3 de dezembro de 2009

E o Natal está já assegurado para Dezembro!

Olá, povo amigo! Esta semana que passou foi uma semana complicada, com os sintomas pós-quimio a manifestarem-se da forma mais intensa que tenho memória. Foram dias difíceis, mas que felizmente já são passado! Agora estou na fase da recuperação, avançando em pleno para o próximo tratamento... que será o meu ÚLTIMO! (Leram bem...)
Mas vamos ao que interessa. Lá dizia o velho ditado alentejano: "Chuva em Novembro, Natal em Dezembro!" Daí que, como se demonstra na fotografia que se segue, o Natal já está assegurado para o mês previsto (como os alentejanos são sábios!). Ao longo do mês de Novembro fomos registando alguns dias de chuva mais ou menos intensa, que culminou com o arrefecimento destes últimos dias e, consequentemente, a queda de neve nas terras altas e de granizo em diversos locais... Ops! Pára tudo!... Isto até já parece o boletim meteorológico. E ainda por cima sem as meninas da SIC (lembram-se? Eu sei que já lá vão alguns aninhos e nem todos os meus leitores têm esta minha bonita idade!).


...Figura_01: Cá está a prova que teremos Natal. Eu sei que não são "bolas" do tamanho de um tijolo, mas já davam para assustar o meu Tanino...

Bom, Novembro é também mês da apanha da azeitona. Aliás, nos últimos tempos sempre que ia a casa dos meus pais ou do meu cunhado Zé, eles andavam sempre atarefadíssimos com esta tarefa. Vai daí que, também nós, como grandes produtores de azeitona, dedicámos um dia à nossa magnífica "azeitoneira".


...Figura_02: O primeiro passo - a detecção da carga da azeitoneira;


...Figura_03: O segundo passo - a apanha da azeitona;


...Figura_04: O terceiro passo - o resultado da colecta... O quê? Pensavam que seria alguma tonelada de azeitonas? Isso indica que estavam distraídos. Reparem no que disse no segundo passo: "a apanha DA azeitona"... Nunca disse que teríamos mais que uma!


...Figura_05: O último passo - o tratamento da oliveira, com a sua poda! O quê? Antes deste passo seria o fabrico do azeite? Estão doidos? Era só uma azeitona!!!!

Mas a época natalícia também é celebrada com os efeites das casas. Nós ainda não colocámos as luzes natalícias, ou a árvore alusiva; no entanto, não quisemos de lembrar o quanto os alentejanos têm razão, afirmando assim a confiança que temos em como o Natal está mesmo para chegar. Vai daí que, pelo menos, já lhe damos as boas vindas à nossa porta.











...Figura_06: Esta boneca natalícia serve para dar as boas vindas ao Natal! Ei... Estou a falar da que está pendurada na porta!

Por último, e porque o frio e as gripes cada vez mais nos fazem ser "eremitas", nada como tornarmos o nosso "castle" o mais confortável e atraente possível. E porque nem só de matraquilhos ou de snooker vive um homem, finalmente conseguimos um lugar para colocar o nosso jogo das setas. E vai daí que tivemos logo que iniciar o mês com uma estreia. E o André revelou-se um verdadeiro campeão. Mas eu vou treinar...


...Figura_07: A nossa última coqueluche, que finalmente saíu do pó da garagem para um local onde o pudessemos desfrutar.

Fiquem bem!