16 de maio de 2010

Caminhada em Couto de Esteves - Festa da Primavera da LANCE

Foi neste fim-de-semana que aconteceu a "Festa da Primavera" da Liga dos Amigos e Naturais de Couto de Esteves, mais conhecida pela LANCE, e com ela a caminhada que nos fez percorrer os caminhos desde Bouço Velho (Couto de Baixo), seguindo para Chão do Rio, Forninho, Quintas do Vouga, Pedre, Machurrão, Salseirinha e terminando na Quinta da Olga, onde decorreu o almoço de retemperamento das energias. Uma particularidade desta caminhada a referir é o facto de que, com a futura construção da Barragem Ribeiradio - Couto de Esteves, uma parte do percurso ficará submersa. Ou seja, caso esta barragem se venha mesmo a concretizar, diria que nalguns daqueles locais ficará impresso para sempre uma "Pegada na Areia" (neste caso foi mais na terra") deste vosso ilustre bloguista! E se a de Neil Armstrong ficou para sempre registada na história, quando pisou a lua em 20 de Julho de 1969, a minha ficará (pelo menos aqui) registada, a 15 de Maio de 2010!
Mas vamos às imagens que ilustram o percurso.


...Figura_01: Esta foto mostra outro dos motivos pelo qual o percurso ficará famoso. É que foi a primeira vez que a nossa amiga Paula (aqui ao lado da Zé) participou numa das caminhadas organizadas pela LANCE... E tudo porque nós fomos! Sêmos ou não sêmos importantes?


...Figura_02: O grupo dos caminhantes, ainda em ritmo de iniciação de percurso.


...Figura_03: Desta vez sou eu quem vem ali atrás da Paula, como puderam certamente adivinhar pelo muito estilo, imenso charme e espectacular brilho de um verdadeiro pedestrianista. Sim, estou a falar de mim! ;-)


...Figura_04: O percurso seguia subindo, ainda com o imenso plutão aglomerado que não nos deixava passar à frente. Mas a ideia era mesmo apreciar o passeio, pelo que nos fomos mantendo pela retaguarda!


...Figura_05: Nesta imagem vemos o Miguel a fazer uma das suas últimas fotografias, já que depois ficou sem carga na bateria. Lá diz o velho ditado: "Quem vai para o mar, avia-se em terra!" Né, Miguel?


...Figura_06: Mais um engarrafamento, com algumas das pessoas a atrasarem o passo em partes mais complicadas... Estas não eram muitas, mas nem todas as pessoas estavam habituadas a percursos pedestres!


...Figura_07: Claro que o que disse atrás não é válido para este nosso amigo aqui, sempre apto a seguir em frente... atrás do seu dono! (Repararam aqui neste trocadilho?)


...Figura_08: E como eu tinha que ir esperando que aquela multidão andasse, dava-me tempo para parar e fazer fotos em posição de descanso!


...Figura_09: E lá iam todos devagarinho, neste caso a atravessar uma pequena ponte sobre um dos rios que visitámos (três no total, um dos quais o próprio Vouga).


...Figura_10: Seguimos depois para Chão do Rio, para ver o Poço Maceiro, um dos locais emblemáticos que ficará submerso pela construção da barragem!


...Figura_11: A Maria José era toda sorrisos, pela beleza da paisagem e o espírito da caminhada!


...Figura_12: Lá está ela de braços abertos, dirigindo-se a mim (pois claro!), no meio daquele grupo de pessoas!


...Figura_13: E eu, como também sou simpático, retribuí o aceno (eheheh!). Já repararam que levo a camisola do "Mr. Happy"?


...Figura_14: Aqui uma das raras imagens em que consegui juntar os 3 cá da malta: Miguel, Paula e Maria José.


...Figura_15: Imagem do tal poço Maceiro, que indicaram ser muito profundo. Mas como as pedras estavam muito escorregadias pela humidade e musgo, não me aventurei aproximar-me mais, numa atitude ajuizada!


...Figura_16: Uma das casas expropriadas pelo nível máximo das águas da futura barragem.


...Figura_17: Mais uma foto das duas pedestrianistas Paula e Maria José.


...Figura_18: Agora a de um dos casais mais bonitos que ali estavam presentes... Já vos fiz notar a camisola do "Mr. Happy" que levava vestida? Já? Tá bem...


...Figura_19: E por último nós os três, numa foto toda artística.


...Figura_20: Aqui também se vê o Filipe... Não eu, mas o pai da minha "antiga" partenaire Laura, quando ali fiz magia em Couto de Esteves (façam o favor de ir consultar a minha publicação de 2 de Agosto de 2009, respeitante ao mês de Julho).


...Figura_20: E esta era uma passagem mais complicada pelo facto das pedras se revelarem escorregadias e nós termos que atravessar o rio saltitando alegremente de pedra em pedra...


...Figura_21: "Tenham calma, eu ajudo!", parece dizer aqui o JE... E a propósito, já vos referi a camisola que tinha vestido?... Okay!


...Figura_22: "Olhando pensativamente o rio...", poderia ser o título desta imagem. Ou então: "vou ou não vou ao banho?"


...Figura_23: Eu não tinha dúvidas: dispenso o banho no rio, pelo que lhe virei as costas!


...Figura_24: Uma das senhoras mais idosas que nos acompanhou na jornada, demonstrando que esta caminhada tinha um grau de dificuldade elevado!


...Figura_25: Finalmente a chegada ao local de destino final, a Quinta da Olga (como se lê na imagem)


...Figura_26: Aspecto do interior da quinta, bem bonita por sinal!


...Figura_27: Momentos de relaxe... e não era hora coca cola light! Parece mais yoga, mas na verdade era descanso no chão mesmo!


...Figura_28: O casal maravilha escondendo-se atrás de uma planta do mirtillo, procurando fugir às objectivas dos paparazi que por ali andavam atrás das celebridades.


...Figura_29: Mais um "apanhado em flagrante" de uma estrela em pose!


...Figura_30: Hora de almoço na quinta... apesar de ser um sábado! No nosso grupo reinava a boa disposição...


...Figura_31: E vai um brinde com o tinto reserva do Douro, sempre em alegres divertimentos.


...Figura_32: Próximo destino o café do Júnior, com a presença do Jorge (jornalista de Couto de Esteves)


...Figura_33: No final do almoço rumámos até casa do Miguel e Paula, para um banhinho retemperador e preparar-mo-nos para a night!


...Figura_34: Não que sem antes houvesse tempo para mais uma palhaçada!


...Figura_35: Fomos até ao salão de festas do "Junior", onde decorreu o jantar e uma palestra de 3 oradores mas dos quais o antigo presidente da Câmara de Aveiro, Dr. Alberto Souto é que nos convenceu.


...Figura_36: A mesa dos ilustres, aguardando pela comida.


...Figura_37: E assim chegámos ao fim de sábado, indo depois para casa do Miguel, onde pernoitámos.


...Figura_38: Imagem do salão de jogos, visto do "nosso" quarto...


...Figura_39: Imagem do "nosso" quarto, visto do salão de jogos...


...Figura_40: Chegou a hora de almoço, com as duas cozinheiras de serviço a prepararem a comida.


...Figura_41: Também o contributo do Miguel foi decisivo nesta tarefa, pois foi ele quem grelhou o salmão fresco que comemos.


...Figura_42: Imagem do grupo no almoço de domingo.


...Figura_43: Claro que a minha presença era indispensável para a boa qualidade da refeição.

E é com esta foto que me despeço de todos vós, desejando-vos uma excelente semana. Me aguardem que a semana promete ser rica para temas a desenvolver cá no blog.
Fiquem bem e até breve!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boa noite Filipe

Excelente reportagem e muito boa disposição!
O ambiente de Couto de Esteves e o espírito LANCE tem destas coisas!!!

UM ABRAÇO

Manuel Sereijo

18 maio, 2010  
Anonymous Anónimo said...

Olá Filipe! Parabéns pela excelente qualidade e rapidez do post sobre a caminhada! Mas deixa-me que te dê conta de uma particularidade que estraga um pouco o artigo: a minha foto xD

Um abraço,
Jorge Lopes

19 maio, 2010  

Enviar um comentário

<< Home