7 de janeiro de 2008

"Bamos cantar as Janeiras..."

Bom dia e bom ano, people!
Eis-nos chegados ao fim de mais uma época natalícia, esta vivida com um sabor mais especial, atendendo ao ano que passámos e todas as suas vicissitudes (eta palavra cara, né?). Assim sendo, e como não podia deixar de ser, resolvemos fechar esta época festiva... com mais um encontro de amigos, desta feita sob o pretexto de cantarmos aos Reis Magos. Foi assim que resolvemos coroar os nossos 3 Reis Magos, Belchior, Baltasar e Gaspar (apesar de aqui as suas versões serem bastante mais bonitas - não temos nenhum negro nem nenhum amarelo, tendo-os substituído por uma versão feminina e uma versão liliputiana... e digam lá que eles não ficaram todos lindinhos?)


Júlia, Júlio e Gonçalo, aqui coroados como "Reis Magos", em substituição dos tradicionais Reis Baltasar, Belchior e Gaspar;

Mas, para que ninguém se risse de ninguém e como vivemos numa democracia republicana, resolvemos coroar todos os convivas, evitando assim a subjugação de classes por reis tiranos e opressores. Deste modo, o almoço transformou-se num convívio real, com muitas realezas presentes, oriúndas de diversos reinos: Gafanha da Nazaré (Júlia, Júlio e Gonçalo), Vagos (Cármina), Aveiro (Mizé, Chico e Catarina), Alemanha (Cristina e Simon) e, claro, estes vossos dois soberanos, sempre ao vosso dispor, de Salgueiro (Zé e Filipe, que, repito, é o je que sou eu moi même).


Rodando para a esquerda e começando pela frente: Zé, Filipe, Cristina, Simon, Catarina, Mizé, Chico, Júlio, Júlia e Cármina (o Gonçalo, nesta hora, estava ainda a fazer de Menino Jesus, dormindo no carro)

Aproveitámos a ocasião para realizar uma prova vertical (não! Não éramos nós a beber de pé, até porque, no final, a verticalidade poderia ficar comprometida...): degustámos umas excelentes garrafas de tinto "Duas Quintas", tendo começado pelo ano de 2005, passando ao ano de 2003 e terminando com o ano de 2001 (ou seja, mesmo vinho de diferentes anos... entenderam agora porque é que se chama de "prova vertical"? - Continuem a consultar este blog, que é, sem dúvida, um garante de aumento da vossa cultura geral!). Claro que, e como não podia deixar de ser, ainda houve tempo para brindarmos com espumante bruto, iniciado com um "Quinta do Poço do Lobo", excelente produção das Caves S. João, e terminando com um "Primavera", lançado exclusivamente para este Natal de 2007. Claro que, no fim, vericámos termos esquecido de cantar as Janeiras ou as Cantigas dos Reis, como nos havíamos comprometido fazer. Deste modo, ficou já indiciado um próximo almoço de Reis, para colmatarmos esta falha.

Resta dizer que desta data, houve ainda um 12.º elemento que usufruiu imenso deste convívio: o nosso gato Tanino (aqui ao colo da Mizé, deliciando-se com as festas dela e da Catarina). Mas deleitou-se ainda ao colo da Cristina e do Simon, que já o queriam levar para a Alemanha... ainda bem que eu estava atento e lhes disse que seria m(i)au para ele, pois como ele não sabia miar em alemão, ser-lhe-ia muito difícil comunicar com as gatas daquele país, o que o faria muito infeliz...



Tanino ao colo da "madrinha" Mizé, saboreando as festas da Catarina


E foi assim que à meia noite demos por finda a época de Natal 2007-2008, desligando simbolicamente as nossas luzes do pinheiro de Natal. Até para o ano, se Deus quizer!
Quanto a vocês, fieis leitores, fiquem bem, que eu prometo publicar novas informações brevemente... sim, não se livram de mim assim tão facilmente... Inté!
FM