20 de dezembro de 2011

Festa de Outono da LANCE - caminhada, workshops e magia!

Vou tentar recuperar todo o atraso que este meu blog já leva, procurando relatar rapidamente tudo o que de mais relevante ocorreu entre Outubro e Dezembro... Não me querendo desculpar, a justificação teve a ver com toda a logística que esteve envolvida aquando do lançamento e sessões de apresentação do meu primeiro livro infantil, "O Menino que Sonhava Salvar o Mundo", e que tem merecido as melhores críticas dos seus leitores (... momento de pausa para limpar a baba que se formou neste autor!)
Por isso, e para não perder mais tempo, irei já apresentar a reportagem (fotográfica legendada) sobre o evento referenciado no título - a Festa de Outono da Lance, em Couto de Esteves, e que envolveu uma caminhada por aquelas tão belas paisagens, vários workshops temáticos (latoaria, como cozer broa, jardins biológicos, museologia...) e, claro, uma noite com artistas locais e um mágico que já percorreu os cinco Continentes... e alguns Jumbos e Pingos Doces... Sim, eu mesmo!


...Figura_01: A concentração inicial no largo da Igreja, em Couto de Esteves.


...Figura_02: Com a presença de um grupinho muito especial: eu e a minha maridona, O Miguel Lopes e a Paula, a sua irmã e os seus filhos João Miguel e Ana Rita.


...Figura_03: A caminhada iniciou-se, com a minha maridona a assumir o comando do "pelotão".


...Figura_04: Claro que o meu pau também quis estar presente, caminhando ao meu lado.


...Figura_05: Fosse o que fosse que aquela caminhante estivesse a apontar, seria algo de belo, com toda a certeza.


...Figura_06: Até porque tudo o que surge nestas imagens é belo... berdad?


...Figura_07: E a dúvida subsiste: seria mesmo uma anta, um túmulo do tempo das artes rupestres, ou simplesmente um amontoado de pedras? Aguardemos que o nosso arquitecto Miguel nos diga algo...


...Figura_08: Se é verdade que a dúvida existe, também é verdade que ninguém tem dúvidas que a paisagem que se nos apresentava era magnífica...


...Figura_09: Dois pedestrianistas convictos: eu e o Miguel.


...Figura_10: E aqui outra pedestrianista, não tão convicta: a nossa amiga Paula (e esposa de um dos convictos anteriores).


...Figura_11: Um dos pontos do percurso que apresentava maior dificuldade (ainda assim diminuta), mas que proporcionava excelentes fotografias!


...Figura_12: Mais dois pedestrianistas convictos - o nosso amigo Rui Figueiredo e a minha "mais que tudo" maridona!


...Figura_13: Mas este era mesmo o pedestrianista mais convicto de todos, desde praticamente todo o percurso na sua liderança... Ah! Mas se eu o fotografei pela sua frente não significaria que ainda estaria mais à sua frente? Pois...


...Figura_14: No final do percurso, e já de regresso a Couto de Esteves, rumámos todos até ao espaço do Júnior, para um merecido repasto repositor das calorias gastas!


...Figura_15: Nem todos os caminhantes vieram almoçar, mas ainda assim dá para ver a ordem de grandeza dos presentes. E, claro, estavam os mais importantes...


...Figura_16: E um brinde muito especial à LANCE, aos caminhantes e a Couto de Esteves!


...Figura_17: No final ainda houve venda de rifas e, claro, a minha maridona teve direito ao seu prémio!


...Figura_18: E enquanto eu fui preparar o salão para realizar a noite mágica, ela rumou até ao cantinho da eira, para o workshop "Como fazer broa"...


...Figura_19: As alunas atentas, ouvindo o rol dos ingredientes e a forma de os misturar (amassar).


...Figura_20: A sua broa a levedar...


...Figura_21: A típica gamela onde o fermento realizou a sua tarefa.


...Figura_22: O forno a arder, com todas as broas dispostas no "lar"...


...Figura_23: A entrega das broas a cada uma das alunas intervenientes...


...Figura_24: E o que posso afirmar é que a broa que a Zé exibe, orgulhosamente, estava mesmo uma delícia, como pudemos comprovar no dia seguinte, ao almoço, em casa dos nossos amigos Paula e Miguel!

Mas este dia teve outros momentos importantes, nomeadamente o jantar (que nos foi oferecido pela LANCE), e, claro, a noite dos artistas locais (canto e poesia) e o "Special Guest Star" (o tal dos cinco continentes, a saber: Coimbra, Aveiro, V. N. de Gaia, Lisboa e Algarve!)


...Figura_25: Uma bonita cantora local, que nos apresentou a sua versão de uma artista internacional (bem conhecida das rádios, mas cujo nome não sei referir).


...Figura_26: E depois da poesia, foi a vez do Grande, o Enorme, o verdadeiro artista... Phil Mount!


...Figura_27: A produção da garrafa de vinho a partir de um balão causou o furor habitual...


...Figura_28: Para não referir a produção do peixinho mágico, um efeito que conquista cada vez mais fãs...


...Figura_29: Também as cartas Jumbo se adequam a estas performances em palco!


...Figura_30: Assim como a carta que surge do meio do baralho "puxada" por um balão em esvaziamento...


...Figura_31: E um dos meus favoritos - o voo da aliança para o pão!


...Figura_32: E porque estávamos em ambiente de festa, terminei com a produção de uma garrafa de espumante a partir dos lenços...


...Figura_33: Mas, e porque era a festa da LANCE, foi também feita a atribuição dos seus vários prémios pelas diferentes categorias que tinham posto em prova. Aqui o nosso amigo Miguel, no momento em que lhe foi atribuído o primeiro prémio na categoria a que concorreu (escultura artística?)


...Figura_34: E a noite encerrou com todos os premiados a subirem ao palco para a fotografia da praxe e os merecidos aplausos do público presente.

Nessa noite ficámos a dormir no magnífico espaço dos nossos amigos e no dia seguinte ainda fomos fazer uma cache com os seus filhos. Mas isso já eu referi em mensagem anterior. Na próxima publicação, darei conta do mês de Novembro (o tal que deu a conhecer um novo escritor português, futuro Nobel da Literatura (se o mesmo for atribuído pela minha maridona, claro!), e cuja publicação dessa sua consagração foi aqui já apresentada). Entretanto, e porque estamos a chegar ao Natal, expresso também desde já os meus mais sinceros votos de UM SANTO E FELIZ NATAL PARA TODOS! Um grande bem haja e... continuem a visitar-nos neste espaço porque, sem vós, ele deixaria de fazer sentido! Fiquem bem...

Etiquetas: , , ,