14 de junho de 2011

Grupo Desportivo Odeceixense - Caminhada Nocturna

Tal como prometido, e procurando recuperar algum do (muito) atraso que apresento nestes meus relatos das minhas andanças por este mundo, qual Judeu Errante... Ok, não sou judeu nem sou errante, mas podia ser, certo? Mas, dizia eu, dou finalmente seguimento aos meus relatos do que tenho feito nos últimos tempos, começando pelo relato de um momento ímpar por nós vivido aquando da nossa estada por terras de Odeceixe, em finais de Maio.
Atentos à (pouca) oferta de actividades de lazer que por ali vão acontecendo (para turistas), foi com enorme prazer que descobrimos o Grupo Desportivo de Odeceixe e as actividades que têm vindo a desenvolver para as pessoas daquele lugar, mas (felizmente) também abertos àqueles que, como nós, por ali vamos passando alguns dos nossos dias...
Foi assim que, colado no vidro do (único) mini-mercado existente ali no lugar, em Malhadais, vimos o anúncio que dizia assim: "Caminhada Noturna; Odeceixe; 28 de Maio de 2011; 21 Horas; Partida e Chegada: Sede do G.D.O.; Vem caminhar peta tua saúde.; LOCAL: Sede - Lavajo - Praia - Sede; Organização: CAMINHar LIVRE - G.D.O."
Damos, pois, os parabéns à equipa que assumiu os destinos daquele Clube Desportivo, desejando-lhes as maiores felicidades e, claro, que vão mantendo estas actividades para que, na nossa próxima presença, podermos voltar a usufruir de alguma que venha a decorrer nesse período.
Mas vamos à descrição daquela que foi (também) a nossa estreia em caminhadas nocturnas...


...Figura_01: Fotografia (de parte) do grupo em frente à Sede do Grupo Desportivo Odeceixense... Pois, aquele pessoal é "sempre a abrir" e nem esperaram pelo disparo da câmara!


...Figura_02: E lá fomos nós, trajando os emprestados coletes reflectores que, no escuro e sob a influência do flash da máquina, nos conferiam este aspecto brilhante.


...Figura_03: Saímos da Sede rumo à Variante, com a Zé em conversa animada com o Sr. Mário Duarte.


...Figura_04: Atravessámos a Vila com passagem pela Praça Central rumo à subida para Malhadais (aqui a frente do pelotão junto ao estabelecimento da nossa amiga D. Olívia)


...Figura_05: O grosso da coluna em marcha rápida (no mesmo local)...


...Figura_06: E os dois "gandas malukos" que se imiscuíram com aquela gente (boa)!


...Figura_07: A grande subida rumo ao campo de futebol de Odeceixe, por caminhos de terra "nunca dantes (por nós) navegados"...


...Figura_08: E eis porquê praticamente não podemos apresentar imagens do percurso: é que, com flash, era este o aspecto dos caminhantes (de meter medo!); sem flash, a escuridão era total!


...Figura_09: Ainda arrisquei esta foto aos mesmos dois "gandas malukos" em frente ao Kiosk Agapito, ali bem ao lado da praia de Odeceixe...


...Figura_10: Pelo que apresento apenas algumas das imagens colhidas já no final da caminhada, em plena Sede do G.D.O. onde, para nossa (agradável) surpresa, tínhamos à espera uma mesa muito bem recheada com muitas espécies de bolos, chá e café, oferecidos por aquela gente, e que tão bem nos soube a todos!


...Figura_11: Olha! São eles, outra vez... Aqueles dois "gandas malukos", ali no meio do pessoal!


...Figura_12: Uma pequena amostra do que existia naquela mesa (que a todos nos confortou e que mesmo assim tanto sobrou!)


...Figura_13: A Zé em perfeita "simbiose" com os locais, quase parecendo também pertencer ali!


...Figura_14: E eu... olhem, também rapidamente me senti integrado por todo aquele pessoal simpático, que nos recebeu de braços abertos e que nos fizeram sentir vontade de repetir esta experiência. Ah! e até já sou amigo (facebookiano) do G.D.O.. Ah! Pois é!...

Fiquem bem!