10 de maio de 2011

Verdadeiras Lições Japonesas!

10 "GRANDES" LIÇÕES JAPONESAS:

Com a enorme tragédia que se abateu sobre o Japão, o que teria sucedido se a mesma ocorresse num qualquer país ocidental? E em Portugal? Será que algum de nós se revê neste comportamento? Duvido... bom, eu revejo-me! E posso assegurar se a maioria de nós o fizesse, não teríamos necessitado da tróika FMI/Comissão Europeia/Banco Central Europeu. Até porque, convenhamos, o grande culpado não é o Sócrates, como muita gente pensa... Afinal, os dinheiros começaram a chegar no tempo do Cavaco Silva, sendo distribuído sem controlo e vigilância para os empresários portugueses (lembram-se como ele foi gasto? Pois... os portugueses também têm memória curta!). E todos os governos seguintes mantiveram os mesmos "comedores" nos grandes poleiros. Grande Zéca que nos avisava: "Eles comem tudo, eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada!).
Bom, mas vamos às dez lições japonesas, com o seu comportamento depois de tão violenta tragédia - Terramoto 8,1 seguido de tsunami e desastre em central nuclear.

1. A CALMA
Nem um único sinal de pânico. A tristeza foi crescendo mas a atitude positiva manteve-se.

2. A DIGNIDADE
Foram feitas longas filas para a água e mantimentos. Nem uma palavra áspera ou um gesto bruto.

3. A CAPACIDADE
Arquitectura incrível e engenharia irrepreensível. Os edifícios oscilaram, mas nenhum caiu.

4. O CIVISMO
As pessoas compravam somente o que precisavam para o presente, para que todos pudessem ter acesso aos bens.

5. A ORDEM
Não houve saques nas lojas. Não houve buzinões nem ultrapassagens nas estradas. Apenas a compreensão pelo momento por que todos passavam.

6. O SACRIFÍCIO
Cinquenta trabalhadores não foram evacuados das instalações da central nuclear para assegurarem que a água do mar fosse bombeada para os reactores. Nunca serão reembolsados!

7. A TERNURA
Os restaurantes reduziram os preços. Uma ATM foi deixada sem segurança. Os fortes cuidaram dos fracos e a entreajuda estava na rua em todos os locais.

8. O TREINO
Os idosos e as crianças sabiam exactamente o que fazer. E fizeram exactamente o que era pressuposto fazer.

9. A COMUNICAÇÃO SOCIAL
Os jornalistas mostraram dignidade e contenção no modo como reportaram as notícias. O sensacionalismo foi rejeitado. Somente reportagens serenas.

10. A CONSCIÊNCIA
Quando numa loja, a energia eléctrica falhou, as pessoas colocaram as coisas que tinham na mão nas prateleiras e saíram tranquilamente.

Digam lá: não parece passar-se num outro planeta? Mas foi mesmos no Japão... E se nós tentássemos ser também assim? Fica feito o desafio. Até lá, sejam felizes.