9 de maio de 2010

FMJ VILLA: 15 Anos de Vida... Ah! E o Enterro do Ano 2010!

Vou ser breve e conciso. Apenas irei colocar algumas das fotos que ilustram os últimos dias de Abril e os primeiros de Maio, com a descrição sumária do que se passou nestes dias. E isto porquê? Porque hoje é domingo e o domingo é o dia consagrado ao descanso! Se até Deus descansou no domingo, queriam que eu escrevesse muito neste dia, não? Mesmo sendo o mês de Abril o mês da nossa "Revolução dos Cravos", eu não desejo iniciar nenhuma nova revolução, pelo que me irei manter neste dia sossegadamente sossegado, a ver um filme na nossa magnífica televisão portuguesa (eheheh!). Portanto, contentem-se com o que seguidamente vos apresento, está bem? E não adianta insistirem, porque mais não digo... Hoje!


...Figura_01: Porque o 25 de Abril foi celebrado em nossa casa, a dois, decidimos ir a 26 celebrá-lo com a nossa amiga Cristina Durães, num almoço na zona do Rossio. E como não fizemos a tradicional foto de grupo no restaurante, optámos por a fazer neste jardim...


...Figura_02: E para os mais atentos seguidores deste "web-espaço" que não acreditavam nas potencialidades agriculturísticas aqui dos "nous", eis a magnífica produção das nossas alfaces naturais...


...Figura_03: ... E eis a primeira pétit production dos nossos morangos, que também viram imagens da sua plantanção...


...Figura_04: Mas Abril ficará também para sempre marcado como sendo o mês em que viemos morar para a "FMJ Villa", mais concretamente na noite de 29. Fez neste dia 15 anos!!!


...Figura_05: Mas foi também neste dia 29, ou melhor, nesta noite que teve lugar o Desfile do Enterro do Ano 2010. Imagem de alguns dos alunos do Curso de Química, onde o meu afilhado André está inserido. Não! Não fui eu quem o influenciou para seguir este curso... A menos que considerem que o pequeno estojo de Química que lhe ofereci quando ele ainda era um rapazinho novo seja influência possível! lol


...Figura_06: Duas gerações de Químicos num mesmo desfile.... Ná! Foi só para a foto. Isto é, são duas gerações de Químicos, mas eu não participei no desfile. Capicce?


...Figura_07: A foto do "Morto". Para quem não conhece a origem desta tradição em Aveiro, teríamos que recuar para o ano de 1978... Está bem, eu conto. Não! Ainda não andava na UA neste ano; apenas ingressei em 1984, mas também faço parte do historial desta Universidade, pois participei na Primeira Semana do Enterro, estive envolvido na saudosa R.U.A. (Rádio Universidade de Aveiro), ajudei a divulgar a Univ. pelas pessoas da cidade com as serenatas e noitadas pelas ruas de Aveiro... Enfim, Faço parte do Museu desta (agora) Academia! Mas vamos lá à história do "Enterro".
"Certa vez, numa noite de calor, a 15 de Junho de 1978, encontravam-se 17 estudantes na sua 'casa' de Aveiro, a nossa saudosa Residência Masculina, situada na Rua Mário Sacramento, a ver pacatamente o jogo de futebol para o Mundial entre o Brasil e o Perú, quando de repente se lembraram que o ano lectivo devia ser enterrado já que aquele anos estava 'quase morto'!
Saíram à rua, ansiosos por divertimento, com colchas vermelhas sobre a cabeça e com um 'morto' às costas. Este morto não era nem mais nem menos que um caloiro, o mais magrinho de então, "apanhado" na Residência dos Caloiros, a nossa ainda mais saudosa "Vivenda Lourenço Marques, embrulhado também numa das colchas das camas da residência, deitado sobre as tábuas que haviam encontrado nas obras por ali perto.
Dirigiram-se para o 'Convívo' da altura (que ainda é o mesmo de hoje) numa espécie de cortejo fúnebre, emitindo ruídos de choro e a ranger os dentes.
O 'bando vermelho - grupo de potenciais delinquentes, com um morto às costas" continuou o seu caminho, dirigindo-se agora para a Residência feminina, situada na Av. Lourenço Peixinho. 'Amargurados, tristes e desamparados' lamentavam a 'morte' do ano lectivo de 77/78, e que jamais havia de voltar (FESTA!!!!! - pelo menos este), seguiam o seu caminho pelas ruas da cidade de Aveiro, tão pacata (só quando os estudantes estavam a dormir, quase de certeza).
Inesperadamente, um grupo de homens fardados romperam no escuro, ordenando que os acompanhassem. Mas onde?? questionavam-se... Até que se aperceberam, 'Alguém chamou a bófia!!!'. Direitinhos até à esquadra, acusados de passearem na rua com colchas vermelhas sobre a cabeça, e de chorarem a 'morte do seu tão querido ano lectivo' (caloiro disfarçado), lá foram os mais ou menos 17 estudantes parar à 'CHOÇA' (também no mesmo sítio de hoje).
A história de final infeliz (só em 78) para aqueles mais ou menos 17 estudantes universitários, não se repetiu mais, pois no ano seguinte, em 1979, quando quiseram voltar a enterrar o ano, a polícia já não os deteu, apenas os seguiu. Em 1980, o cortejo fúnebre já foi combinado com a P.S.P....! E hoje, em 2010, a Polícia até pára a cidade para eles desfilarem!


...Figura_08: O carro dos Químicos...


...Figura_09: Visto de outro ângulo.


...Figura_10: Um dos carros que mais chamou a nossa atenção (penso que era do curso de Mecânica), não só pela crítica velada ao TGV mas pelo formato em forma de barril... de Vinho!


...Figura_11: Outro dos carros a que achei alguma piada, de Eng.ª Química, com um diagrama de fases alcoólicas bastante elucidativo!


...Figura_12: E chegámos ao final do mês, com a última imagem que coloco daquele que foi durante vários anos um excelente pinheiro de Natal...


...Figura_13: Sim, porque a 30 de Abril... Bye bye, pinheirinho. Obrigado pelos anos de feliz companhia e abrigo aos nossos pássaros selvagens!


...Figura_14: Sim, porque no dia do trabalhador, no primeiro dia de Maio, tivemos trabalhadores cá em casa, a prepararem a área para outro fim... Mas só o revelarei noutra publicação, lá mais para a frente do mês!


...Figura_15: Finalmente, a 6 de Maio reunimos cá em casa os pais da Zé e um casal amigo, que veio pela primeira vez fazer-nos uma visita e almoçar connosco.


...Figura_16: E é com uma imagem da nossa entrada que me despeço de todos, desejando-vos um bom domingo. Sim, porque eu... vou descansar!

Fiquem bem!