2 de maio de 2011

Dias de Primavera

Pois foram! O mês de Abril trouxe-nos um tempinho quente e primaveril, com temperaturas acima dos 23 ºC, o que nos "puxou" para a agricultura. Por acaso sabiam que uma das profissões do futuro é a de "agricultor de hortas verticais" (ver edição n.º 157 da Superinteressante, de Maio de 2011)? E não é que vocês já ouviram (leram) sobre isto há algum tempo, numa anterior publicação neste blog??? Somos muito à frente! Por isso mantenham-se leitores atentos e fieis, que vos garanto novidades e muita informação cultural.
Por exemplo, como a informação que vos deixo agora: o cultivo de amoras silvestres e framboesas, como fontes de potenciais anti-oxidantes essenciais à boa saúde de todos nós. Pois é, foi o que nós fizemos, depois de uma viagem até Coimbra para a heparinização mensal do meu catéter. Seguimos para casa dos meus pais e rapidamente improvisámos uma estrutura para suportar as plantas que até então cresciam livremente, "sem educação". E porque "we do need education", ao contrário do que apregoavam uns certos músicos há alguns anos atrás, fomos mesmo "educá-las", preparando-lhes uma estrutura de apoio e suporte para mais tarde facilitar a recolha... Ah! Já agora deixo-vos aqui uma homenagem a esta música épica!



Mas nesse mesmo dia, a 14 de Abril, outro acontecimento muito mais importante teve lugar, sem o qual não haveria este espaço de divulgação! É isso mesmo, o nascimento da minha mãe Laura, há uns 76 anos atrás (precisamente a 14 de Abril de 1935!). E para comemorar esse evento tão histórico e crucial (principalmente para a minha vinda futura), fomos todos almoçar a Taveiro, ao antigo lagar do azeite - o Dom Azeite!
Mas vamos às fotos.


...Figura_01: Para dar as boas vindas a estas temperaturas magníficas que se fizeram sentir, fomos até à praia da Barra ver um magnífico pôr-do-sol num céu sem núvens...


...Figura_02: O almoço de celebração com os meus pais José e Laura, e com as nossas sobrinhas Catarina e Dalila (além do casal FMJ, claro!).


...Figura_03: O grupo à saída do restaurante, já bem comidos e também bem bebidos (não demais mas de qualidade, entenda-se!). Da esquerda para a direita: Catarina, mãe Laura, Dalila, Maria José e pai Zé.


...Figura_04: Claro que também quis ter direito a uma foto (assim dentro do género), pelo que aqui a têm (os mesmos intervenientes, apenas trocando a MJ pelo FM).


...Figura_05: E segue-se a preparação da área para os futuros frutos silvestres vermelhos, com a minha mãe em primeiro plano e lá atrás... um emplastro? Ah! Não! É a minha maridona... Olha! E outro ainda, mais atrás! Ah! Sou eu, afinal...


...Figura_06: Eu, em grande estilo de trabalhador, em jeito de quem até entende muito do que estávamos ali a fazer... "em jeito", disse eu!


...Figura_07: A foto do trio no final da obra feita...


...Figura_08: De regresso a casa e já no sábado, o dia manteve-se quente pelo que preparei a nossa rede mosquiteira e... bora lá a dormir uma sesta, que o tempo a tal convidava!


...Figura_09: Mas não pensem que fui só eu a aproveitar este tempinho bom! Também o Doc se deitou ali ao meu lado, fazendo a sua sesta retemperadora! E só levantou o focinho para a pose!


...Figura_10: Ao final da tarde, os nossos gatos Tico e Tanino esperavam por mim para, em jeito de trio, iniciarmos as brincadeiras de fim de dia no jardim, como era habitual no Verão passado!


...Figura_11: Também quero partilhar convosco uma das flores mais fantásticas que temos no nosso jardim. Desconheço o seu nome, mas são uns autênticos pom-pons brancos, enormes... Olhem! E lá está novamente... o emplastro? Ah! Não! É outra vez a minha maridona... Uma verdadeira flor entre as flores!


...Figura_12: E porque a noite se começava a fazer notar, os gatos vieram ter connosco ao "espaço zen" de jardim estilo britânico. Aqui a Zé com o Tico...






...Figura_13: E depois eu com o Doc e o Tanino. No domingo foi dia da Caminhada do PR Cercanias da Freita, mas disso vos darei conta na próxima. Até lá, fiquem bem!