fazer-nos à estrada, para reduzir mais 90 km de distância à sua insignificância. Fomos até Vilamoura, ter com o mano Sérgio, a cunhada Rosa e a sobrinha Sofia, ali a terminar as suas férias. Chegámos ao final da tarde, pois ainda passámos (como é da praxe) pela praia de Odeceixe e pelo Quiosque Agapito, mas ainda a tempo de lancharmos todos juntos.
A família Alves reunida connosco, num lanche saboroso em que até bebi bjékas COM álcool... (Ah! Pois!...)
E aqui o Je exibindo a bonita (e reveladora) camisola com que me passeei pela marginal da Quarteira e pela marina de Vilamoura: "Mágico: dou uma e desapareço". Ah pois!
07 SETEMBRO 2009 - O RITUAL DA SRA. DO BONFIM:
Este dia ficou marcado por um ritual de uma promessa efectuada dois anos antes, em pleno processo quimioterápico. Em Agosto de 2007, a minha (grande) amiga Marisa Matos trouxe-nos da sua viagem de vacances (um estrangeirismo, para não vos desabituar!) ao Brasil, duas fitas de N. Sra. do Bonfim, que nos colocou nos pulsos, como indica aquele ritual. No entanto, só depois nos explicou todo este ritual: as fitas representariam algum pedido muito especial (imaginam qual terá sido, na altura, os nossos pedidos? luta contra o cancro... tratamentos de quimioterapia... Bom, adivinham?) e teríamos que aguardar que as fitas caíssem por si. Só que, disse-nos ela, esta queda poderia demorar até 3 anos!!! (Ops! Ainda bem que só nos disse depois de as ter atado nos nossos pulsos). Felizmente não foram precisos 3 anos, pois no final destes 2 elas caíram... Mas o ritual não acabava aqui. Seria preciso pegar nas fitas e ir até ao mar, para as atirar à sétima onda. Só assim os nossos desejos se realizarão! Bom, rituais complexos, mas 'bora lá a cumpri-los, pois os fins eram merecedores. E assim o fizémos, como se comprova seguidamente...
As fitas por nós "amarradas" para um destino final bem juntinho...
O "lançamento das fitas", nova modalidade olímpica de Odeceixe...
E finalmente a explicação do porquê este blog ser "fmj...": F(ilipe) M(aria) J(osé)!
O pôr-do-sol no moínho de Odeceixe... aqui fortemente embelezado pela presença dos modelos fotográficos FMJ!
08 SETEMBRO 2009 - O PEDESTRIANISMO:
Novo dia nova caminhada: praia de Odeceixe, "a ver o tempo passar" no Quiosque Agapito, regresso a Odeceixe!
Uma parte do percurso pelo caminho rural junto ao rio Seixe.
E outra parte por estrada, na chegada à praia de Odeceixe.
Sempre com o rio como imagem de fundo... E que bonita imagem! lol
Mas o destino final era (sempre) a praia de Odeceixe...
... ou melhor, o Quiosque Agapito!
09 SETEMBRO 2009 - O JANTAR AGAPITO:
E eis-nos a repetir o percurso pedestre, desde Odeceixe até à Praia com o mesmo nome, mas sempre com paisagens diferentes e novas coisas para apreciar: o rio em maré vaza, o mesmo rio com o triplo da água; nuvens rodopiando nos céus, assumindo formas variadas e cores distintas; o aroma a Odeceixe provocado pelas plantas típicas do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina; o comboio turístico a passar pelos "pedestrianistas"...
Vêem como eu só digo verdades?
E no final, no Quiosque Agapito, também íamos variando a "ementa": aqui as cervejas foram substituídas por uma excelente caipirinha, especialmente concebida pelo Sr. Fernando. E de tão boa, até tive direito a prová-la! Viram?
E a noite terminou no Gabão, connosco a jantar em companhia dos nossos amigos Fernando e Maria Agapito.
11 SETEMBRO 2009 - AMOREIRA E VALE DOS HOMENS:
Este foi o dia em que resolvemos ir até outras paragens, conhecer novas praias. E como a passagem por Rogil nos mostrou as placas das praias da Amoreira e do Vale dos Homens, foi ate aí que rumámos, descobrindo novas paragens e uma água límpida e transparente... atchim! (Desculpem! tenho sempre esta reacção alérgica à palavra "água"... atchim! E outra vez...)
É uma foto muito bonita, com a praia da Amoreira em pano de fundo!
Claro que também ali encontrávamos assim uns cromos, com aspecto de putos reguilas, mas...
... mas a paisagem selvagem e as águas... atchim!... cristalinas justificavam bem a visita.
Também a praia do Vale dos Homens mostrava o Algarve selvagem e agreste, que tanto embeleza estas costas Vicentinas....
... beleza essa sempre enobrecida por mais um pôr-do-sol que nos fez cantar "I'm a poor and lonesome cowboy"
(música do Luky Luke, para os mais desatentos...)
11 SETEMBRO 2009 - NOVAMENTE ODECEIXE:
Neste dia optámos por retomar as nossas caminhadas em Odeceixe...
... e saborear novos petiscos preparados pela "equipa-maravilha" do Quiosque Agapito.
12 SETEMBRO 2009 - A DESPEDIDA:
Este dia trouxe-nos o final desta semana magnífica, com a necessidade do regresso a casa e à nova realidade dos tratamentos de QT. Mas o regresso foi tb muito bem aproveitado...
A despedida da "família Agapito" - o Sr. Fernando, a Ana, o cunhado do Sr. Fernando, a D. Maria e a... ops! Quem será ela?
O adeus a Odeceixe, com a praia em cenário de fundo. Adeus? Não! Até "amanhã"...
O regresso por Vila Nova de Milfontes, com a passagem pela Tasca do Celso, onde almoçámos...
... e apreciámos o sabor dos petiscos... e do tinto alentejano!
13 SETEMBRO 20009 - O REGRESSO A CASA!
Neste dia vinha a minha irmã e família, para nos "deixar" o André, no seu regresso à Universidade e ao 2.º Ano do curso de Química. Claro que aproveitámos logo para, no almoço com eles, sugerirmos... um piquenique. E se bem o pensámos, melhor o fizémos. Rumámos até às matas da Vagueira, para uma tarde bem passada.
O André, a minha mana Céu e o marido Zé, na primeira linha; O Rafa, eu próprio e a organizadora, na 2.ª linha.
14 SETEMBRO 2009 - O IPO:
E chegámos ao dia de hoje, com a mentalização para recomeçar os tratamentos. Assim, às 09H00 chegámos ali, dirigindo-nos de imediato para a nossa amiga "abelhinha" (simpático nome que a Zé dá à nossa amiga Catarina Vaz, pela sua função de me picar para as análises ao sangue!) efectuar a sua tarefa de me retirar o sangue para analisar. Depois, e durante a espera para os resultados; uma rápida passagem pelo bar, onde a Zé constatou manter-se a ementa adequada àquele centro: bolos, folhados, refrescos... tudo o que os doentes oncológicos mais precisam! (conseguem ver aqui uma figura de estilo? a ironia?); uma visita à nossa amiga D. Lurdes, para ver as revistas e os jornais; e a deslocação para o 2.ª piso, ao Hospital de Dia, aguardando que a nossa outra amiga, a D. Teresa, nos indique quando é a nossa vez para a consulta de oncologia. E aqui tive a grande (e boa) surpresa de ver a Dra. Margarida Teixeira de regresso às suas funções, após prolongada ausência para usufruir de licença de maternidade (aprendemos que a adopção de bebés também dá direito! Boa!...). Que bom para mim, pois confiamos plenamente nela! (Obrigado, Dra. Paula Jacinto, pelo acompanhamento que me fez na ausência da Dra. Margarida... Mas ela é que É a minha oncologista!). E com a sua consulta, nova agradável surpresa: como ainda não recebera o relatório (escrito) da análise efectuada ao tumor retirado do meu pulmão, optou por adiar o início dos tratamentos de QT para o próximo dia 28. Por esse motivo regressei a casa ainda não homem-bomba... Por esse motivo ainda deu para passar pela Sanitana, onde reencontrei a Marta Pessoa e o Manuel Santiago (e restante equipa do SAT), relembrando-me o meu trabalho, regressando depois a casa, donde estou a relatar-vos o que foram estes dias de Setembro.
Mas o mês ainda vai a meio e promete muito mais, com a magia de Coimbra e, claro... o MAGICVALONGO!
Até lá!
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home