16 de novembro de 2009

News of your friend: ME!

Pois... Eu sei que estavam à espera de algo completamente diferente, assim ao estilo dos Monthy Phyton... Mas não! Desta vez vamos aqui encontrar apenas o mesmo de sempre: as últimas novidades aqui do Je, que por coincidência é o mesmo ME do título nesta publicação.
E já que falei aqui nesses "monstros do humor britânico" que foram os Monthy Phyton, tenho a confessar-vos uma coisa: estava já com muitas saudades de visionar aquele épico que vi pela primeira vez nos idos 1987, em plena primeira semana (de sempre!) estudantil da Universidade de Aveiro (recordo-vos que até àquele ano a Universidade apenas nos concedia o final da tarde de quinta-feira para prepararmos o Enterro do Ano que, recordo, decorre à noite pelas ruas de Aveiro, e o dia seguinte, que coincidia com o chamado "Dia Aberto", em que não havia aulas e a Universidade abria as suas portas ao público geral - claro! Depois da noitada do Baile do Enterro, dos copos bebidos e da espera pelo pão quente nas padarias da cidade, qual era o aluno que conseguiria comparecer nas aulas? Talvez eu!................... NÁ!!!!). Bom, mas retomando o raciocínio, o filme épico visto no (já "falecido") cinema "Estúdios 2002" era aquele que passou a ser um ex-libris para todo o sempre - a Vida de Brian!
Assim, e apenas pela 25.ª vez (reparem que o "apenas" não tenta ser enganador! É que há quem já tenha visto mais vezes que estas todas!...), sentei-me em frente ao meu televisor neste dia 3 de Novembro e... 'bora lá! Claro está que tive que iniciar o meu ex-caloiro e afilhado André, pois já tem idade para contactar pela primeira vez com este fantástico movie...

...Figura_01: O genérico do filme. Para quem nunca o viu, não percam! É (talvez) só o melhor filme de humor de todos os tempos! E humor que se mantém actual, apesar dos já mais de 30 anos passados desde a sua realização!

Posto isto, foi também tempo de reunir o grupo dos "Magníficos" (de quem já falei em publicações anteriores), ex-colegas na Sanitana mas ainda hoje subsistindo a sua amizade. E como o tempo não está para brincar, com a proliferação da Gripe A por este país e eu com as minhas defesas em baixo, toca a reunir... em minha casa. E foi assim que nos juntámos aqui, na quarta-feira dia 4, para degustar um (para mim sempre magnífico) bacalhau à broeiro, preparado pela Zé, acompanhado com tinto da Ermelinda Freitas e espumante da produção caseira dos Santiagos (dizem todos eles que estava excelente... chuif... chuif... já que eu me "quedei" por uma cerveja... sem álcool!).

...Figura_02: A recepção ao pessoal, já com um flute de espumante "Santiago's" na mão de cada um deles... e minha também não!


...Figura_03: O cenário é já bem conhecido (porque será?), mas foi uma honra recebermos estes ilustres "Magníficos" no nosso cantinho. E até a Zé e o André tiveram o direito de se juntar a nós... bom, caso contrário, não comeríamos! lol

Nesse mesmo fim-de-semana, recebemos a minha irmã e família, com a minha madrinha Fernanda no lugar do Rafa (este tinha trabalhos para fazer, pelo que ficou em sua casa), para um almoço, novamente caseiro. E desta vez não foi preciso eles trazerem-no de casa... fomos nós a organizar. E se foi um pitéu! Mais uma vez a qualidade culinária da Zé foi posta à prova, "improvisando" uns cubos de frango em molho especial e acompanhado com maçã e castanhas, tudo proveniente do forno (nem imagino como ela faz estas especialidades! Só vos sei dizer que é de comer e chorar por mais!...), e que a todos nos deliciou.

...Figura_04: O almoço de família, com o prato em primeira vista!


...Figura_05: E ainda houve tempo para a mãe defrontar o filho, numa animadíssima partida de matraquilhos.

Por último, e porque nós até que sêmos dados a estas coisas da arte culinária, no fim-de-semana seguinte (este que agora passou), recebemos nova amiga aqui em casa, para mais um jantar (não) vínico. Desta vez foi a nossa loirinha Marisa (não é a fadista; é ainda mais famosa) que nos acompanhou num bacalhau com natas (para elas; frango churrasco para mim... e novamente vinho apenas para as mulheres!). E ficámos a conversar até tardito, a relembrar temas... da Sanitana.

...Figura_06: O jantar com a Marisa. Foi um prazer nesta noite pormos a conversa em dia...

Fiquem bem!...