7 de outubro de 2007

Novo inquilino da casa FMJ

Olá, meus amigos!
Desta vez a informação será curta e incisiva: é mesmo só para vos dar a conhecer o novo elemento da família FMJ - o nosso novo gato TANINO. Alguns de vós poderão perguntar o porquê do nome TANINO. Bom, como todos vcs deverão saber, TANINOS são grupos de compostos químicos polifenólicos, de alto peso molecular, de origem vegetal, não nitrogenadas, provocando na pele a sensação de adstringência. As suas propriedades gerais são:
- são solúveis em água, álcool e acetona.
- são precipitados por sais de metais pesados (azul , negro, verde).
- são insolúveis no éter puro, clorofórmio e benzeno.
O TANINO Português
No começo do séc. XXI, os TANINOS continuam a desafiar a análise científica. Sabemos o que fazem, mas ainda não compreendemos bem porquê. Como conservantes permitem que os bons vinhos envelheçam. E, se forem bons, não demasiado adstringentes, amaciam com o passar do tempo, tornando a textura do vinho mais macia, suave e polida.
De uma forma simples, podemos assumir que os TANINOS têm duas origens: a película e as grainhas das uvas tintas, e as barricas de carvalho novo. Os TANINOS das uvas são extraídos durante a fermentação e a maceração. Os TANINOS da madeira são extraídos durante o estágio do vinho nas barricas de carvalho novo. Na prova, a percepção dos taninos gera uma sensação seca e rugosa na boca, geralmente quando a língua e as gengivas já não se tocam suavemente. Os TANINOS afectam a textura do vinho e contribuem para o gosto geral e riqueza de sabores do vinho. É normal, nos vinhos tintos jovens, o TANINO dominar com frequência. Mas, essa presença em excesso tem que enriquecer os sabores e aromas, em vez de os encobrir. Por outro lado, sabe-se que a acidez acentua a adstringência dos TANINOS que, por sua vez, são suavizados pela doçura sob a forma de açúcar ou álcool.

Ainda têm dúvidas porquê demos o nome TANINO ao nosso novo gato? Eis-lo no primeiro dia de chegada à família FMJ, a 30 de Setembro de 2007.