2 de novembro de 2009

Semana boa, semana m... menos boa!

Os dias sucedem-se e a luta continua! Pretendia ter aqui deixado o registo dos meus dias no pós-segundo tratamento e, sem (quase) dar por isso, já lá vai o terceiro e estou a entrar naquela que identifico como sendo a semana boa dos sintomas pós-quimioterapia.
Têm-me pedido para descrever quais são esses sintomas! Pois não é fácil descrevê-los... Penso que o pior sintoma é mesmo o gosto constantemente presente na boca, a metal, e que nos confere o sabor a náusea. É verdade que nos livros do Harry Potter este sabor é muito conceituado, com os seus famosos rebuçados a saberem a vomitado, mas confesso que continuo a preferir o gosto de um bom tinto e a saborear o paladar de um espumante... Há-de chegar esse dia, se Deus quizer! Até porque a boa notícia da semana é a da minha oncologista, Dra. Margarida, ter já confirmado que irei "apenas" fazer 6 tratamentos, o que me indica ter já atingido a "nota positiva" (com 50% já passamos, certo, ó senhôres fessôres?). Desta forma, já irei passar o Natal em recuperação, atravessando dias bons e não deixando que este "sabor a náusea" me estrague o paladar dos filhós, das rabanadas, do arroz-doce e aletria... hummmm! Já tenho água na boca só de pensar nestas guloseimas natalícias...
Outra das perguntas que me fazem com frequência é: "e que fazes nestes dias, em casa? Deve ser uma chatice não ter que fazer..." Bom, como poderão ver pelas fotos descritivas destas minhas duas semanas, poderão ver que "rotina" ou "aborrecimento" é algo que não entra no meu vocabulário. Até porque o que me falta é tempo para fazer todos os projectos que pretendo levar àvante. Mas vamos ao ilustrativo destes dias...


...Figura_1: Isto é algo que espero mesmo não vire rotina: avaria no fecho de uma porta do "Fofocus" (nome com que baptizámos o nosso carro), que teve que ir a arranjar, no sr. Constantino Santos. E, claro, "lá foi varão...", mesmo com o preço de amigo que ele sempre me faz!


...Figura_2: E porque é tempo de celebrar Martinho, aquele soldado romano que em plenos Alpes, dividiu ao meio a sua capa com a espada partilhando-a com um pobre cheio de frio que pedia esmola; com esse gesto Deus acabou com o mau tempo que se fazia sentir, fazendo brilhar um sol de Verão (eis o porquê do "Verão de S. Martinho". As coisas que eu vos ensino...), nós fomos partilhar umas castanhas com os nossos cumpadrês Cristina e Francisco Jordão. Eis aqui o Chico e a Zé a saborear um licor... de alfarroba!


...Figura_3: ... Obviamente que também esteve presente neste primeiro magusto o nosso afilhado Gonçalo.


...Figura_4: Mas porque alguém tinha que fazer o trabalho (neste caso, assar as castanhas), calhou-me a mim em sorte...


...Figura_5: E a noite terminou connosco a jantar os petiscos preparados... ou comprados fora!


...Figura_6: Também o meu irmão (e família) nos fizeram uma rápida visita no fim-de-semana, mas ainda suficientemente demorada para jogarmos 3 partidinhas dos matraquilhos, para gáudio das minhas sobrinhas. Aqui "gáudio" tem o significado de delícia, prazer, divertimento (N.do A. que, neste caso, sou eu mesmo!)


...Figura_7: E depois às segundas, logo pela manhã para evitar a presença doutros alunos e aumentar o risco de contrair uma dessas gripes que estão na moda, lá vou eu até à minha aulinha de guitarra, onde "dou cabo dos nervos" ao professor, Rafael Campanilhe, com as minhas (des)afinações...


...Figura_8: Entretanto chegámos ao Halloween e à famosa "noite das doçuras ou travessuras". Estes foram os nossos primeiros "clientes", que tiveram direito ao grosso do quinhão: 1 kg de rebuçados que depois quase nos fizeram falta para os restantes visitantes da noite.


...Figura_9: Após mais um dúo de meninas (que infelizmente não registei em foto e que estavam muito bonitas, de bruxinhas), fomos visitados por esta dupla de fantasmas (Marco e Filipe), que lá levaram as suas guloseimas.


...Figura_10: E a noite terminou com um "bando de bruxinhas" a visitar-nos para terem direito também às suas gostosuras, com o Doc sempre atento às suas "belezuras"...

Vêem como "agitação" é coisa que não falta por aqui? Fiquem bem...

1 Comments:

Blogger PingaTê said...

Excelentes novidades. Pelas contas que fiz ( e sou de letras... ) o Almoço anual de Pingas de Natal/AnoNovo poderá contar com a tua contribuição Vínica... o que, pensando melhor, não é boa nova pois terei de partilhar " la botelha ". LOL
Venham lá as três seguintes fazendo minhas as palavras do Major - "quantos são, quantos são, agarrem-me que eu vou-me a eles"
Força do Pinga do Norte e Biba o FêCêPê carágo( desculpa, são desabafos de campiões eheh )
Pinga Tê

04 novembro, 2009  

Enviar um comentário

<< Home