21 de novembro de 2011

Apresentação do livro "O menino que sonhava salvar o mundo" - o rescaldo!

Perdoem-me os meus mais atentos leitores por esta alteração às publicações previstas e previamente anunciadas, mas estou certo que, no final, todos me irão perdoar e concordar com as razões. Com efeito, ouso agora fazer um salto temporal, assim em jeito de viagem no tempo, avançando de Outubro para o dia 19 de Novembro, dia onde vivi a realização de um sonho - a apresentação do meu primeiro livro (infantil) editado!
Isso mesmo, leram bem! Não sou apenas um escritor, mas já um escritor publicado! Por isso, e porque a ocasião assim o justifica, irei desde já fazer a descrição do evento que decorreu no magnífico Hotel Moliceiro, em Aveiro, e onde a apresentação do livro "O Menino que Sonhava Salvar o Mundo" excedeu as minhas melhores expectativas. Tivemos salão cheio... cheio, não! A abarrotar! Muitos amigos, vindos dos mais diversos locais do país - Lisboa, Porto, Guimarães, Coimbra, Anadia, Espinho, Gaia, Luso, Aveiro (claro!) e outros mais (perdoem-me por não os anunciar todos!) -, acorreram ao Hotel Moliceiro para, connosco, celebrarmos o nascimento deste "Menino!". A todos, muito obrigado!
E vamos então às fotos que ilustram o momento.



...Figura_01: Cartaz exibido à entrada do Hotel Moliceiro, dando conta do que ali se iria passar... E passaram-se muitas coisas bonitas: gente bonita, gente boa, gente amiga; discursos espectaculares, encenação teatral fantástica, magia da boa... enfim, um dia em grande!


...Figura_02: Alguns amigos chegaram mais cedo, aproveitando a menor confusão para adquirirem o seu exemplar e solicitarem-nos a dedicatória com autógrafo. Aqui a minha amiga Paula Neto com a sua filha...


...Figura_03: Aspecto do salão meia hora antes do início previsto para a abertura da sessão - "apenas" duas pessoas sentadas, mas pessoas VIP, sem dúvida: os meus pais (e já com um exemplar nas mãos)!


...Figura_04: Na outra sala, os nossos "comerciais" André e Diana não tinham mãos a medir para as pessoas que, entretanto, ali acorriam.


...Figura_05: Lá dentro, no salão, as "personalidades da noite" (eu e a Ana Beatriz) ainda não sabíamos o que nos esperava...


...Figura_06: E porque as primeiras pessoas que ali chegaram foram da nossa família directa, também eles aproveitaram para recolher mais calmamente os nossos autógrafos. Aqui, com a minha mana Céu.


...Figura_07: Aspecto da mesa onde o autor (ah! Pois! Eu...) estava a dedicar cada livro, personalizando-o perante quem ali tinha à sua frente!


...Figura_08: A mesa onde os livros se encontravam expostos ao público, ávido de os adquirirem... (eheheh!)


...Figura_09: Outra dedicatória especial, desta feita à minha sobrinha Catarina.


...Figura_10: ...Enquanto a Ana Beatriz o ia fazendo no livro da minha madrinha Fernanda.


...Figura_11: Com o aproximar das 16H00, as pessoas iam chegando à sala e ocupando os lugares sentados disponíveis (cerca de 60);


...Figura_12: Quando olhei para a pessoa na minha frente, tive a grata surpresa de ver ali um amigo de longa data - o Sr. Eduardo Moitas, vindo directamente do Norte (mas não do Polo).


...Figura_12: E da Mara e sua mãe Cristina...


...Figura_13: A Anica e seus filhotes demoraram por ali um pouco mais, já que me apresentaram 5 ou 6 livros para assinar...


...Figura_14: Enquanto a sala ia enchendo, aguardando pelo início da sessão (e a minha mãe sempre a ler o livro).


...Figura_15: Foi também uma grata surpresa ver ali na fila o Dr. Amaro Neves, escritor (e historiador) consagrado, ele muito mais habituado a estar "deste lado" do que eu; e a seu lado o Luís Pires, da Chiado Editora, também ele adquirente de um exemplar para si.


...Figura_16: Na sala ao lado a venda dos livros decorria a bom ritmo, com o André e a Diana a (quase) não terem mãos a medir para tanta procura.


...Figura_17: Enquanto eu prestava a minha dedicatória ao Dr. Sereijo e à sua esposa...


...Figura_18: O nosso orador principal convidado, o meu amigo Carlos Costa, também quis um livro com autógrafo...


...Figura_19: Eis senão quando eu levanto o olhar da mesa e verifico haver uma fila imensa a aguardar pela sua vez de chegar até mim e a uma merecida dedicatória personalizada. Nesse entretanto, o salão enchera e não havia razão para atrasar mais a cerimónia, pelo que tive que interromper a sessão de autógrafos.


...Figura_20: É visível o ar de satisfação dos nossos "agentes comerciais", já com a última caixa (das iniciais 120 unidades) sobre a mesa.


...Figura_21: Já com todos nós na mesa de honra, a nossa anfitriã Cristina Durães deu início à cerimónia, dirigindo-se a uma sala repleta!


...Figura_22: Após o que o actor e amigo António Morais entrou pelo salão, assumindo a figura do "menino que sonhava salvar o mundo"...


...Figura_23: Vestindo a pele (e a capa) de super-herói, encantando pequenos e graúdos com a sua encenação preparada. Foi um dos momentos altos do evento!


...Figura_24: Seguiu-se um momento de magia, com o nosso amigo Fernando Coimbra (ou Joferk, se assim o preferirem) a executar alguns efeitos com cartas, mas brilhando principalmente com a sua rotina de bolas de esponja que terminam em... salsichas!


...Figura_25: E tivemos ainda a agradável surpresa do "vulcão" aceso que se recompõe em guardanapo não queimado, pelo nosso campeão David Sousa...


...Figura_26: O Luís Silva abriu então a sessão de apresentação do livro propriamente dita, apresentando-nos a Chiado Editora...


...Figura_27: Seguindo-se o discurso do orador convidado (Carlos Costa), com um discurso fantástico e que muito abrilhantou a cerimónia (infelizmente sem registo fotográfico, pelo que aqui não apresento qualquer foto). Depois foi a vez de um momento especial, com a nossa amiga Lindalva a ler-nos a sua declaração de amizade que muito me tocou na alma!


...Figura_28: Eis o autor no seu discurso, que praticamente nada disse daquilo que pretendia dizer...


...Figura_29: E por último a Ana Beatriz, nas suas palavras de apresentação e agradecimento.


...Figura_30: A mesa dos quatro de honra (faltaram a Cristina, a Lindalva e, claro, a minha maridona), assim em jeito de escadaria - Luís Silva, Carlos Costa, Filipe L. S. Monteiro (ah! pois!) e Ana Beatriz.


...Figura_31: Terminada a sessão de apresentação do livro, de imediato se formou nova fila para a obtenção do nosso desejado autógrafo!


...Figura_32: A que nós prontamente demos provimento, quer eu quer a Ana (na outra mesa). Obrigado, Carla!


...Figura_33: Uma dedicatória muito especial, para a nossa amiga Lindalva...


...Figura_34: E a provar o sucesso da noite, a prova em como foi um evento internacional, com a presença deste japonês muito especial - o meu amigo Yasumitsu Takagi.


...Figura_35: Que se fez acompanhar da sua filha Yuka, também ela a querer um autógrafo e dedicatória nossas!





...Figura_36: Mas o Yasu fez ainda questão de também se fazer fotografar na presença de alguém muito especial que, nos "bastidores do evento", também não parava, sempre atenta e solícita no apoio a tantos e tantos amigos presentes! Falo, é claro, da minha maridona Maria José. :-)


...Figura_37: Os dois gémeos do meu colega Paixão, também eles amantes dos livros (e de magia), enquanto o Dr. Sereijo e sua esposa aguardavam pacientemente pela sua vez.


...Figura_38: Não, não é engano. É que, mesmo com tanto pessoal a aguardar pelos autógrafos, ainda havia tempo para "momentos de rara beleza" (a minha sobrinha Catarina, num dos arranjos presentes no salão).


...Figura_39: O registo da presença da família do Porto, com as gémeas Inês e Beatriz, sua mãe Linda, tia (e minha cunhada) Rosa e sua filha Sofia.


...Figura_40: Mais uma excelente surpresa nesta magnífica noite - a presença da minha bonita prima Dilma, com o seu marido e os dois filhos, a quem já não ia há vários anos...


...Figura_41: E, claro, também não poderia deixar de registar o momento com os meus queridos amigos David Sousa e Vera, a quem deixo um abraço muito especial (e eles sabem porquê!)...


...Figura_42: Também a minha amiguita Maria (aqui igualmente com os seus pais Pedro Flores e esposa), uma menina muito especial e que está a crescer a olhos vistos!


...Figura_43: E finalmente a sessão terminou, com todos os amigos presentes tendo saboreado alguns ovos moles da D. Rosa da Silva Soares e um flute de espumante S. Domingos (a quem também agradeço pela sua presença neste evento!). Para a história ficará para sempre, numa parceria com a Chiado Editora, estes dois novos personagens nacionais (o autor Filipe L. S. Monteiro; e a ilustradora Ana Beatriz Marques).




...Figura_44: A equipa de trabalho, no final de 125 dedicatórias personalizadas para outros tantos livros vendidos ali. Da esquerda para a direita: Diana, Ana Beatriz, Filipe, Cristina Durães, Maria José e André Filipe.


...Figura_45: E termino com a foto da família presente. Pela ordem (esquerda para direita, e de trás para a fila da frente): Álvaro, Cristina, Gabriel, Cristina Durães, Zé Carecho, André, Dalila, Catarina, Carolina, Inês, Diana e Maria José. Depois madrinha Fernanda, mãe Laura, pai Zé Monteiro, Emília, Maria do Céu, Filipe (com gato) e Ana Beatriz.

E pronto. Foi assim que tudo aconteceu. O meu muito obrigado a todos aqueles que trocaram o conforto de sua casa por uma tarde que também foi muito interessante para todos os que por ali passaram. E termino com a notícia que saiu no Diário de Aveiro, no dia anterior ao evento, para que a possam apreciar. Basta clicarem sobre as mesmas, que todas as fotos se ampliam (e também esta notícia do jornal), para que possam ver (e ler). Fiquem bem!

1 Comments:

Anonymous Inês Antunes said...

Olá!
Tal como prometido, aqui está a minha "reportagem".
Continuação de muita sorte e mais uma vez, parabéns!
Beijinhos

Inês Antunes

http://postsdepescada10.blogspot.com/2011/11/o-menino-que-sonhava-salvar-o-mundo.html

02 dezembro, 2011  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home