25 de maio de 2010

Paris é sempre Paris!...

Hoje vou aqui apresentar-vos a minha (nossa) viagem a Paris da passada semana, oferecida pelos meus colegas e amigos da Sanitana, aquando do jantar de despedida que me proporcionaram. Com esta viagem o objectivo foi o de poder visitar o Museu da Magia que ali existe (e que, confesso, eu desconhecia!), mas serviu também para nós, eu e a minha maridona, recordarmos alguns dos locais onde tínhamos estado na nossa viagem de lua-de-mel, quase 16 anos depois!
Vocês sabem qual é a diferença entre Paris e uma virgem? Não? Eu digo-vos. É que Paris é sempre Paris! Senão vejam as fotos que ilustram o porquê de Paris ser sempre Paris. Enjoy! E obrigado, pessoal, por nos terem proporcionado esta viagem!


...Figura_01: A chegada ao aeroporto de Orly Sul, em Paris.


...Figura_02: No primeiro passeio do primeiro dia, demos com uma casa de Magia. Ainda tinham dúvidas que esta iria ser uma viagem muito... mágica?


...Figura_03: Lá dentro dois mágicos falavam da sua arte e vendiam artigos mágicos. Claro está que não saí de lá sem ter comprado três pequenos truques... e fazer a foto da praxe!


...Figura_04: Mas lá seguimos nós avenida abaixo, munidos de um mapa e muita determinação, rumando à Ille de la Cité, também conhecida pela Ilha da Cidade, e à Notre Dame de Paris!


...Figura_05: A foto da praxe em frente à Igreja da Nossa Senhora de Paris (Notre Dame), mas sem vermos o Corcunda!


...Figura_06: A parte traseira da Igreja até parece uma outra Igreja. Apenas os dois modelos que aqui posaram são os mesmos da parte da frente! Talvez porque eram mesmo munta bonitos...


...Figura_07: Neste primeiro dia muito andámos pelas ruas parisienses, talvez na ordem dos 7 a 10 km...


...Figura_08: Eis o porquê desta zona se chamar "Ilha"; é porque está rodeada pelo rio Sena por todos os lados (e não é esta a definição de ilha? Porção de terra rodeada de água por todos os lados? Aquilo que eu vos ensino!)


...Figura_09: Mas andar a pé também faz sede, pelo que era tempo de "apagar o pó" que nos entrava na garganta! Sim, porque uma das coisas que mais nos impressionou, foi a grande poluição do ar que se respira nesta imensa metrópole! Daí que a primeira bjéka teve direito a fotografia!


...Figura_10: E da Ille de la Cité seguimos para a zona do Museu do Louvre, outra das áreas emblemáticas desta magnífica capital europeia. Claro! Sempre a pé...


...Figura_11: Recordo que em 1994 já ali existia a pirâmide de vidro, por onde se entra para o Louvre, pelo que também a quisemos perpetuar nesta fotografia... Ah! Os (bonitos) modelos são os mesmos!


...Figura_12: Nesta foto procurámos dar-vos uma breve imagem do interior de um dos Museus mais famosos do mundo. E se olharem com alguma atenção, poderão ver duas silhuetas de duas personalidades que, além de muito bonitas, são também gente famosa! Sim, um é mágico e outra é... a verdadeira "Mulher Maravilha"!


...Figura_12: Baixámos ainda até ao Arco do Triunfo, não o dos Campos Elísios e sim o do Jardim das Tulherias, que fica ali às portas do Museu. Já não seguimos até ao Jardim, passeando apenas numa das suas extremidades...


...Figura_13: No jardim existiam algumas estátuas reveladoras da beleza feminina, a que nunca consegui resistir. Mesmo em estátua, não pude deixar de lhe expressar a minha admiração por tão belos "atributos"... ;-)


...Figura_14: Mas o dia estava a findar e ainda tínhamos quilómetros a fazer para regressar ao Hotel. Daí que fomos até ao Starbucks, em estreia mundial quer para mim quer para a Zé, não resistindo a um excelente muffin de mirtillos, um café e um capuccino!


...Figura_15: No dia seguinte apanhámos o "Métro" (não esqueçam a pronúncia parisiense!), na nossa estação da "République" (local onde ficava o nosso Hotel), pois o destino era bem mais longe e a pé gastaríamos grande parte do dia.


...Figura_16: Adivinharam! O nosso destino era a Tour Eiffel, para os amigos Torre Eiffel! E não! Não estão a ver mal! O que a Zé tem na mão é mesmo uma réplica da torre mais famosa do mundo, também em ferro. Comparem a da sua mão com a que se vê por detrás dela!


...Figura_17: E havia ali tanta gente, que não conseguimos tirar uma foto os dois sem mais ninguém se interpor entre nós e a Torre Eiffel. E já repararam no efeito que resultou da grande torre por detrás e a pequena nas nossas mãos?


...Figura_18: Esta é aquela imagem artística com a Zé a "pendurar" a Torre para que o resto do mundo a possa continuar a apreciar.


...Figura_19: Também eu quis "poisar" um dedo sobre o topo daquela torre, mesmo tendo uma miniatura entre mãos!


...Figura_20: Seguimos depois pela marginal do Sena, onde testemunhámos algo que já tínhamos lido na Revista "Superinteressante" - a nova arquitectura das cidades, com as paredes a substituirem os azulejos ou as pinturas por autênticos jardins de plantas! E o que é certo é que resulta...


...Figura_21: Continuámos a nossa caminhada pelas margens de um dos rios mais famosos do mundo, sempre com a omnipresença como pano de fundo, da Torre comemorativa da exposição Universal ocorrida em Paris em 1889.


...Figura_22: Passámos ainda pelo Grand Palais e, claro, pelo Petit Palais, dois magníficos edifícios que nos "encaminham" para os Campos Elísios. Aqui nós em frente ao "Grande", mas tendo como fundo o "Pequeno", onde estava a decorrer uma exposição referente ao Yves Saint Laurent...


...Figura_23: Percorremos então parte dos seus 1,9 km de comprimento (por 71 metros de largura), na direcção do Arco de Triunfo, o não menos famoso arco mandado construir por Napoleão em honra das suas vitórias militares. Como podem ver na imagem, o que não faltam ali são "figuras famosas"...


...Figura_24: Apanhámos então o metropolitano até à Praça da Bastilha, uma das estações mais próximas do nosso próximo destino: O Museu da Magia. Eis-me na sua entrada.


...Figura_25: Mal entrei imediatamente me reconheceram como "uma personalidade importante no mundo da magia", pelo que de imediato me estenderam a mão para me cumprimentar. E eu, simpático como sou, também retribuí o cumprimento. Fica o registo do momento...


...Figura_26: Também o mítico Robert Houdin, um famoso ilusionista francês do séc. XIX considerado o pai do ilusionismo moderno (não confundir com Harry Houdini, outro mágico de renome mundial, que foi buscar o seu nome artístico precisamente a este Robert Houdin. Harry Houdini chamava-se, na realidade, Ehrich Weiss!), fez questão de estar comigo, enviando a sua figura do além túmulo até ao espelho que vocês vêem...


...Figura_27: Não acreditam no que vos disse atrás? Então eis a prova. Depois de termos conversado Robert Houdin retirou-se para o seu túmulo, abandonando o espelho. Aqui já só vêem a minha imagem nele reflectida. E agora? Acreditam?

O Museu da Magia foi interessante, mas abaixo da (muito alta) expectativa que levava... Foi giro, foi engraçado, mas está mais vocacionado para pessoal leigo (não mágicos), para conhecerem um pouco mais sobre o mundo da magia... Mesmo o espectáculo de magia que ali é apresentado ao longo do dia (cerca de 20 minutos) está vocacionado para grupos de crianças que ali acorrem em grupos de jardins escola ou pequenas excursões. Interessante, mas não empolgante! Mais vale andar por Paris. E foi o que nós fizemos! Aproveitámos muito bem a viagem para visitar outras zonas desta cidade magnífica... Ah! Pois é!... E foi bem aproveitadinho pois no último dia ainda fomos passear pela cidade, aproveitando todos os momentos que nos tinham sido oferecidos. Ou seja, o regresso seria só de tarde, pelo que de manhã ainda fomos até outros locais bem famosos e interessantes. Vejam...


...Figura_28: À saída do Hotel Meslay République na manhã do regresso, mas aqui ainda rumo ao coração de Paris (via metro, pois claro!)


...Figura_29: Destinatión Galerias Lafayette, umas das galerias de moda (e não só) mais famosas do mundo (para variar!) onde, por exemplo, umas simples sapatilhas custavam só a módica quantia de... 490 euros! Ah, pois! E, claro, mandei logo embrulhar meia dúzia de pares... Mas vale bem a pena a visita. Reparem só na beleza de tudo o que se avista na imagem!


...Figura_30: Seguimos (a pé) para a zona da Pigalle, outra das zonas típicas desta cidade... Não sabem porquê? Eu digo: é aqui que ficam as "Sex Shops" mais badaladas da capital francesa, com os espectáculos e shows eróticos diários... Não, não deu para visitar. Apenas por fora! (Ooooooohhhh!) lol


...Figura_30: O Moulin Rouge, talvez o cabaret mais famoso do mundo, onde um jantar com champanhe e assistência ao show das suas dançarinas nos custaria a módica quantia de... 190 euros. Por pessoa!!!


...Figura_31: Continuámos o caminho até outra das zonas famosas logo ali ao lado - Montmartre e o famoso "Sacré Coeur", uma magnífica Basílica construída entre 1885 e 1914 no ponto mais elevado de Paris (na montanha de Montmartre).


...Figura_32: E porque "Sacré Coeur" significa precisamente "Sagrado Coração", vejam e encontrem todas as semelhanças entre o francês e o "Sagrado Coração" português que também se vê na imagem...

E de Montmartre só tivemos tempo de apanhar o metro de regresso à République e ao nosso hotel, para apanhar o transporte de regresso ao aeroporto de Orly Sul onde nos aguardava o avião que nos trazia para Portugal.


...Figura_33: O Boeing 737 da companhia Transavia que nos iria trazer de regresso a casa.


...Figura_34: Abandonámos França e o Oceano Atlântico, pelo Golfo da Biscaya, começando finalmente a avistar terra de nuestros hermanos cerca de uma hora depois...


...Figura_35: Aterrámos sãos e salvos no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, para grande satisfação da Zé (ela detesta MESMO viajar de avião! E eu que pensava em comprar um jacto particular...)


...Figura_36: E prontes... Lá voltámos de metro até ao Porto (sim! Porque tanto andámos de metro em Paris, que até já ficámos habituados a este meio de transporte). Mas, confesso, o do Porto é (quase) uma desilusão, habituados que estávamos ao ritmo e funcionamento das estações de Paris...

E foi assim que decorreram estes magnificos 3 dias e 2 noites por terras de Astérix (e Obélix e Ideiafix e... Carla Bruni, a bonita primeira dama francesa que, numa clara posição de quem não liga aos protocolos, continua a mostrar a sua bonita imagem de ex-modelo com corpo fantástico!). Obrigados, pessoal da Sanitana (e não só! Marta, a ti também!), por tão fantástica oferta...
Aguardem por novidades brevemente pois não cansados de tanto caminhar por Paris, no sábado fomos... fazer uma caminhada! A vida não pára...
Fiquem bem!