17 de julho de 2008

Metidos em Alhadas!

Olá, gente boa!
O título que dei a esta publicação, apesar de poder induzir algum sentido "negativo" à vossa (fértil) imaginação, aqui deverá ser lido e interpretado no mais puro sentido literal e restritivo da palavra... É que, de facto, no passado domingo alguns dos contadores do Curso da Figueira da Foz estiveram metidos em Alhadas... ou melhor, nas Alhadas, uma simpática povoação nas proximidades da Figueira da Foz.
Foi ali que uma das nossas contadoras (a Ana Freitas) nos desafiou a passar uma tarde de domingo, procurando divertir a população que ousasse comparecer na Associação local. E não é que até apareceram? E se este espaço é bonito!


Claro que todos nós tínhamos que estar à altura deste teatro. E foi assim que demos início à nossa tarde de contos nas Alhadas.

A Ana apresentou-nos e coube aqui ao vosso ilustre escrivão abrir as hostilidades, com a história já "quase" famosa do peixinho mágico.



Repararam na qualidade de tudo o que se vê nesta foto? Vá lá, não olhem só para mim... apreciem também as outras belezas!

Seguiu-se a Ana, com o seu passarinho e a limpeza dos dentes do crocodilo. Depois dela seguiu-se a Rosário, com o conto das 3 familiares - a Fina, a Josefina e a Parafina, que procuraram roubar o ouro de um seu hóspede (com o seu estilo sempre fantástico!). Seguiu-se ainda a Raquel, com a história do macaco que quiz ficar sem rabo e o foi trocando sucessivamente por diferentes coisas. Não apresento fotos da Ana e da Rosário porque infelizmente o fotógrafo de serviço (não me perguntem quem foi, pois não o cheguei a ver), tirou a maior parte das fotos com qualidade de alta sensibilidade ao escuro e as fotos ficaram todas tremidas...



A Raquel também esteve bem, apesar de uma ligeira perturbação que sentiu quando chegou um espectador mais atrasado.


Por último, o nosso teacher José Geraldo, com mais uma história fantástica das 3 bruxas que viviam na Serra da Boa Viagem e atormentavam os pescadores, obrigando-os a sustentá-las.





Mas, e como a assistência se manteve animada e bem disposta, aqui o Je voltou ao palco, qual verdadeiro artista (e sou!!!!), para fazer 3 números de magia que a todos deixou extasiados: a aliança no pão, o jornal rasgado e restaurado e terminando com a brincadeira do papel higiénico rasgado e restaurado, com toda a assistência a participar e a divertir-se imenso!...



Excelente performance com os primeiros convidados ao palco, fazendo desaparecer o anel no lenço e retirá-lo do pão.


Também o Zé Geraldo voltou a subir ao palco, contando uma nova história - desta feita a do diabo engarrafado pela sua sogra.


No final tivemos direito a uma ovação da assistência: da esquerda para a direita, qual equipa de futebol: Ana, Filipe, Rosário, Raquel, Zé Geraldo e o famoso Simão, aquele verdadeiro animal de palco (de 4 patas)...

E foi assim que nos despedimos, com vontade de haver mais organizações deste género, não sem antes compartilharmos um excelente lanche que as pessoas das Alhadas nos ofereceram na Associação. E os doces eram tantos e tão bons que, aí sim, ficamos mesmo metido em alhadas!...










Fiquem bem! Ah! E não percam no próximo sábado a primeira edição pedestriástica (não me perguntem se está correcto ou não - afinal, eu sou dono e senhor deste blog e, como tal, na minha qualidade de ditador tirano absoluto, se "pedestriástica" não existir, aqui existe e pronto!) do Grupo da Fenda. Iremos reunir-nos a partir das 10.00h da manhã em Conímbriga, após o que seguiremos para terras de Sicó onde faremos um primeiro tour pela serra, seguindo-se um almoço volante e uma visita a uma queijaria tradicional do queijo do rabaçal, aproveitando para lanchar estas (e outras) iguarias.