19 de dezembro de 2007

Fez ontem, 18 de Dezembro, 1 ano...

Olá, minhas amigas, meus amigos, fiéis leitores... É com enorme prazer que hoje posso dizer isto mesmo: "fiéis leitores"! É que contigo, comigo, com ele e com ela, já somos mais que 2 a ler este meu blog! A isto chamo eu evolução. Ainda há tão pouco tempo eu me questionava se havia vida no Universo, já que apenas eu lia as minhas (magníficas) publicações, tendo concluído (mais precisamente a 17 de Agosto de 2006!) que havia um segundo elemento - o meu brother Chico, que me deu a grande honra de um primeiro comentário ao meu blog. Foi, pois, um dia histórico (consultem o arquivo do blog, no mês 08/2006).
Mas a razão de ser do título desta nova publicação não tem a ver com este primeiro comentário. Tem a ver com algo mais importante!... Foi precisamente no dia 18 de Dezembro que fui fazer a colonoscopia que detectou o meu tumor. Abençoado seja este dia, pois foi graças a ele que ainda hoje aqui estou a "chatear-vos" com estas leituras.
Mas deixe-mo-nos de saudosismos e passemos para o relato destes últimos dias. Com efeito, este mês de Dezembro tem sido pródigo em actividades sociais, desde a nossa ida a Jerez de la Frontera até à minha "re-estreia" como PhilMount, em Conímbriga (ver publicação de 9 de Dezembro de 2007). Mas não ficámos por aqui. Ná!... No dia 11, terça-feira, fui jantar com os "velhinhos" da Sanitana no restaurante "O Batel" (Aveiro). Alcindo Ramos e o seu filho, o Manuel Santiago, o Armando Lourenço e eu próprio atacámos ali um grelhado misto de peixes com tal ferocidade, que no final sobraram mesmo só as suas espinhas...

Na quarta-feira, 12, fomos até Ermezinde (mas não para ver as gajas boas, como dizem os "Gatos Fedorentos") para um Jantar de Natal com toda a equipa do MagicValongo!

Savil e Cardinal a distribuirem os "recuerdos" do Magic pelos presentes, com Savil sempre bem disposto e animado...


E aqui o Valman, novamente o Savil, a Maria José e o Philmount (adivinharam! É o je aqui, moi même...) a brindarem para a posteridade!

Foi um serão muito divertido, com todos os presentes a recordarem os (bons) momentos partilhados em Setembro, no Magic, e em que a Direcção já nos informou que deu início aos trabalhos para o Magic 2008! Ele que venha, que nós já cá estamos ansiosos pela sua chegada... e não estou a falar do Pai Natal!

No dia seguinte tive almoço de Natal com a esposa do meu "big boss", Victoria Rusco, juntamente com o Sílvio da Mavicer e sua esposa. Neste almoço a Victoria quiz-nos presentear com o facto de ter já começado a trabalhar com o Hospital de S. João no Porto. Desejo todo o sucesso do mundo à empresa "Mima-me", pois o seu projecto é muito interessante... e que possa ajudar todos aqueles que estão internados nos hospitais, em tratamento.

No sábado foi dia de assistir a um novo curso de provas de vinhos, organizado pela Enodestinos, e que decorreu mais uma vez no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia. Se os presentes foram poucos, pelo período natalício que fez bastantes pessoas pré-inscritas desistirem à última hora, eram, no entanto, bons e atentos. E, curiosamente, eram muitas mulheres novas, o que indicia que elas também já começam a apreciar o vinho! Boa!... (o facto... o vinho... ou elas... Já estou todo baralhado...)


Reparem bem no meu ar compene-trado, tentando adivinhar quais as gotas que iriam deleitar as minhas sedentas células e quais as que seriam (criminosamente) cuspidas para a cuspideira.

O Curso foi novamente muito interessante, e desta vez eu já arrisquei um pouco mais: ainda cuspi a maioria dos golos que dava nos diferentes vinhos, mas (quase que como por engano) sempre fui deixando escorregar algum daquele delicioso líquido pela garganta abaixo (confesso que não sei se chegou algum ao estômago, pois as minhas células estavam já tão sequiosas deste precioso néctar, que acredito piamente que todas aquelas logo abaixo do palato se deleitaram e egoisticamente nada deixaram passar para baixo).

No domingo, dia que tínhamos previsto ficar a curtir tranquilamente o calor da nossa lareira, fomos "convidados" a comparecer na feira de outlet que terminava neste dia, no pavilhão das feiras (Aveiro), onde fomos ter com os nossos amigos Sílvio, Natália e o seu pai, e que aproveitámos para gastar umas massas... camisolas ao preço da chuva, casacos de pele ao preço da neve e revistas ao preço...zero, fizeram-nos (quase) perder a cabeça e por ali andámos algumas horas. Depois, quando devíamos ter vindo para casa aproveitar o (já pouco) tempo que restava do domingo, tínhamos o convite para ir até casa do nosso vizinho Rui Cravo, que fazia anos. Mas nova alteração de planos: marchámos para casa dos amigos Cristina e Francisco, para a Zé tratar da Contabilidade de Novembro. Mas a vida deles, agora com o (novo) Gonçalo, passou a ter outro ritmo. E ao convite para ali comermos uma sopa rápida (que aceitámos, pois não tínhamos sopa para jantar), prolongou-se pela noite dentro, até que a birra do Gonçalinho ter cedido ao sono e todos nós podermos saborear a dita cuja. Claro está que o brinde de parabéns ao Rui ficou adiado cine-dia... Mas não esquecido! (a propósito, Rui, MUITOS PARABÉNS! E esse copo ainda vai ter que ser bebido...)

Na segunda, foi dia de iniciar a minha preparação da árvore de Natal. Infelizmente não deu tempo de colocar a iluminação de exterior, mas pelo menos já ficámos com o interior a recordar-nos esta bonita "season" (há quanto tempo não introduzia aqui um estrangeirismo... Estou de parabéns!)...

Eu sei que a árvore não é verdadeira. Mas, que querem!, em termos ambientais estas são mais ecológicas e amiguinhas...

Nessa mesma noite tivemos em casa um casal amigo a jantar connosco (desculpa, Rui, mas mais uma vez adiámos o brinde). O Marcelo, a nossa enóloga favorita Arminda e nós atacámos um bacalhau com broa com verdadeiro deleite, derrubando um "Duas Quintas" de 2001 que todos nós apreciámos! (Sim!... leram bem... todos nós, pois mais uma vez lá fui deixando escorrichar umas gotitas pela goela abaixo, para enorme gáudio das minhas sequiosas células).


Marcelo, Arminda, Zé e Filipe, numa pose pós-Duas Quintas!




E a noite prolongou-se, mesmo que no dia seguinte fosse dia de trabalho, com eles a saborearem um vinho do Porto D. Antónia que lhes soube pela vida (e aqui eu já não tive a coragem de provar, para não habituar mal as minhas ávidas células).

Hoje tive aqui o meu irmão e família, que nos acompanharam num novo repasto noturno - uma garoupa assada no forno, antecedida por uma (yes!...) sopa de peixe e um delicioso tinto "Quinta da Rigodeira Reserva 2004", terminando com rabanadas, fruta e leite creme queimado na hora, acompanhado com (mais um pouco) do Porto D. Antónia, a que desta vez não resisti e lá foram mais 2 ou 3 gotinhas garganta adentro...


A família Monteiro (alargada), num agradável serão natalício...



E foi assim que me preparei para amanhã de manhã ir fazer análises ao sangue. Espero que tudo esteja em franca melhoria (ou melhor: completamente recuperado), pois à noite lá marcharei outra vez para "O Chicote", desta feita para o jantar de Natal da equipa dos Acrílicos da Sanitana... Depois conto-vos.
Fiquem bem e que 18 de Dezembro de 2008 nos voltemos a encontrar, para comemorar a colonoscopia que fiz...
FM