26 de novembro de 2007

Curso de Iniciação à Prova de Vinhos - Enodestinos

Olá, meus leitores (e leitoras! Sim, tb tenho leitoras... Recordam-se ainda de quando era EU o ÚNICO leitor das minhas publicações? Pois é! Esse tempo já lá vai!... Agora já somos pelo menos... DOIS! Ou até mais... Vamos lá, meus amigos, vão enviando alguns comentários, para que eu possa alcançar a fantástica meta dos... TRÊS leitores assíduos!)
Tal como tinha prometido, esta publicação é inteiramente dedicada à descrição (com imagens, claro!) do enoevento do passado sábado, 24 de Novembro, organizado (e bem!) pela Enodestinos. Eis resumidamente o que se passou!

24 NOVEMBRO 2007 - "I Curso de Iniciação à Prova de Vinhos"

Mais um sucesso lançado pela Enodestinos, que decidiu oferecer aos (imensos) apreciadores de vinho uma forma de poderem aprender com quem sabe a ciência de bem beber.
E foi o que todos nós, os 25 alunos (capacidade máxima, com excedentes de inscritos a terem que aguardar pelo lançamento do II Curso!) aprendemos com o formador, Dr. José Meneses, um colega químico que desde cedo se ligou à viticultura (o seu primeiro desafio foi leccionar Enologia na Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada, passando mais tarde pelos laboratórios da C.V.R. Dão. Encontra-se actualmente a desenvolver funções de coordenador das Câmaras de Provas da CVR Bairrada).
E aprendemos bastante! Por exemplo, que limitando-nos a beber o vinho, sem mais nada (como fazem 90% dos que bebem) apenas apreciamos os 6 sabores detectados, mas se o soubermos apreciar com técnica - usar as temperaturas e técnicas de selecção, utilizar o copo correcto, olhar, cheirar, rodar e cheirar novamente, avinhar a boca e o copo e finalmente percorrer toda a cavidade bucal com o precioso néctar, então estaremos a tirar esses mesmos 6 sabores mas também os cento e muitos aromas que o vinho tem para nos oferecer! Fantástico, não é?
Fiquem a saber que eu não apreciei os 6 sabores (sim! Ainda não bebo... Tive que aprender a cuspir o vinho, coisa que pela primeira vez na vida fiz!), mas deliciei-me com os tais quase 200 aromas! E que bem que me fizeram ao espírito Pinga! É que mesmo sem beber, aqui o "moi" não desperdiçou a oportunidade de frequentar esta formação, para poder exibir aos meus ilustres amigos "Pinguinhas" que - DIPLOMADO NA ARTE DE BEM BEBER, SOU EU!... ;o)
Mas fiquem descansados todos os que não puderam estar presentes, pois dado o enorme sucesso que este evento teve, ficou prometido para breve uma segunda edição do Curso de Iniciação, dentro dos mesmos moldes. Assim como a edição de um Curso de 1.º Nível, para irmos aprofundando e melhorando a técnica!


José Meneses apresentando a componente teórica no auditório do Museu.


O primeiro intervalo foi aproveitado para uma breve visita ao Museu, para todos ficarem com vontade de voltar!


Os formandos na sala de provas, ouvindo as explicações do formador.


José Meneses concentra-díssimo na prova do "Bical"


Os alunos ouviam atentamente a explicação do "mestre"...


... dum lado e do outro da sala!


Imagem de uma cuspideira... Sim, ela "bebeu" mais vinho que eu!


Reparem no ar compenetrado do "je". Claro que estava a pensar: "que pena ter que te cuspir"!


Aspecto geral da sala e dos (compene-trados) alunos, procurando identificar os aromas indicados pelo formador.


No final foi o colocar da aprendizagem em prática, apreciando os vinhos da Aliança com os queijinhos.


Eu não vos disse no início que agora sou diplomado na arte de provar vinho?

Fiquem bem, meus amigos. E atentos à vossa caixa de correio, para novidades da Enodestinos. Claro que podem sempre ir procurando em "www.enodestinos.pt", que ali estarão actualizadas as novidades dos enoeventos!
FM

1 Comments:

Blogger PingaTê said...

Podes ser diplomado mas enquanto não te vir a beber o precioso nectar não te reconheço como tal.
...Mais, ao afirmar perante a comunidade Pinga que prepositadamente cuspiste o precioso nectar, terás que prepara uma boa explicação para que te possamos perdoar ( e não me venhas com a história do Procedimento Adequado para análise do nectar )
Faz como eu, deixa os outros provar, classificar e depois segue os conselhos, compra e bebe.
Prefiro ser Crítico a Provador...eheh.Um Abraço PingaTê

30 novembro, 2007  

Enviar um comentário

<< Home