19 de junho de 2008

Porque hoje há Euro com Portugal...

Olá, gente boa!
Ainda não é hoje que vos trago notícias sobre o mais importante acontecimento do ano 2008, que decorreu no passado fim de semana (14 e 15 de Junho)... Isso mesmo! O 21.º Beberete dos Pinguinhas...
Não! Também não vou falar do Euro, pois dentro de 40 minutos pretendemos estar todos em frente a uma televisão, a torcer por Portugal.
Venho somente na minha missão educativa, qual Arcanjo para vos salvar desse mundo inculto, de vos aumentar a vossa cultura. Sim, porque este espaço é também (muita) cultura! Assim:

Por que a gente Soluça?
Soluço é a contracção involuntária do músculo do Diafragma, responsável pela respiração.
O soluço é geralmente causado por uma irritação no Nervo frênico, responsável por activar o diafragma, devido a um aumento do volume do estômago. E não é lenda a história de que um susto pode curar o 'soluçante', pois liberta adrenalina e activa o nervo frênico; outra saída é a água gelada, que provoca o mesmo efeito.

Ih! Meu Pé Dormiu!
Isso acontece porque a compressão do fluxo sanguíneo (ao cruzar as pernas, por exemplo) interrompe o tráfego de impulsos nervosos. Ao restabelecer o fluxo, acontece uma espécie de 'curto circuito' nos impulsos eléctricos dos nervos, daí a sensação de formigueiro. Há até um problema conhecido como paralisia dos amantes.
O casal dorme junto e um deles fica em cima do braço do outro. O fluxo sanguíneo pode ficar interrompido por horas, comprometendo por meses ou até para sempre o
músculo do braço. A saída para o formigante restabelecer o fluxo sanguíneo, movimentando o músculo.

Por que temos vontade de Urinar quando entramos na Piscina?
Ao entrar na água, a pressão externa sobre o corpo aumenta. Os líquidos componentes do plasma que estão fora dos vasos são 'empurrados' para dentro deles. Com o aumento
do volume de sangue nos vasos - chamado volemia - vem a vontade de urinar. É como beber água. Por falar em água, é verdade que torneira aberta e chuveiro despertam a vontade. É psicológico, chamamos de 'reflexo da micção'.

Voltarei a estes temas. Inté!... PORTUGAL... PORTUGAL... PORTUGAL...

2 Comments:

Blogger PingaTê said...

Mais valia ter utilizado o tempo a relatar " O ACONTECIMENTO " do que a ver uns tristes a lutar, lutar, lutar e perder por haver um jogador entre os postes( por sinal fetiche do Brasuca ) que se incomoda com a mosca mais próxima em vez de distibuir uns estalos pelos avançados alemães.....

20 junho, 2008  
Blogger Phil Mount / Filipe Monteiro said...

Também acho. Mas não foi só ele o culpado. Pensar que durante este euro todas as equipas sabiam que o defesa mais fraco era o (nosso) lado esquerdo e ele insistiu sempre na mesma equipa! Sabendo que os alemães eram grandes, não colocar o Meira; Insistir sempre no expert em frangos à baliza... Enfim! Para mais tarde (não) recordar... Qdo fores à alemanha, vinga-te nas alemãs!Fo... ge delas!

20 junho, 2008  

Enviar um comentário

<< Home