25 de abril de 2012

XXIII Encontros Grupo Mágico de Sintra - Ericeira

Os XXIII Encontros do GMS decorreram nos passados dias 16 a 18 na Vila de Ericeira, Concelho de Mafra, no Hotel Vila Galé. Mais uma vez, este vosso amigo estava indigitado, em parceria com o nosso bem conhecido mágico sueco, Jahn Gallo, e com a colaboração especial de outro nosso amigo e mágico bem conhecido, Daniel. Mas, e surpresa das surpresas, Phil Mount foi também convidado para actuar na Gala de Magia, a decorrer durante os Encontros! Vamos, pois, mostrar o que de mais relevante aconteceu naqueles dias de Março...
...Figura_01: E foi precisamente para preparar a nossa apresentação que o sueco mais português de sempre veio até à Villa FMJ, com direito a um pequeno passeio até à praia da Costa Nova (para vermos o mar).
...Figura_02: Mas o objectivo primordial era a preparação do trabalho a apresentar, pelo que passámos a maior parte do tempo neste local. E reparem: um sueco em manga curta e um português com camisola de inverno. Porque será?
...Figura_03: Depois de uma semana de trabalho, lá rumámos até à Ericeira, onde, no dia 16, se iniciaram os Encontros. E este início coube ao Fernando Coimbra, mais conhecido no meio artístico por Joferk, que apresentou o tema "Copos e Bolas", uma das rotinas mais antigas da magia...
...Figura_04: E porque estes Encontros são, principalmente, partilha de conhecimentos, também o Jahn Gallo deu o seu contributo, apresentando uma versão do "Copos e Bolas" usando um chapéu no final...
...Figura_05: A plateia estava atenta, aos ensinamentos dos Mestres...
...Figura_06: Ah! com excepção do Dr. Cardoso, sempre embrenhado em "meditação profunda" (ou não fosse ele um Mestre na arte do Mentalismo)... ;-)
...Figura_07: E a noite terminou com um outro colaborador "de improviso" para o mesmo tema dos "Copos e Bolas", também ele um verdadeiro Mestre - António Ferragut.
...Figura_8: Na manhã seguinte, e por necessidades de "adaptações logísticas" (falta de projector na sala e pelo atraso do Ivo de Sousa), começámos com o tema dos Forces, apresentado com mestria pelos responsáveis Pedro Lacerda e Rovit, com a prestimosa colaboração do Manuel Barata...
...Figura_09: E, neste tema dos forces, foram apresentadas muitas versões e técnicas distintas...
...Figura_10: Uma das quais recorreu até a produtos de alta tecnologia, como este "plástico" que permite ver uma carta sobre uma face e sobre a outra não!
...Figura_11: Entretanto o "nosso historiador" Fred Allen chegou, vindo do Porto, e pudemos dar continuidade ao programa previsto, com a "Vida e Obra de Edward Victor", mais uma vez magistralmente apresentado pelo Ivo.
...Figura_12: Finalmente, com a chegada do Rui Fernandes e do seu "data-show", chegou também a vez do tema "Play Big, Pack Small" (ou, dito por outras palavras, a arte de actuar para grandes públicos transportando pouca bagagem...)
...Figura_13: E a conferência foi mesmo "internacional", apresentada quer em português quer em sueco (respectivamente pelo Jahn Gallo e por mim... ou terá sido ao contrário?)
...Figura_14: A palestra foi apresentada em powerpoint, mas igualmente ilustrada com efeitos apresentados "ao vivo e a cores"...
...Figura_15: Como foi o caso deste efeito do Voodoo, por mim apresentado...
...Figura_16: Em que enchemos o palco com 6 pessoas do público e outras tantas folhas tamanho A4...
...Figura_17: Ou a rotina com aros chineses, magistralmente apresentada pelo Jan...
...Figura_18: Gostei deste efeito, em particular, envolvendo 15 meias, uma corda e... muita gente...
...Figura_19: Sendo apenas uma versão "Play Big" do efeito dos 15 fósforos apresentado na edição 2011 por mim e pelo Dani, aquando do tema "Improviso... Pensado!" E já agora, um "à-parte": a nossa apresentação terminou com o efeito "The lazy magicienne", numa alegoria ao clássico "The lazy magicien", em que o mágico preguiçoso foi... uma mágica, papel espectacularmente representado pela minha maridona MJ. Apenas não apresento fotos porque, como estivemos todos envolvidos, nenhum de nós captou esse momento! Mas fica aqui o registo...
...Figura_20: A sessão da tarde encerrou com uma palestra muito bem apresentada pelo Dani, não prevista no programa original mas que nos manteve a todos muito atentos. "Mais perto é impossível" foi o título, onde nos apresentou a sua experiência destes últimos meses a trabalhar em bares com magia de proximidade.
...Figura_21: Cá está a "Lazy magicienne", atenta ao que o Dani nos apresentava.
...Figura_22: Mas, claro, não tão atenta quanto estes dois espectadores especiais - os pais do orador!
...Figura_23: À noite, e como já vem sendo hábito nestes Encontros, foi a vez da Gala de Magia, aqui apresentada pelo Joferk.
...Figura_24: Que assim apresentou o Dani, a quem coube a abertura do espectáculo.
...Figura_25: E esteve muito bem a aquecer o público, com este seu efeito de algemas de polegar!
...Figura_26: Seguiu-se-lhe o Gonçalo com o seu humor muito "british"... Ou seja, inteligente e bem divertido...
...Figura_27: Até ao momento em que o Joferk anunciou um novo artista, de todo inesperado (por ser grande estreia nacional... nestes Encontros)
...Figura_28: Nada mais, nada menos que... Phiiiiiiillll... Mouuuunnntttt! (eu mesmo, Phil Mount).
...Figura_29: E diverti-me a valer, nesta minha noite de estreia nos Encontros...
...Figura_29: E sim, os aplausos foram merecidos, no momento em que surgiu a garrafa de vinho a partir do balão (?)...
...Figura_30: Ou dos papéis brancos que, com um gesto mágico, se transformaram em grandes notas de dólar...
...Figura_31: Ou do papel com imagem de um peixe... e donde saiu um peixe verdadeiro...
...Figura_32: E terminei em grande com o momento da retirada da aliança no lenço do interior do pão...
...Figura_33: Seguiu-se-me o Rovit e o Pedro Lacerda, apresentando o seu efeito da carta impressa no "plástico" especial, e que é revelada com ajuda do candeeiro levado de casa pelo Pedro... tendo a sua esposa apenas conhecimento nesse momento!
...Figura_34: E a Gala encerrou-se com o António Ferragut e uma outra versão da sua rotina de cordas que a todos nos divertiu!
...Figura_35: No final todos os artistas voltaram ao palco para os merecidos aplausos de confirmação do sucesso da noite. Da esquerda para a direita: Dani, Gonçalo, Phil Mount (e claro que levei o meu peixinho mágico, também ele parte integrante deste grupo de "seres vivos artistas"), Pedro Lacerda, Rovit, Ferragut e Joferk...
...Figura_36: Mas os Encontros não seriam Encontros se o Ivo não nos fizesse prolongar a noite... pela noite dentro...
...Figura_37: A que, nem mesmo muito cansados, os pais do Dani e a Zé conseguiram faltar...
...Figura_38: Na manhã seguinte lá estávamos todos de novo reunidos, para debater o passado (nestes dias) e votar nos temas futuros (e, pasmo geral!,nem o Ivo faltou...). Ah! E para fazer a foto de grupo, claro...
...Figura_39: Aqui a Zé a fazer uma revisão aos escritos sobre os Forces...
...Figura_40: Nova foto de grupo, para escolhermos a que ficou melhor para publicar na Revista API...
...Figura_41: E terminámos em momento de grande descontracção, ansiosos pela chegada dos próximos Encontros (com a promessa de todos levarmos a t-shirt alusiva ao grupo). Depois das despedidas ao pessoal, eu e a Zé optámos por ficar nessa tarde e noite na Ericeira, para a nossa viagem na segunda até Lisboa. Mas disso darei conta muito em breve, numa das próximas publicações. Até lá, fiquem bem!