12 de dezembro de 2009

Quimioterapia - o final dos tratamentos

Pois é, gente boa! Estamos na semana em que terminei os meus tratamentos de quimioterapia. E em boa hora foi, pois, confesso, o meu organismo já me estava a dar sinais de intoxicação e os sintomas começavam a ser difíceis de suportar. Ontem mesmo foi um dos dias mais difíceis de ultrapassar nesta nova etapa, com fortes enjôos e vómitos. Mas felizmente foi o último! E isto dá-nos logo outra alma... Mas deixemo-nos de lamúrias e vamos ao que interessa.
Tal como tinha avisado na publicação anterior, o Natal aproxima-se a passos largos e com ele, as iluminações que alegram as nossas cidades. Mas não só! Também nas nossas casas começamos a sentir o espírito natalício a invadir-nos. Vai daí que também começámos a preparar a época, com a colocação da "chuva de luzes" no telhado.


...Figura_01: A colocação das luzes no telhado, inaugurando assim estas épocas festivas!

Mas a época não é só luzes e prendas e renas e trenós e pais natais e árvores de natal em polipropileno (poliproti... quê?) e embrulhos e fitas e... Nã! Natal é também reunião de amigos e família. Por isso nós também continuámos com este espírito, com a visita da família e, claro, de alguns amigos.


...Figura_02: A família Monteiro Carecho novamente reunida na FMJ Villa, em mais um almoço domingueiro.


...Figura_03: Desta vez a ementa brilhou pelas entradas, com os cogumelos Portobello em grande destaque, seguindo-se um bacalhau com natas que todos saboreamos com deleite!


...Figura_04: E no seguimento, vieram expressamente de Lisboa, os nossos amigos José de Lemos e Ana, para um lanche de final de tarde e, mais importante, uns bons momentos de camaradagem... mágica! (Ah! Pois... Não vos tinha referido que o José de Lemos é também ilusionista?)

E nestes dias tivemos ainda a visita do nosso amigo António Monteiro, mais conhecido pelo "Tó do Gerês" (mesmo sendo ele, imaginem, de Alcochete), na sua passagem vindo de... isso mesmo, adivinharam! Do Gerês! Mas infelizmente não captei esse momento com a minha máquina fotográfica japonesa! No entanto, fica aqui a referência...

Mas, e como comecei por dizer, a notícia mais importante para nós, nesta semana, foi mesmo o de ter terminado os tratamentos. E para analisarmos algumas das diferenças que registo em mim, visíveis do exterior (já que as interiores, essas mantenho-as... secretas!), junto duas fotos reveladoras de algo que demonstra a (des)evolução nestes 3 meses e 300 horas de tratamentos - as minhas pestanas e sobrancelhas!


...Figura_05: A (pen)última viagem até ao IPO, para receber a bomba com o 5FU. Penúltima, porque 2 dias depois voltei lá para retirar a goretti (nome pomposo que demos à bolsa que albergou, nestes dias, a bomba). Sim, em 2007 a bolsa era a rosita...


...Figura_06: Este era o meu (mau) aspecto em 29 de Setembro, precisamente antes de iniciar estes 3.ºs ciclos de Quimio...


...Figura_07: E este o meu actual aspecto, ao nível de pestanas e sobrancelhas. Notam alguma diferença?

Para terminar, fomos à colheita das nossas clementinas, com uma colheita 2009 que promete um vinho frutado e... Ops! Não eram uvas! Bom, uma colheita 2009 de clementinas bastante doces e sumarentas.


...Figura_08: O cesto e a árvore (daria um excelente título para um livro)


...Figura_09: O resultado final na nossa "mercearia particular". Viram quanta vitamina C?

Fiquem bem!

1 Comments:

Blogger nela said...

Olá Filipe
Fico muito contente por saber que já terminou a quimioterapia, em relação ao Natal precisamos de ficar mesmo bem para comer aquelas coisas boas,eu vou começar a radio no dia 28 ainda bem porque assim como tudo e depois fico de dieta até porque não quero engordar.desejo as melhoras fique bem
Beijinhos Manuela

13 dezembro, 2009  

Enviar um comentário

<< Home