17 de janeiro de 2010

A partilha com os amigos

Pois é! Aos poucos e poucos vou tendo conhecimento de alguns amigos... e amigas... uns mais recentes, outros da minha juventude, que vão consultando este espaço para ir acompanhando, mesmo que à distãncia, o dia-a-dia deste blogger que se assina como "O JE, ME, MOI MÊME". E é em resposta a estas milhentas solicitações que hoje voltei aqui, para actualizar o que de mais relevante foi acontecendo neste arranque de ano de 2010.
Aproximamo-nos daquele ano mítico que as professias Maias indicam como sendo o fim deste mundo, tal qual o conhecemos: 21 Dezembro 2012! Pois... Mas na verdade, o fim do mundo pareceu acontecer esta semana para os haitianos! Aquele sismo em Port-Au-Prince foi mesmo um Armageddon para aquele povo, já de si tão pobre. E é por catástrofes como esta que nós temos que dar graças por irmos vivendo a nossa vida tranquilamente, neste nosso cantinho do céu à beira-mar plantado. Já pararam para pensar que, felizmente, quase não temos catástrofes naturais em Portugal? Mini-tornados que vão arrancando alguns telhados, chuvas mais intensas que vão provocando pequenos dilúvios em zonas mais ribeirinhas e baixias, mas sem grandes consequências temporais (e grande parte das vezes por incúria das pessoas, que não limpam os sumidouros pluviais)... Viva Portugal!
Mas vamos lá dar continuidade ao nosso dia-a-dia, agora que o novo ano já começou e demos por encerrada a temporada natalícia. Sim, no dia 6 de Janeiro, com a celebração do dia de Reis, em homenagem àqueles homens sábios que calcorrearam caminhos e atravessaram fronteiras para adorar o Menino-Deus, terminamos a celebração do Natal e arrancamos com novo ano de trabalho. E foi assim que, para celebrar este "fim de época", festejámos com amigos num novo "brinde à vida"!


...Figura_01: O fabrico de broínhas doces, mix de abóbora e batata, que foram um sucesso nesta temporada Natal 2009-2010!


...Figura_02: E foi com os nossos vizinhos e amigos Queirós, Sandra, Rafaela e Gustavo, bem como com o André e aqui os anfitriões FMJ, que dissemos "bye-bye Natal, até Dezembro de 2010... Isto, claro, se chover em Novembro!

E, terminada a época, restava-nos "arrumar" os efeitos que tínhamos espalhado pelo interior e exterior da casa: iluminação exterior no pinheiro e na própria casa, presépio, árvore de Natal...


...Figura_03: O nosso jardineiro, Sr. Manuel Anjos e o seu ajudante, a retirar a iluminação do pinheiro.


...Figura_04: O "adeus até Dezembro" à nossa árvore de Natal de interior.


...Figura_05: Era também hora de mudar a mensagem no nosso "quadro de honra". "Foi para ti que criei as rosas; Foi para ti que lhes dei perfume. Para ti rasguei ribeiros; E dei às romãs a cor do lume! (...)", numa justa homenagem ao poeta Eugénio de Andrade.

Mas este início de ano trouxe-nos também muito frio e a vontade de alterarmos algo nos cenários que começam a ser habituais nas nossas fotos. Daí que demos um salto até ao saldos e comprámos cortinados novos, para dar um "new look" aos "panos de fundo" às mesmas (aqui mesmo no sentido literário, já que estes "panos" irão aparecer como "fundo" nas fotos de grupo!). É bom mudar o visual. Experimentem, vão gostar!


...Figura_06: E quem diz que aqui não cai geada? O dia 9 de Janeiro revelou-se ser o mais frio deste Inverno, com o resto do país a revelar imagens fantásticas de nevões, que nem ao Alentejo deram descanso!


...Figura_07: E pela primeira vez na história do nosso lago, a água congelou à superfície... Sim, estão a ver bem! Por baixo da camada de gelo avistam-se os nossos "tubarões"...

Mas este início de ano trouxe também mais algumas estreias. Por exemplo, eu a beber um café (há quanto tempo eu não saboreava uma solução aquosa de 1,3,7-trimetilxantina, aquele alcalóide de fórmula C8H10N4O2 do grupo das xantinas, e que o comum dos mortais identifica... como é mesmo?... Ah! Pois! Cafeína.
Mas nem só de cafeína vive um homem. E por isso, se no final do ano terminei de "manuscrever" o meu (primeiro! Sim, porque aspiro a escrever mais...) livro, no início deste ano comecei a passá-lo para o computador, revendo-o e compilando-o. Vamos lá a ver se consigo editá-lo!


...Figura_09: A "prova do crime". Mas que bem me soube absorver este alcalóide diluido em água quente.


...Figura_10 - Mais um treino ao André, no jogo de matrecos.


...Figura_11: A fase seguinte do livro, com o Tanino a controlar o dono a escrever.


...Figura_12: A visita dos meus pais (que já não os via desde 7 de Dezembro!)... Repararam como o cenário de fundo (vulgo "cortinados") já mudaram da foto referida como "Figura 2" nesta mesma publicação? É a prova provada do que tinha atrás referido...


...Figura_13: E, claro, ainda houve tempo para uma pequena partida de snooker, que também há muitos meses que não jogava.

E mais novidades ficarão para os próximos dias, pois agora vou... ver uma tarde de cinema. Fiquem bem, folks!

1 Comments:

Blogger nela said...

Olá Filipe
Como me considero sua amiga queria lhe dizer que está com muito bom aspecto nota-se que se sente bem apesar de este inverno não nos largar, gostei de ver que tomou um cafézinho se for considerado vício esse eu tenho mas só um por dia,desejo que o saída do seu livro seja breve gostaria depois de o lêr.
Saúde, para si e para a sua maridona.
Beijos Manuela

20 janeiro, 2010  

Enviar um comentário

<< Home